TRÊS LAGOAS MS
  Últimas
Quarta-feira continua com tempo estável, sem previsão de chuva no Estado
Copa dos Campeões de basquetebol e futsal de 15 a 17 anos começa nesta quarta-feira em Coxim
Desde 2017, estudantes da EE 11 de Outubro realizam aulas de capoeira
Secretaria de Meio Ambiente doa óleo usado para pessoas que fazem sabão em Água Clara
Polícia Civil de Água Clara prende professor de música suspeito de abusar sexualmente de aluna de 9 anos
Polícia Civil de Três Lagoas fecha boca de fumo e prende homem em flagrante por tráfico de drogas no residencial Novo Oeste
Autores dos furtos em hamburguerias na Lagoa Maior são identificados pela Policia Civil de Três Lagoas
Cruzeiro vence no Mineirão e amplia vantagem na liderança da Série B
Internacional perde para Colo-Colo e se complica na Sul-Americana
Centro de Promoção da Saúde e SOS são inaugurados pela Unimed Três Lagoas
Corinthians fica no 0 a 0 com o Boca Juniors pela Libertadores
Athletico-PR derrota Libertad por 2 a 1 na Arena da Baixada
Polícia Militar prende autores por tráfico de drogas e apreende 188 kg de drogas
MPE´s lideram criação de empregos formais em 2022
Suzano está com três processos seletivos abertos para Três Lagoas (MS)
Chuva e neblina podem comprometer a segurança no trânsito
Design de Interiores EAD incorpora proposta biofílica na UNIGRAN Decor
Em visita de manutenção, HNSA que já é ONA Nível 1, recebe retorno positivo de avaliadores do IBES
Prefeito de Sonora, que é também presidente do Cointa, assina contratos de gestão
Bracell abre inscrições para Programa de Trainee 2022
Libertadores: Hulk perde pênalti e Galo empata na ida das oitavas
Com gol de Gabriel Teixeira, Grêmio derrota Londrina na Série B
Governo entrega veículo para transportar famílias atendidas pelo Cotolengo e doa casacos
Polícia Militar Rodoviária apreende três cargas de contrabando e descaminho, na MS 164, em Maracaju
Brasil encerra Pan de Ginástica de Trampolim com nove medalhas
Liga das Nações: seleção feminina bate China em abertura da 3ª etapa
Governo arca com passe da Rede Estadual de Ensino, mas quer tarifa congelada
Coluna – Brasileirão está mais difícil do que nunca
Artista que criou portal da entrada para Arapuá vai realizar manutenção gratuita
Servidores acompanham visita do ícone da padroeira de MS ao Legislativo
Next
Prev

Mato Grosso do Sul

Cuidados do passageiro e fiscalização da AGEMS garantem viagem segura no feriado prolongado em MS

Publicado

O feriado prolongado pela celebração do Corpus Christi deve levar muitos sul-mato-grossenses a pegar a estrada em direção a diferentes municípios. Para quem vai viajar de ônibus, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS), faz um alerta: cuidados com a escolha do transportador, atenção aos seus direitos e observação de noras dentro do veículo são essenciais para uma viagem segura.

Diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis

“Nossa fiscalização está hoje mais uma vez nas estradas, verificando a prestação do serviço, inibindo a atuação de clandestino, orientando. Mas o usuário também tem papel importante na qualidade do transporte que é oferecido a ele”, lembra o diretor-presidente da Agência de Regulação, Carlos Alberto de Assis.

Da compra do bilhete ao fim da viagem, existe uma série de cuidados que ajudam a evitar transtornos ao viajante, garantindo a saída e a chegada segura ao destino. Confira:

Passagem

Só adquira o bilhete em pontos oficiais de venda e só com empresas cadastradas.

As grandes transportadoras têm guichês nos terminais. Para quem opta por vans e micro-ônibus de operadores autônomas regularizados é importante saber que esses transportadores também têm pontos de embarque e desembarque e horários estabelecidos pela Agência. Da mesma forma que nas empresas maiores, eles precisam emitir um bilhete, e estar com o cadastro e vistoria do veículo em dia.

Gratuidade

Empresas e transportadores autônomos têm que oferecer as gratuidades garantidas na legislação: Nos ônibus, 2 poltronas grátis para idoso; 2 poltronas grátis para pessoa com deficiência; e 2 poltronas com 50% de desconto para idosos, caso as vagas gratuitas já estejam ocupadas. Nos micro-ônibus (incluindo vans), 1 poltrona grátis e 1 com 50% de desconto para idoso e 1 poltrona grátis para pessoa com deficiência.

Clandestino

Nunca viaje com um transportador clandestino. O passageiro pode pedir ao motorista para verificar os documentos que atestam que ele é um autônomo cadastrado e regularizado. Caso contrário, a viagem não tem qualquer garantia, além de ser um risco para a segurança.

Segurança a bordo

Embarcou? Afivele o cinto de segurança. Muitos passageiros não têm no transporte de ônibus o mesmo cuidado que têm nas viagens de automóvel. Mas o risco de ferimentos ou até de morte em acidente com vans e ônibus é o mesmo que nos carros de passeio. O veículo tem que estar com o cinto em boas condições e visivelmente colocado sobre a poltrona. Além disso, a AGEMS determina que o motorista ou outro representante da empresa faça uma orientação verbal antes da saída, lembrando os passageiros de utilizarem o equipamento.

Trajeto

Nas linhas com distância maior, todos os passageiros devem estar sentados. Se uma empresa vender passagem acima da capacidade e sugerir que o passageiro vá em pé em determinado trecho, não aceite, denuncie.

Turismo

Para viajar com uma empresa de fretamento turístico, o passageiro também conta com transportadores credenciados pela Agência Reguladora. Neste caso, a empresa não pode vender bilhete avulso, porque o serviço é um pacote fechado para um grupo. Para confirmar se a empresa está regular, basta exigir que o transportador apresente a Licença de Viagem Eventual/Turística, que é emitida por um sistema informatizado da Agência. No site da AGEMS, é possível encontrar a lista completa das empresas de fretamento.

Foi mal atendido ou encontrou alguma irregularidade? Denuncie!

A Agência Reguladora dispõe de uma Ouvidoria moderna e dinâmica. Para prestar informações, tirar dúvidas e receber reclamações dos usuários em qualquer problema, o passageiro pode falar com a AGEMS pelo WhastApp no (67) 3025-9505.

Pode também ligar gratuitamente para o telefone 0800 600 0506, mandar um e-mail para [email protected] ou acessar o site da AGEMS e preencher o formulário de reclamação.

É importante guardar o bilhete e, se possível, registrar em foto ou vídeo informações do veículo em que viajou.

Gizele Oliveira, AGEMS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Quarta-feira continua com tempo estável, sem previsão de chuva no Estado

Publicado

por

Nesta quarta-feira (28) continua com tempo firme e estável, sem previsão de chuvas nas diferentes regiões do Estado. Em algumas cidades haverá uma leve queda nas temperaturas mínimas, devido a chegada de uma frente fria oceânica, principalmente no extremo sul.

Durante a semana também seguem baixos os valores de umidade relativa do ar, entre 20% e 40% em grande parte do Estado. Já as máximas podem chegar a 30°C em cidades como Coxim, Paranaíba e Três Lagoas.

Em Campo Grande a mínima ficará em 16°C e a máxima de 27°C. Já em Dourados segue com 15°C (mínima) e 24°C (máxima). Na região do Pantanal, em Corumbá, a variação será de 18°C e 25°C.

Já na região Norte do Estado, em Coxim, pode chegar a 30°C (máxima), com mínima de 15°C. Para Ponta Porã, na região de fronteira, a mínima será de 15°C e máxima de 22°C. No extremo sul do Estado, em Iguatemi, a temperatura fica entre 14°C (mínima) e 21°C (máxima).

Leonardo Rocha, Subcom
Foto Capa: Chico Ribeiro

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso do Sul

Copa dos Campeões de basquetebol e futsal de 15 a 17 anos começa nesta quarta-feira em Coxim

Publicado

por

A Copa dos Campeões começa nesta quarta-feira (29) em Coxim, com a etapa do basquetebol e futsal, para estudantes-atletas de 15 a 17 anos. O torneio anexo aos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul é organizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), e definirá as equipes que representarão o Estado na fase nacional escolar, os Jogos da Juventude, que acontecerão em Aracaju (SE).

As disputas das duas modalidades vão até domingo (3). No total, 17 municípios vão participar: Amambai, Anastácio, Aquidauana, Caarapó, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.

O evento em Coxim reúne as seleções municipais de melhor colocação nos Jogos Escolares, realizados de 17 a 23 de maio, na Capital. O campeão de cada modalidade e gênero levará o nome de Mato Grosso do Sul aos Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). A competição, envolvendo todos os estados do país e o Distrito Federal, terá sede em Aracaju (SE), de 1º a 18 de setembro.

Com o total de 26 jogos, o basquetebol terá partidas no ginásio da Fundação Educacional de Coxim (FEC)/Colégio Professora Julieta Mota dos Santos e na quadra da Escola Municipal Marechal Rondon. Já o futsal terá 40, com confrontos nos ginásios municipais Ademir Mochi e Fernando Fontoura.

“Coxim nos recebe de braços abertos e vamos entregar mais um evento de excelência, promovendo a inclusão de centenas de jovens atletas e proporcionando a eles uma experiência que vai além das disputas em quadra. Uma boa competição a todos”, enfatiza o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho.

Assim como nos Jogos, os atletas da Copa poderão participar de atividades culturais, lúdicas e recreativas no Centro de Convivência, durante o horário de refeições. As delegações chegam a Coxim nesta quarta-feira (28) e vão ser recepcionadas a partir das 8 horas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável – Gerência de Cultura e Esporte. No local será o realizado credenciamento e a regularização de pendências junto à Secretaria Geral. O refeitório e o Centro de Convivência ficam no salão paroquial da Catedral São José.

Os jogos da fase classificatória têm início nesta quarta-feira (29), às 15 horas. Confira no Boletim 1 a programação completa, tabela de jogos, chaveamento das equipes e mais detalhes:

Boletim 1 – Copa dos Campeões 2022 – basquetebol/futsal – 15 a 17 anos

A Copa dos Campeões prossegue de 4 a 8 de julho, com a etapa do handebol e voleibol, na faixa etária de 15 a 17 anos, também em Coxim.

Texto e foto: Lucas Castro, Fundesporte

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana