TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Cinco anos após o Marco Legal, MS está entre as exceções no atraso do saneamento nacional

Publicado em

Enquanto o Brasil ainda luta para universalizar o saneamento básico, Mato Grosso do Sul se destaca como exemplo de gestão e eficiência. O Estado já alcançou 72,34% de cobertura de esgoto, índice bem acima da média nacional, graças aos investimentos contínuos da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) nos 68 dos 79 municípios sob sua operação.

Os investimentos incluem frentes de obras em andamento por meio da PPP (Parceria Público-Privada) do saneamento com a empresa Ambiental MS Pantanal. Vale lembrar que Mato Grosso do Sul já universalizou o sistema de abastecimento de água tratada.

O governador Eduardo Riedel mantém como meta antecipar em dois anos as metas nacionais estabelecidas pelo novo Marco Legal do Saneamento Básico, que prevê cobertura de 99% da população com água potável e 90% com esgotamento sanitário até 2033.

Em Mato Grosso do Sul, o planejamento é atingir esse objetivo até 2031, consolidando o Estado como referência em políticas de saneamento e sustentabilidade. De acordo com o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, o avanço é resultado de uma política pública sólida e de um trabalho de longo prazo.

“O planejamento estratégico da Sanesul, aliado ao apoio do governador Eduardo Riedel, tem permitido acelerar obras e expandir redes em todo o Estado. Estamos no caminho para universalizar o esgotamento sanitário antes do prazo nacional, garantindo mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável para a população sul-mato-grossense”, destaca o dirigente.

O contraste com a realidade nacional é expressivo. Segundo o estudo “Avanços do Marco Legal do Saneamento Básico no Brasil – 2025”, divulgado recentemente pelo Instituto Trata Brasil, o país não apresentou evolução significativa nos indicadores desde que o marco entrou em vigor, há cinco anos.

Atualmente, 34 milhões de brasileiros ainda vivem sem acesso à água tratada, e mais de 90 milhões não têm coleta e tratamento de esgoto. Em alguns casos, houve até retrocesso: o atendimento de água caiu de 83,6% em 2019 para 83,1% em 2023, uma queda de 0,5 ponto percentual.

O levantamento mostra avanços discretos: o acesso à coleta de esgoto subiu de 53,2% para 55,2%, e o tratamento passou de 46,3% para 51,8%. Ainda assim, os índices estão longe das metas de universalização.

Período curto

O Instituto Trata Brasil ressalta que o período de cinco anos é curto para mensurar resultados estruturais, considerando que obras e licenciamentos demandam tempo. “É provável que a melhoria nos indicadores ocorra no médio e longo prazo”, diz o relatório, que utiliza dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações em Saneamento), do Ministério das Cidades.

Apesar da lentidão nacional, Mato Grosso do Sul segue em direção oposta, com investimentos robustos, planejamento eficiente e metas antecipadas, reafirmando o compromisso do Estado com a universalização do saneamento e a sustentabilidade ambiental.

Municípios com melhores índices de cobertura de esgoto em MS

Os avanços da Sanesul se concentram nos municípios que apresentam os melhores índices de cobertura de esgoto, consolidando o Estado como referência nacional em saneamento.

Entre os destaques estão Dourados (88,66%), Brasilândia (99%), Ribas do Rio Pardo (91,92%), Santa Rita do Pardo (99%), Três Lagoas (99%), Alcinópolis (99%), Bonito (99%), Caracol (99%) e Porto Murtinho (92,22%). Também se sobressaem Japorã (99%), Tacuru (95,5%), Antônio João (91,78%), Laguna Carapã (99%), Paranhos (99%), Ponta Porã (99%), Angélica (94,13%), Batayporã (98,27%), Jateí (91,33%), Novo Horizonte do Sul (94,35%), Chapadão do Sul (92%), Paranaíba (99%), Bodoquena (92,64%) e Dois Irmãos do Buriti (96,78%).

Comunicação Sanesul
Fotos: Bruno Rezende/Secom/Arquivo

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Com apoio parlamentar, Governo de Mato Grosso do Sul destina R$ 7,4 milhões à agricultura familiar

Published

on

By

Por meio do Proacinq e convênios federais, o Governo do Estado destina R$ 7,4 milhões em implementos e sementes para fortalecer a agricultura familiar em 51 municípios

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), realiza a entrega de 7.062 itens voltados ao fortalecimento da agricultura familiar, totalizando investimentos de R$ 7.403.718,20. A solenidade será realizada nesta segunda-feira (29), às 10h, no Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Cepaer), em Campo Grande.

As entregas contemplam máquinas, implementos agrícolas, sementes e equipamentos que beneficiarão agricultores familiares de 51 municípios sul-mato-grossenses, ampliando a capacidade produtiva das propriedades rurais, fortalecendo a assistência técnica e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do campo.

Os investimentos são oriundos de diferentes fontes de financiamento, incluindo o Programa de Aquisição de Insumos para Agricultura Familiar (Proacinq), executado pelo Governo do Estado, além de convênios firmados junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por intermédio dos parlamentares (senadores Tereza Cristina e Nelson Trad, os deputados federais Beto Pereira, Vander Loubet e Fábio Trad e o deputado estadual Zeca).

Aquidauana, Nioaque, Amambai, Paranhos, Miranda, Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Tacuru, Dourados, Juti, Caarapó, Porto Murtinho, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Laguna Caarapã, Maracaju, Rio Negro, Eldorado, Jaraguari, Antônio João, Brasilândia, Japorã, Corumbpa, Dourados, Campo Grande, Bela Vista, Pedro Gomes, Corguinho, Sonora, Figueirão, Terenos, Bonito, Sete Quedas, Anaurilândia, Rochedo, Deodápolis, Três Lagoas, Alcinópolis, Jardim, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Costa Rica, Caracol, Guia Lopes da Laguna, São Gabriel do Oeste, Nova Andradina, Nova Alvorada, Batayporã e Água Clara estão entre os municípios beneficiados.

Convênios ampliam a mecanização da agricultura familiar

Os recursos provenientes dos convênios federais somam R$ 6.609.509,90, contemplando 127 máquinas e implementos agrícolas, dos quais 123 serão destinados diretamente a 32 municípios sul-mato-grossenses.

Os equipamentos reforçam a infraestrutura produtiva das prefeituras e associações de produtores rurais, ampliando o acesso à mecanização e oferecendo melhores condições de trabalho às famílias agricultoras.

Entre os equipamentos entregues estão caminhões, caminhonetes, ensiladeiras, plantadeiras de mandioca, plantadeiras semeadoras, terraceadores, calcareadeiras, pulverizadores, distribuidores de fertilizantes, guinchos, microtratores e diversos implementos agrícolas. Além disso, quatro caminhonetes serão incorporadas à frota da Agraer, fortalecendo as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em Mato Grosso do Sul.

Proacinq garante maior volume de investimentos em insumos

Responsável pelo maior número de itens entregues, o Programa de Aquisição de Insumos para Agricultura Familiar (Proacinq) contempla 6.935 unidades, com investimento de R$ 794.208,30.

O programa destina 93 carretinhas, 93 microtratores, 763 matracas e 5.898 sacos de sementes de feijão, milho, arroz e hortaliças, beneficiando agricultores familiares de 35 municípios do Estado.

A distribuição dos insumos fortalece a produção de alimentos, amplia o acesso à mecanização em pequenas propriedades e oferece melhores condições para o aumento da produtividade das famílias agricultoras.

Com os investimentos realizados, o Governo do Estado reforça sua política de fortalecimento da agricultura familiar, promovendo segurança alimentar, modernização da produção rural, ampliação da capacidade produtiva e desenvolvimento sustentável nos municípios sul-mato-grossenses.

Comunicação Agraer

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Guichê 60+ aproxima pessoas idosas do mundo digital e garante acesso aos serviços do Detran-MS

Published

on

By

Na Agência Híbrida de Dourados, onde o projeto teve início, a gerente Elizangela Ximenes acompanha diariamente histórias que mostram o impacto da iniciativa na vida das pessoas.

“Estamos felizes por ter aqui esse tipo de atendimento. É gratificante ver as pessoas com mais de 60 anos recuperando acesso ao GOV, sendo capazes de acessar suas CNHs e documentos dos veículos pelo aplicativo, acessando suas vagas especiais. Isso é dar acesso às pessoas a um mundo que está aqui”, afirma.

Outros benefícios

Além do atendimento especializado, Mato Grosso do Sul também oferece benefícios específicos aos condutores idosos. O desconto nas taxas de emissão, renovação e reemissão da Carteira Nacional de Habilitação acompanha o prazo de validade do documento.

“A pessoa com 60 anos, tem um desconto correspondente a 50% da taxa integral do Detran. Já a partir dos 70 anos, em que a CNH tem validade de três anos, o desconto é de 70%, pagando apenas 30% da guia”, explica o diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira dos Santos.

Para ele, o cuidado com a população idosa vai além da prestação de serviços. “É uma forma de reconhecer a importância dessa geração, que ajudou a construir o Estado e continua ativa. Nosso papel é garantir que eles tenham acesso fácil e seguro aos serviços, com acolhimento e respeito.”

