Gospel

É Páscoa! Cristo vive no meio de nós!

Publicado

Cristo que ressurge no isolamento. Podemos como outrora como os discípulos não O ver entrando por entre nossas portas fechadas, mas Ele está no meio de nós.

Não temos, por enquanto, o contato físico que expressa nossa saudação de feliz Pascoa ou a expressão litúrgica: “Ressuscitou verdadeiramente Aleluia Aleluia”, Aquele que esteve morto ressuscitou por nós.

Em tempo de pandemia nossa felicidade não será completa? O que Deus quer nos ensinar com isso?

Muitos são os filósofos modernos e contemporâneos que nos advertem sobre os males de nosso tempo, falando de uma “era do vazio”, e as consequências de um progressismo que não leva em conta as relações entre as pessoas.

Padre Zezinho diz em uma de suas canções: “Eu não sou contra o progresso, Deus sabe que eu não sou, mas eu acho que a família se deu mal”. Sempre ouvimos dizer que Deus preenche nosso vazio. Nesta Páscoa deixemos que Cristo preencha nossas famílias que tanto é atacada e desprezada em nossos dias.

Um compositor brasileiro chamado Luiz Cláudio, disse: “Onde estão os filhos desses velhos e os pais desses meninos?” E isso nos diz muito em nossa atual realidade onde o cuidado, mais que nunca devem prevalecer entre nós, onde ser filho e ser pai alcança a plenitude do que significa.

Em um mundo onde os preços das coisas estão acima dos valores humanos e a busca por uma vida de conforto tomou o lugar da busca pelo sentido da vida. Onde a dignidade da pessoa humana está cada vez mais deixada de lado. O Cristo vem ressurgir em nossas famílias para que as famílias também ressuscitem para um tempo novo.

O que o ser humano precisa para ser feliz? Vivendo esses dias de isolamento e prevenção vemos que não precisamos de muito.

Hoje o grito do aleluia não ecoa nos templos, mas sim em nossas famílias, Igrejas domésticas, para que não nos esqueçamos que não podemos ter uma comunhão completa com Deus se não estivermos comunhão com  familiar.

Todos nós ressuscitados com Cristo somos chamados a dar uma resposta ao mundo que clama por mudança, por conversão, por uma vida nova.

Que estes dias de quarentena nos ajude a ouvir a voz do Deus que ressurge vitorioso para nos livrar de todo o mal.

A ressurreição de Cristo renova as forças daqueles que estão na linha de frente no combate ao Covid 19, renova a caridade daqueles que buscam imitar a Jesus. Assim a experiência do ressuscitado nos faz solidários, pois assim como os discípulos foram para galileia para lá encontrar o Senhor, assim também nós encontraremos o Cristo naqueles que mais necessitam.

Que todos os túmulos sejam destruídos. Túmulos de ganância, do individualismo. Cristo ressuscitou depois de entregar sua vida por nós, assim nós também devemos fazer.

Uma Feliz e Santa Páscoa a todos nós.

Por Mauro Henrique Franco

Comentários Facebook

Gospel

Em Três Lagoas| Após Missa de Páscoa Online, fiéis receberão Sagrada Eucaristia no carro

Publicado

A Páscoa, comemorada neste domingo (12), é uma data especial e tradicionalmente comemorada em todo o mundo, a qual celebra a Ressurreição de Cristo. A data, em que o carinho se manifesta entre familiares também é de reflexão, e importante para que novas atitudes sejam tomadas não só com os que conhecemos, mas também, com os que mais precisam.

Entretanto, neste ano, com a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, as celebrações da Semana Santa, a festa mais importante dos cristãos, teve que sofrer algumas modificações.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a estratégia de combate à Covid-19, deve ser a restrição social e não promover aglomerações. E em virtude dessas recomendações, a Diocese de Três Lagoas tomou algumas medidas e implementou outras para que nesse período de incertezas, a segurança e os cuidados com os fiéis fossem tomados e assim, ninguém ficasse desassistido e a fé pudesse ser reforçada.

