Três Lagoas

Com restrições, comércio de Três Lagoas pode reabrir na terça-feira (7)

Publicado

.

Em reunião ocorrida na manhã deste sábado, 04 de abril, na Prefeitura de Três Lagoas, representantes do comércio e gestores do Município decidiram flexibilizar o decreto e reabrir parte do comércio na próxima terça-feira (7). Mas, para isso, várias regras sanitárias deverão ser seguidas. Alguns setores deverão continuar com restrições.

É o caso dos restaurantes que vão permanecer com atendimento delivery, ou seja, entregando ou fornecendo alimentos para consumo em casa ou em outro local. O que pode mudar é que esse segmento poderá entregar o alimento embalado direto para o consumidor na porta do estabelecimento, mas, sem aglomerações.

Shopping, academias, e escolas continuam fechados. Igrejas terão um capítulo à parte e deverão se enquadrar em algumas regras que incluem a apresentação de um plano de ação. Bancos continuam fechados e para os atendimentos em caixas eletrônicos deverão oferecer álcool gel e higienizar os equipamentos.

Conforme o Prefeito Angelo Guerreiro, a flexibilização das medidas adotadas pelos municípios circunvizinhos além de promover a deslealdade comercial, favorece a possibilidade de contaminação das pessoas que se deslocarem até lá potencializando a propagação local mesmo com a implementação de barreiras sanitárias nas divisas do estado, além de favorecer a atividade comercial daqueles municípios em detrimento da local.

Durante a reunião os gestores avaliaram várias medidas, especialmente no sentido de que surtam efeitos pedagógicos para conscientizar a população dos riscos de contágio e dos cuidados a serem adotados para a prevenção.

As equipes de vigilância serão rigorosas na fiscalização que inclui até mesmo o controle de fluxo com quantidade máxima de pessoas por metro quadrado dentro dos estabelecimentos, o uso de Equipamentos de Proteção Individual, assepsia de superfície e das pessoas.

A principal preocupação, segundo o Prefeito, é a conscientização da população. “Apesar dessa flexibilização, é importante que as pessoas fiquem em casa e só saiam para o que for estritamente necessário. O vírus letal continua se propagando. Estamos fazendo o possível para equipar o sistema de saúde mas as limitações são preocupantes”, disse.

Na segunda-feira (06), haverá uma nova reunião entre as entidades que participam do Comitê Anticrise do Coronavírus para a leitura e possíveis ajustes no decreto de flexibilização das regras sanitárias que será publicado na terça-feira.

Participaram da reunião, além do Prefeito, o Assessor Jurídico da Prefeitura, Dr. Luiz Gusmão; Eurídice Silveira, do Sindicato das Empresas do Comércio; Sueide Torres, do SINDVAREJO; Fernando Jurado e Anderson Okahara, da Associação Comercial; Cassiano Maia, representante do corpo clínico do Hospital Auxiliadora, e Marcos Antônio Júnior, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL.

Comentários Facebook

Três Lagoas

Sindicatos de Três Lagoas repudiam Hospital por demissão de funcionário Sindicalizado

Publicado

As entidades abaixo repudiam a prática antissindical promovida pela Instituição Religiosa Sociedade Beneficente do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora – HNSA ao DEMITIR, ARBITRARIAMENTE, José de Souza Pereira, dirigente do Sindicato dos Técnicos em Radiologia de Mato Grosso do Sul.

A Diretoria Religiosa do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora desrespeita a luta pela valorização profissional e econômica e melhor condições de trabalho da categoria, e a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, no capítulo Dos Direitos e Garantias Fundamentais e da CONVENÇÃO 135 DA OIT: PROTEÇÃO DOS REPRESENTANTES DOS TRABALHADORES – Ratificada no Brasil 18/05/1990 e do Artigo 543 da CLT vedando “a dispensa do empregado sindicalizado ou associado, a partir do momento do registro de sua candidatura a cargo de direção ou representação de entidade sindical ou de associação profissional, até 1 (um) ano após o final do seu mandato, caso seja eleito inclusive como suplente, salvo se cometer falta grave devidamente apurada nos termos desta Consolidação.”

Sindicato dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliar – SETA; Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde – SINEES; Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Três Lagoas MS; Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Saúde – SISP/SAÚDE; Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Três Lagoas – SSPM; Sindicato dos Técnicos em Radiologia de Mato Grosso do Sul – SINTERMS Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários de Três Lagoas MS; Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Construção Civil Pesada – SINTIESPAV; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel e Celulose – SITITREL;

Comentários Facebook
Continue lendo

Três Lagoas

Em Três Lagoas, TVC desenvolve canal educativo para estudantes em quarentena

Publicado

A Fundação Stênio Congro, geradora do sinal de televisão da TVC, canal 13.1, diante da impossibilidade de aulas presenciais nas escolas das redes do município e Estado em consequência da pandemia causada da covid-19, colocou no ar a TV Educação, canal 13.2, cujo o conteúdo é elaborado pela TV Cultura da Fundação Padre Anchieta.

Mantenedora da TVC, a A Fundação Stênio Congro foi autorizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações a utilizar um dos seus três canais de multiprogramação para veicular conteúdo voltado para o ensino de educação fundamental e médio.

A finalidade de se colocar no ar a TV Educação, canal 13.2 é a de contribuir com o processo de aprendizagem e amenizar o vácuo escolar decorrente da suspensão das aulas, que deverá se prolongar até 30 de junho, segundo decretos do Município e do Estado. Diariamente é disponibilizado pela programação da TVC Educação, canal 13.2 aulas para alunos do ensino fundamental e médio de Três Lagoas.

Para o diretor do Grupo RCN de Comunicação, Rosário Congro Neto, a iniciativa além de amenizar os efeitos do isolamento social, enseja para estudantes de Três Lagoas aulas de português, matemática, história, geografia, química, física, inglês, ciências, entre outras matérias da grade curricular para nestes dois níveis da escola. Destaca Rosário, que a qualidade pedagógica das aulas é de excelente nível e assegura efetivamente um bom aprendizado.
O canal 13.2 da TV Educação, pode ser sintonizado pela busca automática do televisor.

com informações de JP News

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

BRASILÂNDIA

POLICIAL

Mais Lidas da Semana