TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Governo de MS aposta na juventude para construir um futuro mais sustentável e inovador

Publicado em

Programa de Estágio com foco em inovação, sustentabilidade e formação profissional está formando talentos com olhar estratégico para o futuro

O Governo de Mato Grosso do Sul lançou quinta-feira (10), no Bioparque Pantanal, o novo programa de estágio ‘MS Multiplica’, iniciativa reformulada que reafirma o compromisso com a formação de jovens talentos e com a valorização da sustentabilidade e da inovação na gestão pública. O evento marcou a assinatura da resolução que abre o credenciamento das Instituições de Ensino Superior (IES) para o novo processo seletivo de estagiários.

O programa, a partir deste ano de 2025, passa a ser coordenado pela Secretaria de Estado de Administração (SAD), com apoio da Secretaria de Governo (Segov), Secretaria de Educação (SED), Escolagov e Fundect. A proposta é oferecer uma vivência prática qualificada, conectada com os princípios de ESG (ambiental, social e governança), aliando capacitação, responsabilidade ambiental e foco em resultados. Hoje, 82 estagiários já integram o programa em 26 órgãos públicos do Estado.

“O MS Multiplica é muito mais que um estágio. É um ambiente de aprendizado mútuo, onde o jovem não apenas recebe conhecimento, mas também contribui com ideias, com sua energia criativa e visão contemporânea. Estamos formando uma nova geração de servidores com consciência social, ética profissional e compromisso com o futuro”, afirmou o vice-governador Barbosinha.

Durante o lançamento, o secretário de Administração, Frederico Felini, destacou que o novo modelo amplia a governança do programa, reforçando a parceria entre o Estado e as instituições de ensino. “Estamos promovendo um ambiente de inovação dentro do serviço público. Esse novo formato valoriza a atuação prática dos estagiários, estimula soluções sustentáveis e prepara os jovens para os desafios reais do mercado”, explicou.

Já o secretário de Educação, Hélio Queiroz Daher, ressaltou o papel pedagógico da proposta. “A integração entre teoria e prática é um dos pontos centrais do MS Multiplica. A SED tem papel fundamental no alinhamento acadêmico e na formação continuada desses jovens. É a educação a serviço da transformação social”, disse.

O novo programa está alinhado à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), à qual o Governo de MS aderiu em fevereiro deste ano. A proposta é que os estagiários atuem em projetos com viés sustentável e inovador, ampliando o alcance das boas práticas de gestão nos órgãos públicos. O decreto estadual nº 16.565, publicado em fevereiro, atualiza as normas e institucionaliza o novo modelo de estágio.

Experiência que transforma: a visão dos estagiários

Para quem já vive o dia a dia do programa, os impactos são concretos. Lucas Stangarlin, 21 anos, acadêmico de Psicologia e estagiário no Bioparque Pantanal, contou como a atuação em acessibilidade ampliou sua visão de mundo.

“Atendo principalmente crianças autistas e pessoas com deficiência. A gente acompanha, explica os tanques, interage. E agora, com esse novo olhar para a sustentabilidade, entendo o quanto isso também deve fazer parte da nossa formação como cidadãos e profissionais”.

A acadêmica de Fisioterapia Amanda Mitiko Uezato, 25 anos, atua no Centro de Equoterapia da PMMS, e reforça que o programa tem despertado uma consciência ambiental maior entre os jovens.

“Trabalhamos em ambiente aberto, com luz natural, e iniciando uma cultura sem muitos copos descartáveis. Mas agora percebo que pequenas atitudes sustentáveis no dia a dia podem e devem ser ampliadas. A gente começa a pensar sobre isso de forma mais crítica, e isso vai além do estágio — entra na nossa vida”.

O lançamento do MS Multiplica mostra que Mato Grosso do Sul está investindo na juventude como peça-chave de uma administração pública eficiente, ética e voltada para o futuro. Com esse novo ciclo, o Estado projeta uma formação que ultrapassa o campo técnico e contribui diretamente para a construção de um serviço público mais inteligente, inclusivo e sustentável.

“Esse programa representa um novo tempo na administração pública de Mato Grosso do Sul. Estamos investindo em quem mais precisa de oportunidade, e ao mesmo tempo, formando mentes preparadas para os desafios do presente e do amanhã. O jovem de hoje é o servidor, o líder, o pesquisador e o transformador social de amanhã. E o nosso governo está aqui para abrir portas e multiplicar possibilidades”, conclui Barbosinha.

Lucas Cavalheiro, Comunicação Vice-governadoria
Fotos: João Garrigó/Vice-governadoria

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Hospital de Cirurgias da Grande Dourados investe em qualificação e melhor atendimento

Published

on

By

Capacitação da equipe é parte de um programa de desenvolvimento para elevar ainda mais o padrão do atendimento

Após receber o selo Acreditado Pleno da ONA (Organização Nacional de Acreditação), o HRCGD (Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados) iniciou a implantação de um programa de desenvolvimento profissional com foco na gestão por competências, voltado à qualificação da equipe e à melhoria do atendimento à população.

Pelo reconhecimento nacional, obtido no último mês, ficou atestado que a unidade cumpre rigorosos padrões de segurança, qualidade assistencial e gestão integrada. Agora, paralelamente à certificação, o hospital implantou o programa “Mais Competências”, voltado para o desenvolvimento técnico e comportamental de sua equipe.

A iniciativa é baseada no modelo de gestão por competências, que considera o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho de cada função.

“A qualidade dos serviços de saúde que oferecemos para a população está diretamente ligada à capacidade dos profissionais que atuam no hospital”, resumiu o diretor-geral Alex Marques Cruz. “Ou seja, quanto mais capacitado for o nosso time de colaboradores, melhor também será o serviço que o paciente receberá”, acrescentou.

Treinamento de excelência

Neste mês, os colaboradores participaram do primeiro ciclo de avaliação de desempenho, com foco no crescimento individual e institucional. “Nosso objetivo é preparar os líderes para realizarem essa avaliação com clareza, coerência e foco no desenvolvimento dos profissionais”, explicou Maiza Mendes, analista do Departamento Pessoal do hospital.

Criado pelo Instituto Social Mais Saúde — responsável pela gestão da unidade — o programa tem parceria com a empresa Fator RH, que desenvolveu a plataforma de avaliação por competências utilizada no projeto.

Inaugurado em 2015, o Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados integra a rede estadual de saúde e é referência para mais de 1 milhão de pessoas em 34 municípios da região. Atualmente, a unidade oferece consultas, exames e cirurgias em especialidades como cirurgia geral, ortopedia, ginecologia e cirurgia vascular, além de exames como ultrassonografia, radiografia, eletrocardiograma, endoscopia e colonoscopia.

Com a conquista da certificação e a aposta na qualificação permanente de seus profissionais, o HRCGD consolida seu compromisso com a humanização do cuidado e a melhoria contínua dos serviços prestados à população sul-mato-grossense.

Danúbia Burema, Comunicação SES
Com informações do HRCGD

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Boletim Epidemiológico: MS registra 3.987 casos confirmados de dengue

Published

on

By

Mato Grosso do Sul já registrou 10.178 casos prováveis de Dengue, sendo 3.987 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 17ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta terça-feira (29). Segundo o documento, 10 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 6 estão em investigação.

Nos últimos 14 dias, Taquarussu registrou incidência média de casos confirmados para doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos e Itaquiraí. Entre as vítimas, 4 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 156.182 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 8.118 casos prováveis, sendo 1.874 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O documento também confirma 17 casos da doença em gestantes. Conforme o boletim, 5 óbitos foram confirmados em decorrência da doença nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí e Terenos. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Dengue SE 17- 2025

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 17 – 2025

Helton Davis, Comunicação SES
Foto: Divulgação/GovMS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas29/04/2025

Três Lagoas firma parceria com Sebrae para ações do Programa Cidade Empreendedora

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), firmou uma parceria...

Três Lagoas29/04/2025

Três Lagoas se destaca em torneio regional paulista de natação e classifica atletas entre os 10 melhores do Brasil

Três Lagoas foi destaque no Torneio Regional Paulista de Natação, realizado na cidade paulista de Presidente Prudente, no dia 26...

Três Lagoas29/04/2025

Departamento de Habitação realizará visitas domiciliares no Bairro Vila Piloto a partir de segunda-feira (05)

O Departamento de Habitação da Secretaria Municipal de Governo (SEGOV) informa aos moradores do Bairro Vila Piloto que a empresa...

Três Lagoas29/04/2025

Prefeitura de Três Lagoas apresenta programa de proteção da vida animal e anuncia caravana da castração para agosto

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), realizou na última sexta-feira,...

Três Lagoas29/04/2025

ATENÇÃO SETOR ARTÍSTICO DE TL – Editais de premiação da PNAB serão publicados nesta quarta-feira (30)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e da Diretoria Municipal de...

Três Lagoas29/04/2025

Confira a agenda completa do 14º Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas

A 14ª Edição do Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas, que recebe competidores de todas as partes do país...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana