TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Governador destina 11 veículos para apoiar trabalho de inclusão

Publicado em

Com a entrega de 11 novos veículos para a Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic), suas subsecretarias, o governador Reinaldo Azambuja quer fomentar as políticas públicas de promoção da cidadania e direito.

Durante a solenidade de entrega, realizada na manhã desta terça-feira, dia 10, Reinaldo reforçou a importância de investir em políticas públicas de inclusão.

O governador ainda destacou uma série de outras ações voltadas à inclusão.

Adquiridos com recursos próprios, que totalizam R$ 1.036.435,50, os veículos serão utilizados para apoiar o trabalho das subsecretarias e garantir que as ações específicas em prol da mulher, da população negra, das pessoas com deficiência, dos idosos, dos indígenas e de demais segmentos alcancem esses públicos.

Os novos veículos foram entregues a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres; Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial; Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude; Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT; Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência; Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas; Subsecretaria de Assuntos Comunitários; Programa Cidadania Viva; e SECIC.

 

Katiuscia Fernandes – Subcom

Foto: Chico Ribeiro

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Projeto Troca Book da Biblioteca Isaias Paim é oportunidade de circulação de obras literárias entre os leitores

Published

on

By

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim está realizando o projeto Troca Book. Trata-se da oportunidade de trocar um livro por outro e manter vivo o hábito da leitura.

A proposta é disponibilizar dois expositores com acervo de livros dos mais variados gêneros, para que as pessoas possam ter acesso por meio da troca de forma gratuita. O projeto iniciou-se no dia 15 de abril e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min e aos sábados das 8h às 13h.

Promover um acesso democrático ao livro e ao mesmo tempo, fomentar e incentivar o gosto pela leitura, através da disseminação de uma rede que possibilite a circulação de obras literárias, alcançando um público diverso que, em sua maioria, não tem o hábito da leitura, mas que por meio desta ação pode ser provocado a essa nova experiência, é o principal objetivo do projeto.

A Troca

O leitor deverá efetuar uma troca deixando um livro, de qualquer gênero literário, no expositor e poderá levar qualquer outro livro que esteja no expositor. Isso pode ser feito quantas vezes o leitor quiser.

Segundo o coordenador da Biblioteca Isaias Paim, Aparecido Melchíades, a ideia surgiu porque a Biblioteca tem em seu acervo muitos livros repetidos e que decidiu disponibilizar para a população.

“Por exemplo, mês passado, nós recebemos da turma de Direito da UCDB quase 300 livros de uma qualidade muito boa. Aí nós observamos que muitos deles a gente já tinha três, quatro exemplares no acervo. E tem alguns tipos de livros que a gente não tem, então surgiu essa ideia de fazer permuta de livros. E além disso é uma maneira de expandir a biblioteca. Porque muitas vezes a gente fica restrito a Campo Grande e principalmente ao Centro. Porque às vezes a pessoa mora lá nas Moreninhas, ela vem aqui uma vez e depois fica difícil ela voltar, ou mora no interior, e para levar livro vai ter que fazer cadastro. Com essa permuta, é mais uma opção que a pessoa tem de pegar um livro que ela queira e ler”.

“Este projeto proporciona a interação entre a Biblioteca e a população leitora, estimula mais leitores e a Biblioteca cumprir o papel social dela, porque na minha visão, a Biblioteca é o espaço mais democrático que existe, em termo de instrumento cultural e social. Nós temos um acervo de mais de 30 mil livros, você tem toda a área do conhecimento. A ideia é que o projeto seja permanente, e hoje oferece livros infantis, revistas, livros de poesias, didáticos, enciclopédias, e alguns CDs e DVDs”.

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim fica no térreo do Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30 e aos sábados das 8 às 13 horas. Mais informações pelo telefone: (67) 316-9161.

Karina Lima, Comunicação FCMS
Foto: Karina Lima

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Governos de MS e MT e Ministério do Meio Ambiente assinam termo de cooperação para proteção do Pantanal

Published

on

By

O Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e os governos de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso vão assinar um termo de cooperação visando a união de esforços na defesa, proteção e desenvolvimento sustentável do Pantanal. O ato será no Auditório do Bioparque Pantanal, a partir das 8h30, com as presenças da ministra Marina Silva e dos governadores Mauro Mendes (MT) e Eduardo Riedel (MS).

Os dois Estados se comprometem a envidar esforços no sentido de uniformizar e compatibilizar a legislação sobre o uso dos recursos naturais do Pantanal; elaborar o Plano Integrado de Prevenção, Preparação, Resposta e Responsabilização a Incêndios Florestais para o bioma Pantanal brasileiro, monitor a fauna silvestre e promover o fomento da produção sustentável do bioma.

Os secretários de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, e de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti; e de Segurança Pública dos dois Estados (Antonio Carlos Videira, de MS, e César Augusto de Camargo Roveri, de MT) também assinam o Termo de Acordo e suas pastas também integram o escopo de organismos envolvidos no esforço conjunto em defesa do bioma.

O Termo terá vigência de cinco anos e será gerido por um Grupo de Trabalho integrado por representantes dos dois Estados, em número paritário.

Evento

A assinatura do Termo de Cooperação MS e MT será feita durante o Seminário sobre as Causas e Consequências do Desmatamento no Pantanal, evento realizado pelo Governo Federal por meio do Ministério do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas.

João Prestes, Semadesc

Foto: Saul Schramm

Obs: O atendimento à imprensa pelos governadores e pela ministra será feito somente no final do evento.

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana