TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Em solenidade do Dia dos Bombeiros, corporação reconhece papel histórico da ALEMS

Publicado em


Deputado Professor Rinaldo presidiu a sessão solene

“Graças à vanguarda desta Casa de Leis, nosso Estado foi um dos primeiros a ter um Corpo de Bombeiros Militar autônomo”, afirmou, emocionado, o coronel Carlos José Roledo, que falou em nome dos homenageados em sessão solene realizada na tarde desta quarta-feira (29) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Durante o evento, que lotou o plenário Deputado Júlio Maia, 18 bombeiros da corporação receberam a medalha “Homem do Fogo”, instituída pelo Decreto 11.657/2004. A sessão foi proposta pelo deputado Paulo Corrêa (PSDB), presidente da Casa de Leis, e realizada em conjunto com o coronel Hugo Djan Leite, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado.


Coronel Hugo Djan Leite, comandante do Corpo de Bombeiros 

Conduzida pelo deputado Professor Rinaldo (Podemos), que representou o presidente da ALEMS, a sessão foi marcada pela emoção dos homenageados e outros participantes, que frisaram a importância do trabalho dos bombeiros e o apoio dado à corporação pelo Parlamento estadual. Além do Professor Rinaldo e do  coronel Hugo Djan Leite, compuseram a mesa de autoridades o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, e o subcomandante-geral Artêmison Monteiro de Barros. 

Em seu discurso, o coronel Hugo Djan Leite enfatizou o trabalho prestado pelos bombeiros à população. “A sociedade não precisa de ninguém além do Corpo de Bombeiros dentro daquilo que integra a nossa missão. E isso nós devemos aos tantos homens e mulheres que vestem esta farda. Ser bombeiro não é uma profissão, mas sim uma filosofia, em que você promete dar a sua vida para salvar a vida de outras pessoas. Obrigado a todos”, discursou o coronel no início da cerimônia.

Os presentes e todos que acompanharam o evento pelos canais de comunicação da Casa de Leis puderam prestigiar, antes da entrega da honraria, a exibição de um vídeo da TV ALEMS sobre o Dia do Bombeiro e a Semana Nacional de Prevenção contra Incêndio e apresentação da banda do Corpo de Bombeiros, que tocou músicas regionais.

Assembleia, vanguarda


Coronel Carlos José Roledo falou em nome dos homenageados

Emocionado, o coronel Carlos José Roledo, um dos pioneiros do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, discursou em nome dos homenageados. Ele lembrou que, após a Constituição Federal de 1988, os estados brasileiros iniciaram o processo de elaboração de suas constituições. Os bombeiros de todo o país reivindicam autonomia da corporação, então vinculada à Polícia Militar. Quando a nova Constituição de Mato Grosso do Sul foi promulgada em 1989, essa reivindicação havia sido contemplada, segundo informou o coronel.

“Mato Grosso do Sul e o estado do Pará foram os primeiros a desvincular o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar. Isso mostra a vanguarda desta Casa de Lei”, disse com a voz embargada. “Nossa corporação se tornou modelo ao país com apoio desta Casa. Há dois anos, comemoramos nosso cinquentenário e vimos o quanto crescemos. Agradeço minha corporação pela oportunidade de servir nossa população. Agradeço também à Assembleia Legislativa, que sempre acolheu os nossos anseios”, acrescentou.

Homenageados


Medalha “Homem do Fogo”, entregue aos homenageados 

Receberam a honraria os seguintes bombeiros: coronel Freud Jacques Teixeira, coronel Carlos José Roledo, coronel José Antonio Pereira dos Santos, major Ronaldo Severino Ferreira, capitão Nay da Rosa, 1º tenente Paulo Miguel do Nascimento, 2º tenente Ramão Araújo Ferreira, subtenente José da Silva Filho, subtenente Antoninho Fretes do Amaral, 1º sargento Antonio Mendes, 1º sargento João Pereira da Silva, 2º sargento Antonio Correia da Silva, 3º sargento Augusto Cardoso da Silva, 3º sargento Fernandes de Amorim Constantino, 3º sargento Manuel Assunção Pereira da Silva, 3º sargento Arlindo Correa da Silva, cabo Alcidio Cordeiro Guedes e o 1º sargento Luiz Carlos da Silva Pereira.

