Dourados
Drogas e mandado de prisão são cumpridos durante ação da PM em Dourados

No final da tarde dessa sexta-feira (20), policiais da força tática do 3º BPM fizeram a apreensão de mais de 10 quilos de maconha e ainda a captura de um jovem que estaria foragido da justiça.
O fato ocorreu após os policiais receberam informações de que um jovem de 24 anos, que estaria foragido da justiça, estaria promovendo algazarra e perturbação no conjunto Idelfonso Pedroso, periferia de Dourados.
Os policiais foram ate o local informando na denúncia, localizado o jovem foragido, que tentou evadir-se, mas acabou sendo preso.
Na casa onde o jovem se abrigava, pertencente a uma jovem de 19 anos, foi localizada um pote com varais porções de maconha embaladas para venda.
A dona da residência disse desconhecer o fato e não saber de quem era a droga, pois só estava dando pouso a um amigo.
O jovem preso acabou confessando que vendia a droga e apontou o local onde teriam mais tijolos de maconha escondidos. Debaixo de um sofá foi localizadas uma mochila com vários tabletes de maconha, totalizando 11 quilos da droga.
Foram localizados ainda mais uma porção de quase 1,5 quilos de maconha e uma balança de precisão, além de 209 reais em espécie divididas em 17 notas.
O caso foi registrado junto ao plantão de polícia judiciaria como tráfico de drogas, associação criminosa, perturbação do sossego, além do cumprimento do mandado de prisão em desfavor do foragido.
Publicado por: Julio C T Arguelho
Dourados
CineSolarzinho, primeiro cinema movido a energia solar do Brasil, chega a Dourados neste sábado, dia 21

Com patrocínio do banco BV, o projeto exibe curtas-metragens brasileiros e o filme ‘Detetives do Prédio Azul 2 – O Mistério Italiano’, a partir das 18h, na Quadra de Esportes do IFMS, com entrada gratuita e distribuição de pipoca
A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolarzinho, que chega nesta semana, pela primeira vez, na cidade de Dourados (MS), com atividades culturais para a população. Com patrocínio do banco BV e apoio da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), neste sábado (21/05), na Quadra de Esportes do IFMS, a partir das 18 horas, serão exibidos curtas-metragens brasileiros e o filme infantil “Detetives do Prédio Azul 2 – O Mistério Italiano”. Na sessão, que tem entrada gratuita e distribuição de pipoca, o público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema e que tem muitas atrações para toda a família.
O CineSolar – que tem a versão CineSolarzinho para o público infantil – é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.
Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. Uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma – são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.
“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.
O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.
“Fazer parte desse projeto pioneiro é uma grande honra. Como um dos líderes do mercado de financiamento de energia solar, sabemos da importância de levar pelo país a mensagem de sustentabilidade que esse mercado traz, além de aliar com um tema relevante que é a cultura”, afirma Flávio Suchek, diretor executivo de Varejo do banco BV.
Com ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, o CineSolarzinho também ajuda o planeta cumprindo 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). “As sessões de cinema são atividades artísticas com uma linguagem que dialoga de forma lúdica com pessoas de todas as idades, colocando o público em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, além de arte e cultura”, destaca Cynthia Alário.
A 2ª Edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do banco BV e apoio da Coordenadoria de Cultura (COC), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – campus Dourados, e é realizada pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.
PROGRAMAÇÃO:
Dourados
Sessão Cinema
Data: sábado (21/05)
Horários: 18h – Sessão curtas-metragens
19h – ‘Detetives do Prédio Azul 2 – O Mistério Italiano’
Entrada: gratuita
Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
Local: Quadra de Esportes do IFMS – Rua Filinto Müller, 1790, Canaã I – Dourados/MS
O Cinesolar carrega as cadeiras para o público, sistemas de som e projeção, telão e uma cabine de DJ. Na sessão, o público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo, que tem muitas atrações para toda a família. Fotos: Divulgação/Cinesolar
‘Nimbus, O Caçador de Nuvens’ – Diretor: Marco Nick – Duração: 15 minutos – Animação/2016 – Minas Gerais – Livre
Durante uma tempestade, Nimbus se aventura pela floresta para capturar nuvens imensas e furiosas.
‘Aurora, a rua que queria ser rio’ – Diretora: Radhi Meron – São Paulo – Duração: 10 minutos – Animação/2021 – Livre
Se as ruas pudessem falar, o que diriam? Aurora é uma solitária rua de uma grande cidade. Em um dia de chuva solitário, ela relembra sua trajetória e sonha com o futuro e se pergunta: “é possível uma rua morrer?”.
‘Clandestino’ – Diretor: Baruch Blumberg – Sergipe – Duração: 24 minutos – Ficção/2017 – Livre
Tereza é uma garota comum, com uma imaginação nada comum. No caminho para encontrar sua mãe e entregar uma encomenda muito preciosa, sua imaginação corre livre pelas paisagens do interior, enquanto ela vai viver aventuras ao lado de sua avó.
‘Guri’ – Diretor: Adriano Monteiro – Espírito Santo – Duração: 12 minutos – Ficção/2019 – Livre
Victor é um menino de 12 anos que sonha em vencer um campeonato de Bolinha de Gude do seu bairro.
‘As aventuras de Pety’ – Diretora: Anahi Borges – São Paulo – Duração: 14 minutos – Animação/2019 – Livre
O filme tem início quando, no céu de Tutameia, surge um lindo e majestoso arco-íris. Em busca do baú de ouro, Pety e seus amigos partem em direção ao bosque da cidade, onde vivem aventuras com seres fantásticos do folclore brasileiro e descobrem que o verdadeiro tesouro pode estar muito mais próximo do que se imagina.
‘Detetives do Prédio Azul 2 – O Mistério Italiano’ – Direção: Vivianne Jundi – Brasil – Duração: 1h29 – Infantil/2018 – Livre
Durante o Expo-Bruxo, o maior evento de magia do mundo, Pippo, Bento e Sol viajam até a Itália para investigar o sumiço da feiticeira Berenice e de um grupo de crianças, que foram enganadas e sequestradas pelos bruxos Máximo e Mínima Buongusto. Com o trabalho em equipe e a ajuda do avô italiano de Pippo, Nonno Giuseppe, eles prometem desvendar mais um mistério e provar que para os Detetives do Prédio Azul nada acaba em pizza.
Na sessão de cinema, que tem entrada gratuita e distribuição de pipoca, serão exibidos curtas-metragens brasileiros e o filme infantil “Detetives do Prédio Azul 2 – O Mistério Italiano”. Fotos: Divulgação
Sobre o CineSolar
O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Desde julho de 2013, o projeto já realizou mais de 1300 sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 476 cidades do país, percorrendo mais de 250 mil quilômetros e chegando a mais de 200 mil pessoas. Além disso, foram gerados mais de 3 milhões de watts (equivalente a um ano e três meses de uma geladeira ligada) e ministradas cerca de 400 oficinemas, que proporcionam acesso às técnicas básicas e aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica.
O CineSolar integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, com a participação de vários países como Holanda, África do Sul, Nepal, Chile, Croácia e Austrália, entre outros.
O CineSolar conta com o patrocínio institucional da Mercedes-Benz – Cars & Vans Brasil, patrocínio solar da Sices Solar e da Clarios – com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, e apoio das marcas Biowash, Cicloway e Bio 2. O projeto também realiza compensação de carbono em parceria com a Ecooar (cerca de 300 árvores já foram plantadas em área de manancial) e promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz).
SOBRE O BANCO BV:
O banco BV é uma das maiores instituições financeiras do país em ativos e atua nos segmentos de Varejo, Corporate & Investment Banking, Asset Management e Private Banking. Em sua estratégia reúne a solidez dos bancos tradicionais com o mindset dos digitais. O banco é líder e especialista no financiamento de veículos usados leves e a primeira instituição a neutralizar a emissão de poluentes dos veículos que financia. Conhecida pelas parcerias com startups, a instituição apresenta soluções inovadoras para o mercado. O banco BV definiu seus compromissos com os pilares ambientais, sociais e de governança no documento público “Compromissos para um futuro mais leve 2030”.
Dourados
Polícia Militar Ambiental de Dourados resgata lobo ferido gravemente à margem da rodovia MS 162 depois de atropelamento

Campo Grande (MS) – Policiais Militares Ambientais de Dourados receberam informações de usuários que passaram pela rodovia MS 162, na altura do km 10, no município hoje (31) pela manhã, de que havia um animal silvestre ferido, à margem da rodovia. Uma equipe foi rapidamente ao local e verificou tratar-se um animal silvestre da espécie lobinho (Cerdocyon thous), que estava à margem da rodovia aparentando estado de saúde grave.
A equipe capturou o animal que foi levado para atendimento médico veterinário na cidade, onde se encontra em estado de saúde ainda crítico, mas estável. Segundo o veterinário, infelizmente o animal estaria muito debilitado devido à gravidade dos ferimentos, mas ele conseguiu estabilizar e tirar as dores do bicho, por meio de remédios. Quando estiver com saúde estabilizada e receber alta do médico veterinário para viajar com segurança, o lobo será removido ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) em Campo Grande, para ser cuidado até estar reabilitado para ser devolvido ao seu habitat natural.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS – (Contato – TENENTE CORONEL EDNILSON PAULINO QUEIROZ) tel. – 3357-1500
Publicado por: Ednilson Paulino Queiroz
-
Galeria de Imagens25 de junho de 2022, 06:05
Pavimentação da MS-320 integra rota da celulose e realiza sonho de produtores
-
Mato Grosso do Sul22 de junho de 2022, 17:35
Grupo chileno vai investir R$ 15 bilhões para construir a quinta fábrica de celulose de MS
-
Policial22 de junho de 2022, 08:05
Polícia Militar recupera objetos furtados e apreende adolescente infrator em Bonito
-
Arapuá26 de junho de 2022, 23:07
Escola Estadual AFXT de Arapuá é reinaugurada, confira o momento
-
Água Clara22 de junho de 2022, 00:53
Peões de Água Clara conquistaram resultados importantes na última semana
-
Policial25 de junho de 2022, 11:05
Polícia Militar prende em flagrante autor de roubo a conveniência em Coxim
-
Mato Grosso do Sul22 de junho de 2022, 05:50
AGEMS inova com uso de drones na fiscalização dos diversos serviços regulados
-
Três Lagoas23 de junho de 2022, 01:13
Governador Reinaldo Azambuja estará nesta quinta-feira (23) em Três Lagoas e inaugura o Hospital Regional
-
Policial25 de junho de 2022, 21:05
Polícia Militar Rodoviária apreende cocaína e pasta base, na MS-112, em Três Lagoas
-
Celulose em Destaque22 de junho de 2022, 10:09
Bracell neutraliza carbono emitido em evento com plantio de 200 mudas nativas da Mata Atlântica no Parque de Pituaçu
-
Galeria de Imagens26 de junho de 2022, 02:10
Confira o Arraiá do Grêmio Recreativo 27 de agosto do 2ºBPM de Três Lagoas
-
Policial24 de junho de 2022, 23:15
Polícia Militar Rodoviária apreende carga de descaminho, na MS 386, em Aral Moreira