TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Casa da Saúde não terá atendimento ao público no Carnaval

Publicado em

SES orienta a população a fazer a retirada de medicamento até sexta-feira, 28 de fevereiro

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informa que a Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz não terá atendimento ao público segunda-feira (3), terça-feira (4) e quarta-feira (5) pela manhã devido ao ponto facultativo de Carnaval.

A Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz fornece medicamentos disponibilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Para renovação das solicitações, dispensação de medicamentos e atendimento de protocolo – primeiro cadastro – o horário de atendimento será das 7 horas às 16 horas, com distribuição de senhas das 7 horas às 15h30.

Assim, a SES orienta a população a fazer a retirada de medicamento até sexta-feira, 28 de fevereiro. O ponto facultativo foi estabelecido pelo Governo do Estado por meio de decreto.

A Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz retorna com o atendimento normal na quarta-feira (5), após às 13 horas.

Serviço

A Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz está atendendo em sua nova sede, localizada a rua Dom Aquino, 1.789 – Centro, em Campo Grande.

Kamilla Ratier, Comunicação SES
Foto: Saul Schramm/Secom/Arquivo

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Imasul leva tuiuiú e oito macacos-prego reabilitados no CRAS para ambientação no Pantanal

Published

on

By

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) realizou na terça-feira (18) a transferência de oito macacos-prego (Sapajus cay) e um tuiuiú (Jabiru mycteria) para um recinto de ambientação na Fazenda Santa Sofia, localizada no município de Miranda, Mato Grosso do Sul. A iniciativa contou com o trabalho de uma equipe especializada de biólogos e veterinários do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).

Os animais permanecerão no recinto até que estejam plenamente adaptados ao ambiente natural. A soltura branda, processo em que os indivíduos são gradualmente reintroduzidos na natureza, será realizada posteriormente, em um período de maior oferta de alimentos naturais, fora da época de seca, que ocorre entre abril e setembro.

Reabilitação e ambientação do tuiuiú

O tuiuiú transferido para a Fazenda Santa Sofia foi resgatado pela equipe do Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap) na região de Miranda. O jovem indivíduo apresentava dificuldades para voar e foi encaminhado ao CRAS, onde passou por tratamento especializado até que suas penas estivessem completamente desenvolvidas, garantindo a capacidade de voo.

No novo ambiente, a ave, símbolo do Pantanal, rapidamente se adaptou, buscando alimento e interagindo com o habitat natural. O processo de reabilitação foi realizado de forma gradual para minimizar o estresse e garantir que o animal pudesse retomar seus comportamentos naturais sem desenvolver ansiedade.

“O acompanhamento foi essencial para garantir que o animal pudesse desenvolver plenamente suas habilidades de voo antes de ser transferido para o recinto de ambientação”, explica a veterinária Jordana Toqueto, que acompanha o caso.

Histórico dos macacos-prego reabilitados

Os oito macacos-prego que foram levados ao recinto de ambientação possuem históricos diversos de resgate e apreensão. O primeiro deles, um macho jovem e apegado aos tratadores, chegou ao CRAS em 7 de março de 2023, proveniente do Centro de Atendimento Emergencial à Fauna Silvestre (CAE) de Corumbá, onde foi apreendido pelo IBAMA. Outro indivíduo jovem, também do CAE de Corumbá, ingressou no mesmo dia no centro.

Entre os outros indivíduos reabilitados está uma fêmea adulta capturada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) em 18 de maio de 2023, um filhote deixado na portaria do CRAS em julho de 2023 e um macho alfa capturado em Mundo Novo em fevereiro de 2024, que demonstrava comportamentos territoriais específicos.

Houve também um indivíduo entregue voluntariamente em Campo Grande em maio de 2024, um filhote resgatado pela Polícia Rodoviária Federal de Terenos com quadro de sarna sarcóptica e uma fêmea jovem capturada em uma residência de Ponta Porã em junho de 2024, que inicialmente demonstrava comportamento arredio em relação ao bando.

“Cada macaco tem um histórico de resgate e um processo de reabilitação diferenciado, que respeita o tempo e as condições físicas e comportamentais de cada indivíduo”, pontua a bióloga Fernanda Mayer, do Imasul.

Exames e preparação para a soltura

Todos os animais passaram por exames clínicos detalhados, incluindo testes para doenças como Anaplasma sp., Babesia sp., Clostridium perfringens, Leptospira sp., entre outras. O resultado negativo para essas afecções, aliado aos exames físicos, atestou que os indivíduos estavam saudáveis e aptos para o deslocamento e reintrodução na natureza.

Os filhotes resgatados foram acompanhados de perto, recebendo alimentação especial, incluindo mamadeiras, até que pudessem fazer a transição para uma dieta sólida. Os indivíduos em tratamento também receberam os cuidados necessários até que estivessem plenamente reabilitados.

“O objetivo da reabilitação é preparar os animais para a vida na natureza, garantindo que tenham condições de sobreviver sem interferência humana”, explica a bióloga Márcia Delmondes.

Infraestrutura do Hospital Ayty

O Hospital Ayty, unidade do Imasul voltada ao atendimento de animais silvestres, foi fundamental na reabilitação desses indivíduos. O hospital conta com infraestrutura avançada, incluindo farmácia, salas de controle, setor de esterilização, antissepsia, raio-X e centro cirúrgico completo, garantindo suporte integral para a recuperação de espécies resgatadas.

A iniciativa do Imasul reforça o compromisso do Estado com a preservação da fauna pantaneira, proporcionando aos animais resgatados uma segunda chance de retornar ao ambiente natural de forma segura e sustentável.

“O trabalho desenvolvido pelo Imasul por meio do CRAS e do Hospital Ayty é essencial para garantir que esses animais tenham uma nova oportunidade na natureza, sempre com acompanhamento técnico especializado”, destaca André Borges, diretor-presidente do Imasul.

Comunicação Imasul
Fotos: Arquivo/CRAS


Relacionada:

Hospital Ayty, do Imasul, é esperança para mais de 60 filhotes órfãos e sob cuidados intensivos

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Vale em todo o MS: Carteirinha do Autista substitui laudo médico para desconto no IPVA em Mato Grosso do Sul

Published

on

By

Dentro da política de inclusão social, pessoas em Mato Grosso do Sul com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, síndrome de down ou autismo têm desconto de 60% no IPVA. E, a partir de agora, a Ciptea (Carteira Digital de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) substitui laudo médico para conseguir o benefício, no caso de menores de 18 anos.

Isso só é possível graças ao decreto nº 16.562/2025, publicado em fevereiro deste ano pelo Governo de Mato Grosso do Sul. Desde o lançamento da Ciptea, em abril do ano passado, a Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) emitiu 2.034 documentos.

Além de garantir acesso a serviços e benefícios, a carteirinha oferece mais visibilidade às necessidades das pessoas com o transtorno. Para as famílias e pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), o novo decreto facilita a vida e garante o direito de ir e vir.

Conforme o decreto, assinado pelo governador Eduardo Riedel, o desconto vale para um único veículo registrado no nome da pessoa com deficiência ou de seu representante legal, mesmo que o beneficiário não seja habilitado. Outra mudança implementada pela publicação é a dispensa da renovação anual para casos de deficiência permanente.

O pedido do desconto no IPVA pode ser feito sem sair de casa, segundo a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda). Basta acessar o portal e-Fazenda (https://eservicos.sefaz.ms.gov.br/), clicar no módulo e-SAP, e fazer constar a documentação necessária, como laudo médico ou Ciptea e CRLV do veículo. Não há cobrança de taxa estadual.

Paulo Fernandes, Comunicação Sead
*com informações da Sefaz

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas21/03/2025

Casa do Trabalhador de TL está com 449 vagas de empregos disponível nesta sexta-feira (21)

Você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Então fique ligado nas vagas disponíveis na Casa...

Três Lagoas20/03/2025

Palestra educativa destaca a importância da água para alunos do CRASE “Coração de Mãe”

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio...

Três Lagoas20/03/2025

Prefeito Cassiano Maia entrega novos veículos para reforço na frota do Deptran

O prefeito Cassiano Maia, entregou novos veículos para o Departamento Municipal de Trânsito (Deptran) da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte...

Três Lagoas20/03/2025

JETs 2025 – SEJUVEL inicia disputa dos Jogos Escolares na categoria Infantil (Sub-17)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), deu início nesta terça-feira,...

Três Lagoas20/03/2025

Cultura, lazer e gastronomia – Prefeitura lançará ação na Lagoa Maior para toda população

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (SEDECT), está lançando...

Três Lagoas20/03/2025

MÊS DA MULHER – SMS oferece plantões especiais em USF com exames preventivos e atendimento ao público feminino

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está promovendo uma agenda especial de atendimentos...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana