TRÊS LAGOAS-MS
  Últimas
Goias vence jogo treino no CT
Flamengo treina em período integral nesta quarta-feira (19), no Ninho do Urubu
Castração de cães e gatos machos e outros serviços voltam a partir de segunda-feira (24)
Saúde alerta que cuidados para prevenir a contaminação por Covid-19 e Influenza A são os mesmos
Oportunidade: Funtrab ainda tem vagas para indígenas trabalharem nas lavouras de maçãs
Detran-MS alerta sobre golpes para extrair documentos em nome do CNH Social
Polícia Militar prende homem por receptação em Batayporã
Corinthians vence jogo-treino diante do Audax
Com golaço de Ângelo, Santos FC vence São Caetano por 4 a 3 em jogo-treino no CT Rei Pelé
Covid-19: Pequim aumenta vigilância com alta de casos antes dos Jogos
Palmeiras é eleito o melhor do mundo, título inédito para o país
Fiscalização “De Olho no Coronavírus” volta à ativa e abre ações com panfletagem na área central de Três Lagoas
Polícia Militar Ambiental de Campo Grande resgata filhotes de maritaca que caíram do ninho
Polícia Militar prende jovem por direção perigosa em Nova Andradina
Polícia Militar conduz para a delegacia três pessoas por violência doméstica no Vale do Ivinhema
Desfile das Escolas de Samba de Campo Grande é adiado para abril
Com golaço de bicicleta Verdão goleia o Oeste e avança as semis da copinha
Tricolor elimina Cruzeiro e agora tem Choque-Rei nas semifinais da Copinha
TV ALEMS estreia Restrospectiva 2021 na programação
Detran/MS alerta: Ainda dá tempo de quitar o seu IPVA com desconto de 15%
SAD divulga inscrições deferidas e indeferidas em processo seletivo da SES/Agepen
Primeira capacitação do ano sobre Lei de Proteção de Dados Pessoais atende servidores da MSGÁS
POLÍCIA MILITAR, ATRAVÉS DA 10ª CIPM, PRENDE HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO
Com aumento de casos, 56 das 79 cidades do Estado tiveram novos registros de covid-19
Polícia Militar, em ação conjunta com a PRF, realiza a prisão, em Paranaíba, de um homem de 26 anos que se encontrava foragido do sistema prisional
Polícia Militar prende autor de violação de domicílio em Paranaíba
SEJUVEL suspende realização “Mais Lazer nas Comunidades” no Jupiá no próximo sábado (22)
SEMEC informa que neste ano Kit Escolar será distribuído aos estudantes semestralmente
UM ANO DE ESPERANÇA – Vacinação contra a Covid-19 completa um ano em Três Lagoas
Concurso da Prefeitura de Três Lagoas têm 15.969 inscrições
Next
Prev

Assembléia Legislativa MS

Debates, eventos e homenagens virtuais movimentaram o ano no Legislativo

Publicado


A pandemia impôs nova forma de trabalho ao Parlamento e – mesmo com as restrições sanitárias – os debates, eventos e homenagens não pararam na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Graças ao auxílio da tecnologia, o Parlamento cumpriu o papel de ser a Casa do Povo, debatendo questões relevantes e reconhecendo o trabalho dos cidadãos e cidadãs sul-mato-grossenses. 

Debates

Realizadas de forma virtual, a partir do plenário da Assembleia Legislativa, as reuniões de Frentes Parlamentares debateram propostas e soluções para desafios de diversos setores. 

Uma das conquistas da Frente Parlamentar para a Regularização Fundiária foi a disponibilização de código com a padronização do registro de georreferenciamento e escrituras, junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). A Frente Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Epidemia promoveu programação especial junto aos municípios sul-mato-grossenses para desenvolver ações contra o problema. Já a Frente Parlamentar do Leite debateu a composição do preço do produto em MS.

Neste ano, foram instituídos mais três grupos de trabalho na ALEMS: a Frente Parlamentar em Apoio aos Consórcios Municipais; a Frente de Combate ao Assoreamento e Recuperação da Bacia do Alto Taquari; e a Frente Parlamentar em Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias. As ações de agentes de saúde e endemias ganharam reforço na primeira reunião do grupo


Debates e mobilização da ALEMS garantiram a criação da Polícia Penal

Foto: Luciana Nassar

O Parlamento também discutiu temas importantes para a Segurança Pública. Profissionais representantes das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul falaram sobre os desafios enfrentados pela área durante a pandemia. A iniciativa fez parte da Semana Estadual de Segurança Pública. Outra ação do Parlamento em prol da área de Segurança foi a criação da Polícia Penal, graças a interlocução dos deputados estaduais. 

A ALEMS também promoveu iniciativas para proteger mulheres da violência, entre elas a “Semana Estadual de Combate ao Feminicídio”. A live de abertura oficial do evento obteve 364 curtidas, 31 comentários e 1.039 pessoas alcançadas. Durante a Semana Estadual, especialistas debateram o procedimento operacional padrão das instituições estaduais de Segurança Pública para os casos de feminicídio. 

O direito das crianças e adolescentes também foi destaque no Legislativo. Contando com a participação de diversas autoridades e com o objetivo de discutir formas de combater ofensas sexuais contra crianças e adolescentes no Estado, a Casa de Leis realizou duas lives que integraram a campanha Maio Laranja. Reveja aqui. A live do dia 17 de maio obteve 663 curtidas, 114 comentários e 1.460 pessoas alcançadas.


Parlamento estadual debateu pautas sobre meio ambiente 

Foto: Luciana Nassar

O presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB), participou da live “Desafios da Administração Pública frente às Mudanças Climáticas”, promovida pelo Governo do Estado, como parte da comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O parlamentar ressaltou as ações realizadas pela Casa de Leis e o acesso à legislação ambiental de Mato Grosso do Sul. 

A Assembleia Legislativa estreitou conversas para estimular a produção de energia eólica em MS. Com apoio da Casa de Leis, MS poderá ter programa de energia limpa. Além disso, mais de 14 palestras e participação de cerca de 30 instituições marcaram o II Seminário Estadual da Água Múltiplas Conexões – Bacias hidrográficas dos rios Paraná e Paraguai.

Para debater novo marco legal do gás natural no Estado, o presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa, passou a integrar, como membro titular, o grupo de trabalho sobre o tema. O comitê reúne representantes da indústria, Governo do Estado, agências reguladoras e MSGás. Saiba mais

A prevenção ao suicídio também foi tema de audiência pública, em alusão à campanha Setembro Amarelo em MS, criada e aprovada no Parlamento. Durante o evento, os participantes sensibilizaram a população para ações de valorização da vida.

A ALEMS também debateu a construção de estrada que vai tirar o Pantanal do isolamento e fomentar o desenvolvimento sustentável da região. O esboço do projeto, resultante das articulações entre o Governo e a iniciativa privada, com a  participação da Assembleia Legislativa, foi apresentado na Casa de Leis.


Realização de conferência entre legislativos e legisladores foi destaque 

Foto: Luciana Nassar

Eventos

Um dos eventos de destaque na Assembleia Legislativa em 2021 foi a realização da 24ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Essa foi a primeira vez que MS  foi escolhido para sediar o encontro, que contou com a integração de Legislativos de 30 países. Como anfitriã, a ALEMS compôs mesa em painéis, teve voz em reuniões, fez a cobertura completa do evento e elegeu o novo presidente da Unale, Lidio Lopes (PATRI-MS) para o biênio 2022-2023. 

Em 2021, a Casa de Leis deu posse a dois parlamentares. Amarildo Cruz (PT) retornou ao Legislativo para ocupar a vaga deixada pelo deputado Cabo Almi, que morreu em maio devido à Covid-19. O deputado Paulo Duarte (MDB) voltou ao Parlamento, após a ida do deputado Eduardo Rocha para a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, no Poder Executivo.

Outros eventos também tiveram destaque neste ano. O Legislativo sediou o 6º Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa. Em homenagem ao Meio Ambiente, houve o plantio de mudas de ipês no jardim do Legislativo em comemoração ao Dia da Árvore. Um ato realizado na Presidência da ALEMS marcou o início da Semana Sul-mato-grossense do Leite, quando os parlamentares homenagearam os produtores do Estado, reveja aqui.

Os deputados também participam da assinatura da Parceria Público-Privada da Sanesul, para universalização do saneamento básico no Estado. Na campanha Outubro Rosa, o Legislativo promoveu campanha de doação de lenços a mulheres que enfrentam o tratamento do câncer de mama e disponibilizou exames às servidoras.

Reconhecimento 

A Casa de Leis também homenageou cidadãos sul-mato-grossenses que prestaram relevantes serviços ao Estado. Sensível ao luto na pandemia, a ALEMS homenageou cidadãos que perderam a vida na batalha contra a Covid-19. A Casa de Leis também homenageou dois parlamentares da 11ª Legislatura que morreram vítimas da doença. As salas de reuniões 1 e 2, localizadas no andar superior da Assembleia Legislativa, foram nominadas Onevan de Matos e Cabo Almi, em memória aos deputados estaduais.


Troféu Celina Jallad foi entregue no Dia Internacional da Mulher

Foto: Luciana Nassar

A Assembleia Legislativa realizou a sessão solene semipresencial para a entrega do troféu Celina Jallad. A honraria foi dedicada às mulheres que atuaram no enfrentamento da Covid-19. Os atletas sul-mato-grossenses que se destacaram nas Paralimpíadas receberam moção de congratulação da ALEMS

Os advogados receberam a Medalha do Mérito Advocatício Jorge Antônio Siufi. Os jovens do estado também foram homenageados na Semana Estadual da Juventude. A Medalha Coronel Adib foi entregue aos profissionais da Segurança Pública. Dentistas e médicos que superam desafios da profissão em tempos de pandemia também foram reconhecidos. 

No Dia do Doador de Órgãos, o Parlamento realizou sessão solene para homenagear pessoas que contribuíram para a atividade. Houve também sessão solene mista em comemoração ao Dia do Engenheiro Agrimensor. Com a entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares, o Legislativo comemorou o Dia da Consciência Negra. Cerca de 80 pessoas foram homenageadas com a Comenda do Mérito Legislativo e o Título de Cidadão Sul-mato-grossense.

Saúde, Economia e Educação também foram destaques no Parlamento em 2021, relembre aqui.

Comentários Facebook

Assembléia Legislativa MS

TV ALEMS estreia Restrospectiva 2021 na programação

Publicado

por


Os destaques da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) foram reunidos pela equipe da TV ALEMS e se transformaram no especial “O Ano de 2021 na ALEMS”, a retrospectiva produzida anualmente pelos jornalistas do canal do Legislativo.

O materiala abrange do retorno dos trabalhos em fevereiro, passando pelos projetos votados ao longo do ano, até as grandes iniciativas da Casa de Leis. O especial, com uma hora, faz uso de um formato ágil ao destacar os principais acontecimentos de 2021 e prender a atenção do telespectador.

O especial “O Ano de 2021 na ALEMS” é exibido no canal 9 da Claro Net em Campo Grande e em Dourados. Assista este programa na íntegra neste link. Também é possível conferir nosso programa e outros já exibidos pelo canal do YouTube da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Comentários Facebook
Continue lendo

Assembléia Legislativa MS

Alcance social: Atuação da ALEMS beneficia o sul-mato-grossense

Publicado

por


A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) é a responsável pela criação das leis do Estado, aprovando projetos em tramitação originados nos três Poderes, e há 44 anos faz a diferença na vida do cidadão. Propostas aprovadas levam diversos benefícios à sociedade: Economia, Meio ambiente, Direito do Consumidor, Direito Animal, e o Direito das Mulheres estão entre os temas das leis que nasceram na Casa de Leis, a Casa do Povo.

Em 2021, ainda em meio a pandemia da Covid-19, o protagonismo do Poder Legislativo foi fundamental no enfrentamento da crise sanitária e econômica originada com o início da pandemia do novo coronavírus, no Estado, ano passado, e em todo o País. Um novo cenário para a economia estadual só foi possível graças a aprovação de projetos essenciais à retomada econômica demonstram o valor da atuação parlamentar em benefício daqueles que mais precisam.


Paulo Corrêa é o presidente da ALEMS, conduz a Casa de Leis

O deputado Paulo Corrêa (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), destacou o papel da Casa de Leis na interlocução com o Executivo para a retomada da economia em Mato Grosso do Sul. “É isso que a Assembleia faz, ela ouve a população, traz os pleitos para o governador, que tem uma equipe que estuda cada caso e atende dentro das possibilidades. A Assembleia Legislativa jamais falta ao Governo do Estado. Para a tramitação destas matérias fizemos acordos de lideranças, para votação o mais rápido possível. Com o equilíbrio fiscal atingido, haverá condições de fazer o reajuste necessário e possível para todas as categorias do Estado, e também destravar as promoções”, explicou.

“Agradeço a administração estadual que está atuando muito bem e atende todos os 24 deputados. Quero agradecer a ajuda e a compreensão de todos os parlamentares. Aqui temos o apoio em todos os quesitos para que possamos tornar o Legislativo forte, unidos no interesse público, fundamental para termos forças junto aos demais Poderes e superarmos esse momento de pandemia. Agradeço também o trabalho das comissões permanentes e aos funcionários desta Casa, que sempre vestem a camisa”, concluiu o presidente Paulo Corrêa.


Azambuja ressalta parceria do Legislativo nas ações sociais

Em entrevista exclusiva ao site da ALEMS, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) falou da parceria entre o Poder Executivo e a Assembleia Legislativa. “Tivemos um ano extremamente proveitoso, primeiro porque nós implantamos por meio de leis os programas de cunho social da retomada da economia, que foi o Mais Social, o programa de apoio ao setor de bares e restaurantes, a isenção de Imposto sobre Veículos Automotores [IPVA], isenção do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços [ICMS] aos bares e restaurantes, isenção de ICMS aos optantes do simples que foram afetados pela pandemia, e os benefícios financeiros ao setor de turismo, ao setor de guias de turismo, ao setor cultural”, detalhou o governador.

“Um ano extremamente importante porque tudo isso foi objeto de projetos de lei, esses programas de cunho social, entregamos agora o Energia Social e Conta de Luz Zero, que é um programa de alcance social enorme e beneficiará essas famílias que mais precisam economizar, não pagarão energia e usarão esses recursos para outros benefícios de sua vida pessoal e de sua família, então a Assembleia foi extremamente parceira aprovando um volume enorme de projetos de lei, medidas estabelecidas e leis importantes para o equilíbrio fiscal do Estado. O desenvolvimento social que mostra que quando você tem a responsabilidade, juntos, Legislativo e Executivo, beneficiamos as pessoas, aqueles que mais precisam, e a Assembleia Legislativa foi muita parceira nesse momento aprovando todas a leis encaminhadas aqui”, ressaltou o governador Reinaldo Azambuja [PSDB].


Juliano Wertheimer, presidente da Abrasel MS

Juliano Wertheimer, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul (Abrasel MS), avalia a retomada econômica do setor, muito prejudicado com a pandemia. “Apesar de todas as dificuldades e dos impactos causados por quase dois anos de pandemia, o setor tem respondido positivamente à retomada econômica e a expectativa é positiva no ano de 2022, com crescimento do faturamento, e geração de novos postos de trabalho. O ano de 2021 foi desafiador para bares e restaurantes. Passamos por momentos delicados que nos demandaram muita força e união. Nos piores momentos da pandemia, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul mostrou uma capacidade de diálogo e protagonismo na condução dos temas referentes ao nosso setor”, enfatizou. 

“Grandes conquistas, como a isenção do IPVA, isenção e redução do ICMS, beneficiando mais de 6.700 estabelecimentos em todo o Estado, só foram possíveis graças à agilidade e iniciativa dos deputados estaduais. A Assembleia de Mato Grosso do Sul foi protagonista no Brasil na aprovação dessas medidas, que serviram como modelos de planos de retomada econômica do setor em todo o País. Também citamos o reconhecimento da essencialidade do setor, por meio de um projeto aprovado pelos nossos legisladores estaduais”, lembrou Juliano Wertheimer. 


O presidente da Assomasul enaltece a parceria com a ALEMS

O prefeito Valdir Couto de Souza Júnior (PSDB), de Nioaque, e presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), frisa que Assembleia Legislativa é essencial para toda sociedade. “A Assembleia Legislativa de MS tem um papel fundamental tanto para a sociedade como para nós prefeitos. É por meio da parceria com a ALEMS que conseguimos solucionar problemas e resolver demandas de cada município. Com o apoio dos deputados ficamos mais fortalecidos em todas as frentes municipais e também junto ao governo estadual. Sem dúvidas, a entidade é uma parceira dos prefeitos”, destacou

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana