TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Com Deleagro, registro de furtos de gado tem redução de 10% em Mato Grosso do Sul

Publicado em

O registro de furto de gado em Mato Grosso do Sul reduziu em 10% no primeiro trimestre desse ano em comparação ao mesmo período de 2021. A diminuição é reflexo das ações do Governo do Estado para segurança na zona rural, com a criação da Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato (Deleagro) e do programa “Campo Mais Seguro- Policiamento Rural”.

Criada em abril do ano passado, a Deleagro atua na repressão e investigação de crimes como o abigeato, que se trata de furtos de animais domésticos no campo e nas fazendas, principalmente de gado, assim como, crimes como subtrações de insumos, defensivos e maquinários agrícolas.

Titular da Deleagro, delegado Mateus Zampieri

O titular da Deleagro, delegado Mateus Zampieri, explica que nesse período a delegacia tem atuado intensamente com a realização de operações, desarticulando quadrilhas, mapeando as ocorrências e intensificando serviços de inteligência. “Por ser uma delegacia especializada conseguimos focar na resolução desses crimes, refletindo na redução das ocorrências”, disse.

No ano passado, a Deleagro realizou duas grandes operações contra abigeato desarticulando as maiores quadrilhas especializadas em furto de gado em Mato Grosso do Sul. “Isso impactou na redução direta no furto de animais no Estado. Atrelado ao mapeamento das atividades e monitoramento constante conseguimos inibir esse crime”, disse. No primeiro trimestre de 2022, o número de registro de boletins de ocorrência de crimes de abigeato apresentou redução de 10% ao mesmo período de 2021.

Desde a sua criação, a Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato realizou quinze operações especiais contra delitos agrários em mato Grosso do Sul. O adjunto da Deleagro, delegado Pablo Gabriel Farias da Silva, destacou que além de levar da prisão dos envolvidos, também serve para identificar os criminosos e quais áreas especificas atuam. “O serviço de inteligência e mapeamento é essencial para entendermos o funcionamento desses crimes no Estado”, pontuou.

Adjunto da Deleagro, delegado Pablo Gabriel Farias da Silva

Na última quinta-feira (2.6), a Deleagro, em parceria com a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes de Fronteira (Defron) desencadearam a segunda fase da Operação Geoagro, contra quadrilha especializada no furto e receptação de equipamentos de alta tecnologia utilizados na agricultura. “Observamos a criação de um mercado clandestino desses equipamentos na agricultura de alta precisão. Agimos rapidamente para desarticular esse crime”, explicou Zampieri.

O Governo do Estado também organizou o “Programa Campo Mais Seguro – Policiamento Rural” da Polícia Militar, com objetivo de monitorar as propriedades rurais, com auxilio de tecnologia de georreferenciamento. Policiais militares foram treinados e capacitados para atuar no patrulhamento rural em todos os biomas de Mato Grosso do Sul, do Pantanal ao Cerrado.

O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, enfatizou que as ações na segurança pública realizadas pelo Governo do Estado tem sido benéficas  para a sociedade. “São muitas as ações do Governo de MS voltadas à segurança nas áreas rurais. Com a criação da Deleagro e com a intensificação do patrulhamento rural, temos um reforço das medidas de segurança em Mato Grosso do Sul, que já são realizadas com bastante eficácia, sendo essenciais para o avanço da agropecuária de nosso estado. Enquanto os produtores rurais estão fazendo seu trabalho no campo, as forças de segurança estão atuando por meio de um sistema especializado, com monitoramento ostensivo e inteligência operacional, defendendo os produtores com iniciativas de prevenção e combate à criminalidade”, afirmou.

Airton Raes, Subcom
Foto: Edemir Rodrigues

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Novo leilão do Detran-MS tem o clássico Omega CD e Honda Fan em Dourados

Published

on

By

Nesta sexta-feira, 19 de abril, às 09h (horário de Mato Grosso do Sul), foi aberto o sétimo leilão do Detran-MS no ano, e o segundo em Dourados. Estão sendo oferecidos 131 lotes entre sucatas inservíveis, aproveitáveis e veículos de circulação.

O responsável pelo certame é o leiloeiro Tarcílio Leire e os interessados tem até o dia 07 de maio as 14h (horário de Mato Grosso do Sul) no site www.casadeleiloes.com.br e as visitações dos lotes acontecem nos dias 29, 30 de abril e 2 de maio, no pátio da AUTOTRAN em Dourados, que fica na Rua Coronel Ponciano de Mattos Pereira, 51-B no Jardim Colibri nos horários das 08h às 11H e das 13h30 às 16h30.

Na categoria Sucata Inservível está disponível 01 lote, sendo 168 motocicletas e 6 automóveis que possuem aproximadamente 21,5 mil quilos de material ferroso. Os lances estão disponíveis apenas para pessoas jurídicas que operam no ramo de siderurgia, de fundição ou de reciclagem e que sejam credenciadas no Detran-MS.

Em Sucata Aproveitável são 56 lotes de veículos, sendo 56 motocicletas (8 lotes com 5 motocicletas, 2 lotes com 6 motocicletas e 1 lote com 4 motocicletas) além de 45 automóveis. Nesta categoria, apenas pessoas jurídicas cadastradas em qualquer Detran do Território Nacional podem participar dos lances. Os veículos dessa categoria não podem voltar a circular, e são entregues sem placas e sem identificação do chassi. As placas serão recolhidas e o local onde se encontra a numeração de identificação do chassi serão inutilizados antes da entrega do veículo arrematado.

Já o certame de Veículos de Circulação, conta com 74 lotes de veículos, sendo 61 motocicletas e 13 automóveis. sendo o destaque um GM/Omega CD do ano de 1997 na cor cinza com lance inicial de R$ 9.109 e a moto Honda / CG 150 FAN ESDI do ano de 2013 / 2014 na cor vermelha com lance inicial de R$ 2.366.

Todas as pessoas físicas maior de 18 anos, ou jurídicas de qualquer natureza, devidamente cadastradas no site, podem participar e dar lance nessa categoria.

Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Circuito Gastronômico é referência para sabores do Cerrado

Published

on

By

A gastronomia de Mato Grosso do Sul é uma mistura de sabores e temperos desde a ancestralidade indígena até as influências da fronteira, mas sendo um Estado novo ainda busca seu reconhecimento. Para o chef Felipe Caran, embaixador sul-mato-grossense do 2º Circuito Gastronômico “Isto é MS” – Sabores da Terra, o evento promovido pela Companhia de Gás de MS (MSGÁS) é um primeiro passo em busca de referências e valorização dos produtos do Cerrado.

Chef Felipe Caran

“O Circuito Gastronômico está levantando a bandeira da nossa cozinha regional e sobretudo do Cerrado, que é muito rico em leguminosas, temperos e frutas, como o urucum, pequi, o jenipapo e a guavira”, diz. E ainda complementa: “Mostra as nossas essências e sofisticação com essa visão e foco nos ingredientes, o que é muito válido, em uma explosão de sabores e pratos criativos, e também que existe uma cultura gastronômica do arroz carreteiro e da carne de sol que traduzem a nossa identidade.”

Esta edição do Circuito Gastronômico, que será realizada de 6 a 21 de maio nas cidades de Campo Grande, Bonito, Corumbá e Três Lagoas, contempla 23 ingredientes locais: baru, pequi, guavira, nicola, carne de sol, mel de abelha nativo do Pantanal, linguiça de Maracaju, erva-mate, polvilho azedo e doce, farinha de milho saboró, galinha caipira, pintado, mocotó, miúdos, derivados de búfalo, coentro, pacu, farinha de mandioca de Furnas, palmito/guariroba, mandioca, traíra e sobá.

Chef Paulo Machado

Rede de sustentabilidade

“Esse ano ampliamos a lista dos ingredientes, incluindo a traíra, muito pescado em nossos rios, e os derivados (carne e leite) de búfalo, mais frutas e o mocotó, usado tanto para o cozido e o ensopado e também na geleia como sobremesa, com a ideia de que as pessoas que trabalham com gastronomia no Estado apontem o que temos de melhorar na nossa produção artesanal de alimentos”, realça o chef Paulo Machado, embaixador internacional do Circuito Gastronômico.

Machado destaque que o evento, além de agitar a gastronomia do Estado e fomentar o turismo, vem para celebrar e apoiar os restaurantes e similares, os quais, por sua vez, utilizam ingredientes de agricultores de alimentos locais. “Então, entendo que o circuito trabalha toda uma rede de sustentabilidade e hospitalidade, ligando as pessoas que nos visitam a negócios ou a turismo, os participantes, a excelência dos restaurantes e os produtores de alimentos”, comentou.

Com o apoio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), o 2º Circuito Gastronômico “Isto é MS” – Sabores da Terra conta com a realização de Márcia Marinho, que atua no segmento como hunter de novos nomes de chefs, produtos e estabelecimentos e criadora de um dos maiores portais de gastronomia do Estado (Saborise) e do Festival de Carnes de MS; José Marques, apresentador de Festas e Eventos TV, veiculado no site Campo Grande News, TVMS Record e CBN Campo Grande, e realizador do Noiva Fashion e do KidsfashionMs; e do Sindha/MS (Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Mato Grosso do Sul).

Receite com peixe está entre as opções do Circuito Gastronômico

Mais informações: www.circuitogastronomicoms.com.br

Assessoria de Comunicação MSGÁS

Fotos: Divulgação

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana