TRÊS LAGOAS-MS
  Últimas
Superintendente da PRF/MS recebe visita do superintendente do INCRA/MS
Polícia Militar participa de ação solidária em pró dos bancos de sangue do HEMOSUL
Na estreia do Campeonato Paulista, Santos FC empata com a Inter de Limeira
Eliminatórias: Brasil encara Equador que ainda luta por vaga na Copa
MS alcança resultados positivos com projetos do BrC, destaca Reinaldo Azambuja
Dourados: Projeto de revitalização da Avenida Coronel Ponciano passa por atualização orçamentária
Acordo de Leniência já pode ser feito com a Controladoria-Geral do Estado e a Procuradoria-Geral do Estado
Timão faz trabalho de posse e bolas paradas de olho no Santo André
Grupo Cataratas virá ao Estado para visita técnica no Aquário do Pantanal, e decidir a manutenção do contrato
Boletim Covid registra 2,6 mil novos casos e 14 mortes nesta quinta-feira
Chamamento público da Sedhast com R$ 4,6 milhões em recursos já está aberto; saiba como se inscrever
Pauta fiscal dos combustíveis, em Mato Grosso do Sul, fica congelada até março
Programa do Estado vai ajudar morador da Capital construir a casa própria
Bia Haddad fará final de duplas na Austrália contra campeãs olímpicas
Polícia Militar apreende arma de fogo e autores em Três Lagoas
PMA de Corumbá, Instituto Acaia Pantanal, empresa Zanir Furtado e voluntários realizam Educação Ambiental e plantio de 500 mudas nativas em áreas queimadas no Pantanal
Operação Hórus/MS: Polícia Militar apreende arma de fogo em Selvíria
Com gols de Elias Manoel, Grêmio estreia no Gauchão com vitória sobre o Caxias
Atlético empata com o Villa na estreia do Mineiro
Covid-19: Pequim restringe deslocamentos regionais para combater vírus
Mengão bate a Portuguesa por 2 a 1 e estreia com vitória no Campeonato Carioca
Palmeiras bate Ponte por 3 a 0 e defend invencibilidade de 6 anos em casa contra a macaca
Camionete furtada em Santa Catarina foi apreendida pelo DOF com mais de uma tonelada de drogas durante a Operação Hórus
Polícia Militar do 8° BPM apreende três veículos carregados com mais de 700 quilos de maconha e cigarros em Ipezal
PRF recupera em Três Lagoas (MS) dois veículos roubados no RJ
Abertura dos trabalhos legislativos será dia 2 de fevereiro em formato híbrido
Beneficiários já podem acessar Passe Livre Intermunicipal no aplicativo MS Digital
Última fase da obra no Joaquim Português requer atenção dos motoristas no acesso ao Parque dos Poderes
Frente fria rompe bloqueio atmosférico, aumenta chuva e alivia temperaturas em Mato Grosso do Sul
Melhorias realizadas na Penitenciária de Dourados reforçam segurança de policiais penais na execução dos trabalhos
Next
Prev

Brasilândia

Com aulas 100% on-line, CESP capacita jovens para atuarem como monitores ambientais em Brasilândia/MS

Publicado

Em formato remoto há quase dois anos, Projeto Jovem Monitor Ambiental beneficiou adolescentes do município, visando fomentar ações e projeto voltados para a proteção do meio ambiente e soluções sustentáveis

A CESP – Companhia Energética de São Paulo, em parceria com o Instituto Votorantim e consultoria da Transforma.aí, conseguiu superar os desafios da pandemia do novo coronavírus e encerra o ano de 2021 com o total de onze jovens e adolescentes capacitados por meio do projeto Jovem Monitor Ambiental, em Brasilândia.

Jovem Monitor Ambiental – Plantio Árvores Escola

A iniciativa faz parte do Programa de Educação Ambiental da CESP, no âmbito do licenciamento ambiental da UHE Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera) junto ao IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais) e visa capacitar adolescentes de 12 a 18 anos do município para atuarem como embaixadores locais dos cuidados com o meio ambiente. Toda a metodologia do projeto, porém, teve de ser readequada para o formato online no ano passado, em decorrência da pandemia de Covid-19.

“Tivemos um grande desafio nos últimos meses, que foi o de manter o Jovem Monitor Ambiental diante da mais grave crise sanitária das últimas décadas. E, graças aos esforços do nosso time e dos nossos parceiros na iniciativa, o resultado superou nossas expectativas. Conseguimos ajustar todo o projeto para o formato remoto sem perder a sua essência. Pelo contrário. Os alunos não apenas entenderam a nova proposta como a estenderam para uma campanha de conscientização sobre queimadas no município. A CESP tem o compromisso de gerar e compartilhar riqueza de forma sustentável por meio da transformação das pessoas e da sociedade, processo que passa diretamente pela educação. Temos muito orgulho de fazer parte da vida desses jovens”, ressalta José Dimas – Consultor de Responsabilidade Social na CESP.

Jovem Monitor Ambiental – Criação Horta Comunitária

Entre 2020 e 2021, os jovens participaram de oficinas com temas como: Protagonismo socioambiental na sociedade; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU (Organização das Nações Unidas); Programas ambientais da CESP e tecnologias ambientais de baixo custo.  A campanha de conscientização sobre queimadas, tema escolhido pelos próprios alunos, foi resultado de um dos temas trabalhados com os jovens e atingiu cerca de 400 pessoas.

De acordo com Felipe Raposo,   consultor da Transforma.aí – responsável pela execução das atividades em campo – durante o projeto, os jovens também aprenderam a utilizar um minhocário em casa para a produção de adubo. “Com atividades como esta, conseguimos demonstrar, de forma prática, a importância do consumo consciente, descarte correto e reaproveitamento de resíduos orgânicos, incentivando tanto os jovens quanto seus familiares a se engajarem nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU”, reforça.

Na segunda quinzena de outubro, os resultados do projeto foram celebrados em um festival de ações locais, que contou com o plantio de árvores na Escola Arthur Hoffig e na Praça Orineu A. Tomé, inauguração de uma horta comunitária e uma palestra sobre o bioma da região, que foi apresentada pela Polícia Militar Ambiental de Três Lagoas. O evento reuniu cerca de 25 jovens e contou com a participação de representantes da CESP, Transforma.aí, e da administração municipal de Brasilândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Sobre a CESP

A CESP – Companhia Energética de São Paulo – atua na geração e comercialização de energia elétrica. Fundada em 1966, a Companhia detém a concessão de duas usinas de geração hidrelétrica, instaladas nas bacias hidrográficas do Rio Paraná e do Rio Paraíba do Sul, no estado de São Paulo. Juntas, as unidades Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera) e Paraibuna somam 1.627 MW de capacidade instalada.

Em 2020, as usinas geraram 9.064 GWh de energia, montante este que sustenta o objetivo de eficiência e que garante padrão de qualidade e de competitividade no setor. Faz parte da cultura da CESP gerar valor sem deixar de cumprir seu papel no âmbito socioambiental. Por isso, são desenvolvidos projetos de recuperação e conservação dos ecossistemas e da biodiversidade, assim como iniciativas com as comunidades das localidades em que a Companhia atua.

Com o processo de privatização da CESP, desde dezembro de 2018, a Companhia é controlada por uma joint venture formada pela Votorantim Energia e pelo Canada Pension Plan Investments (CPP Investments)

Informações à Imprensa

Infomuts – Informação Inteligente

Comentários Facebook

Brasilândia

Tragédia em Brasilândia/MS, raio mata jovem e deixa dois feridos em estado grave

Publicado

Um jovem faleceu no final da tarde desta sexta-feira (14) de janeiro, após receber a descarga elétrica provocada por um raio, em uma fazenda localizada as margens da MS-395, entre Bataguassu e Brasilândia.

Segundo as primeiras informações obtidas pelo Da Hora Bataguassu, o jovem identificado apenas como Marcos Daniel, conhecido como Zebrinha, de 21 anos, estava com outros funcionários em um mangueiro de gado, momento que um raio teria caído, atingindo o jovem e outras três pessoas, que também receberam a descarga elétrica.

Marcos acabou não resistindo e veio a óbito na hora, já os outros dois trabalhadores foram encaminhados ao Hospital na cidade de Brasilândia, onde passaram por avaliação médica, um recebeu atendimento médico e posteriormente liberado, já outro homem e seu filho, se encontram em estado grave e deverão ser transferidos para outra unidade hospitalar.

Em contato com o delegado plantonista da Delegacia de Brasilândia, equipes da Policia Civil de Brasilândia estão realizando os levantamentos de informações a respeito do ocorrido. Peritos do Núcleo de Perícia de Três Lagoas também estão realizando os levantamentos de praxe.

Marcos Daniel, é amigo dos moradores de Arapuá, dos irmãos Lucas e Milena Amaro e de William Moura da Silva, que estão em Brasilândia, a espera do corpo do amigo, que será velado a partir das 13h deste sábado (15), no velório Municipal de Brasilândia.

Assista a boiada que passou pelo Distrito de Arapuá no dia 17 de dezembro de 2021, em que Marcos estava conduzindo, juntamente com os amigos do estradão e do Distrito de Arapuá.

Nós do ArapuáNews deixamos nossas condolências, aos amigos e familiares, nesse momento tão triste, com a partida de um jovem.

Várias homenagens estão sendo postadas na rede social de Marcos.

Com informações de Tiago Apolinário –  Da Hora Bataguassu

Comentários Facebook
Continue lendo

Brasilândia

Mãe que matou a própria filha em Brasilândia é condenada a 39 anos de prisão

Publicado

O juiz da 1ª Vara Criminal de Três Lagoas, Rodrigo Pedrini Marcos, marcou para hoje (12) a partir das 8 horas, o júri de Emileide Magalhães de 31 anos, acusada de estrangular e enterrar a filha Gabriely Magalhães de Souza de 10 anos, viva de cabeça para baixo em Brasilândia/MS, município de 11 mil habitantes,  distante 65 quilômetros de Três Lagoas, o crime ocorreu em março de 2020.

O julgamento foi realizado no Fórum de Três Lagoas/MS, um pedido da defesa, devido a comoção que o caso gerou no Município de Brasilândia/MS.

O julgamento teve início as 08h, com alguns esclarecimentos feitos pelo Juiz Presidente Dr. Rodrigo Pedrini Marcos, com a leitura de denuncia e laudo da perícia necroscópica.

Foi exibido um vídeo no plenário, do depoimento do irmão da vítima, que relatou as brigas e ameaças da mãe à vitima, e dos relatos sobre os abusos praticados pelo padrasto.

O delegado Titular de Brasilândia, Thiago Passos, que esteve à frente das investigações, destacou a frieza da autora, no dia do ocorrido.

A ré, presa no Estabelecimento Penal Feminino Carlos Alberto Jonas Giordano de Corumbá, participou do julgamento por videoconferência. Questionada pelo juiz Rodrigo Pedrini Marcos se queria falar sobre o caso: respondeu que sim, mas iria responder apenas o que se lembrava. “Vou contar as partes que me recordo”, disse.

Segundo ela, no dia do crime, havia “bebido muito e usado muita cocaína”. “Eu me recordo descendo do carro junto de Gabrielly, atravessado a cerca e passado o fio no pescoço dela. Ela acabou desfalecendo e caindo no buraco fundo por acidente, achei que estava morta. Questionada se o filho a ajudou, disse que no momento em que enterrava a menina, o adolescente saiu correndo, chorando. “Comecei a gritá-lo para me ajudar. Joguei pedaço de terra no buraco”.

Em seu depoimento, detalhou o desespero de seu filho, chorando ao ver sua irmã com um fio de solda enrolado ao pescoço. A réu falou da confiança que tinha no padrasto de seus 5 filhos, que deixava frequentemente, ele sozinho com as crianças.

“Mãe, eu te amo” – Durante todo o depoimento, a cabeleireira não demonstrou arrependimento, apenas chorou quando o promotor leu uma carta, apreendida pela polícia à época, na qual Gabrielly havia escrito pedindo desculpa por uma bagunça que tinha feito na companhia de um dos irmãos.

Na carta, escrita à mão, com desenhos de coração com olhinhos e sorrisinhos, segundo o promotor, a criança escreveu: “Mãe eu te amo. Mãe, obrigada por você existir. Você é a pessoa mais linda, inteligente e a mãe mais legal de toda a minha vida e do mundo inteiro. Eu te amo do fundo do meu coração. Mãe, a senhora é a pessoa mais querida da minha vida. A senhora fala, fala, fala, mas eu não dou ouvidos pra você. Eu vou tentar te obedecer. Eu nunca vou te esquecer. Você tenha muitos anos pra viver”. 

 

Emileide Magalhães

Após um intervalo de uma hora, o Promotor de Justiça, Dr. Luciano Anechini, mostrou a indignação, detalhando os momentos bárbaros e principais da morte da criança. Pedindo a condenação máxima permitida na legislação brasileira.

Na missão de defender a ré, o Defensor Público, Dr. Danilo Augusto Formágio, defendeu a imparcialidade do julgamento, e que os jurados, sejam justos e julguem pela consciência, e não pelo clamor social.

Após a votação do júri popular, Emileide Magalhães, foi condenada há  39 anos, 8 meses e 4 dias de prisão em regime fechado, por homicídio quadruplamente qualificado, ocultação de cadáver, falsa comunicação de crime e corrupção de menor.

Além de pagamento de multa, foi pedido à Promotoria da Infância de Brasilândia, a retirada da guardas das 4 crianças.

André Piauí

Na condenação de André Luiz “Piauí”, inicialmente a pena teria sido de 13 anos, mas foi aumentada após o Ministério Público Estadual recorrer pedindo aumento da pena e o Superior Tribunal de Justiça aceitar, estabelecendo então pena superior a 20 anos.

Mesmo preso e com laudo da perícia apontando as severas lacerações nos órgãos genitais de Gabrielly, sofrida pelos estupros praticados por André Piauí, Emileide Magalhães continua a manter relacionamento com o marido. O casal continua ‘trocando carta de amor’ segundo o Ministério Público.  

A Comarca de Três Lagoas, é a primeira do Brasil a transmitir julgamentos pelo Youtube Juris em Três Lagoas, reforçando a importância da universalização da justiça, destacou Dr. Rodrigo Pedrini.

 

Veja o julgamento completo abaixo.

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul27 de janeiro de 2022, 11:51

MS alcança resultados positivos com projetos do BrC, destaca Reinaldo Azambuja

O presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (Brc), governador Ibaneis Rocha (DF), foi reconduzido ao cargo para...

Mato Grosso do Sul27 de janeiro de 2022, 11:51

Dourados: Projeto de revitalização da Avenida Coronel Ponciano passa por atualização orçamentária

O Governo do Estado dá prosseguimento ao projeto de revitalizar uma das principais avenidas de Dourados, Coronel Ponciano. Nesta semana,...

Mato Grosso do Sul27 de janeiro de 2022, 11:51

Acordo de Leniência já pode ser feito com a Controladoria-Geral do Estado e a Procuradoria-Geral do Estado

A finalidade do documento é proporcionar que as empresas colaborem efetivamente com as investigações e com o processo administrativo de...

Mato Grosso do Sul27 de janeiro de 2022, 11:50

Grupo Cataratas virá ao Estado para visita técnica no Aquário do Pantanal, e decidir a manutenção do contrato

http://www.ms.gov.br/wp-content/uploads/sites/150/2022/01/27.01.22-VISITA-CATARATAS-PORTAL.mp3 Representantes do Grupo Cataratas, holding que administra pontos turísticos no Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro, virão à Mato...

Mato Grosso do Sul27 de janeiro de 2022, 11:50

Boletim Covid registra 2,6 mil novos casos e 14 mortes nesta quinta-feira

Boletim Covid divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta quinta-feira (27) apresenta 2.687 novos casos e mais 14...

POLICIAL

Mais Lidas da Semana