TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Conceito de Saúde Única que aborda vigilância entre a saúde humana, animal e ambiental é destaque na Dinapec 2025

Publicado em

Os debates acerca do conceito de saúde única (One Health) têm cada vez mais ganhado espaço dentro de instituições que buscam o trabalho integrado entre saúde humana, animal e ambiental. Neste sentido, a abordagem em saúde única é destaque na feira tecnológica Dinapec 2025 (Dinâmica Agropecuária), realizada pela Embrapa Gado de Corte nos dias 24 a 26 de março, em Campo Grande.

A pesquisadora e coordenadora de Saúde Única da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Danila Frias, destaca que Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado brasileiro a ter um setor consolidado dentro da Secretaria Estadual de Saúde que trabalha essa integração. “Atuamos com vigilância em saúde sob uma abordagem integrada, buscando mostrar que para alcançar a proteção da saúde humana, não podemos esquecer que há a saúde animal e a do ambiente”, explica Danila Frias.

No decorrer da palestra, a coordenadora de Saúde Única da SES, Danila Frias, apresenta cases do trabalho de abordagem em saúde única, como o Projeto NAVIO

Ao ministrar palestra no Espaço Zimmer, a coordenadora de Saúde única da SES enfatizou a importância em debater este conceito dentro de um evento como a Dinapec, justamente pela posição de destaque que o ocupa MS no agronegócio. “Quando começamos a abordar, fazer com que as pessoas que trabalham nessa linha do agronegócio comecem a entender a importância do que fazem para prevenção da saúde animal, da saúde ambiental e como ela está refletindo na saúde humana, isso é extremamente importante. É um ganho muito grande para o Estado essa parceria entre a SES, por meio da Coordenadoria de Saúde única, com os setores do agronegócio em Mato Grosso do Sul, no caso da feira da Dinapec com a Embrapa”, finaliza Frias.

No decorrer da palestra foram apresentados exemplos e cases do trabalho de abordagem em saúde única, como o Projeto NAVIO, consolidado como um marco na saúde pública brasileira, levando inovação, assistência médica, odontológica, vacinação, exames e ações de vigilância em saúde com abordagem de saúde única para comunidades ribeirinhas do Pantanal.

Na Dinapec 2025 as gerências de Zoonoses e Doenças Endêmicas da SES, Assessoria de Apoio aos Munícipios das Rotas Biocêanica e da Celulose, junto com a Coordenadoria de Saúde Única, também estão presentes no evento reforçando a parceria estratégica com os setores produtivos.

Equipe técnica das gerências de Zoonoses e Doenças Endêmicas da SES, Assessoria de Apoio aos Munícipios das Rotas Biocêanica e da Celulose, e Coordenadoria de Saúde Única

“A crescente importância das arboviroses, especialmente nas áreas rurais e no agronegócio, exige uma abordagem integrada em saúde única. O aumento de casos de Dengue, Chikungunya e Zika nessas áreas impacta diretamente os trabalhadores rurais, tornando crucial o fortalecimento da vigilância e do atendimento para prevenir e controlar essas doenças em todos os ambientes”, afirma a gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener.

“Na gerência técnica lidamos com as doenças transmitidas para o ser humano, as zoonoses. Aqui na Dinapec estamos apresentando, no caso da saúde única, que precisamos cuidar da saúde animal, saúde ambiental e saúde dos animais. Informando também que a participação do médico veterinário dentro da SES, é de suma importância para estarmos controlando essas doenças dentro do Estado”, disse a gerente de Zoonoses da SES, Melissa Amin.

Alunos da Rede Estadual de Ensino visitaram o espaço dedicado à temática com estações tecnológicas sobre saúde única na feira tecnológica, além de conhecer o conceito de saúde única na palestra preferida pela assessora de Apoio aos Munícipios das Rotas Biocêanica e da Celulose, Daniela Ahad. “Os estudantes, crianças e adolescentes, são nossa cabeça pensante. E quando falamos para eles sobre saúde única, despertamos o interesse deles para trabalharmos essa abordagem, e assim acredito que eles possam atuar como multiplicadores desse conceito”, ressalta Daniela Ahad.

Alunos da Rede Estadual de Ensino, conheceram o conceito de saúde única na palestra preferida pela assessora aos Munícipios das Rotas Biocêanica e da Celulose, Daniela Ahad

Sobre a Dinapec 2025

A Dinapec 2025 é uma feira tecnológica bianual realizada desde 2006 pela Embrapa Gado de Corte em Campo Grande – MS. A feira acontece em uma área de 30 hectares, especialmente preparada para a implantação e demonstração de inúmeras tecnologias inovadoras geradas pela Embrapa e seus parceiros de pesquisa para a produção sustentável de bovinos de corte.

A realização é da Embrapa, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), e do Sistema Famasul, com patrocínio da Unipasto, Timac Agro, Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos do Brasil (PronaSolos), Sicoob e Marfrig Global Foods.

Helton Davis, Comunicação SES
Fotos: Helton Davis

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Governo de MS institui Programa de Verticalização da Educação Profissional Técnica e Superior na REE/MS

Published

on

By

Iniciativa integra a formação técnica de nível médio à formação superior, ampliando oportunidades e consolidando trajetórias educacionais contínuas

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul anunciou a criação do Programa de Verticalização da Educação Profissional, no âmbito da REE/ MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul). A iniciativa tem como foco articular e fortalecer a formação técnica dos estudantes do ensino médio, promovendo a continuidade dos estudos em cursos superiores de tecnologia, de maneira integrada e contínua.

O objetivo principal do programa é oferecer itinerários formativos profissionais contínuos, permitindo que os estudantes iniciem sua qualificação profissional técnica no ensino médio e prossigam seus estudos em cursos superiores, ampliando suas oportunidades acadêmicas e profissionais. A ação busca preparar jovens sul-mato-grossenses para as demandas do mundo de trabalho contemporâneo, que exige formação sólida, competências técnicas atualizadas e progressão acadêmica consistente.

De acordo com a SED (Secretaria de Estado de Educação), o programa reforça o compromisso da gestão estadual com uma educação pública de qualidade, que valoriza tanto a formação cidadã quanto a formação técnica e tecnológica. A proposta está alinhada às diretrizes nacionais que reconhecem a educação profissional e tecnológica como eixo estratégico para o desenvolvimento econômico e social.

A implementação do Programa de Verticalização será realizada gradualmente, considerando as especificidades regionais, o perfil dos estudantes e as demandas do mundo de trabalho no Estado. Com essa medida, o Governo de Mato Grosso do Sul busca ampliar as perspectivas de carreira dos jovens e fomentar o desenvolvimento local, utilizando a educação como ferramenta de inclusão social e crescimento econômico.

Jackeline Oliveira, SED
Foto: Arquivo SED

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Dia D de vacinação nas escolas impulsiona imunização de crianças e adolescentes

Published

on

By

Com foco na ampliação da cobertura vacinal de crianças e adolescentes, promovendo a atualização da caderneta de vacinação e reforçando a importância da imunização, a estratégia do Programa Aluno Imunizado impulsiona a imunização dos estudantes da rede pública de ensino.

Na última sexta-feira (25), alunos da Escola Estadual Zélia Quevedo Chaves, no bairro Iracy Coelho, em Campo Grande, receberam doses de vacinas conforme o calendário vacinal e com autorização dos pais.

Realizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a ação faz parte do PSE (Programa Saúde na Escola), dentro do projeto ‘MS Vacina Mais’ da SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), responsável pela coordenação da estratégia que integra esforços em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação) e a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), fortalecendo a articulação entre saúde e educação.

Com a presença do Zé Gotinha, símbolo das campanhas de vacinação no Brasil, o evento tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre os estudantes da rede pública. Foram ofertados serviços como vacinação de rotina, verificação da caderneta, emissão da DVA (Declaração de Vacinação Atualizada) e ações de resgate da vacina contra o HPV.

A campanha teve início em 1º de abril e segue até 30 de maio, abrangendo toda a comunidade escolar, desde a educação infantil até o ensino médio.

Autorizado pelos pais, o aluno do 8° ano, Diego Henrique Lopes, de 13 anos, foi um dos primeiros a ser imunizado e atualizou a caderneta vacinando contra o HPV e a meningocócica. “Foi ‘de boa’ se vacinar na escola e não doeu nada. É muito importante e positiva essa vacinação na escola, me sinto mais seguro e protegido”, afirma o estudante.

O aluno do 8° ano, Diego Henrique Lopes, de 13 anos, foi um dos primeiros a ser imunizado e atualizou a caderneta vacinando contra o HPV e a meningocócica

Gerente estadual de imunização, Frederico de Moraes.

De acordo com o gerente estadual de imunização, Frederico de Moraes, em março a SES recebeu a estratégia do Ministério da Saúde e, desde então, passou a organizar as ações junto às secretarias dos 79 municípios.

“A vacinação é uma das estratégias mais efetivas que temos para prevenir doenças, proteger nossas crianças e adolescentes e avançar nos compromissos de saúde pública. Vacinar é garantir qualidade de vida e contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o de promover saúde e bem-estar para todos”, explica Frederico Moraes.

Mesmo com a iniciativa nacional, o gerente de Imunização da SES ressalta que o Estado já possui o Programa Aluno Imunizado, que foi ampliado com a proposta do governo federal. “O governo do Estado também mantém o programa MS Vacina Mais, que no início do ano destinou R$ 1,9 milhão para imunização contra a dengue. No entanto, a vacinação contra a doença não é realizada nas escolas, por determinação do Ministério da Saúde”, completa Moraes.

Técnica da SES responsável pelo PSE, Claudineia Firmino.

Para a técnica da SES responsável pelo PSE, Claudineia Firmino, a ação é coordenada por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica reforça a integração entre as áreas da saúde e da educação, fortalecendo as redes de corresponsabilidade e a atuação conjunta dos serviços públicos.

“No Programa Saúde na Escola, saúde e educação atuam juntas para cuidar dos estudantes de forma completa. Mais do que levar serviços para dentro da escola, essa parceria entre as redes públicas cria uma responsabilidade compartilhada, que garante ações mais fortes, contínuas e que realmente melhoram a vida das crianças, adolescentes e jovens da rede pública nos 79 municípios”, destaca.

O Coordenador da CGC (Coordenadoria-Geral de Gerenciamento de Crises, Riscos e Acidentes) da SED, coronel Fraiha, enfatizou a parceria entre as instituições.

“É fundamental termos essa visão de promover essas ações em conjunto com as secretarias municipais de saúde. Fazer o entrelaçamento com diferentes setores, não só da saúde, mas também os demais setores da educação, da infraestrutura, tudo aquilo que é multidisciplinar que envolve a rede estadual de ensino, disse.

O Coordenador da CGC da SED, coronel Fraiha, Frederico Moraes e Zé Gotinha.

O representante da SED também faz um apelo aos pais e responsáveis para que autorizem a vacinação dos filhos nas escolas. “Essa é uma oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação e protegermos nossos alunos e toda a comunidade escolar. É fundamental manter os cuidados não só com doenças prevalentes, mas também com as sazonais, por meio das campanhas de vacinação”, alerta Fraiha.

Criada em 2023, a estratégia Aluno Imunizado segue mobilizando escolas, profissionais de saúde e famílias em todo o Estado. A vacinação em ambiente escolar é reconhecida como estratégia eficaz no controle e eliminação de doenças imunopreveníveis, além de contribuir para o cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

A mobilização busca facilitar o acesso dos alunos à imunização e reforçar a importância da prevenção de doenças desde a infância e adolescência.

Helton Davis, Comunicação SES
Fotos: Helton Davis

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana