TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Inocência

Com apoio do Sebrae, prefeituras de Selvíria e Inocência vão melhorar processos de compras públicas

Publicado em

Promover o desenvolvimento dos municípios, a partir do processo de compras do poder público é uma das vertentes de atuação do programa Cidade Empreendedora. Nessa segunda-feira (5) e terça-feira (6), as prefeituras de Inocência e Selvíria, receberam a visita de uma equipe do Sebrae/MS para dar início a esse trabalho que é feito a partir do eixo “Compras Públicas”.

De acordo com Luis Pivovar, consultor do Sebrae especializado em compras governamentais, as reuniões realizadas vieram para alinhar as estratégias que podem ser adotadas pelas prefeituras para fomentar o desenvolvimento do município, a partir das compras feitas pela própria administração pública. Uma delas é fazer com que os pequenos negócios locais sejam priorizados nos editais de licitação. O tratamento diferenciado para as pequenas empresas de cada cidade está previsto na Lei Complementar nº 123/2006. Durante as visitas foram entregues às prefeituras, um banner com as informações referentes a legislação.

“Com a lei, as prefeituras passam a ter uma ferramenta fantástica para o desenvolvimento local, pois quando os pequenos negócios da cidade são priorizados nos editais de licitação, há mais chances de eles ganharem o pregão. Com a contratação de uma empresa local, a administração pública faz com que o investimento permaneça na cidade, contribui para o aumento da empregabilidade, da geração de renda, além de melhorar a inclusão social e econômica da população”, ressaltou Pivovar.

Funcionários da prefeitura de Selvíria participaram da reunião com o Sebrae

Durante a execução do programa Cidade Empreendedora nos municípios, por meio do eixo “Compras Públicas”, os consultores vão trabalhar junto a prefeitura para viabilizar a aplicabilidade da legislação, além de construir, em parceria com os funcionários, uma melhoria no processo de licitação com a proposta de torná-lo mais célere e eficiente. Também estão previstas ações de conscientização voltadas aos empreendedores locais para que eles passem a compreender as vantagens de fornecer produtos ao município e tenham interesse em participar das licitações.

Junto com as ações desenvolvidas na área urbana, o eixo “Compras Públicas” possui outra linha de atuação com o foco no âmbito rural, em que são feitas ações junto a agricultura familiar para que os produtores consigam fornecer alimentos à prefeitura da cidade onde moram por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O mesmo trabalho é realizado em todos os municípios que aderiram ao programa Cidade Empreendedora neste ano, no total, são 22 cidades. Além de Selvíria e Inocência, também participam do programa: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Terenos.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

Comentários Facebook

Celulose em Destaque

Aos 67 anos, Inocência vive novo ciclo de desenvolvimento com presença da Arauco

Published

on

Abril de 2026 – Ao completar 67 anos de emancipação política neste 4 de abril, o município de Inocência (MS) vive um novo ciclo de desenvolvimento. Especialmente a partir de 2025, os setores de comércio e serviços começaram a ganhar fôlego, surgiram novas oportunidades de fonte e renda. A cidade cresceu, enquanto a infraestrutura urbana vem sendo ampliada e modernizada, por exemplo, com iniciativas como o Plano Estratégico Socioambiental (PES) do Projeto Sucuriú, da Arauco. E os reflexos desta transformação já são percebidos no dia a dia pela população.

Leandro Rodrigues – LL Hotel

O crescimento deixou de ser expectativa para se tornar realidade nas ruas, nos negócios e na vida das pessoas, como o empresário Leandro Rodrigues dos Santos, do setor de hotelaria. Nascido em Inocência, Leandro, proprietário do LL Hotel, é de uma geração que precisou deixar a cidade ainda jovem por falta de perspectivas. “Eu, minha irmã e meu irmão tivemos que ir embora para buscar crescimento profissional, estudar, trabalhar. Isso acontecia muito aqui”, conta. Nesse período, trabalhando como técnico de segurança do trabalho, ele passou por São Paulo e Minas Gerais, sonhando com a possibilidade de retornar à cidade-natal.

Esse retorno começou a se desenhar quando a região passou a viver um novo movimento econômico, ainda ligado à atividade florestal. Mesmo antes da confirmação da decisão de instalação da fábrica da Arauco, a demanda por serviços já dava sinais de mudança. Leandro soube ler os sinais e acreditou neles. “A gente começou a construir um hotel pensando nessa movimentação. No meio da obra, veio a confirmação da fábrica. Foi melhor do que a gente imaginava”, relembra. O hotel, previsto inicialmente para ter 14 apartamentos, precisou ser ampliado para acompanhar o ritmo da cidade. Hoje, são 28 quartos com alta ocupação constante. “Se tivéssemos 40 ou 50, estariam cheios”, afirma O crescimento do negócio ajuda na geração de renda. Atualmente, sete moradores de Inocência trabalham no hotel. Para Leandro, a principal mudança não está nos números, mas na forma como a cidade passou a reorganizar suas próprias histórias. “Antes, as famílias eram separadas. As pessoas iam embora. Agora, está acontecendo o contrário: as pessoas estão voltando. As famílias estão se reunindo de novo”, comemora, observando que há um movimento crescente de novos empreendimentos, com moradores que antes tinham poucas perspectivas, mas que, agora, também enxergam oportunidades reais de crescimento.

João Pedro – CH Food Park

Essa transformação é visível no cotidiano do comércio local. João Pedro Luiz Azambuja, do CH Food Park, acompanha o aumento no fluxo de pessoas e a mudança no ritmo da cidade, que impulsionou seu negócio. Natural de Inocência, João Pedro concretizou um sonho que começou de forma simples, dentro de casa, com lanches artesanais por delivery e ganhou um espaço próprio, bem no centro da cidade. Para ele, a chegada da Arauco impulsionoudiretamente o negócio. “Nossa realidade financeira melhorou bastante. Isso nos deu a possibilidade de ampliar o espaço e proporcionar mais qualidade de vida para nossa família”, afirma. O que começou com três pessoas, hoje, já reúne mais de 10 colaboradores. “Foi um passo de fé, cheio de esperança. Nada disso seria possível sem o apoio fundamental da minha esposa, Thalita, da minha sogra, Erika, e do meu cunhado, Eduardo. Somos uma empresa familiar que não abre mão da qualidade”, conta.

A força feminina no empreendedorismo local também é um marco desse novo ciclo. Lina Luíza Campos, produtora rural e empresária no setor de combustíveis, relata que o centro de Inocência pulsa em um novo ritmo para atender à demanda: estabelecimentos que antes fechavam cedo, agora, estendem o horário até as 20h e abrem aos domingos e feriados. “É nítido o movimento de profissionalização. Muitos buscam qualificações e já integram tecnologias como a inteligência artificial em seus processos, enquanto outros ainda amadurecem suas estratégias para encontrar diferenciais neste novo momento”, pontua Lina, que também é presidente da Associação Comercial e acompanha de perto a abertura de quase duas novas empresas por semana na cidade.

Lina Luiza – Associação Comercial Inocência

Para Lina, o maior legado é a valorização humana e a transformação social que a parceria entre indústria e comunidade proporciona. “Aumentamos nosso efetivo e a renda dos nossos colaboradores para acompanhar o mercado. Fazer parte desta história e ver a evolução da cidade onde escolhi criar meus filhos nos traz muito orgulho; Inocência nunca mais será a mesma”, informa a empresária, que também atua em conselhos municipais de desenvolvimento e educação.

Plano Estratégico Socioambiental

Nesse movimento de mudança, o Projeto Sucuriú se entrelaça com a história da cidade, passando a fazer parte do seu dia a dia. “Inocência está de parabéns pelos seus 67 anos e por esse momento de desenvolvimento. A Arauco tem o compromisso de contribuir para esse crescimento de forma planejada, respeitando a história do município e gerando oportunidades para a população”, diz Theófilo Militão, diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da empresa.

Segundo ele, o investimento de US$ 4,6 bilhões no Projeto Sucuriú, a primeira fábrica de celulose da Companhia no Brasil, demonstra a confiança da Arauco no município e na região. “Mas este empreendimento não vem sozinho; ele traz consigo iniciativas estruturantes que contribuem para evolução de Inocência, como é o caso do Plano Estratégico Socioambiental (PES), que reúne empresa, poder público e comunidade em um modelo de governança compartilhada”, ressalta o executivo, acrescentando que R$ 85 milhões estão sendo aplicados em áreas como saúde, educação, infraestrutura e geração de renda, com ações pensadas para acompanhar a expansão do município.

Os efeitos no cotidiano são visíveis. A cidade ampliou vagas na educação infantil, melhorou o transporte escolar, reforçou a estrutura de saúde e avançou na organização do sistema público. Também houve investimentos em infraestrutura, com obras de pavimentação e drenagem, implantação de rede de fibra óptica e contribuição para o processo de homologação de uma pista de pouso, fortalecendo a mobilidade e a logística.

Esse avanço também se reflete em áreas essenciais para a população. Na educação, Inocência se destaca pelo desempenho no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), com índice de aprovação de 63%, bem acima da média nacional, que foi de 12,5%. O resultado está ligado à oferta de curso preparatório gratuito, realizado em parceria com a Prefeitura, e acompanha a elevação da escolaridade num cenário em que a qualificação passa a ser decisiva para o acesso às novas oportunidades.

A certificação escolar tem funcionado como porta de entrada para outras iniciativas, como o programa Abrace este Projeto, desenvolvido em parceria com o Senai, que oferece 560 vagas em cursos técnicos gratuitos voltados à indústria de celulose, com bolsa-auxílio para os participantes.

Na saúde, os investimentos também alcançam a rede regional. Em Três Lagoas, referência para atendimentos de média e alta complexidade, a Arauco destinou R$ 2,3 milhões para fortalecer hospitais e ampliar a oferta de exames e consultas especializadas, beneficiando pacientes de toda a região, incluindo Inocência.

Sobre o Projeto Sucuriú

O Projeto Sucuriú marca a entrada da divisão de celulose da Arauco no Brasil. O investimento de US$4.6 bilhões inclui a construção de uma planta com capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas de fibra curta de celulose/ano. Está localizado em uma área de 3.500 hectares, a 50 quilômetros do centro da cidade de Inocência (MS) e ao lado do Rio Sucuriú. A etapa de terraplanagem começou em 2024 e a previsão de entrada em operação é no final de 2027.

Em todas as fases desenvolvimento do Projeto, e de maneira contínua, monitora e respeita a biodiversidade local, identificando espécies de flora e fauna nativas da região, além de fazer o mapeamento das áreas prioritárias para conservação.

Durante as obras, a Arauco vai oferecer capacitação e gerar mais de 14 mil oportunidades de trabalho. Depois do start up, o Projeto Sucuriú empregará cerca de 6 mil pessoas nas unidades Industrial, Florestal e operações de Logística. O propósito é impulsionar o desenvolvimento social e econômico para toda região, fomentando um aumento na geração de renda e na arrecadação de impostos, além de contribuir para atrair investimentos.

Sobre a Arauco Brasil

No país desde 2002, a Arauco atua nos segmentos Florestal e de Madeiras com o propósito de, a partir da natureza e de fontes renováveis, contribuir com as pessoas e o planeta. Emprega mais de 3000 colaboradores próprios e conta com 5 unidades industriais brasileiras.

As plantas estão distribuídas entre a produção de painéis, em três fábricas localizadas nas cidades de Jaguariaíva (PR), Ponta Grossa (PR) e Montenegro (RS); painéis e molduras, na planta localizada em Piên (PR); resinas e químicos, na unidade de Araucária (PR) e, em 2027, prepara-se para inaugurar sua primeira fábrica de celulose brasileira em Inocência (MS).

Com atuação orientada por práticas ESG, a Arauco possui certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) em suas florestas, que reconhece o manejo ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável. Globalmente e no país, opera primando pela gestão responsável da água, a conservação da biodiversidade e a retirada de gás carbônico da atmosfera.

Comentários Facebook
Continue Reading

Inocência

Em Inocência| Trio é detido com drogas escondidas em carro durante abordagem na MS 112

Published

on

Três homens foram presos por tráfico de drogas após uma abordagem realizada por policiais do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv) na rodovia MS 112, em Inocência, na última sexta-feira, 13.

A equipe realizava fiscalização de rotina quando interceptou um Chevrolet Onix azul, utilizado como transporte por aplicativo. No veículo estavam uma motorista e três passageiros, que seguiam viagem com destino ao município.

 

Durante a inspeção no porta-malas e nas bagagens, os policiais encontraram uma sacola com porções de entorpecentes. Um dos ocupantes assumiu ser o responsável pela mala onde parte do material estava guardado.

Na sequência, os militares intensificaram a revista no interior do carro e localizaram mais drogas escondidas entre roupas e também no assoalho do veículo.

No total, foram apreendidos dois tabletes de maconha, somando cerca de 400 gramas, além de 46 porções fracionadas da mesma substância, que totalizaram aproximadamente 250 gramas. Também foram recolhidos 166 papelotes de cocaína, com peso estimado em 150 gramas.

Os três suspeitos foram presos em flagrante e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Três Lagoas, onde permanecem à disposição da Justiça. Segundo a polícia, o prejuízo estimado ao tráfico com a apreensão é de aproximadamente R$ 13 mil.

 

Com informações de Rádio Caçula

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas17/04/2026

Prefeitura de Três Lagoas homologa resultado final do MS Alfabetiza e conclui processo seletivo

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), concluiu mais uma etapa importante do Programa...

Três Lagoas17/04/2026

Servidores da SMAS participam de capacitação sobre estilos comportamentais em Três Lagoas

Na manhã desta sexta-feira, 17 de abril, diretores, coordenadores e técnicos de apoio da Política da Secretaria de Assistência Social...

Três Lagoas17/04/2026

Campeonato Municipal de Futebol de Base movimenta Três Lagoas neste fim de semana

O futebol de base volta a movimentar Três Lagoas neste fim de semana com mais uma rodada do Campeonato Municipal...

Três Lagoas17/04/2026

Crianças e adolescentes da Patrulha Florestinha vivenciam educação ambiental no Parque Natural Municipal do Pombo

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio das secretarias municipais de Assistência Social (SMAS) e de Meio Ambiente e Agronegócio...

Três Lagoas17/04/2026

Decisão no vôlei masculino dos JETs movimenta Três Lagoas nesta sexta-feira (17)

Três Lagoas vive mais um momento decisivo dos Jogos Escolares Três-Lagoenses (JETs) 2026 nesta sexta-feira, 17 de abril. O Ginásio...

Três Lagoas17/04/2026

Prefeitura de Três Lagoas e Polícia Civil atuam com rapidez e resgatam animais em situação de maus-tratos

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento de Bem-Estar Animal, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Policial17/04/2026

Por aclamação, Comandante-geral da PMMS é reeleito presidente do CNCG-PM

São Paulo (SP) – O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Renato dos Anjos Garnes, foi...

Policial16/04/2026

Polícia Militar em Brasilândia apreende veículos com produtos de contrabando

Brasilândia – MS, no dia 15 de abril, os policiais militares do 2º Pelotão da 1ª Cia do 2º Batalhão...

Policial16/04/2026

Polícia Militar apreende adolescente por tráfico de drogas em Rio Verde

Coxim (MS): A Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (16),  apreendeu um adolescente de 16 anos por tráfico de drogas...

Policial16/04/2026

APREENSÃO HISTÓRICA: Polícia Militar intercepta 3,6 toneladas de drogas em Rio Negro

Coxim (MS): A Polícia Militar na madrugada desta quarta-feira (16/04),  realizou a maior apreensão de entorpecentes já registrada no município...

Policial15/04/2026

Polícia Militar Recupera Aparelho Celular em Corumbá.

Corumbá (MS) – Na tarde de terça-feira (14), a Polícia Militar localizou e recuperou um aparelho celular na Rua Marechal...

Policial15/04/2026

Ação Conjunta: Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Coordenadoria de Fiscalização de Posturas Realizam Operação de Fiscalização, Prevenção e Repressão Qualificada Voltada ao Combate ao Furto e à Receptação de Cabos e Fios Metálicos em Corumbá.

Corumbá (MS) – Na terça-feira (14), a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, por meio da equipe de Força...

Mais Lidas da Semana