Mato Grosso do Sul
Cidadão no centro: Detran de Mato Grosso do Sul impulsiona modernização tecnológica

Gestores de tecnologia, gerentes regionais e diretores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) participaram na semana passada do Workshop Maturidade Digital. O evento, conduzido por especialistas da Estônia Hub, representa mais um avanço dentro do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado para elevar o patamar tecnológico que tem o cidadão como protagonista.
Raphael Fassoni, CEO da Estônia Hub, e Gabriel Barreto, Assistente de Projetos Internacionais da organização, participaram remotamente por videoconferência e reforçaram o princípio estoniano do cidadão centrismo, que coloca o cliente no centro dos serviços públicos digitais.
A iniciativa pioneira entre os Detrans do Brasil, teve início com um primeiro questionário respondido pelos servidores, permitindo uma análise inicial do nível de digitalização dos processos internos. Durante o workshop, os especialistas promoveram uma pesquisa interativa, e por meio de um QR Code os participantes responderam ao instrumento denominado POP (Perguntas, Oportunidades e Problemas), contribuindo ativamente para a identificação de desafios e oportunidades dentro do contexto digital do órgão.
A dinâmica aplicada demonstrou o potencial das tecnologias interativas para aprimorar a comunicação e a tomada de decisões estratégicas. A parceria entre o Detran-MS e a Estônia Hub reforça o compromisso da autarquia em modernizar seus serviços, buscando maior eficiência, transparência e inovação nos atendimentos à população.
Com essa fase concluída, os próximos passos envolvem a análise dos dados coletados e a definição de estratégias para a implementação de soluções digitais alinhadas às melhores práticas internacionais. O objetivo final é posicionar o Detran-MS como referência em transformação digital no setor público, otimizando processos e promovendo uma experiência mais ágil e eficiente para os cidadãos.
Essa nova etapa da parceria com a Estonia Hub, foi comemorada pelo Diretor-Presidente do Detran-MS, Rudel Trindade. “O Detran-MS está se preparando para um novo momento tecnológico, aprimorando ferramentas e em breve lançando novas. Essa busca constante vai de encontro aos pilares digital e inclusivo do Governo do Estado”.
Construção colaborativa
Participando ativamente dos avanços tecnológicos no Detran-MS na última década, o Diretor de Tecnologia, Robson Lui, acredita que essa construção com a Estonia Hub vai marcar um novo momento para o Detran-MS.
“A participação direta dos diretores, dos gerentes de setores, nos dá muita força nesse processo de transformação digital porque eles sabem o que está acontecendo nos nossos sistemas, no atendimento ao público, nos processos que vem, e sem a visão deles não tem como a gente evoluir, não tem como o Detran ir para a frente num modelo digital ideal. Os nossos sites, o nosso novo portal em desenvolvimento, os sistemas que tem se transformado, como o primeiro emplacamento, e agora a transferência digital, todos esses processos e tudo que vem pela frente, a intenção é dar essa visão para o usuário, para o nosso cliente, de que o Detran ele está ali, presente, mesmo que ele não esteja dentro da agência”.
Para o Gerente da Regional de Aquidauana, Tony Luiz Lemos, a participação do servidor que atua nas agências do interior é fundamental nessa construção. “Nada melhor do que o próprio servidor que está na ponta. Porque a realidade do interior é diferente da Capital. Aqui cada um tem o seu setor, cada um trabalha na sua área. No interior a gente tem que fazer tudo, a gente está tirando a guia, está na fiscalização de trânsito, daqui a pouco está liberando o veículo da pessoa. Então assim, a gente conhece a realidade de todos os setores, é importante isso aí porque desta forma podemos contribuir para melhorar cada vez mais o atendimento ao cliente”.
Ponto focal do Detran-MS com os especialistas da Estônia Hub na construção dessa cultura de transformação digital, a servidora Andrea Moringo, avalia a relevância dessa parceria. “O Workshop sobre a conexão digital Estônia X MS foi muito importante para ilustrar as etapas do Acordo de Cooperação Técnica que foi assinado no ano de 2024 e apresentar os resultados do questionário de maturidade digital preenchido pelos nossos servidores. Possibilitando a construção de um Detran dos sonhos para todos”.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued
—
Relacionada:
Conexão Estônia x MS: especialistas europeus compartilham experiências em transformação digital
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Por quatro dias, Bonito será palco da Feira Internacional de Destinos Inteligentes 2025

A cidade de Bonito, referência mundial em ecoturismo, será sede da terceira edição da Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI) em 2025. O evento acontece de 19 a 22 de março e reunirá profissionais do setor turístico, empresários, gestores públicos e estudantes para debater inovação, sustentabilidade e tecnologia no turismo.
Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, a FIDI é um evento muito importante para Mato Grosso do Sul. “Ter captado esse evento foi uma ação bem estratégica, pois estamos trazendo a mais importante feira que trata dos modelos de destinos inteligentes. O público pode esperar muita inovação, conhecimento, troca de experiências em todas as vertentes que o DTI (Destino Turístico Inteligente) traz, como governança, sustentabilidade, inovação, tecnologia e promoção”.
Mais do que uma feira, a FIDI se consolida como um espaço de capacitação, networking e desenvolvimento de negócios. A programação inclui palestras, painéis e exposições no Centro de Convenções de Bonito, além de visitas técnicas para que os participantes conheçam de perto as práticas sustentáveis que fazem do destino um modelo de gestão turística.
“Estamos muito felizes em poder mostrar na FIDI Bonito 2025, como um destino com tantos atrativos naturais está se tornando um destino turístico inteligente, cheio de alternativas que valem a pena conhecer, dentro de um marco de ecoturismo e sustentabilidade, destacando o potencial da América Latina, onde a maioria de seus recursos turísticos são naturais”, salienta Gonzalo La Rosa, coordenador geral da FIDI.
Programação
Nos dois primeiros dias o evento será realizado no Centro de Convenções de Bonito, onde especialistas e líderes do setor apresentarão as tendências e desafios dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) em palestras e painéis. Já nos dois dias finais, os participantes terão a oportunidade de explorar as belezas naturais da região, como rios de águas cristalinas, cachoeiras e cavernas, além de conhecer iniciativas de turismo responsável implantadas na cidade.

“Serão dias ricos e de muita troca de experiências com pessoas de todas as partes da América Latina. Então a expectativa é grande para este momento e Bonito age no centro do debate sobre o desenvolvimento de destinos mais responsáveis dessa ótica de metodologia dos DTIs. Então, para nós, o evento significa que Bonito será um ponto chave não só como um destino referência, responsável e carbono neutro, mas como um destino que também atrai inovação e tecnologia como formas de melhorar cada vez mais desenvolvimento de destinos turísticos”, pontua Wendling.
Com um público diverso, que vai de autoridades, a empreendedores do setor e estudantes, a FIDI 2025 promete fortalecer o debate sobre inovação no turismo e consolidar Bonito como um dos principais exemplos de destino inteligente na América Latina.
“O FIDI será um evento inteligente, um evento premiado no Brasil, e estamos muito orgulhosos de que ele continue crescendo, se consolidando como o principal evento de turismo inteligente da América Latina”, finaliza La Rosa.
Saiba mais no site: https://fi-di.com/novedades-fidi2025
Débora Bordin, Comunicação FundturMS
Foto: FIDI
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Semana do Artesão vai trazer a ‘Feira Mãos que Criam’ com o melhor do artesanato de MS

Presente desde a primeira edição da Semana do Artesão, a Feira Mãos que Criam vai trazer o melhor do artesanato de Mato Grosso do Sul durante o evento. Neste ano, além da participação de 8 etnias indígenas do MS, haverá exposição de artesanato de 27 municípios do interior. Estão envolvidos 150 artesãos expositores, assim, tendo um mostra do artesanato de MS por inteiro.
“A Feira Mãos que Criam esse ano está repleta de novidades, durante a Feira serão realizadas as tradicionais oficinas de artesanato, os shows para todos os gostos, mas a grande novidade é o aumento da participação dos municípios, esse ano teremos 27 municípios, oito etnias e 150 artesãos expondo. Além a exposição dos homenageados, uma ampla praça de alimentação e produtos típicos a venda. Tem artesanato para todos os gostos e preços”, explica a gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Katienka Klain.
“A população indígena de Mato Grosso do Sul vai estar presente na Feira Mãos que Criam representada pelas suas oito etnias que estão presentes no Estado de Mato Grosso do Sul. Nas etnias, Kadwéu, Terena, Kinikinau, Guató, Guarani, entre as oito etnias, todas vão trazer o que representa o melhor do seu povo, entre cerâmica, cerâmica Terena, trançado, penas, sementes, todo o material vai estar representando as etnias indígenas do Estado de Mato Grosso do Sul. A importância do artesanato indígena de Mato Grosso do Sul é que nós somos segunda maior população indígena do Brasil, então representa o modo de fazer da população tradicional que começou o Estado de Mato Grosso do Sul. Contamos com a presença de todos para visitar os estandes dos povos originários, dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul”, diz Katienka.
Os municípios do interior foram escolhidos para participar a partir da escolha de oito rotas. Rota Pantanal, Rota Caminho dos Ypês, Rota Serra da Bodoquena, Rota Grande Dourados, Rota Cerrado Pantanal, Rota Costa Leste, Rota Caminhos da Natureza e Rota Vale das Águas.
“Este ano vão representar o interior oito rotas. São municípios das rotas de turismo que foram selecionados pelo mapa de Mato Grosso do Sul e dentro dessas rotas foram selecionados dois municípios que têm o maior potencial atualmente do artesanato nas rotas. Mato Grosso do Sul está representado, interior inteiro, através dessas rotas”, explica Katienka Klain.
Com a exposição e comercialização do artesanato, almeja-se a ampliação da divulgação do artesanato regional entre os cidadãos do Estado; além da ampliação do acesso do profissional do artesanato ao mercado competitivo.
O artesanato do Mato Grosso do Sul retrata costumes, tradições e demais referências culturais do estado. É produzido, em grande parte, com matérias primas locais, manifestando a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense.
As peças artesanais trazem à tona temas referentes ao Pantanal; às populações indígenas; ao intercâmbio cultural favorecido pelas divisas, pelas fronteiras com Paraguai e Bolívia, além do movimento migratório oriundo de várias partes do país e do planeta.
Katienka Klain explica que a Feira Mãos que Criam acompanha a Semana do Artesão desde a primeira edição. “A Feira Mãos que criam durante a 17ª Semana do Artesão está repleta de novidades, entra elas o aumento da participação dos municípios do estado, vai ter artesanato para todos os gostos e valores, com matérias primas variadas fibras, madeiras, cerâmica e produtos típicos. Além de uma repleta programação cultural, com shows musicais, apresentação de teatro infantil, oficinas para adultos e crianças. Estão todos convidados”.
A Fundação de Cultura tem realizado a Semana do Artesão desde 2007 em parceria com as entidades representativas dos artesãos, da Prefeitura de Campo Grande e do SEBRAE/MS. Trata-se de um evento em alusão ao Dia do Artesão (19 de março) criado para fortalecer o artesanato do estado e promover sua consolidação como setor econômico sustentável que valoriza a identidade cultural de Mato Grosso do Sul.
Com a realização da Semana do Artesão, o poder público e a sociedade civil rendem homenagens aos profissionais e ao artesanato diverso e criativo que consiste em importante meio de expressão da nossa cultura.
Karina Lima, Comunicação Setesc
Fotos: Ricardo Gomes/Setesc
Fonte: Governo MS
-
Trânsito6 dias atrás
Motociclista em BMW 1200 bate em carro conduzido por motorista sem CNH em Três Lagoas
-
Notícias da Região6 dias atrás
Marido assassina mulher com 20 facadas e se mata em seguida
-
Arapuá6 dias atrás
Em Arapuá| Equipe da DAM de Três Lagoas resgata vítima de violência doméstica e prende suspeito por cárcere privado
-
Galeria de Imagens6 dias atrás
Cavaquinho vence nos pênaltis e conquista o Campeonato Interbairros de Três Lagoas