Água Clara
Em Água Clara| Sessões do Tribunal do Júri passam a contar com a presença de alunos do ensino médio

Na quarta-feira (27) de julho, ocorreu mais uma reunião do Tribunal do Júri na Comarca de Água Clara. Diferentemente do que habitualmente acontece, desta vez o plenário esteve lotado. E não foi um público comum, mas alunos do Instituto Educacional Cecília Meireles que, além de assistirem a toda sessão, no final tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas com o juiz substituto Eduardo Augusto Alves, com o promotor de Justiça Felipe Almeida Marques e com o defensor público Marcel Leonardo Pelagio Gaio, os quais atuaram no julgamento.
A iniciativa de convidar alunos para acompanharem as sessões do TJ partiu do policial militar aposentando Gercílio Ferreira Lima, que atualmente presta serviço ao Fórum local. Ele sugeriu e o juiz acatou prontamente a ideia que teve a aprovação também do promotor e do defensor. A ideia de Gercílio surgiu, por não se conformar em ver sempre as sessões ocorrerem sem a presença de público. Para se ter uma ideia, neste ano já haviam sido realizadas 11 sessões, todas com o plenário vazio. A partir do momento que sua ideia foi aprovada, tratou de fazer o convite às escolas do município, sendo que a primeira a aderir foi a Cecília Meireles. Nas demais sessões do TJ, a serem realizadas ainda neste ano, outras escola deverão participar.
Conforme esclareceu o juiz Eduardo Augusto, só poderão participar das reuniões adolescente a partir dos 15 anos de idade, que já estejam cursando o ensino médio e em busca da profissão do futuro.
Júri Simulado
Especificamente em relação à Cecília Meireles, a iniciativa foi providencial, uma vez que a direção da escola está programando fazer um júri simulado como parte do projeto de leitura instituído na escola. No caso, a leitura do clássico Dom Casmurro, um romance escrito por Machado de Assis, em que o grande questionamento é se Bentinho matou Capitu.
Para a diretora da escola, Adriana Carla da Silva, a presença dos alunos no Fórum, além fornecer subsídios para a execução do projeto do júri simulado, possibilita um engajamento e encorajamento para a prática da leitura. “Vão querer ler mais e vivenciar a literatura de outra forma”, avaliou.
Por outro lado, ajuizou que a presença dos alunos no TJ, é muito importante para o jovem que ainda está numa fase de definir a sua profissão. “Ele pode se espelhar na magistratura, e também tem a parte da cidadania. Quando você é parte de uma sociedade e esta sociedade é ferida, eles conseguem visualizar tudo que está acontecendo. É de suma necessidade para a educação dos alunos”, ponderou.
O júri simulado terá o envolvimento de todo o corpo da escola, e será realizado na sala do TJ. Toda a estrutura que compõe o júri normal, como, por exemplo, o corpo de jurado e a parte literária. E o Fórum emprestará o paramento usado como a toga e becas, usadas, respectivamente, pelo juiz, promotor e defensor.
Uma grande oportunidade
Para o juiz Eduardo Augusto Alves, a participação das escolas nas sessões do júri é importante, porque assegura ao adolescente o direito à participação da vida pública. “Como são pessoas ainda em desenvolvimento, é importante também que tenham a consciência de que qualquer ato cometido durante a vida tem consequências. Daí a importância de conscientizá-los a raciocinar sobre aquilo que vai se fazer no decorrer da vida, ainda que na adolescência, para que não venham ter consequências futuras”, alertou.
“É uma oportunidade também de inspirá-los, porque são vários agentes envolvidos (juiz, promotor, defensor públicos, policiais militares, serventuários da Justiça), para, possivelmente, fomentá-los a buscar, no futuro, de acordo com suas aptidões as profissões e que sirvam de inspiração para que venham fazer escolhas, já que estão na iminência de prestar vestibular e o que vão seguir durante o decorrer da vida”, ponderou.
Por Fatos Regionais
Água Clara
Polícia Civil de Água Clara prende suspeito de estuprar adolescente a caminho da escola

A Polícia Civil em flagrante, um homem de 30 anos, suspeito de estuprar uma adolescente de 12 anos, no momento em que ela estava a caminho da escola. A prisão foi feita por uma equipe da Delegacia de Polícia Civil, em Água Clara-MS.
De acordo com as informações levantadas, logo pela manhã o Conselho Tutelar compareceu à Delegacia relatando uma situação de possível estupro de vulnerável. Segundo narrado, uma adolescente procurou a diretora da escola e contou ter sofrido um abuso sexual.
A vítima disse que estava a caminho da escola quando um homem, que só conhecia de vista, a abordou com um veículo prata e pediu para que ela entrasse, pois ele a daria uma carona. Mesmo ela tendo se negado, ele a forçou a entrar no carro e disse que a levaria à escola.
No caminho, começou a fazer perguntas pessoais e pediu um beijo, mas a vítima negou. Já próximo à escola ele parou o carro e a agarrou contra sua vontade, forçando um beijo.
Nesse momento, a vítima conseguiu sair do carro e se abrigar na escola, quando contou tudo à diretora. Já na Delegacia de Polícia, a vítima deu a descrição da pessoa, a cor do carro e onde o homem morava.
De posse dessas informações, uma equipe da Seção de Investigações Gerais (SIG), da Delegacia de Água Clara, foi imediatamente ao encalço do suspeito, o encontrando nas proximidades da casa dele. Ao ser abordado, num primeiro momento, negou ter dado carona à adolescente, mas após confrontado com os demais fatos (características físicas, cor do veículo e local onde mora) mudou a versão e disse que só deu uma carona para a adolescente, mas que nada mais aconteceu.
Em razão dos fatos, o homem foi preso em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável, cuja pena é de 8 a 15 anos de reclusão, e está à disposição da Justiça.
Água Clara
Morre aos 38 anos a ex-primeira dama de Água Clara, Chaienne Cardozo

Na manhã desta sexta-feira (12) de agosto, após sofrer um acidente de moto na Capital Campo Grande, foi constatado o óbito de Chaienne Cardozo que completaria 39 anos no dia 23 de agosto, esposa do ex-prefeito de Água Clara-MS, Silas José.
A vítima conduzia uma moto CG-160 em alta velocidade e “rampou” em uma lombada próximo ao cruzamento da Rua Guaraci, na Avenida Ara Cruz, no Bairro Danúbio Azul, em Campo Grande/MS.
Chaienne ainda chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros e foi levada à Santa Casa, mas sofreu hemorragia interna provocada pelo acidente e não resistiu aos ferimentos.
A ex-primeira dama deixa o esposo Silas e um respeitado legado como cuidadora e protetora da causa animal em Água Clara, uma vez que foi idealizadora do projeto “Anjos Abandonados”, que recolhia e tratava animais abandonados em situação de vulnerabilidade.
Uma comoção na rede social
“Deus levou o amor da minha vida” declarou o Ex-prefeito Silas José em sua rede social no Facebook. “Chai trouxe ao mundo beleza, leveza e muito amor” também manifestou uma amiga de Chaienne.
A prefeita Gerolina Alves de Água Clara e o prefeito Angelo Guerreiro de Três Lagoas, emitiram nota de pesar pela morte de Chaiene Cardozo, 41 anos, esposa do ex-prefeito Silas José, ocorrida na manhã desta sexta-feira, em Água Clara.
“Notícia triste para essa sexta-feira. Faleceu em Campo Grande, Chaiene Cardoso, vítima de acidente de trânsito. Ela é esposa do amigo Silas José, ex-prefeito de Água Clara. Ele estava conosco aqui em Três Lagoas desde ontem.
Mulher aguerrida e companheira inseparável do Silas. Foi para as mãos do Pai celestial deixando muita saudade a milhares de amigos e aos familiares. Que nosso bom Deus conforte os corações de todos que sentem essa grande perda”, postou o prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro.
A prefeita Gerolina, por sua vez, externou: “Sinto-me profundamente consternada com a informação do falecimento de Chaienne Cardozo, esposa do ex-Prefeito Silas José. É um momento de imensa tristeza para todos nós. Condolências à família, amigos e pessoas próximas”.
A Câmara Municipal de Água Clara expressa profundas condolências aos amigos e familiares, assim como reconhece a grandeza desta cidadã que não fez distinção entre seres humanos e animais, tratando-os todos com o devido cuidado, carinho e respeito, és desta forma que serás lembrada por nós cidadãos água-clarenses.
O velório de Chaienne acontecerá em Campo Grande. Nós do ArapuáNews nos solidarizamos com familiares e amigos, com a partida de nossa seguidora.
-
Água Clara7 dias atrás
Morre aos 38 anos a ex-primeira dama de Água Clara, Chaienne Cardozo
-
Mato Grosso do Sul3 dias atrás
Previsão de muito frio e chuva para o Mato Grosso do Sul
-
Entretenimento7 dias atrás
[Cabine Virtual] 45 do Segundo Tempo | Novo filme de Luiz Villaça e estrelado por Tony Ramos e grande elenco
-
Brasilândia4 dias atrás
Em Brasilândia| Adolescente de 15 anos bêbado em caminhonete atropela e mata idoso no Dia dos Pais