Atualmente, não existe limite máximo de idade para dirigir no Brasil. O que há é a necessidade de avaliações médicas mais frequentes, conforme previsto na legislação, reforçando o compromisso com a segurança e a saúde dos condutores sem comprometer sua independência.

Ao promover acesso, orientação e inclusão digital, o Guichê 60+ demonstra que acolher também é garantir autonomia. Em um mundo cada vez mais tecnológico, iniciativas como essa ajudam a assegurar que nenhuma pessoa fique para trás.

O planejamento estratégico do Detran-MS prevê a ampliação do atendimento 60+ para outras agências do Estado em 2027.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued/Detran-MS

Detran-MS já realizou mais de 11,7 mil atendimentos e ajuda idosos a acessar serviços cada vez mais digitais com acolhimento e orientação especializada

Em uma sociedade cada vez mais conectada, realizar tarefas simples como acessar um documento digital, recuperar uma senha ou utilizar um aplicativo pode se tornar um desafio para muitas pessoas idosas. Enquanto a tecnologia avança rapidamente, parte da população enfrenta dificuldades para acompanhar essas mudanças, o que pode comprometer o acesso a serviços e até mesmo a direitos básicos.

Foi pensando nessa realidade que o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) criou o Guichê 60+, um atendimento especializado voltado às pessoas com 60 anos ou mais. A iniciativa oferece acolhimento, orientação e suporte personalizado para que o público idoso consiga acessar serviços cada vez mais digitais de forma segura e autônoma.

Em sintonia com os princípios do Junho Prata, campanha estadual de conscientização e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, o serviço reforça a importância da inclusão, do respeito e da garantia de direitos para essa parcela da população.

Mais do que um atendimento prioritário, o Guichê 60+ busca aproximar os idosos das ferramentas digitais utilizadas no dia a dia. O cidadão pode receber orientação para acessar a conta GOV.BR , utilizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital, consultar documentos do veículo, acessar benefícios e esclarecer dúvidas relacionadas aos serviços de trânsito.

Outro diferencial é a facilidade de acesso. O atendimento não exige agendamento prévio. Basta procurar uma das unidades para receber orientação individualizada e resolver suas demandas com mais tranquilidade.

Desde a implantação do serviço, em outubro de 2024, na Agência Híbrida de Dourados, o atendimento especializado vem se consolidando como uma importante ferramenta de inclusão. O Guichê 60+ também está disponível na Agência do Shopping Campo Grande. Juntas, as unidades já realizaram mais de 11,7 mil atendimentos.

Somente em 2025, as duas agências registraram 7.755 atendimentos. Em 2026, já são mais de 3,4 mil atendimentos realizados até maio de 2026, demonstrando a relevância do serviço para a população idosa sul-mato-grossense.

Na Agência Híbrida de Dourados, onde o projeto teve início, a gerente Elizangela Ximenes acompanha diariamente histórias que mostram o impacto da iniciativa na vida das pessoas.

“Estamos felizes por ter aqui esse tipo de atendimento. É gratificante ver as pessoas com mais de 60 anos recuperando acesso ao GOV, sendo capazes de acessar suas CNHs e documentos dos veículos pelo aplicativo, acessando suas vagas especiais. Isso é dar acesso às pessoas a um mundo que está aqui”, afirma.

Outros benefícios

Além do atendimento especializado, Mato Grosso do Sul também oferece benefícios específicos aos condutores idosos. O desconto nas taxas de emissão, renovação e reemissão da Carteira Nacional de Habilitação acompanha o prazo de validade do documento.

“A pessoa com 60 anos, tem um desconto correspondente a 50% da taxa integral do Detran. Já a partir dos 70 anos, em que a CNH tem validade de três anos, o desconto é de 70%, pagando apenas 30% da guia”, explica o diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira dos Santos.

Para ele, o cuidado com a população idosa vai além da prestação de serviços. “É uma forma de reconhecer a importância dessa geração, que ajudou a construir o Estado e continua ativa. Nosso papel é garantir que eles tenham acesso fácil e seguro aos serviços, com acolhimento e respeito.”

Atualmente, não existe limite máximo de idade para dirigir no Brasil. O que há é a necessidade de avaliações médicas mais frequentes, conforme previsto na legislação, reforçando o compromisso com a segurança e a saúde dos condutores sem comprometer sua independência.

Ao promover acesso, orientação e inclusão digital, o Guichê 60+ demonstra que acolher também é garantir autonomia. Em um mundo cada vez mais tecnológico, iniciativas como essa ajudam a assegurar que nenhuma pessoa fique para trás.

O planejamento estratégico do Detran-MS prevê a ampliação do atendimento 60+ para outras agências do Estado em 2027.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued/Detran-MS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana