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Com gadgets e sensores, tecnologia pode tornar o envelhecimento mais seguro

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Dickow foi persuadida a usar um relógio de segurança chamado Lively

Jean Dickow, 78, nunca quis a mais recente tecnologia de ponta. Mas sua filha, que adora aparelhos e vive na Noruega, temia que Dickow pudesse cair em seu apartamento e ninguém ficar sabendo.

Assim, Dickow foi persuadida a usar um relógio de segurança chamado Lively, parecido com o Apple Watch, que tem um botão de alerta caso ela sofra uma queda. Usar um pingente de alerta médico, que denuncia a idade avançada, não era uma opção, ela disse.

Além de exibir a hora, o relógio de segurança também tem um pedômetro (contador de passos) e até mesmo um alerta para medicação. Mas Dickow gosta especialmente da aparência chique do relógio. “Minhas colegas de clube me perguntam onde consegui o Apple Watch”, disse Dickow, que vive em Oakland, Califórnia, com um sorriso.

“Esta é uma nova onda de eletrônicos e de como seus filhos podem cuidar de você”, disse Dickow, que não tem um smartphone. “É uma época maravilhosa para os idosos.”

Os aparelhos que podem aliviar os fardos da idade estão lentamente começando a aparecer nos lares e comunidades de adultos mais velhos. Eles são projetados para responder a necessidades vitais, como prestação de cuidados, transporte e viver com maior segurança em casa. Especialistas em tecnologia dizem que esses novos aparelhos podem ajudar adultos mais velhos a permanecerem em seus lares por mais tempo e de modo mais barato, e até mesmo ajudar a prevenir males mais sérios.

“Em três a cinco anos, o envelhecimento será transformado”, disse Laura Carstensen, diretora do Centro para a Longevidade da Universidade de Stanford. “Nós estamos nos primeiros estágios de ver o que a tecnologia pode fazer.” Os asilos se tornarão como os asilos de indigentes do passado, à medida que a tecnologia facilitar continuar vivendo em casa, ela disse.

Até mesmo a Casa Branca vê a tecnologia como crucial para envelhecer bem. Em uma recente Conferência da Casa Branca sobre Envelhecimento, empresas apresentaram novas tecnologias transformadoras para ajudar os americanos a envelhecer de modo mais gracioso. E o serviço de transporte Uber anunciou um programa piloto que oferece orientações gratuitas sobre tecnologia e viagens gratuitas ou com desconto para os americanos mais velhos em centros para idosos e outros locais em cinco Estados.

A startup Honor do Vale do Silício, que conecta prestadores de cuidados com adultos mais velhos por meio de uma tela em casa, anunciou na conferência que ofereceria US$ 1 milhão em atendimento domiciliar gratuito em 10 cidades. Seth Sternberg, cofundador e presidente-executivo da Honor, passou a se preocupar em como pessoas idosas poderiam viver melhor de modo independente quando sua mãe passou a ter dificuldade para dirigir. Agora a missão dele é ajudar a reformar o atendimento domiciliar.

Essas tecnologias repetem a hierarquia das necessidades humanas traçada por Abraham Maslow em seu trabalho de 1943, “A Teoria da Motivação Humana”, publicado na “Psychological Review”. Elas incluem conexão, transporte e fazer parte de uma comunidade, disse Stephen Johnston, cofundador do acelerador de tecnologia Aging 2.0.

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Integração de Whatsapp, Instagram e Facebook facilita relacionamento com o cliente

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Nos bastidores do sucesso empresarial contemporâneo, encontra-se uma ferramenta vital: o Customer Relationship Management (CRM), um sistema que gerencia relacionamentos e interações com clientes. Trata-se de uma abordagem estratégica para compreender, antecipar e responder às necessidades dos clientes. Ele vai além de um simples banco de dados, transformando informações em insights acionáveis para aprimorar as interações comerciais.

Segundo dados levantados pela HubSpot, para 75% dos gerentes de vendas, a implementação de um CRM é fundamental e reflete em aumento de vendas. Quando uma empresa envolve um cliente por meio de um CRM, há a probabilidade desse cliente gastar 20 a 40% a mais em transações, contribuindo também para a sua fidelização.

Segundo Alberto Filho, CEO da Poli Digital, goiana que possui uma plataforma digital para atendimento automático a clientes, atualmente, devido à quantidade de canais de comunicação existentes, ter um CRM integrado, que conecta vários canais, como WhatsApp, Instagram, Facebook e chats, é mais importante do que nunca. Imagine um consumidor que interage inicialmente no Instagram e posteriormente envia um e-mail com dúvidas. Com a integração, a empresa terá acesso a todas essas interações, permitindo uma abordagem personalizada e consistente.

Alberto Filho, CEO da Poli Digital

“Quando integrado a diversos canais de comunicação, o CRM se torna uma peça-chave na entrega de uma experiência com o cliente”, comenta o CEO, informando que sua empresa tem apostado em tornar-se cada vez mais integrada aos diferentes canais via CRM.

“Grande parte dos consumidores esperam interagir com as empresas através de uma variedade de canais. Seja por meio de mensagens instantâneas, redes sociais ou e-mails, a capacidade de uma empresa responder de maneira rápida e consistente em todos esses pontos de contato pode determinar o seu sucesso”, explica Alberto Filho.

O especialista tem observado, junto às empresas que estão adotando o CRM integrado da Poli, melhorias significativas no atendimento, entre elas a aceleração do tempo de resposta e o registro de cada interação, contribuindo para um histórico completo do cliente. O registro de interações permite que qualquer atendente ofereça uma experiência personalizada e única aos clientes. Além disso, o uso de um CRM proporciona uma maior organização de atividades e processos, uma vez que padrões são identificados e definidos, de forma que atendam à necessidade de cada cliente.

E no pós-venda, de acordo com Alberto, um CRM que conecta todos os pontos de contato do cliente facilita a gestão de follow-ups e a coleta de feedbacks, por exemplo. Isso não só impulsiona a fidelidade do cliente, mas também fornece dados valiosos para melhorias contínuas nos produtos e serviços oferecidos.

“Com algoritmos avançados para análise preditiva, o CRM integrado auxilia as empresas na compreensão das necessidades dos clientes antes mesmo de serem expressas. Assim, é possível um aprimoramento constante de suas ofertas, visando a construção de relacionamentos duradouros com os consumidores”, finaliza o CEO.

Mais informações: https://poli.digital/

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Feira de Engenharias, Tecnologias e Ciências de Mato Grosso do Sul é marcada pelo protagonismo feminino e diversidade de pesquisas 

Em edição recorde FETECMS tem 59% dos projetos finalistas desenvolvidos por mulheres; e pluralidade de temas com pesquisas das quatro regiões do país

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Com a intenção de despertar o interesse de crianças e adolescentes pelas ciências, a Feira de Engenharias, Tecnologias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS), é um evento que busca reunir trabalhos de iniciação científica do Ensino Básico de todo o país. Realizada desde 2011 pelo Grupo de pesquisa e extensão Arandú, vinculado à Universidade Federal do estado (UFMS), cerca de oito mil expositores e mais de mil projetos já passaram pela Feira.

Na edição de 2023, a iniciativa obteve uma significativa adesão com 490 projetos inscritos, sendo que destes 250 se destacaram como finalistas, evidenciando a excelência e diversidade das propostas apresentadas. Um ponto de destaque da feira foi a participação de escolas estaduais, particulares, federais, municipais e militares de diferentes regiões do Brasil – Centro-Oeste, Sul, Norte e Nordeste -, enriquecendo ainda mais o evento.

Para o estudante finalista da FETECMS em 2023 de Teresina/PI, Gonçalo Leite, as feiras vão além de um ambiente acadêmico, e são um espaços de trocas e debates sobre o universo da ciência. “Tudo que vi no evento foram pessoas encantadas com o que estava acontecendo, sei que aqui é um ambiente de conexão tanto em relação a pesquisa quanto na vida”, pontuou.

Já para o idealizador e coordenador da Feira, Ivo Leite Filho, o impacto positivo do evento está em expandir os horizontes desses estudantes por meio do incentivo à participação no meio científico. “Quando eles observam seus trabalhos sendo reconhecidos vibram de alegria, e isso é muito importante pois esses jovens passam a ver as ciências e a pesquisa como uma opção de vida”, afirma.

Mulheres na ciência

Desde 2014, as mulheres têm se destacado como maioria na Feira. Em 2014, foram registrados 162 projetos femininos, número que aumentou para 295 em 2018 e atingiu 250 em 2020. Na última edição, a participação feminina continuou, com 396 de mulheres inscritas, com idades entre 13 a 19 anos.

Além disso, nas premiações, 61,2% dos projetos reconhecidos eram de autoria feminina. Essa tendência não apenas destaca a crescente participação das mulheres na ciência e pesquisa, mas também sublinha a relevância de proporcionar oportunidades igualitárias e reconhecimento para talentos femininos no cenário científico

Conforme a ex-finalista da Feira em 2022 na área de Ciências Humanas, Maria Eduarda, a FETECMS representou uma ampliação significativa de caminhos que ela poderia percorrer na ciência e pesquisa. “Foi uma experiência única, eu tive oportunidade de conhecer outras pessoas e realizar uma rica troca de saberes. Posso afirmar que tive um reconhecimento que me marcou para toda a minha vida”, comenta.

A FETECMS contou com o apoio em 2023 de 27 Instituições e Empresas, entre elas a Fundação de Apoio à Ciência, Pesquisa e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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