Sendo assim, desde o dia 18 de março, as 15 paróquias que estão distribuídas nas 10 cidades do território diocesano, têm celebrado missas privativas que são transmitidas ao vivo em redes sociais. A medida vem ao encontro das determinações de isolamento social, em razão do cuidado integral com os semelhantes, principalmente os mais vulneráveis que compõem os grupos de risco, com o objetivo de auxiliar na prevenção da proliferação do Covid-19.

Ou seja, os fiéis católicos devem manter a participação nas Santas Missas de forma virtual, mas assim como no Domingo de Ramos (5), após a missa do Domingo de Páscoa (12), todos os católicos da Diocese de Três Lagoas estão convidados a receber a Sagrada Eucaristia após a celebração online da Santa Missa.

A transmissão online da Santa Missa do Domingo de Páscoa será às 9h e será presidida pelo Bispo Dom Luiz Gonçalves Knupp. Após a celebração, o Bispo distribuirá a Sagrada Eucaristia no entorno da Catedral Sagrado Coração de Jesus, localizada na rua Zuleide Pérez Tabox, 515, no Centro.

Porém, é importante ressaltar, que, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias e de saúde, os fiéis deverão permanecer dentro dos carros, evitando aglomerações.

Os fiéis poderão acompanhas a missa através da página do Facebook da Diocese de Três Lagoas (https://www.facebook.com/diocese3lagoas/).

Em um mundo onde os preços das coisas estão acima dos valores humanos e a busca por uma vida de conforto tomou o lugar da busca pelo sentido da vida. Onde a dignidade da pessoa humana está cada vez mais deixada de lado. O Cristo vem ressurgir em nossas famílias para que as famílias também ressuscitem para um tempo novo.

Programação online da Semana Santa

A Pastoral da Comunicação (Pascom) tem auxiliado as paróquias nas transmissões ao vivo da Santa Missa e das ações pastorais. A programação da Semana Santa também será transmitida ao vivo pelas redes sociais (Facebook e Instagram) e cada paróquia deve divulgar um cronograma com os horários das celebrações (ao final, segue o endereço das redes sociais das paróquias).

Pela página do Facebook da Diocese de Três Lagoas (https://www.facebookcom/diocese3lagoas/), os fieis poderão acompanhar a seguinte programação:

Domingo de Ramos (5/4) – às 9h – Santa Missa Presidida pelo Bispo Dom Luiz Gonçalves Knupp (após a transmissão online, o Bispo abençoará os ramos e distribuirá a Sagrada Eucaristia no entorno da Catedral Sagrado Coração de Jesus).

Quarta-feira (8/4): Missa dos Santos Óleos / Missa da Unidade – às 10h – Presidida pelo Bispo Dom Luiz Gonçalves Knupp e concelebrada pelos Padres da Diocese de Três Lagoas.

Quinta-feira Santa (9/4): Missa da Instituição da Sagrada Eucaristia – às 18h – Presidida pelo Bispo Dom Luiz Gonçalves Knupp

Sexta-feira Santa (10/4) – 15h – Celebração da Paixão do Senhor

Sábado Santo (11/4): Vigília Pascal – 18h – Santa Missa Presidida pelo Bispo Dom Luiz Gonçalves Knupp.

Domingo de Páscoa (12/4) – 9h – Santa Missa Presidida pelo Bispo Dom Luiz Gonçalves Knupp (após a transmissão online, o Bispo distribuirá a Sagrada Eucaristia no entorno da Catedral Sagrado Coração de Jesus).

Páginas no Facebook das paróquias da Diocese de Três Lagoas

*Facebook da Diocese de Três Lagoas*

https://www.facebook.com/diocese3lagoas/

*Santuário Diocesano – Aparecida do Taboado*

https://www.facebook.com/santuariodotaboado/

*Paróquia Santa Rita de Cássia – Três Lagoas*

https://www.facebook.com/santarita3l/

*Paróquia Santa Luzia – Três Lagoas*

https://www.facebook.com/ParoquiaSantaLuziaTL

*Paróquia Santo Antônio – Três Lagoas*

https://www.facebook.com/catedralSCJd3L

*Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Três Lagoas*

https://www.facebook.com/pnsatl/

*Paróquia São Francisco de Assis – Três Lagoas*

https://www.facebook.com/psfranciscodeassistl/

*Paróquia Santo Antônio – Paranaíba*

https://www.facebook.com/paroquiasantoantonioms/

*Paróquia Cristo Bom Pastor – Brasilândia*

https://www.facebook.com/paroquiacristobompastord3l/

*Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Água Clara*

https://www.facebook.com/pascomaguaclaramsoficial/

*Paróquia São Pedro Apóstolo – Chapadão do Sul*

https://www.facebook.com/PascomChapSul/

*Paróquia São José – Cassilândia*

https://www.facebook.com/Diocesede3LagoasParoquiaSaoJose/

*Paróquia Santa Rita de Cássia – Santa Rita do Pardo*

https://www.facebook.com/paroquiasantaritadopardo/

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Gospel

“Não houve Evangelho na Sapucaí, houve sincretismo, sensualidade e blasfêmia”, diz pastor

Publicado

O pastor Thiago Oliveira fez uma análise sobre o falso evangelho apresentado na Sapucaí pela Mangueira, que retratou Jesus Cristo no corpo de uma mulher, pobre e vítima da polícia em seu desfile no domingo (23).

“Não, o Evangelho não estava na Sapucaí e o que a Mangueira mostrou não é o Cristo das Escrituras”, diz o pastor e professor de Teologia em texto publicado pelo site Voltemos ao Evangelho na terça-feira (25).

“O fato de Cristo ser mostrado entre os pobres não faz disto um retrato do que temos nos Evangelhos canônicos. De fato, Jesus se fez carne e se fez pobre. Ele pregou para ‘periféricos’ e escolheu 12 homens comuns para dar continuidade ao seu ministério. Mas… Não podemos santificar a pobreza e confundir as ideologias sociais com o Evangelho”.

O pastor observou que Cristo foi rejeitado pelos considerados “periféricos” de Nazaré, foi abandonado pela multidão que tinha sido alimentada com pães e peixes quando Ele começou a pregar o que não desejavam ouvir e foi zombado no momento da crucificação também pelos pobres da época.

“Diante do Cristo que é divino e humano, ninguém é justo”, destaca Oliveira. “Pobres e ricos serão condenados caso não se convertam ao Jesus crucificado e ressurreto para perdoar pecados”.

O pastor ainda acrescenta: “Não houve Evangelho na Sapucaí. Houve sincretismo, houve sensualidade, houve blasfêmia e caricatura do Messias. Quem acha que Jesus estava no desfile da Mangueira e se diz cristão está precisando rever se está vivenciando seu cristianismo com as lentes da canonicidade ou das ideologias deste século”.

Oliveira, que também tem especialização em Ciência Política, esclarece que discursos ideológicos que usam a imagem de Jesus são “auto-engano” e só pioram a “condição de cegueira espiritual do pecador”.

“Jesus não pertence a nenhuma ideologia. Ele não está em sambódromos, assim como não está em slogans de governo. Os cristãos no Brasil precisam dar um basta na ideologização da fé. As ideologias passarão. O Senhor e a Sua Palavra jamais passarão”, afirma.

Por fim, o pastor diz que não compete aos cristãos adotar nenhuma visão ideológica, mas sim vivenciar os princípios das Escrituras.

“Misturar Jesus com elementos de esquerda ou da direita só vai custar caro para a Igreja, no futuro. Isso não é salgar, é deixar insosso achando que salgou. Que a Luz de Cristo resplandeça em cada cristão e o torne peregrino rumo à Cidade Celestial, e não sambista rumo a linha de chegada da Sapucaí”, finaliza.

Por Guiame

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

BRASILÂNDIA

POLICIAL

Mais Lidas da Semana