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Economia

Com planejamento, é possível aproveitar a Black Friday sem comprometer o orçamento familiar

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O período de grandes promoções no varejo brasileiro está chegando: em 29 de novembro milhares de lojas on-line e físicas aplicarão descontos para participar da Black Friday. Para o consumidor que gosta de umas comprinhas nesse período, no entanto, é preciso ter muita atenção para não comprometer o orçamento familiar.

De acordo com Eduardo Trigueiro, educador financeiro do Sicoob, para quem se planeja é possível até comprar antecipadamente os presentes de Natal. “Mas é preciso ter cautela e observar o que realmente faz sentido. Muitas lojas se aproveitam desse período para fazer o consumidor comprar por impulso e isso nunca é um bom negócio”, explica.

Para fugir dessa armadilha, diz o educador financeiro, é necessário manter o foco na compra que realmente é necessária e estava planejada. Ele ressalta que sem uma pesquisa prévia, comparação de preços e cálculos “na ponta do lápis”, é muito possível que o consumidor acabe perdendo o controle e gastando mais do que o necessário. “Minha dica é fazer um monitoramento de valores. Hoje é mais fácil, diversas ferramentas on-line já acompanham preços. Assim, você vai ver se está, de fato, embarcando em uma promoção ou em um barco furado”, destaca.

Outra dica do especialista é ter em mente exatamente o que se quer comprar para não ultrapassar o orçamento reservado aos presentes de fim de ano. “Tente obter o melhor que o seu recurso financeiro pode lhe proporcionar, mas sem fazer loucuras. É possível, com planejamento e disciplina, aproveitar as promoções da Black Friday para as compras de final de ano sem corromper seu futuro financeiro”, afirma Eduardo. Para quem tem dificuldade de realizar um planejamento, o Sicoob dispõe de educadores financeiros aptos a prestarem consultorias sobre o assunto, e o melhor, gratuitamente. Basta acessar aqui e agendar o atendimento.

 
Sobre o Sicoob

Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 8,3 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 331 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4, 6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br para mais.

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Economia

Aportes em previdência privada crescem 17,6%

Resultado refere-se ao montante arrecadado nos planos de previdência privada aberta
de janeiro a setembro de 2024, somando R$ 146,9 bilhões.

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Rio de Janeiro, novembro de 2024 – Ao longo dos nove primeiros meses do ano foram arrecadados R$ 146,9 bilhões nos planos de previdência privada aberta no país, aponta o último relatório elaborado pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida — Fenaprevi. Isso significa um crescimento de 17,6% em relação ao mesmo período de 2023.

Na mesma base de comparação, os resgates aumentaram 3,4%, menos do que a inflação no período, somando R$ 99,3 bilhões. Ao descontá-los do valor arrecadado, tem-se a captação líquida de R$ 47,7 bilhões, aumento de 64,6%.

Em setembro de 2024, os ativos em planos de previdência privada ultrapassaram R$ 1,5 trilhão, o equivalente a pouco mais de 13% do PIB.

“O cenário de recuperação do emprego e da renda contribuiu para os resultados do setor. Somado a isso temos o aumento da preocupação com o futuro, com a aposentadoria em particular, o envelhecimento e a necessidade de mais recursos financeiros por mais tempo”, contextualiza Edson Franco, presidente da Fenaprevi.

Ele continua dizendo que não obstante o avanço já alcançado, é necessário aumentar ainda mais a conscientização da sociedade para a importância de planejar o futuro, para que a longevidade possa ser desfrutada e seja sinônimo de bem-estar. “Essa é uma responsabilidade de todos: de cada indivíduo e dos setores público e privado”, destaca Franco.

VGBL continua como o produto favorito

É possível também avaliar o resultado segmentado por produto no relatório. O VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre – recebeu a maioria dos aportes e foi responsável por 92% da captação total no período (de, aproximadamente, R$ 135 bilhões). Já nos planos PGBL – Plano Gerador de Benefício Livre – foram captados R$ 9,1 bilhões ou 6% do total arrecadado. Nos planos tradicionais de previdência privada aberta foram aportados R$ 2,2 bilhões no intervalo de tempo analisado.

Número de participantes continua a crescer

Ainda segundo a Fenaprevi, em setembro de 2024 11,2 milhões de pessoas possuíam planos de previdência privada aberta, o que corresponde a 7% da população com 18 anos ou mais no Brasil. Ao mesmo tempo, o estudo indicou o crescimento de 1,6% em comparação com o mesmo mês do ano passado.

“A população com cobertura previdenciária privada aberta segue em crescimento, mesmo que gradual, mostrando que se trata de um produto desejado pela sociedade. Os planos PGBL e VGBL atendem a todas as classes sociais, sendo que quase metade das pessoas por eles protegidas são da classe C”, afirma o presidente da entidade, que acrescenta que ainda há uma grande lacuna de proteção previdenciária a ser revertida, em prol do bem-estar futuro da sociedade e do país.

No Brasil, hoje existem mais de 14 milhões de planos de previdência privada aberta, sendo que 80% são da modalidade individual, enquanto os demais 20% estão na modalidade coletiva. Segmentando a análise por produto, percebe-se o VGBL como o favorito (são 8,9 milhões de planos, representando 63% do total). O PGBL foi a opção escolhida em 22% dos planos comercializados (o que corresponde a 3,1 milhões de planos) e os demais 15% (2,2 milhões) são planos tradicionais.

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Veja como atualizar o status do WhatsApp pode impulsionar os negócios

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O marketing de influência – ou seja, estratégias que utilizam influenciadores digitais para conectar uma marca com o público – é eficiente e acessível para empresas menores também. É o que explica a consultora Paula Tebett, especialista em marketing digital com 15 anos de experiência e professora de cursos de MBA.

Paula Tebett oferece dicas e orientações no episódio 8 da série Conexão Poli Digital – um conjunto de videocasts ao vivo promovido pela Poli Digital, plataforma que automatiza e unifica canais de comunicação entre empresas e clientes. O episódio e toda a série estão disponíveis gratuitamente no YouTube, no endereço https://www.youtube.com/@poli.digital.

Paula Tebett, especialista em marketing digital

A especialista ressalta que o primeiro passo para uma empresa que deseja adotar o marketing de influência é identificar influenciadores cujo perfil se alinha às características do público com o qual se pretende comunicar. Por influenciadores, não se deve entender apenas celebridades, mas também pessoas formadoras de opinião em determinados nichos ou locais.

Dessa forma, a estratégia é aplicável não só para grandes empresas, pois é possível contratar formadores de opinião em escalas menores. O que é fundamental, reitera Paula Tebett, é que o influenciador ou a influenciadora “tenha a ver com a marca”, ou seja, o público-alvo deve ser observado ao selecionar um influencer. “É preciso localizar os influenciadores certos, de nichos específicos.”

Assim, o quesito primordial não é o número de seguidores em redes sociais. O primeiro ponto a ser analisado é se o que o influenciador ou influenciadora comunica, como se posiciona, como age, está em convergência com os propósitos da marca.

Para as práticas de marketing de influência, um equívoco recorrente, observa a consultora, está nos conteúdos designados ao influenciador ou influenciadora, bem como nas formas de veiculação. “Não adianta, por exemplo, pedir para o influenciador ficar fazendo ‘stories’ [recurso do Instagram] por fazer. É importante que seja um conteúdo que gere identificação entre os seguidores e o influenciador”, sublinha.

Paula Tebett chama a atenção para uma ferramenta com grande potencial, mas geralmente pouco explorada: o ‘status’ do WhatsApp. “Quase ninguém vê que pode ser uma estratégia”, afirma, mencionando suas próprias experiências bem-sucedidas com o uso desse recurso. “Quando utilizo, recebo muitas mensagens de retorno.”

A especialista também considera indispensável que uma empresa disponha de canais de comunicação automatizados e centralizados para o relacionamento com consumidores e clientes. Ela exemplifica, citando como é comum empresas receberem pelo Instagram um comentário ou mensagem de um consumidor e responderem pedindo para que ele entre em contato pelo WhatsApp.

“A pessoa [na maioria dos casos] não vai fazer isso. Esse é um dos erros mais comuns que as empresas não podem cometer. É preciso haver essa centralização automatizada por parte da empresa e não ficar levando o cliente de um lugar [canal de comunicação] para outro”, alerta.

Nesse sentido, Paula Tebett destaca a importância de plataformas como a Poli Digital, cuja solução tecnológica integra as comunicações de WhatsApp, Instagram e Facebook, viabiliza o uso de um mesmo número por vários atendentes e permite a criação de fluxogramas e automações para o atendimento ao cliente, entre outras funcionalidades. A Poli Digital é parceira oficial da Meta, grupo detentor do WhatsApp, Instagram e Facebook.

SOBRE O CONEXÃO POLI DIGITAL

Além do tema tratado por Paula Tebett (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=tAZJEpsP1-U&t=2722s), o Conexão Poli Digital tem outros sete episódios sobre os seguintes assuntos:

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