Três Lagoas
Com previsão de atender 200 crianças, construção do prédio do CEI Santa Luzia segue dentro do prazo

As obras do Centro de Educação Infantil Santa Luzia estão a todo o vapor, avançando e dentro do cronograma estipulado no início do projeto. A construção do novo prédio vai assegurar a oferta de Educação Infantil para aproximadamente 200 crianças.
Atualmente, a unidade está instalada na Rua Trajano dos Santos e o prédio tem a capacidade de atender em torno de 149 alunos, porém a demanda da região é maior e a unidade já não tem mais capacidade de ampliação, por isso a necessidade de construção de um novo prédio, que vai ficar instalado na rua Angelina Tebet com a Abraão Matar, nas proximidades do almoxarifado municipal.
Com a construção do novo CEI, o município assegura o cumprimento da Meta 1 do Plano Municipal de Educação, “ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 70% (setenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até a vigência deste PME”.
SOBRE A ABRA
O Novo prédio vai contar com infraestrutura adequada, como: hall, secretaria, sala de professores/reuniões, direção, almoxarifado, sanitários acessíveis adultos (masculino e feminino), lactário, área de higienização pessoal, área de preparo de alimentos (mamadeiras e sopas) e lavagem de utensílios, salas de atividades, fraldários/depósitos, amamentação, solário, telefonia, elétrica, sanitários infantis, copa funcionários, lavanderia, rouparia, depósito de material de limpeza (D.M.L), refeitório, cozinha, dispensa, pátio de serviço, central de GLP, depósito de resíduos, pátio coberto e playground. Isso dará possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, se cumprindo o princípio da educação pública, com direito de todos e dever do estado.
O terreno de 5.500 metros onde o prédio será construído foi adquirido através de desapropriação e o tempo de execução prevista da obra é de 10 meses e a expectativa é que o ano letivo de 2023 inicie na nova unidade.
A construção é custeada com recursos próprios e será executada pela Poligonal Engenharia E Construções LTDA, e o valor Contratado pelo valor de R$ 4,458,953,67.
ANTIGO PRÉDIO
Guerreiro ainda disse que o prédio que abrigava a CEI, após a mudança, vai se tornar a sede da Secretaria do Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA).
Fonte: Prefeitura de Três Lagoas
Três Lagoas
Apresentações folclóricas, shows locais e Rionegro e Solimões esquentam a 2ª noite da 32ª Festa do Folclore de TL

A dupla Rionegro e Solimões vai esquentar o clima nesta sexta-feira (19), no Galpão da NOB, na segunda noite da 32ª Festa do Folclore. Considerado um dos shows sertanejos mais animados do Brasil, os cantores prometem não deixar nenhum três-lagoense parado.
Antes do show da dupla paulista, a segunda noite vai contar com um belo esquenta com música local com a performance do Grupo Os Caçulas, Tiamita Show e Thamires Mori e Anderson e Claudinho.
Também começam hoje as tradicionais apresentações folclóricas estreladas pelos alunos dos Centros de Educação Infantil (CEIs), Escolas Municipais, Particular e Studio de Dança do Município, na exibição desta sexta-feira terão danças pantaneiras, Boi Bumbá, Carimbó, Pau de Fita entre outros estilos regionais.
A FESTA
Além de música e dança, a Festa oferece outras atrações ao público, a Praça de Alimentação é composta por 25 instituições e entidades filantrópicas três-lagoenses, 75 barracas de artesanato, com artesãos da Associação Costa Leste de Artesãos do Mato Grosso do Sul (ACLAMS) e parque de diversões.
Em sua 32ª Edição, a Festa do Folclore é promovida pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e tem apoio do Estado de Mato Grosso do Sul.
AGENDA
Dia 19 (sexta-feira)
Horário: A partir das 19h
Apresentações folclóricas: CEI Profª M. Aparecida Castro, CEI Profª Clarinda Dias, CEI Profº Diógenes de Lima, CEI Guanabara, Escola M. Flausina de Assunção, Escola M. Olynto Mancini, Profª. Maria Eulália, Aposentadas do Sinted e Colégio Hermesindo A. Gonzales (FUNLEC).
Shows regionais: Grupo Os Caçulas, Tiamita Show e Thamires Mori e Anderson e Claudinho
Show principal: Rionegro e Solimões
Fonte: Prefeitura de Três Lagoas
Três Lagoas
Entomologia entrega coleção que permite alunos verem evolução do Aedes aegypti

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do setor de Entomologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou o projeto “Entomologia nas Escolas” que tem como objetivo estimular o aprendizado dos alunos e a prevenção de doenças.
O projeto consiste em oferecer uma coleção entomológica e orientação para professores de biologia e ciência da rede pública e privada de ensino, além de serem capacitados por técnicos da SMS dos setores de Entomologia e Promoção em Saúde. Os educadores recebem instruções para utilizar a coleção entomológica durante as aulas práticas, como ferramentas complementares do ensino e aprendizagem, para doenças como arboviroses, leishmanioses entre outras.
A coordenadora do setor de Entomologia da SMS, Georgia Medeiros, explica que a entomologia é uma ciência que está designada ao estudo dos insetos. Devido ao clima tropical do Brasil é comum a proliferação desses insetos que podem transmitir diversas doenças para os seres humanos, os mais comuns são Dengue, Leishmaniose, Febre Amarela e a Doença de Chagas.
“A Prefeitura realiza a identificação, análise e estudos mais profundos de cada vetor, por meio da observação de ovos, larvas pupas e alados de mosquitos capturados através de armadilhas, e esse material biológico foi submetido a tratamentos químicos e conservador, que foram organizados e identificados com propósitos científico e didático entre outros fins” destacou a coordenadora.
COLEÇÃO ENTOMOLÓGICA
Nesta semana, o setor entregou as primeiras coleções nas escolas da Rede Estadual de Ensino (REE) e outras instituições também serão completadas ao decorrer do ano.
As coleções entomológicas são compostas do ciclo biológico do Aedes aegypti (ovo, pupa, larva e adultos), espécime de flebotomineo, larva e alado de Culex sp. O material entregue foi armazenado em tubos de ensaio de plástico com álcool 70% compostas de exemplares de insetos.
Essas amostras que compõem a coleção didática foram produzidas a partir de material biológico coletado durante os trabalhos de campo e também criados no laboratório de Entomologia da SMS.
Fonte: Prefeitura de Três Lagoas
-
Água Clara7 dias atrás
Morre aos 38 anos a ex-primeira dama de Água Clara, Chaienne Cardozo
-
Mato Grosso do Sul3 dias atrás
Previsão de muito frio e chuva para o Mato Grosso do Sul
-
Entretenimento7 dias atrás
[Cabine Virtual] 45 do Segundo Tempo | Novo filme de Luiz Villaça e estrelado por Tony Ramos e grande elenco
-
Brasilândia4 dias atrás
Em Brasilândia| Adolescente de 15 anos bêbado em caminhonete atropela e mata idoso no Dia dos Pais
