TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Entre acidentes e feminicídio, MS registra 7 mortes no fim de semana

Publicado em

Mato Grosso do Sul registrou quatro mortes violentas no último fim de semana. Entre sábado (2) e domingo (3), foram cinco acidentes de trânsito, um homicídio e um feminicídio.

De 1º de janeiro a 21 de julho de 2025, o Estado registrou 234 homicídios dolosos, de acordo com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). No mesmo período, 174 pessoas morreram em acidentes de trânsito.

Quanto aos feminicídios, foram 21 casos desde o início do ano. Apenas 11 dos 79 municípios não tiveram registros desse crime em 2025.

Motociclista morre em Água Clara

No fim da tarde de sábado, um motociclista morreu ao bater em uma caçamba na Avenida Benevenuto Ottoni, em Água Clara, município da região leste do Estado, a 181 km de Campo Grande. De acordo com o Portal Água Clara, a vítima foi identificada como Fabiano Lacheski.

Ele pilotava uma moto e colidiu em uma caçamba. Com a força do impacto, ele morreu na hora. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Jovem morre após capotar carro em Eldorado

Matheus Eduardo Porto, de 21 anos, morreu na noite de sábado em um acidente em uma estrada vicinal de Eldorado, município da região sul do Estado. O Volkswagen Voyage, de cor prata, transitava no sentido Porto Morumbi e Eldorado, quando Matheus perdeu o controle capotando e parando fora da pista.

O carro foi encontrado com as rodas para cima e a aproximadamente 20 metros havia uma pessoa, na vala de escoamento de água. Uma ambulância chegou a ser acionada e retirou o condutor do local.

Matheus foi levado para uma unidade de saúde, mas não resistiu e morreu. Não se sabe o que pode ter causado o acidente, que será investigado.

Mulher de Corumbá é a 21ª vítima de feminicídio em 2025

Na noite de sábado, Salvadora Pereira, de 22 anos, foi assassinada com um disparo de arma de fogo no rosto e no peito pelo atual companheiro, José Cliverson Soares da Silva, de 32 anos, em Corumbá, município da região oeste do Estado, a 413 km de Campo Grande. Ela se tornou a 21ª vítima de feminicídio em 2025.

Conforme informações do boletim de ocorrência, o crime aconteceu por volta das 20h, em uma fazenda conhecida como ‘Vai Quem Quer’. O autor e a vítima trabalhavam como caseiros desta fazenda e, após ingerirem bebida alcoólica durante a tarde, teriam iniciado uma discussão no período da noite, quando o autor desferiu um disparo na região do rosto de Salvadora. Cinco crianças, com idades entre 2 e 8 anos, presenciaram o crime.

Uma equipe da PM (Polícia Militar) chegou no local por volta das 23h, e encontraram a Salvadora deitada em uma cama de casal, com perfurações na região do queixo e tórax. Próximo ao corpo, foi localizado a arma do crime, um revólver calibre .22.

As crianças, sendo três delas filhas do autor – com 8, 7 e 2 anos – e duas filhas da vítima – com 7 e 5 anos – foram encontradas no mesmo cômodo que Salvadora. A irmã do autor compareceu ao local e se responsabilizou pela guarda dos menores.

José Cliverson permaneceu no local e admitiu o crime. Ele teria dito aos policiais: “Eu fiz, senhor. Fiz uma cagada”. O homem foi preso e encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia de Corumbá.

José Cliverson acumulava 13 passagens pela polícia, entre elas ameaça, lesão corporal no âmbito da violência doméstica e já havia sido denunciado por uma ex-mulher.

No dia 28 de outubro de 2023, a então atual esposa de José Cliverson, na época, acionou a polícia após ser agredida  por ele. Ela contou na delegacia de Ladário que estava na casa da sogra.

Ela e José estavam bebendo quando começaram uma discussão que acabou em agressões. O ex-casal tem três filhos. O cunhado de José o agrediu ao ver as agressões.

A mulher acabou com hematomas no rosto. Na época, José acabou preso e a vítima pediu medidas protetivas contra ele.

Assessor parlamentar morre atropelado em Campo Grande

Na madrugada de domingo, Luiz Torchetti Neto, de 35 anos, morreu atropelado ao tentar atravessar a Avenida Presidente Ernesto Geisel, no Centro de Campo Grande. Ele estava acompanhado de um amigo, o qual foi socorrido em estado grave e encaminhado à Santa Casa.

Conforme informações do boletim de ocorrência, Luiz e dois amigos, de 28 e 29 anos, deslocavam-se pela rua Bom Sucesso, no sentido da avenida, quando, na faixa de pedestre, foram atropelados por um veículo Chevrolet Prisma.

Com o impacto, Luiz morreu na hora, um amigo foi socorrido em estado grave e encaminhado à Santa Casa, e a terceira pessoa não sofreu ferimentos. Ele era assessor parlamentar do deputado estadual Roberto Hashioka (União).

Ele e os amigos estavam em um show de pagode no Parque de Exposições Laucídio Coelho. O condutor do veículo permaneceu no local e acionou o socorro. O motorista realizou o teste do bafômetro, que contou 0,00 mg/l de álcool.

O condutor do veículo permaneceu no local e acionou o socorro. O motorista realizou o teste do bafômetro, que contou 0,00 mg/l de álcool.

Conforme o relato de uma testemunha, o semáforo estava verde para os veículos, quando os pedestres apareceram correndo, atravessando a via. O condutor foi encaminhado à delegacia, e o veículo foi liberado.

Um vídeo de câmera de segurança mostra os momentos anteriores ao atropelamento que matou o assessor parlamentar. Nas imagens, os três amigos aparecem atravessando a Avenida Ernesto Geisel.

Eles caminham um ao lado do outro pelo meio da Rua Bom Sucesso, ao invés de utilizar a passarela destinada a pedestres. Quando chegam ao outro lado da Avenida, os homens esperam dois veículos passarem e atravessam.

Ao perceber a aproximação de mais um carro, dois deles correm e são atropelados. É possível visualizar um dos amigos sendo arremessado a cerca de 10 metros.

Ciclista morre atropelado em Deodápolis

Na manhã de domingo, um homem, que não teve a identidade divulgada, morreu atropelado na rodovia MS-276, no distrito de Lagoa Bonita, em Deodápolis, município da região sul do Estado. Ele trafegava de bicicleta quando foi atingido por uma Fiat Toro.

A vítima seguia pelo meio da rodovia. Dois veículos desviaram do motociclista, mas o terceiro – uma Fiat Toro – não conseguiu evitar o impacto. O motorista não pôde desviar porque uma carreta passava pela via contrária.

Um morre e dois ficam feridos após acidente em Ivinhema

Victor Augusto Tokunaga da Silva, de 19 anos, morreu em um acidente na noite deste domingo na BR-376, em Ivinhema, município da região sul do Estado. O acidente ocorreu entre um Fiat Toro e uma carreta.

A carreta estava carregada com soja e no Fiat Toro estavam 4 pessoas. Victor, que viajava no banco dianteiro, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O passageiro de 35 anos, que foi socorrido para o Hospital Municipal de Ivinhema, posteriormente encaminhado ao Hospital da Vida, em Dourados, com suspeita de traumatismo cranioencefálico. O condutor e o outro ocupante, de 16 anos, sofreram ferimentos, mas sem gravidade.

Morador em situação de rua é morto a pauladas em Nova Andradina

Um morador em situação de rua, identificado como Alessandro Augusto Miranda, de 39 anos, foi morto no domingo em Nova Andradina, município no sudeste do Estado, a 280 km de Campo Grande.

O crime ocorreu na rua Joaquim Sampaio Neto, no bairro Horto Florestal. Quando os policiais chegaram ao local encontraram Alessandro caído no chão com o rosto ensanguentado e inconsciente. O Corpo de Bombeiros foi chamado, mas Alessandro já estava morto.

Informações do Jornal da Nova são de que testemunhas contaram que o suspeito seria um homem identificado como Antônio Júnior, e que estava vestindo camiseta cor preta e calça jeans escura. A polícia encontrou o autor nas proximidades do Posto Petronan. Quando preso e questionado sobre o crime, o suspeito confessou alegando que agiu em legítima defesa.

Ele disse que o crime ocorreu após uma suposta tentativa de agressão por parte da vítima. O autor foi conduzido para a 1ª Delegacia de Polícia de Nova Andradina.

Por Midiamax

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Comissão de turismo de MS se reune para traçar diagnósticos de 2025 e planejar ações para 2026

Published

on

By

A Comissão Permanente de Planejamento do Conselho Estadual de Turismo de Mato Grosso do Sul (CET-MS) se reuniu na tarde desta quinta-feira (04) para realizar um panorama de sua atuação em 2025 e definir as próximas etapas do trabalho de monitoramento e atualização do Mapa Estratégico do Turismo do Estado.

Entre as ações já realizadas pela comissão, destaca-se o diagnóstico sobre o eixo Melhoria da Oferta Turística, que avaliou o nível de execução das ações pelos municípios sul-mato-grossenses. A pesquisa contou com a participação de mais de 40 municípios, cujos resultados foram apresentados na última reunião ordinária do CET, realizada em 24 de novembro de 2025.

Segundo o presidente da Comissão de Planejamento, Erick Pusch Wilke, representante da UFMS no Conselho, o trabalho realizado tem papel decisivo no aperfeiçoamento das políticas públicas de turismo. Para ele, “esse trabalho demonstra o compromisso do Conselho Estadual de Turismo de Mato Grosso do Sul com o desenvolvimento dinâmico do turismo, considerando a necessidade de aprimoramentos e ajustes nos objetivos e metas definidas em 2023”.

Erick destacou também que a etapa atual é fundamental para a construção de um diagnóstico preciso e representativo: “Estamos em fase de diagnóstico, reunindo informações de todas as regiões turísticas para identificar tanto as metas já alcançadas quanto aquelas que ainda demandam maior atenção e investimento”.

A próxima ação da comissão será a aplicação do mesmo diagnóstico junto às entidades e organizações da sociedade civil que compõem o CET-MS. A coleta dessas informações permitirá uma análise ampliada do eixo Melhoria da Oferta Turística, incorporando diferentes perspectivas do setor. Após a tabulação dos dados, a comissão avançará para os próximos dois eixos prioritários do Mapa Estratégico: Fortalecimento da Promoção e Comercialização e Fortalecimento da Governança do Destino.

Erick reforçou a importância da participação ativa das regiões turísticas e das entidades que compõem o Conselho. “A comissão conta com o apoio das IGRs e demais membros do CET-MS, uma vez que as informações coletadas darão subsídio para a atualização do Mapa Estratégico do Turismo de MS em uma visão que abrange todo o estado até 2030”.

A Comissão Permanente de Planejamento é formada por representantes da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), UEMS, UFMS e Visit Pantanal.

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul foi o grande vencedor do Prêmio Nacional do Turismo

Published

on

By

O turismo sul-mato-grossense brilhou durante a entrega da 4ª edição do Prêmio Nacional do Turismo, em Brasília (DF). Considerada o “Oscar” do turismo brasileiro, a premiação de 2025 reconheceu profissionais que vêm transformando o setor. Foram anunciados os vencedores das oito categorias, que se destacaram por inovação, inclusão social e o compromisso com o desenvolvimento sustentável do turismo no país.

O estado de Mato Grosso do Sul foi o mais premiado nesta edição do Prêmio Nacional do Turismo. Foram agraciados os seguintes trabalhadores no Turismo de MS: Édson Moroni ficou em 1º lugar na categoria Governo – Técnico; Danielle Moura ficou com o 3° lugar na categoria Governo – Técnico (dois colaboradores da Fundtur indicados na mesma categoria, coisa inédita no prêmio); Daniela Sottili Garcia foi premiada em 1° lugar na categoria Academia; Plataforma de Inteligência Turística/ ALUMIA MS ficou em 2° lugar na categoria Gestão de Dados e Inteligência de Mercado e na categoria Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, a Fundação de Turismo ficou em 3º lugar.

Promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), o prêmio reforça o papel estratégico do turismo para o crescimento econômico e o fortalecimento cultural, social e ambiental do país. Os profissionais agraciados receberam votos do público, mobilizando participantes de todo o Brasil. A apresentação dos vencedores foi feita pelo jornalista e escritor, Zeca Camargo.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, que entregou os prêmios, enalteceu a atuação dos profissionais. “Hoje celebramos aqueles que, na ponta, fazem a diferença com criatividade, dedicação e soluções inovadoras – no afroturismo, na sustentabilidade, no turismo realizado por mulheres, no ecoturismo e em tantas outras modalidades. Este prêmio reconhece o talento de profissionais que constroem, junto ao governo e ao trade, um turismo forte, diverso e sustentável”, ressaltou.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, disse estar muito feliz com o prêmio e com o fato de Mato Grosso Sul ter sido um dos principais destaques do Prêmio Nacional do Turismo.

“Foram cinco premiações em cases importantes, como inteligência de mercado, como inteligência competitiva de dados, academia, sustentabilidade, mais uma vez, com o case de Bonito carbono neutro e, na verdade, nossa política de governança para a sustentabilidade. E mais feliz ainda pelos nossos técnicos, os nossos gerentes da Fundação, o Edson Moroni e a Danielle, terem sido finalistas e ganhado prêmios, além da nossa professora da UEMS também, a Daniela, mostrando a força, de fato, do Estado hoje no cenário nacional, reforça a nossa posição hoje de ser o órgão referência na gestão de destinos, e é, de fato, o resultado, o reconhecimento do resultado dos últimos anos de muito trabalho, de implementação de diversas ações, que vem aí transformado e colocado. O Estado do Mato do Sul, hoje, no centro nacional e internacional, com muita força”.

O Prêmio Nacional do Turismo, uma parceria entre o Ministério do Turismo – MTur e o Conselho Nacional do Turismo – CNT, é um tributo às iniciativas inovadoras, à excelência na gestão e ao impacto positivo que prestadores de serviços turísticos e profissionais comprometidos exercem no setor do turismo.

A premiação é o reconhecimento de quem faz o turismo brasileiro crescer e fortalecer como um dos segmentos econômicos com maior potencial para geração de emprego e renda no Brasil, bem como para promoção da inclusão social e da sustentabilidade ambiental.

Comunicação Fundtur

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas08/12/2025

CEI Novo Alvorada realiza Mostra Cultural do Projeto Integrador “Ilha de Tutóia” e celebra criatividade e conexão com a natureza

O Centro de Educação Infantil (CEI) Novo Alvorada, unidade da Rede Municipal de Ensino (REME) da Prefeitura de Três Lagoas,...

Três Lagoas08/12/2025

Coral Renascer encanta o público com musical “De Volta ao Tempo” durante o Natal Encantado 2025

A noite do dia, 5 de dezembro, foi marcada por emoção, magia e nostalgia na Esplanada NOB, onde o Coral...

Três Lagoas08/12/2025

AE União São João conquista o título da Copa Municipal de Futebol Society 2025

A manhã de domingo, 7 de dezembro, foi marcada por emoção, disputa intensa e celebração no Estádio do Madrugadão, durante...

Três Lagoas08/12/2025

Espetáculo “Circus” encanta público e reúne mais de 300 bailarinas no Natal Encantado 2025 de Três Lagoas

O clima de magia tomou conta do espaço da N.O.B na noite de 6 de dezembro, quando o Núcleo de...

Três Lagoas08/12/2025

Três Lagoas realiza 1º Simpósio de HIV/AIDS com foco em prevenção, cuidado e enfrentamento ao estigma

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Programa Municipal IST/HIV/AIDS, realizará no...

Três Lagoas08/12/2025

Carreta da Mulher realiza 218 atendimentos em seis dias e ampliará oferta de exames em Três Lagoas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou o primeiro balanço das atividades da Carreta da Mulher, instalada em Três Lagoas...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana