TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Assembléia Legislativa MS

“Chegamos ao fundo do poço”, lamenta Rinaldo sobre crise na Santa Casa

Publicado em

A crise na Santa Casa de Campo Grande preocupa deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), após a Justiça determinar o repasse imediato do montante de mais de R$ 46 milhões, pactuados com a Prefeitura de Campo Grande, que está em atraso. A informação é do deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), que disse lamentar a situação.

“Chegamos ao fundo do poço, se é que há o fundo, chegamos a esse local. Digo isso com muita tristeza. Nunca usei microfone para usar da demagogia, não faz parte da minha natureza, mas a realidade é que estamos tratando de vidas e quando eu digo isso é que eu vi ontem que três médicos que foram até a delegacia fazer boletim de ocorrência de preservação de direitos, alegando o risco de perdermos a vida de 70 pacientes por falta de insumos para cirurgias. Isso é lamentável”, discursou.

De acordo com o Rinaldo, há familiares de pacientes alegando que receberam telefonema de marcação de cirurgia após 60 dias do falecimento de quem estava esperando. “Ao longo da campanha foram dezenas de testemunhos como esse, mas a situação é muito pior que imaginávamos. Não tem um dia que eu não recebo pessoas que estão há anos precisando de atendimento. Por isso faço o apelo à Prefeitura que ressarça a Santa Casa a dívida que tem, com a contratualização tripartite, deixou de pagar. A Saúde está colapsada. A preocupação é de todos nós”, ressaltou.

Rinaldo sugeriu pedido de ajuda da Prefeitura aos membros da bancada federal, pois é na Santa Casa que são resolvidos os casos de maior complexidade no estado. “Não deixe as pessoas morrerem de forma indigente. Sem contar os inúmeros que estão em uma cama com dor, à espera. E eu que achei que a pandemia ia ensinar o povo a ter mais empatia, mas parece que não mudou nada. A culpabilidade era em cima do ex-prefeito e agora? Não é possível que no momento de maior vulnerabilidade, contribui com os impostos e não tem o retorno com o atendimento. Fico na torcida que nenhuma vida venha se perder pela insensibilidade da gestão”, concluiu.

O deputado Pedro Kemp (PT) concordou dizendo que a necessidade é urgente, tendo em vista que a Santa Casa também atende pacientes do interior. “O que é revoltante é que lembramos muito bem do processo eleitoral o discurso que tudo estava uma maravilha. E parece que está falida, não só na área da Saúde, mas podem ver nas outras áreas que a Prefeitura não consegue dar respostas mínimas aos buracos, aos CRAS, aos conselhos tutelares, sem condições mínimas. Quem sente muito de perto é quem mais precisa do atendimento, de fazer um exame mais completo. Fiquei muito preocupado com os médicos registrando na polícia, nunca vi isso. A prefeitura precisa dar prioridade”, destacou Kemp.

Leia mais:

Audiência pública: Com baixo repasse, Santa Casa tem déficit de R$ 158 milhões

Deputado apresenta PL prevendo reajuste nos convênios da Santa Casa e outros hospitais

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook

Assembléia Legislativa MS

Projeto determina comunicação sobre violência virtual por escolas e unidades de saúde

Published

on

By

Apresentado hoje pelo deputado Pedro Kemp (PT), o Projeto de Lei 99/2025, que dispõe sobre a comunicação por parte dos hospitais, clínicas, postos de saúde e unidades escolares da ocorrência ou indícios de prática de violência virtual ou dos chamados desafios promovidos via internet que coloquem em risco a vida, a integridade física e/ou psicológica de crianças e adolescentes. O projeto segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Os hospitais, clínicas, postos de saúde e as unidades escolares que integram a rede pública e privada de ensino no Estado de Mato Grosso do Sul, ficam obrigados a comunicar imediatamente à autoridade policial, no prazo de 24 horas, quando detectarem indícios ou confirmação da prática de violência virtual contra crianças e adolescentes. A comunicação tem caráter sigiloso, tanto para os locais que comunicam, para as autoridades.

O projeto considera como violência virtual a praticada por meio de redes sociais, plataformas digitais ou aplicativos de comunicação, que induza, instigue, coaja ou exponha a criança ou o adolescente à situação que lhe cause dano físico, psíquico ou moral, tais como desafios, incitação à autolesão, à violência, ao suicídio ou à tentativa de suicídio, ao constrangimento, à manipulação, ao assédio virtual ou à divulgação indevida de imagem, de dados pessoais ou outras formas de violência, inclusive aquelas que induzam ou coajam a criança ou o adolescente à prática de atos com prejuízo patrimonial próprio, ou de terceiros.

“É cada vez mais comum nos depararmos com noticiários informando tragédias envolvendo crianças e adolescentes, que motivados por desafios da internet colocam em risco a própria vida e a de outras pessoas. Recentemente, veio a óbito a menina Sarah Raissa Pereira de Castro, em Brasília, que de acordo com a principal linha de investigação da Polícia Civil, participava de um desafio na internet que estimulou a inalação de desodorante, fato que provocou sua morte. É inegável que a internet é uma importante ferramenta para as atividades do cotidiano, é fonte de conhecimento e também diversão, no entanto, é um ambiente propício à propagação do ódio, de reprodução de fake news e golpes, além de crescente e assustadora prática de crimes virtuais contra crianças e adolescentes, como pedofilia, violência sexual até mesmo extorsão”, justificou o autor da matéria, deputado Pedro Kemp.

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Assembléia Legislativa MS

Ordem do Dia: Projeto que estabelece atenção às mães atípicas passa em 1ª

Published

on

By

Foram aprovados quatros projetos na Ordem do Dia desta terça-feira (29), na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). A sessão tem início às 9h e é aberta à participação da sociedade em geral e imprensa.

Primeira discussão

Em primeira discussão os deputados aprovaram duas propostas. Primeiro Projeto de Lei 236/2024, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB) e coautoria de outros deputados, que estabelece diretrizes de incentivo à proteção e de atenção às mães atípicas e institui a Semana Estadual das Mães Atípicas. De acordo com a matéria, a Política Estadual de Proteção e Atenção às Mães Atípicas apresenta a finalidade de propor a assistência psicológica e psiquiátrica às mães de pessoas com deficiência, com foco especial naquelas que são de baixa renda, além de promover a inclusão social das mães atípicas, combatendo a invisibilidade e o estigma enfrentados no cuidado de pessoas com deficiência.

E a Semana Estadual das Mães Atípicas será realizada anualmente na primeira semana do mês de setembro, com objetivo de fortalecer essa promoção de políticas públicas de proteção às mães atípicas. O texto sugere que a iniciativa estimulará a realização de encontros, seminários, conferências e fóruns de debates para enfatizar a importância do apoio às mães atípicas. A proposta segue para a análise das comissões de mérito.

De autoria do deputado Junior Mochi (MDB), o Projeto de Lei 146/2023, também foi aprovado em primeira discussão. A proposta obriga as operadoras privadas de planos de saúde, com atuação no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, a encaminhar aviso prévio aos beneficiários com Transtorno do Espectro Autista (TEA) informando sobre a suspensão ou o cancelamento de seus serviços. Segue expediente para a análise das comissões de mérito.

Segunda discussão

Em segunda discussão foi aprovado o Projeto de Lei 12/2025, do deputado Caravina (PSDB), que dispõe sobre a denominação oficial de “Vale da Celulose” o conjunto de municípios impulsionados pela cadeia produtiva da celulose, e dá outras providências. A matéria segue para redação final por ter sofrido emenda.

E ainda foi aprovado o Projeto de Lei 83/2025, do Poder Executivo, que institui o Programa Selo da Agricultura Familiar no âmbito do Estado do Mato Grosso do Sul, para os fins que menciona, e dá outras providências. A proposta prevê a certificação de produtos alimentícios artesanais, in natura ou processados, com base em rigorosos critérios de qualidade, segurança alimentar e inocuidade dos produtos, divididos em categorias que abrangem produtos de origem vegetal e animal. Da mesma forma, a matéria segue para redação final por ter sofrido emendas.

Campanha Institucional

Renato Câmara (MDB), que estava presidindo a sessão ordinária de hoje, apresentou ao plenário a nova campanha institucional da ALEMS, com o tema “Todos juntos pelo desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, que tem por objetivo, segundo disse o deputado, de aproximar deputados e deputadas estaduais do cidadão. Assista ao vídeo completo abaixo:

Serviço

As sessões plenárias podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis: TV ALEMS canal 7.2 no sinal aberto e canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link TV ALEMS; Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS; Facebook e Youtube.

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas29/04/2025

Três Lagoas firma parceria com Sebrae para ações do Programa Cidade Empreendedora

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), firmou uma parceria...

Três Lagoas29/04/2025

Três Lagoas se destaca em torneio regional paulista de natação e classifica atletas entre os 10 melhores do Brasil

Três Lagoas foi destaque no Torneio Regional Paulista de Natação, realizado na cidade paulista de Presidente Prudente, no dia 26...

Três Lagoas29/04/2025

Departamento de Habitação realizará visitas domiciliares no Bairro Vila Piloto a partir de segunda-feira (05)

O Departamento de Habitação da Secretaria Municipal de Governo (SEGOV) informa aos moradores do Bairro Vila Piloto que a empresa...

Três Lagoas29/04/2025

Prefeitura de Três Lagoas apresenta programa de proteção da vida animal e anuncia caravana da castração para agosto

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), realizou na última sexta-feira,...

Três Lagoas29/04/2025

ATENÇÃO SETOR ARTÍSTICO DE TL – Editais de premiação da PNAB serão publicados nesta quarta-feira (30)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e da Diretoria Municipal de...

Três Lagoas29/04/2025

Confira a agenda completa do 14º Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas

A 14ª Edição do Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas, que recebe competidores de todas as partes do país...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana