Assembléia Legislativa MS
Deputados analisam quatro propostas nesta quarta-feira

Os deputados devem votar, na manhã desta quarta-feira (2), durante a sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) a redação final de proposta que versa sobre a obrigatoriedade da transparência na compra de veículos usados em Mato Grosso do Sul. Outros três projetos estão na pauta da Ordem do Dia. A sessão tem início às 9h e é aberta à participação de toda sociedade.
De autoria dos deputados Junior Mochi (MDB) e Paulo Corrêa (PSDB), o Projeto de Lei nº 226/2024 obriga as revendedoras de veículos usados e ou seminovos, no âmbito do estado de mato grosso do sul, a informar ao consumidor se o veículo colocado à venda é oriundo de leilão, locadora, recuperado ou salvado de seguradoras. A proposta segue para redação final por ter sofrido emendas.
Pautado em segunda discussão, o Projeto de Lei 204/2024, da deputada Mara Caseiro (PSDB), institui, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, a campanha “Setembro Amarelo vai à Escola” a ser realizada no mês de setembro. O objetivo é sensibilizar e incentivar a realização de atividades educacionais sobre a prevenção à automutilação e ao suicídio, com ações de mobilização, palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários visando à divulgação do Setembro Amarelo, estendendo-se as atividades durante todo o mês. As ações educativas serão voltadas ao público escolar, contemplando prioritariamente alunos do ensino médio das escolas estaduais, podendo, entretanto, ser realizado em escolas municipais e estabelecimentos particulares de ensino.
Os deputados votarão, em primeira discussão, o Projeto de Lei Complementar 18/2024, de autoria do deputado Pedrossian Neto (PSD), que dispõe sobre a obrigação de as empresas que gozam de benefícios ou de incentivos fiscais, financeiro-fiscais ou extrafiscais, no Estado de Mato Grosso do Sul, destinar parte do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), devido em cada período de apuração, em favor dos Fundos que especifica, e dá outras providências.
Em discussão única, está pautado o Projeto de Lei 117/2025, de autoria do Poder Judiciário, que dá denominação à sala do Tribunal do Júri da comarca de Deodápolis.
Serviço
As sessões plenárias podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis: TV ALEMS canal 7.2 no sinal aberto e canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link TV ALEMS; Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS; Facebook e Youtube.
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
Assembléia Legislativa MS
Resolução oficializa honrarias em homenagem aos profissionais de rodeio de MS

Os profissionais de rodeio de Mato Grosso do Sul serão homenageados, anualmente, no mês de outubro em solenidade a ser realizada na Assembleia Legislativa (ALEMS). Esse reconhecimento é previsto na Resolução 05/2025, publicada pela Mesa Diretora na edição desta quarta-feira (9) no Diário Oficial do Parlamento.
De autoria do deputado Caravina (PSDB), a Resolução 05/2025 institui a Medalha e o Diploma de Honra ao Mérito Legislativo em homenagem aos profissionais de rodeio. As honrarias serão entregues a profissionais que realizam atividades relacionadas diretamente a rodeio, em reconhecimento pela “contribuição esportiva e cultural para a preservação e valorização deste esporte tradicional em nosso Estado”.
A sessão solene será realizada, preferencialmente, na semana do dia 4 de outubro, quando se comemora o Dia Nacional do Rodeio, instituído pela Lei Federal 13.922/2019. Os homenageados serão notificados pela Mesa Diretora quanto à data e ao horário da solenidade.
“A instituição desta honraria é uma forma legítima de homenagear esses profissionais, reconhecendo seus esforços, dedicação e contribuição para o fortalecimento das tradições rurais do nosso Estado”, afirma o deputado na justificativa do projeto. “Os rodeios são, em sua essência, eventos esportivos e festivo, além de manifestações culturais que movimentam significativamente a economia do nosso Estado, fomentando o turismo, gerando empregos diretos e indiretos, além de manterem viva a cultura rural”, acrescenta.
A Resolução é assinada pelos deputados Geeson Claro (PP), presidente da ALEMS, Paulo Corrêa (PSDB), 1º secretário, e Pedro Kemp (PT), 2º secretário.
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
Assembléia Legislativa MS
Norma vigente é alterada para aumentar a segurança de quem frequenta o Parque dos Poderes

De autoria do deputado Junior Mochi (MDB), tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 179/2025, que altera e acrescenta dispositivos à Lei 4.682, de 12 de junho de 2015, que institui o “Projeto Amigos do Parque”, no Parque dos Poderes do Estado de Mato Grosso do Sul/Parque Estadual do Prosa. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Com a alteração, o artigo 4º da Lei 4.682/2015 terá a seguinte redação: “Fica proibido nas vias de acesso especificadas no artigo 3º desta norma, nos períodos mencionados no parágrafo único do artigo 2º, o trânsito de veículos autopropelidos, incluindo, mas não se limitando a veículos automotores, patinetes elétricos, bicicletas elétricas, motocicletas elétricas, ciclomotores e scooters elétricas, quadriciclos e triciclos elétricos, veículos híbridos (combinando propulsão elétrica e combustão) e quaisquer outros meios de transporte individuais ou coletivos que utilizem motor elétrico como forma de propulsão, independentemente da forma de recarga ou armazenamento da energia”. Essas proibições não se aplicam aos veículos utilizados exclusivamente por forças de segurança pública, fiscalização, socorro médico ou combate a incêndios, aos veículos utilizados em áreas privadas, zonas de segurança restrita ou em atividades de pesquisa tecnológica autorizadas por órgão competente.
Junior Mochi ressalta o objetivo da alteração da norma vigente. “O presente projeto de lei tem por finalidade aprimorar os objetivos da Lei Estadual 4.682, de 12 de junho de 2015, que instituiu o Projeto Amigos do Parque, assegurando maior segurança e harmonia no uso compartilhado das vias do Parque dos Poderes/Parque Estadual do Prosa por pedestres, ciclistas e demais frequentadores. Embora a norma original já proíba o trânsito de veículos automotores nos dias e horários estabelecidos, observa-se que a crescente popularização de novos meios de transporte individuais movidos a propulsão elétrica”, justificou o parlamentar.
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
-
Galeria de Imagens6 dias atrás
Em Três Lagoas| 6 de julho acontece a fase decisiva do Varzeano e 3ª rodada do Amador| Veja as fotos de Arapuá x Vila Real
-
Policial7 dias atrás
Polícia Militar em Três Lagoas realiza a apreensão de autor de Tráfico de Drogas
-
PRF7 dias atrás
PRF apreende 49 Kg de prata em Corumbá (MS)
-
Nota de Falecimento4 dias atrás
Morre “Copeu”, figura icônica do bairro Bela Vista em Três Lagoas