Mato Grosso do Sul
Delas Day incentiva o empreendedorismo feminino e conecta milhares de mulheres a oportunidades

Com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, o Delas Day reuniu centenas de mulheres em busca de conhecimento, autonomia e crescimento profissional por meio do empreendedorismo. O evento, que se consolida como um dos maiores encontros voltados ao protagonismo feminino no mundo dos negócios, contou com a presença de lideranças, especialistas e instituições comprometidas com o desenvolvimento econômico das mulheres.
“Quero agradecer ao Sebrae e a todas as pessoas que abraçaram o Delas Day. Reunir tantas mulheres de diferentes áreas para trocar experiências, aprender e crescer juntas é uma grande iniciativa. Hoje, passaram por aqui mais de 3 mil pessoas e 1.800 CNPJs, um volume impressionante de conexões e oportunidades. Enquanto houver uma mulher ou família em situação vulnerável, temos que seguir trabalhando para transformar essa realidade”, destacou o governador Eduardo Riedel, que participou do evento ao lado da primeira-dama, Mônica Riedel.
A primeira-dama esteve presente no painel “Mulher, Democracia e Participação Política”, promovido pela Secretaria de Estado de Cidadania (SEC), trazendo discussões sobre o papel das mulheres na política e na sociedade.
“O mais bonito é saber que todas vocês vieram aqui em busca de conhecimento, oportunidade e inspiração para dar o pontapé inicial no empreendedorismo. Mato Grosso do Sul é destaque nacional no desenvolvimento graças às pessoas e, principalmente, às mulheres que trabalham e empreendem”, afirmou Mônica Riedel.
O primeiro dia do evento também contou com a presença de prefeitas e vereadoras da capital e do interior e se destacou pela variedade de atividades voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo feminino.
A programação inclui palestras, painéis e workshops abordando temas como liderança, diversidade, gestão empresarial e internacionalização de negócios, além de rodadas de negócios e atrações culturais.
A diretora técnica do Sebrae, Sandra Amarilla, reforçou a importância do evento como uma plataforma de inclusão e desenvolvimento econômico:
“O Delas Day é uma oportunidade de inclusão. Reunimos diversas instituições para oferecer os melhores serviços para as mulheres do nosso estado. E por que isso é tão importante? Porque nós, mulheres, somos maioria da população e ocupamos cerca de 40% das vagas de trabalho. O Mato Grosso do Sul é o segundo estado com mais mulheres donas de negócios, muitas delas empreendendo por necessidade. O apoio que elas encontram aqui pode ser o primeiro passo para uma nova jornada de sucesso.”
Assinatura do termo Todos por Elas
Durante a solenidade, o Sebrae aderiu à campanha ‘Todos por Elas’, uma iniciativa conjunta do Tribunal de Justiça de MS, Assembleia Legislativa e Governo do Estado, que tem como objetivo combater o feminicídio e fortalecer a segurança e proteção das mulheres.
O evento também conta com uma série de iniciativas que reforçam o compromisso com o fortalecimento das mulheres no mercado de trabalho e nos negócios. A Feira de Artesanato, promovida pela Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), reúne dez artesãs para valorizar o trabalho manual e impulsionar a geração de renda feminina.
A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) oferece vagas exclusivas para mulheres e orientação especializada sobre o mercado de trabalho. Além disso, o painel ‘Empreendedoras em Ascensão à Frente de Startups – Histórias de Coragem e Inovação’, promovido pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS), traz relatos inspiradores de mulheres que lideram startups inovadoras.
A programação do Delas Day continua nesta quinta-feira (27), no Bosque Expo – Shopping Bosque dos Ipês (Av. Cônsul Assaf Trad, 4796, Campo Grande – MS.
Evelyn Souza, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Hospital de Cirurgias da Grande Dourados investe em qualificação e melhor atendimento

Capacitação da equipe é parte de um programa de desenvolvimento para elevar ainda mais o padrão do atendimento
Após receber o selo Acreditado Pleno da ONA (Organização Nacional de Acreditação), o HRCGD (Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados) iniciou a implantação de um programa de desenvolvimento profissional com foco na gestão por competências, voltado à qualificação da equipe e à melhoria do atendimento à população.
Pelo reconhecimento nacional, obtido no último mês, ficou atestado que a unidade cumpre rigorosos padrões de segurança, qualidade assistencial e gestão integrada. Agora, paralelamente à certificação, o hospital implantou o programa “Mais Competências”, voltado para o desenvolvimento técnico e comportamental de sua equipe.
A iniciativa é baseada no modelo de gestão por competências, que considera o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho de cada função.
“A qualidade dos serviços de saúde que oferecemos para a população está diretamente ligada à capacidade dos profissionais que atuam no hospital”, resumiu o diretor-geral Alex Marques Cruz. “Ou seja, quanto mais capacitado for o nosso time de colaboradores, melhor também será o serviço que o paciente receberá”, acrescentou.
Treinamento de excelência
Neste mês, os colaboradores participaram do primeiro ciclo de avaliação de desempenho, com foco no crescimento individual e institucional. “Nosso objetivo é preparar os líderes para realizarem essa avaliação com clareza, coerência e foco no desenvolvimento dos profissionais”, explicou Maiza Mendes, analista do Departamento Pessoal do hospital.
Criado pelo Instituto Social Mais Saúde — responsável pela gestão da unidade — o programa tem parceria com a empresa Fator RH, que desenvolveu a plataforma de avaliação por competências utilizada no projeto.
Inaugurado em 2015, o Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados integra a rede estadual de saúde e é referência para mais de 1 milhão de pessoas em 34 municípios da região. Atualmente, a unidade oferece consultas, exames e cirurgias em especialidades como cirurgia geral, ortopedia, ginecologia e cirurgia vascular, além de exames como ultrassonografia, radiografia, eletrocardiograma, endoscopia e colonoscopia.
Com a conquista da certificação e a aposta na qualificação permanente de seus profissionais, o HRCGD consolida seu compromisso com a humanização do cuidado e a melhoria contínua dos serviços prestados à população sul-mato-grossense.
Danúbia Burema, Comunicação SES
Com informações do HRCGD
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Boletim Epidemiológico: MS registra 3.987 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 10.178 casos prováveis de Dengue, sendo 3.987 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 17ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta terça-feira (29). Segundo o documento, 10 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 6 estão em investigação.
Nos últimos 14 dias, Taquarussu registrou incidência média de casos confirmados para doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos e Itaquiraí. Entre as vítimas, 4 delas possuíam algum tipo de comorbidade.
Vacinação
Ainda conforme o boletim, 156.182 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.
A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.
Chikungunya
Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 8.118 casos prováveis, sendo 1.874 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O documento também confirma 17 casos da doença em gestantes. Conforme o boletim, 5 óbitos foram confirmados em decorrência da doença nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí e Terenos. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.
Confira os boletins:
Boletim Epidemiológico Dengue SE 17- 2025
Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 17 – 2025
Helton Davis, Comunicação SES
Foto: Divulgação/GovMS
Fonte: Governo MS
-
Câmara Municipal de Três Lagoas7 dias atrás
Em Três Lagoas| Semana Municipal de Trânsito é lançada durante a 11ª sessão da Câmara de Vereadores
-
Mato Grosso do Sul7 dias atrás
No MS| Período reprodutivo ou falta de comida podem ter motivado ataque de onça no Pantanal
-
Suzano7 dias atrás
Suzano abre inscrições para Programa de Estágio Superior com 18 vagas em Mato Grosso do Sul
-
Policial5 dias atrás
Cinturão Verde em Três Lagoas| Família é rendida, amarrada e tem T-cross levado em assalto violento