Mato Grosso do Sul
Fundação de Turismo de MS realiza live para orientar municípios sobre atualização do Mapa do Turismo

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul promoveu nesta sexta-feira (21/02), uma live voltada aos gestores municipais de turismo para esclarecer dúvidas sobre a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. A transmissão abordou temas como o acesso ao sistema, o prazo de atualização e os critérios obrigatórios para que os municípios possam integrar o mapa.
Durante a live, foi reforçada a importância da atualização anual do Mapa do Turismo, disponível no site mapa.turismo.gov.br, garantindo que os municípios continuem a ter acesso a benefícios e investimentos voltados ao desenvolvimento do setor.
Os critérios obrigatórios para que os municípios integrem o Mapa do Turismo Brasileiro incluem:
- CADASTUR – possuir, no mínimo, um prestador de serviços turísticos, de cadastro obrigatório no Ministério do Turismo, conforme disposto no caput do art. 21 da Lei no11.771, de 17 de setembro de 2008, e em situação regular no Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos;
- ORÇAMENTO PARA O TURISMO – comprovar a existência de dotação orçamentária destinada ao turismo, por meio da apresentação da Lei Orçamentária Anual – LOA e do Quadro de Detalhamento de Despesa – QDD vigentes;
- ORGÃO DE TURISMO – comprovar a existência de órgão ou entidade municipal responsável pela pasta de Turismo, por meio da apresentação de normativo referente à estrutura administrativa da Prefeitura Municipal;
- CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO – comprovar a existência de conselho ou fórum municipal de Turismo ativo, mediante a apresentação: a) do ato normativo que o instituiu; b) da ata de posse de sua atual diretoria; e c) das atas das duas últimas reuniões realizadas;
- TERMO DE COMPROMISSO – apresentar termo de compromisso, conforme modelo disponibilizado pelo Ministério do Turismo na plataforma sismapa, assinado pelo prefeito municipal e pelo dirigente responsável pela pasta de Turismo, aderindo, de forma espontânea e formal, ao Programa de Regionalização do Turismo;
- COMERCIALIZAÇÃO – Fica definido como critério complementar estadual a comprovação de comercialização de produto turístico do município de forma direta ou por intermédio de agências turismo, operadoras turísticas ou OTA (Online Travel Agency)”. A comprovação deverá ser realizada através do envio material de divulgação digital atual, cópia digital de sites, aplicativos, dentre outros onde o próprio empreendimento, as agências, operadoras ou divulgue produto ou equipamento turístico do município com fins de comercialização.
Ao final da transmissão, a Fundação de Turismo lançou uma Cartilha com todas as informações detalhadas para orientar os municípios no processo de atualização do Mapa do Turismo.
O documento está disponível para acesso neste LINK.
A Fundação de Turismo reforça a importância da participação dos municípios no Mapa do Turismo, garantindo planejamento e investimentos estratégicos para o desenvolvimento do setor no estado.
Texto: Diretoria de Desenvolvimento do Turismo da FundturMS
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Por quatro dias, Bonito será palco da Feira Internacional de Destinos Inteligentes 2025

A cidade de Bonito, referência mundial em ecoturismo, será sede da terceira edição da Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI) em 2025. O evento acontece de 19 a 22 de março e reunirá profissionais do setor turístico, empresários, gestores públicos e estudantes para debater inovação, sustentabilidade e tecnologia no turismo.
Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, a FIDI é um evento muito importante para Mato Grosso do Sul. “Ter captado esse evento foi uma ação bem estratégica, pois estamos trazendo a mais importante feira que trata dos modelos de destinos inteligentes. O público pode esperar muita inovação, conhecimento, troca de experiências em todas as vertentes que o DTI (Destino Turístico Inteligente) traz, como governança, sustentabilidade, inovação, tecnologia e promoção”.
Mais do que uma feira, a FIDI se consolida como um espaço de capacitação, networking e desenvolvimento de negócios. A programação inclui palestras, painéis e exposições no Centro de Convenções de Bonito, além de visitas técnicas para que os participantes conheçam de perto as práticas sustentáveis que fazem do destino um modelo de gestão turística.
“Estamos muito felizes em poder mostrar na FIDI Bonito 2025, como um destino com tantos atrativos naturais está se tornando um destino turístico inteligente, cheio de alternativas que valem a pena conhecer, dentro de um marco de ecoturismo e sustentabilidade, destacando o potencial da América Latina, onde a maioria de seus recursos turísticos são naturais”, salienta Gonzalo La Rosa, coordenador geral da FIDI.
Programação
Nos dois primeiros dias o evento será realizado no Centro de Convenções de Bonito, onde especialistas e líderes do setor apresentarão as tendências e desafios dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) em palestras e painéis. Já nos dois dias finais, os participantes terão a oportunidade de explorar as belezas naturais da região, como rios de águas cristalinas, cachoeiras e cavernas, além de conhecer iniciativas de turismo responsável implantadas na cidade.

“Serão dias ricos e de muita troca de experiências com pessoas de todas as partes da América Latina. Então a expectativa é grande para este momento e Bonito age no centro do debate sobre o desenvolvimento de destinos mais responsáveis dessa ótica de metodologia dos DTIs. Então, para nós, o evento significa que Bonito será um ponto chave não só como um destino referência, responsável e carbono neutro, mas como um destino que também atrai inovação e tecnologia como formas de melhorar cada vez mais desenvolvimento de destinos turísticos”, pontua Wendling.
Com um público diverso, que vai de autoridades, a empreendedores do setor e estudantes, a FIDI 2025 promete fortalecer o debate sobre inovação no turismo e consolidar Bonito como um dos principais exemplos de destino inteligente na América Latina.
“O FIDI será um evento inteligente, um evento premiado no Brasil, e estamos muito orgulhosos de que ele continue crescendo, se consolidando como o principal evento de turismo inteligente da América Latina”, finaliza La Rosa.
Saiba mais no site: https://fi-di.com/novedades-fidi2025
Débora Bordin, Comunicação FundturMS
Foto: FIDI
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Semana do Artesão vai trazer a ‘Feira Mãos que Criam’ com o melhor do artesanato de MS

Presente desde a primeira edição da Semana do Artesão, a Feira Mãos que Criam vai trazer o melhor do artesanato de Mato Grosso do Sul durante o evento. Neste ano, além da participação de 8 etnias indígenas do MS, haverá exposição de artesanato de 27 municípios do interior. Estão envolvidos 150 artesãos expositores, assim, tendo um mostra do artesanato de MS por inteiro.
“A Feira Mãos que Criam esse ano está repleta de novidades, durante a Feira serão realizadas as tradicionais oficinas de artesanato, os shows para todos os gostos, mas a grande novidade é o aumento da participação dos municípios, esse ano teremos 27 municípios, oito etnias e 150 artesãos expondo. Além a exposição dos homenageados, uma ampla praça de alimentação e produtos típicos a venda. Tem artesanato para todos os gostos e preços”, explica a gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Katienka Klain.
“A população indígena de Mato Grosso do Sul vai estar presente na Feira Mãos que Criam representada pelas suas oito etnias que estão presentes no Estado de Mato Grosso do Sul. Nas etnias, Kadwéu, Terena, Kinikinau, Guató, Guarani, entre as oito etnias, todas vão trazer o que representa o melhor do seu povo, entre cerâmica, cerâmica Terena, trançado, penas, sementes, todo o material vai estar representando as etnias indígenas do Estado de Mato Grosso do Sul. A importância do artesanato indígena de Mato Grosso do Sul é que nós somos segunda maior população indígena do Brasil, então representa o modo de fazer da população tradicional que começou o Estado de Mato Grosso do Sul. Contamos com a presença de todos para visitar os estandes dos povos originários, dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul”, diz Katienka.
Os municípios do interior foram escolhidos para participar a partir da escolha de oito rotas. Rota Pantanal, Rota Caminho dos Ypês, Rota Serra da Bodoquena, Rota Grande Dourados, Rota Cerrado Pantanal, Rota Costa Leste, Rota Caminhos da Natureza e Rota Vale das Águas.
“Este ano vão representar o interior oito rotas. São municípios das rotas de turismo que foram selecionados pelo mapa de Mato Grosso do Sul e dentro dessas rotas foram selecionados dois municípios que têm o maior potencial atualmente do artesanato nas rotas. Mato Grosso do Sul está representado, interior inteiro, através dessas rotas”, explica Katienka Klain.
Com a exposição e comercialização do artesanato, almeja-se a ampliação da divulgação do artesanato regional entre os cidadãos do Estado; além da ampliação do acesso do profissional do artesanato ao mercado competitivo.
O artesanato do Mato Grosso do Sul retrata costumes, tradições e demais referências culturais do estado. É produzido, em grande parte, com matérias primas locais, manifestando a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense.
As peças artesanais trazem à tona temas referentes ao Pantanal; às populações indígenas; ao intercâmbio cultural favorecido pelas divisas, pelas fronteiras com Paraguai e Bolívia, além do movimento migratório oriundo de várias partes do país e do planeta.
Katienka Klain explica que a Feira Mãos que Criam acompanha a Semana do Artesão desde a primeira edição. “A Feira Mãos que criam durante a 17ª Semana do Artesão está repleta de novidades, entra elas o aumento da participação dos municípios do estado, vai ter artesanato para todos os gostos e valores, com matérias primas variadas fibras, madeiras, cerâmica e produtos típicos. Além de uma repleta programação cultural, com shows musicais, apresentação de teatro infantil, oficinas para adultos e crianças. Estão todos convidados”.
A Fundação de Cultura tem realizado a Semana do Artesão desde 2007 em parceria com as entidades representativas dos artesãos, da Prefeitura de Campo Grande e do SEBRAE/MS. Trata-se de um evento em alusão ao Dia do Artesão (19 de março) criado para fortalecer o artesanato do estado e promover sua consolidação como setor econômico sustentável que valoriza a identidade cultural de Mato Grosso do Sul.
Com a realização da Semana do Artesão, o poder público e a sociedade civil rendem homenagens aos profissionais e ao artesanato diverso e criativo que consiste em importante meio de expressão da nossa cultura.
Karina Lima, Comunicação Setesc
Fotos: Ricardo Gomes/Setesc
Fonte: Governo MS
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