Exposição de materiais

A sessão solene, que é alusiva ao Dia do Bombeiro Brasileiro, faz parte das ações da Semana Nacional de Prevenção contra Incêndio e Pânico. Como parte da programação, o Corpo de Bombeiros também expõe, desde segunda-feira (27), materiais da corporação no saguão da Casa de Leis. Entre os materiais, que foram retirados nesta quarta-feira, havia, por exemplo, equipamento de mergulho, desencarcerador, equipamento de proteção individual (IPI) de incêndio e para combate de incêndio florestal.

Confira abaixo vídeo da TV ALEMS sobre a Semana Nacional de Prevenção contra Incêndio e Pânico:

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook

Assembléia Legislativa MS

Ordem do Dia: Campanha de Combate ao Preconceito à Hanseníase é aprovada

Published

on

By

Os deputados votaram cinco projetos nesta terça-feira (16), na Ordem do Dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). São três propostas aprovadas em primeira discussão e duas em discussão única. A sessão inicia às 9h e pode ser acompanhada presencialmente no Plenário Júlio Maia ou pelos canais de Comunicação da Casa de Leis.

Primeira discussão

Aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei 184/2022, que institui a Política Estadual de Educação Preventiva contra a Hanseníase e de Combate ao Preconceito no Estado de Mato Grosso do Sul, segue para análise das comissões de mérito. Entre os objetivos da campanha está estimular ações preventivas, terapêuticas, reabilitadoras e legais relacionadas com a hanseníase e incentivar a participação da sociedade nas iniciativas voltadas para a prevenção e a eliminação da doença.

Outra matéria que também foi aprovada em primeira e segue para análise das comissões de mérito é o  Projeto de Lei Complementar 04/2021, que acrescenta parágrafo único ao Artigo 2º da Lei Complementar 245/2018. A norma trata sobre a criação do Presídio Militar Estadual (PME) e o parágrafo proposto prevê, na estrutura desse estabelecimento, a existência de salas com instalações e comodidades condignas.

Ainda em primeira discussão foi aprovado o Projeto de Lei 194/2022, que institui o “Dia Estadual das Mensageiras do Rei”, a ser comemorado, anualmente, em 20 de julho. Da mesma forma, segue para análise das comissões de mérito.

Discussão única

Além dessas proposições, os deputados votaram em discussão única os Projetos de Resolução 14/2022 e 15/2022. Essas propostas tratam sobre concessão de Título de Cidadão Sul-mato-grossense.

Você pode conferir todos os detalhes dos projetos e suas respectivas tramitações no Sistema Legislativo clicando aqui. Acompanhe a votação pelo Canal 9 da Net,  TV ALEMSYoutubeFacebookRádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS – (Android/iOS).

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Assembléia Legislativa MS

Seis projetos estão pautados para a sessão plenária desta terça-feira

Published

on

By

Os deputados devem votar seis projetos nesta terça-feira (16) conforme previsto na pauta da Ordem do Dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). São quatro propostas pautadas para primeira discussão e duas, para discussão única. A sessão tem início às 9h e pode ser acompanhada presencialmente ou pelos canais de Comunicação da Casa de Leis.

Entre as proposições em primeira discussão, está o Projeto de Lei Complementar 04/2021, que acrescenta parágrafo único ao Artigo 2º da Lei Complementar 245/2018. Esse dispositivo trata sobre o Presídio Militar Estadual (PME) e o parágrafo proposto prevê, na estrutura desse estabelecimento, a existência de salas com instalações e comodidades condignas.

Também deve ser votado, em primeira discussão, o Projeto de Lei 184/2022, que cria a Campanha de Combate ao Preconceito à Hanseníase em Mato Grosso do Sul. Entre os objetivos da campanha, está estimular ações preventivas, terapêuticas, reabilitadoras e legais relacionadas com a hanseníase; e incentivar a participação da sociedade nas iniciativas voltadas para a prevenção e a eliminação da doença.

Outra proposta pautada para primeira discussão é o Projeto de Lei 194/2022, que institui o “Dia Estadual das Mensageiras do Rei”, a ser comemorado, anualmente, em 20 de julho. Ainda em primeira discussão, está previsto o Projeto de Lei 201/2022, que altera a Lei Estadual 170/1980, para acrescentar o termo “professor” em nome de escola estadual de Jardim, que passa a ser denominada “Professor Antônio Pinto Pereira”.

Além dessas proposições, os deputados devem votar, em discussão única, os Projetos de Resolução 14/2022 e 15/2022. Essas propostas tratam sobre concessão de Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense.

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana