TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Arapuá

Família de ex-moradora de Arapuá e Três Lagoas realiza rifa para custear tratamento de doença rara

Publicado em

Com informações do HojeMais Três Lagoas

Marlene Souza luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica, doença rara que não tem cura

A ex-moradora de Arapuá Marlene de Souza Silva Ferrare,  conhecida “Branquinha”, parente da família dos Anedino de Arapuá, esposa de Carlinhos Anedino está passando por um grande problema de saúde onde foi diagnosticada com uma Doença Neuro Muscular Rara chamada Esclerose Lateral Amiotrofica doença rara e sem cura, esta doença tem evoluído muito rápido, Marlene já está usando cadeira de rodas, não consegue nem escovar os dentes e pentear os cabelos sozinha, dependo do seu esposo pra tudo (tomar banho, me trocar, ir ao banheiro, etc.).

Em novembro de 2018 o ArapuáNews fez uma matéria pedindo ajuda para Marlene, mas após vários meses a luta continua e mais uma vez estamos nos unindo em prol desta guerreira.

A Esclerose Lateral Amiotrófica, também conhecida como ELA, é uma doença degenerativa do sistema nervoso que afeta os neurônios motores – células responsáveis pelos movimentos voluntários da musculatura, de acordo com o Ministério da Saúde de cada 100 mil pessoas, cerca de 2,5 desenvolvem a doença.

Os sintomas são fraquezas e atrofias musculares, contrações involuntárias e câimbras. Quando atingem os músculos da fala e da deglutição (ato de engolir), essas funções também são prejudicadas. Apesar do comprometimento do movimento e da fala, a ELA dificilmente afeta células responsáveis pela percepção e raciocínio dos pacientes, nem mesmo em fases avançadas da doença.

Diagnosticada com a doença, Marlene de Souza Silva, 50 anos, teve os sonhos interrompidos. A família que é de Inocência interior de MS, hoje vive para atender as necessidades de Marlene, a equipe do Hojemais conversou com uma de suas filhas que contou como é o dia a dia. “Ela é dependente de nós para tudo, meu pai não trabalha e minha irmã também não porquê precisam cuidar de minha mãe”, contou.

Marlene foi diagnosticada com ELA quando teve uma crise hipertensiva com desmaios, a família a encaminhou para o Hospital em Inocência, como o quadro era grave a mulher precisou ser transferida para Três Lagoas, onde foi realizado alguns exames e teve um suposto diagnóstico de AVC.

Após a alta Marlene saiu com algumas sequelas, sentia muita fraqueza e dificuldade nos membros superiores e inferiores, onde passou por vários médicos e todos repetiam que os sintomas seriam por conta do AVC, porém ao iniciar a fisioterapia, a médica percebeu que a paciente não correspondia ao tratamento.

Ao contrário estava cada vez mais perdendo força muscular. A família foi aconselhada a procurar um Neurocirurgião, assim Marlene foi encaminhada para São José do Rio Preto onde foram realizados vários exames, incluindo tomografias, eletroneuromiografia, exames de sangue, exames liquor e após dois meses foi diagnosticada com Esclerose Lateral Amiotrofica (ELA).

ALTOS CUSTOS

Após o diagnóstico, o estado de saúde de Marlene tem se agravado. A mulher passa a maior parte do tempo deitada, a fala está comprometida, a alimentação é feita através da sonda de gastrostomia, além da utilização do BIPAP / VPAP um compressor que infla as vias aéreas superiores de modo a minimizar hipopneia ou apneia do sono.

Como a doença avança de modo rápido e o tratamento é de alto custo a família busca meios para melhorar a qualidade de vida de Marlene. Através de rifas, as filhas almejam a compra de um guincho de transferência que ajuda na locomoção das cadeiras especiais para cama.

Além do guincho a família precisa de ajuda para a compra de uma cama hospitalar reclinável “ A cama que minha mãe fica é uma cama comum precisamos de uma hospitalar o que ajudaria na hora da alimentação, pois utilizamos muitos travesseiros para que ela fique confortável e isso dificulta o manuseio das dietas”, afirmou a filha.

Foto da família em 2018

A rifa no valor de R$ 10,00 terá como premiação 1 cesta de café da tarde +   1 receptor digital + um vale de 10 litros de gasolina. Para adquirir a rifa ou realizar a doação os contatos são: 67-998063870 ou 67-984532086

VOCÊ PODE AJUDAR COM QUALQUER QUANTIA NA CONTA ABAIXO, VEJA O DEPOIMENTO DE MARLENE EM SUA REDE SOCIAL EM 2018

Olá Pessoal, me chamo Marlene, sou conhecida por “Branquinha” pelos meus amigos, estou passando por um momento muito difícil na minha vida, fui diagnosticada com uma Doença Neuro Muscular rara, esta doença tem evoluído muito rápido, já estou na cadeira de rodas, não consigo nem escovar os dentes e pentear meus cabelos sozinha, dependo do meu esposo pra tudo (tomar banho, me trocar, ir ao banheiro, etc.)

Está sendo muito difícil para mim, porque sempre trabalhei sou esforçada, estou nessa situação!

Meu esposo saiu do emprego pra cuidar de mim, estamos sem renda!
Já tivemos muitos gastos, preciso fazer mais exames específicos para prosseguir com meu Tratamento Urgente!

Aguardei por volta de 15 dias por uma vaga no SUS, porém até agora não tivemos uma resposta e por ser uma doença que se manifesta muito rápido não pude esperar mais, por esse motivo iniciamos o tratamento no particular, o qual é de alto custo, pois além de consultas, vem os diversos exames para chegar ao diagnóstico exato.

Contudo, para prosseguir com esse tratamento não temos condições, pois o pouco que tínhamos já foi utilizado no início, portanto venho através dessa rede social pedir sua ajuda!

Independente de quantia, o que puder contribuir será de grande valor para mim, desde já o meu muito obrigado!

Quem puder Compartilhar a postagem também!
Deus abençoe a todos!

Segue minha conta:

Bradesco- conta poupança

Agência 0581-9

Conta 1001119-1

Marlene S Silva Ferrare

Telefone: (67) 9 98063870

Comentários Facebook

Arapuá

5ª Feirinha da Agricultura Familiar de Arapuá abre espaço gratuito para produtores e pequenos empreendedores

Evento busca valorizar a produção da agricultura familiar, incentivar o empreendedorismo e fortalecer a economia local

Published

on

A comunidade do Distrito de Arapuá terá mais uma oportunidade de prestigiar a produção local com a realização da 5ª Feirinha da Agricultura Familiar. A iniciativa também está com espaço aberto para produtores da agricultura familiar e pequenos empreendedores que desejam expor seus produtos sem qualquer custo.

A feira tem como objetivo incentivar a participação dos moradores, valorizar quem produz e empreende na comunidade e fortalecer a economia local, criando um espaço para que os participantes possam apresentar e comercializar seus produtos.

Podem participar produtores da agricultura familiar e pequenos empreendedores, que terão a oportunidade de divulgar seu trabalho e apresentar seus produtos ao público durante o evento.

Inscrições

Os interessados em participar devem realizar a inscrição com a professora Elaine Martins.

O atendimento para as inscrições acontece em dias e locais diferentes:

📍 Segunda, terça e quarta-feira: Escola Municipal
📍 Quinta e sexta-feira: Escola Estadual

Também é possível obter informações e realizar o contato pelo telefone (67) 99284-6822.

Valorização da produção local

Além de oferecer uma oportunidade para os produtores e empreendedores, a Feirinha representa um espaço de integração entre a comunidade e aqueles que trabalham diariamente com a produção e o comércio local.

A expectativa é reunir diferentes produtos e iniciativas, proporcionando aos moradores a oportunidade de conhecer, valorizar e adquirir itens produzidos por pessoas da própria região.

A organização reforça o convite aos produtores e pequenos empreendedores de Arapuá para que participem da 5ª edição da Feirinha da Agricultura Familiar e ajudem a fortalecer cada vez mais a agricultura familiar e o empreendedorismo local.

Comentários Facebook
Continue Reading

Arapuá

Ex-aluna de Arapuá, Marli Rodrigues da Silva é homenageada por trajetória de destaque no esporte

Published

on

Aos 51 anos, Marli Rodrigues da Silva carrega uma trajetória marcada pela dedicação ao esporte, à saúde e à qualidade de vida.

Filha de José e Jacira, Marli cresceu em uma família apaixonada pelo esporte. Do pai, que hoje dá nome ao campo de futebol do Distrito de Arapuá, herdou o gosto pela atividade física, pela disciplina e pela dedicação.

Ainda jovem, iniciou sua trajetória no voleibol, defendendo a seleção de Três Lagoas sob o comando do técnico Dalmo Queiroz. Durante esse período, participou de importantes competições, como os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul e os Jogos Regionais.

Com o passar dos anos, Marli também ganhou destaque no fisiculturismo, na categoria Body Fitness, conquistando importantes títulos em sua carreira. Entre eles estão o de campeã da Copa do Brasil, campeã brasileira em 2014 e a conquista do título de campeã no Arnold Classic, realizado nos Estados Unidos.

A experiência adquirida no esporte, aliada à formação acadêmica, levou Marli a consolidar sua carreira como nutricionista e personal trainer.

Atualmente, seu trabalho é voltado à orientação de alunos e pacientes, unindo alimentação equilibrada e exercícios físicos na busca por saúde, qualidade de vida, equilíbrio corporal e superação de limites.

Pela trajetória de dedicação ao esporte e pelos serviços prestados na área da saúde e do bem-estar, Marli Rodrigues da Silva foi homenageada com uma Moção de Congratulação, entregue pelo vereador Daniel da Farmácia.

Após a homenagem, familiares e amigos foram convidados para participar das fotos oficiais do momento.

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana