TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Crianças do CEI Detran ‘mergulham’ em experiências e narrativas ancestrais dos povos originários

Publicado em

Em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, 19 de abril, as crianças do CEI Detran – Claudete de Oliveira da Vera Cruz fizeram uma imersão na Cultura dos Povos Indígenas.

A equipe de professores, atelieristas e assistentes do CEI preparou atividades conforme a faixa etária de cada turma, desde os bebês até as crianças de 5 anos, para falar sobre povos indígenas respeitando a realidade de Mato Grosso do Sul.

As experiências abriram uma janela para a riqueza cultural, possibilitando a compreensão de que todos os dias são dias dos povos indígenas.

Conhecida internacionalmente, o universo da artista indígena sul-mato-grossense, Conceição dos Bugres também foi trabalhado com as crianças, por meio de estímulos às pesquisas, debates e reflexões.

“As crianças não apenas desvendaram a riqueza cultural e a força expressiva de seus trabalhos, como também se inspiraram para criar seus próprios “bugrinhos”, reinterpretando a estética singular da artista com um toque pessoal e criativo”, é o que expressa o relato das educadoras da turma 5.

Outra atividade apresentou os grafismos da etnia kadiwéu. “Usamos bolachas de argila como tela e pintamos cada uma delas com tinta guache, nas cores que a etnia utiliza em suas cerâmicas. Foi uma experiência enriquecedora e divertida”, exemplifica publicação nas redes do CEI Detran.

Explorar o mundo com as mãos é uma experiência característica da infância. Para os bebês do CEI o aprendizado foi com o urucum. O fruto faz parte da tradição indígena para utilização nas pinturas corporais de diferentes etnias.

Uma das atividades imersivas contou com a presença do indígena, Agnaldo Terena, que veio de Anastácio para dialogar com os pequenos. “Ficamos imensamente felizes com a interação das crianças com a cultura indígena, Aguinaldo foi muito gentil em partilhar palavras e histórias referentes a sua etnia, trouxe um acervo de objetos e instrumentos musicais significativos para cultura terena. As crianças fizeram perguntas sobre seu colar, cocar e identidade”, detalha relato da vivência, sob a ótica dos educadores.

O ponto alto dessa imersão foi a visita ao Museu das Culturas Dom Bosco nesta sexta-feira (12). Com autorização dos pais, as crianças foram guiadas pelos profissionais do CEI, e puderam conhecer um pouco mais desse universo dos povos indígenas.

“Ao oportunizarmos às crianças situações de experiência como essas criamos as condições propícias para que elas se apropriem concretamente do nosso universo cultural”, destacou a diretora do CEI Detran, Ordália Almeida.

Acompanhe o dia a dia do CEI Detran nas redes sociais.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued e CEI Detran

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

MS amplia vacinação contra influenza para toda população

Published

on

By

O Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), ampliou nesta quinta-feira (2) a oferta da vacina contra Influenza para toda a população não imunizada, a partir dos 6 meses de idade, em Mato Grosso do Sul. Desde o início da campanha em 18 de março, o Estado já recebeu do Ministério da Saúde 793.170 doses do imunizante, distribuídas aos 79 municípios.

A coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, explica que o objetivo da 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é reduzir as complicações, internações e ainda a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus Influenza na população.

A campanha visa aumentar a quantidade de pessoas imunizadas e diminuir a circulação dos vírus. “O aumento de pessoas imunizadas contribui para menor circulação dos vírus e evita sobrecarga nos serviços de saúde. Precisamos aumentar a cobertura vacinal independente de grupos. Estamos com aumento de pessoas hospitalizadas e óbitos por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e Influenza, doenças causadas por vírus respiratórios”, afirma Goldfinger.

A adesão dos grupos prioritários é baixa no Estado. Até o momento foram aplicadas 184.749 doses, o que representa 17,41% da cobertura dos grupos elencados como prioritários (Dados contidos na RNDS – Rede Nacional de Dados em Saúde até o dia 30/04/2024).

A ampliação da oferta da vacina para a população geral também ocorre como forma de medida preventiva para abrandar sintomas de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave, especialmente nas crianças, contribuindo na redução da demanda por atendimentos ambulatoriais e internações durante o período do outono e inverno no Brasil.

Tradicionalmente realizada em todo o País entre os meses de abril e maio, neste ano, a campanha iniciou em março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no território nacional. A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação – A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria) – protegendo contra os principais vírus em circulação.

A vacina contra Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. A vacinação contra a Influenza segue até o dia 31 de maio no Estado.

Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Kamilla Ratier, Comunicação SES

Foto: Arquivo/SES

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Artesanato de MS é apresentado em evento nacional realizado em Brasília

Published

on

By

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura, garante a participação do artesanato sul-mato-grossense no 17° Salão de Artesanato – Raízes Brasileiras, realizado entre os dias 8 e 12 de maio, em Brasília (DF). No evento será ocupado um espaço coletivo de 50m² – no Pátio Brasil Shopping – para divulgação e comercialização de produtos artesanais de Mato Grosso do Sul.

O Salão do Artesanato tem acesso gratuito para todos os visitantes e é um dos principais do país, dando visibilidade a produção artesanal brasileira, que é rica e diversa. A feira reúne produções dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, e suas comunidades artesãs, em um evento que mostra a diversidade artesanal, com incentivo a comercialização desses produtos e melhoria das relações comerciais pela possibilidade de contato direto com o público consumidor e com lojistas.

Mais de 40 mil peças artesanais serão expostas, com estimulo ao mercado consumidor pela possibilidade de identificação com produtos regionais, conhecimento das técnicas e materiais utilizados, histórico, beleza e riqueza agregadas à produção.

Por edital, foram selecionados para participar da feira – como artesão individual -, Ana Vitorino da Silva Leoderio, André Kevin Constantino e Maria Suzana da Silva, além das entidades representativas do artesanato, Associação dos Produtores de Artesanato e Artistas Populares do MS (Proart/MS) e União Estadual dos Artesãos de Mato Grosso do Sul (Uneart/MS). O espaço é cedido pelo PAB (Programa do Artesanato Brasileiro) e a Fundação de Cultura de MS é responsável pela seleção dos artesãos e transporte das peças artesanais.

“A participação de MS nas feiras nacionais como o 17° Salão de Artesanato de Brasília abre cada vez mais mercado e deixa o artesanato do Estado em evidência nacional, lembrando que esse evento acontece no fim de semana do Dia das Mães, que tem aumento de forma expressiva nas vendas”, afirmou a gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura, Katienka Klain.

A artesã Maria Suzana da Silva foi uma das selecionadas para participar da feira. Ela vai expor e comercializar canecas personalizadas com o tema de Mato Grosso do Sul, além de porta-canecas, bolsas, nécessaires, porta-celular, porta-moedas, porta-terço e amigurumis. “Eu faço também bolsas com bags que são reutilizados para transporte de adubo, insumos na área da agricultura. Meu pai mora na chácara e lá tem muitos bags e aí eu utilizo eles para fazer bolsas”.

Para Maria Suzana, ter sido selecionada para participar da feira em Brasília “foi inusitado”. “Eu não imaginei que eu fosse ser selecionada, porque várias pessoas falaram que para ser selecionado tinha que ter algo diferente. Eu imagino que eu tenha esse algo diferente”, afirmou.

17º SALÃO DO ARTESANATO 2024

Local: Arena de Eventos do Pátio Brasil Shopping
Data: de 8 a 12 de maio
Horário: de 10h às 22h – com entrada franca

Karina Lima, Fundação de Cultura de MS (texto e foto)

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas02/05/2024

BOLETIM ECONÔMICO – Indústria volta a gerar empregos em Três Lagoas e registra aumento de 194,4% nas contratações

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT) divulgou, nesta quinta-feira, 02 de maio, o Boletim Econômico Trimestral,...

Três Lagoas02/05/2024

NOVO PÚBLICO – Vacinação da gripe é ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade

A partir desta quinta-feira, 02 de maio, a vacina da Gripe/Influenza está liberada para pessoas acima de seis meses de...

Três Lagoas02/05/2024

Vejas as 130 vagas de emprego disponíveis na Casa do Trabalhador de TL nesta quinta-feira (02)

Você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Então fique ligado nas vagas disponíveis na Casa...

Três Lagoas30/04/2024

Estão abertas as inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal Masculino Série “A” e “B”

A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) abriu inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal Masculino Série A...

Três Lagoas30/04/2024

SEINTRA informa sobre rota alternativa para o Hospital Regional devido reforma na via de acesso

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), informa que o acesso...

Três Lagoas30/04/2024

Prefeitura de Três Lagoas promove blitz educativa sobre combate ao Aedes Aegypti

No intuito de reforçar as medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana