TRÊS LAGOAS-MS
  Últimas
Sejusp descarta fuga de assassino de Goiás para MS, mas mantém alerta
Policiais Militares da 11ª CIPM prendem criminoso com mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado
Polícia Militar recupera veículo furtado em Três Lagoas.
Polícia Militar prende autor de Tráfico de Drogas em Três Lagoas.
PRF apreende 469,9 Kg de maconha em Ivinhema (MS)
Com Patrick de Paula e Danilo Barbosa, Verdão treina transições visando América-MG
PRF apreende 176 Kg de maconha e 85 Kg de skunk na BR-060
Três Lagoas registra 112 novos casos Covid-19 e confirma 03 óbitos nesta sexta-feira (18)
Pessoas com mais de 48 anos serão vacinadas contra Covid-19 neste sábado; gestantes e puérperas, agenda abre na segunda (21). SMS lança pré-cadastro para adolescente de 12 a 17 anos com comorbidades
Polícia Militar Ambiental de Bela Vista captura tucano em residência e o reintroduz na natureza
Polícia Militar cumpre mandado de prisão por duplo homicídio em Campo Grande
Polícia Militar Ambiental de Aquidauana prende infrator por porte ilegal de arma de caça e também o autua em R$ 1 mil por uso de motosserra ilegal
Atacante Hélio Borges é apresentado oficialmente: “Sonho em fazer história no Ceará”
Arrecadação do FEHIS apresenta quinta alta consecutiva
Em homenagem ao Dia da Imigração Japonesa, Meio Ambiente realiza plantio de cerejeiras na Lagoa Maior
Riedel verifica prioridades demandadas por Paranaíba no Governo Presente
Arana é convocado para os Jogos Olímpicos de Tóquio
Nene celebra gol no centésimo jogo pelo Flu: “Fico muito feliz”
Com o auxílio de cães farejadores Polícia Militar apreende cigarros contrabandeados
Polícia Militar Ambiental de Corumbá resgata filhote de veado perdido em área de mata de condomínio na cidade
Prefeito autoriza pavimentação de mais nove trechos do bairro Novo Aeroporto
Além das 05 já existentes, Três Lagoas ganha mais 04 Unidades de “Saúde na Hora” atendendo até às 19h. Todas terão vacinação no horário estendido
Gestantes a partir de 18 anos, com ou sem comorbidades, poderão ser vacinadas contra Covid-19 em MS
Governo do Estado destina equipamentos para 10 novos leitos de UTI em Três Lagoas
Polícia Militar flagra produtos de descaminho em veículo que seguia para Dourados
Devido à baixa adesão da 2ª dose da Coronavac e devolução de 1.500 doses, Três Lagoas recebeu em troca mesma quantidade da marca Astrazeneca do Governo de MS
Prefeitura e Polícia Militar iniciam tratativas para reforma do 2ºBPM de Três Lagoas
Polícia Militar realiza manutenção das instalações da sede em Nova Andradina
Inverno no MS será marcado pelos baixos indices de umidade relativa do ar
Em Paranaíba, Riedel reforça importância da unidade política em prol do desenvolvimento do Estado 
Next
Prev

Educação

Canal do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos da UEMS no YouTube completa um ano

Publicado

O canal no YouTube do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos, NuPeQ, liderado pelos professores Daniel Abrão e Nataniel Gomes, ambos do curso de Letras em Campo Grande, completa na próxima quinta- feira (10) um ano. Ele chega a essa marca com mais de 2 mil seguidores e 400 vídeos postados, alguns ainda para estrear.

O NuPeQ surgiu em 2012 com a intenção de discutir as histórias em quadrinhos como objeto de estudo autônomo, mas também em suas interfaces com outras áreas, como filosofia, linguística, literatura, ciências da religião, semiótica, ensino etc. Com o tempo, o Núcleo foi ganhando visibilidade e sendo convidado a palestrar em diversas escolas, organizar eventos acadêmicos, dentro e fora do Estado. Os líderes do Núcleo chegaram a dar 60 palestras por ano, a maioria delas na Capital, em escolas públicas. Nesse caso, a ênfase quase sempre era na abordagem sobre textos verbais e não verbais, além da tarefa de formação de leitores.

Com a pandemia de Covid-19 e o fechamento das escolas, o Núcleo criou um canal no YouTube para disponibilizar os materiais de pesquisa e servir às escolas, como também aos profissionais da área de educação, artes e cultura, assim como a sociedade em geral.  A intenção era postar um vídeo a cada quinze dias, mas a procura aumentou muito. Hoje, o canal tem um vídeo por dia em que são abordadas pesquisas sobre quadrinhos, dicas para professores, entrevistas com artistas e curiosidades. A duração dos vídeos também varia muito, de acordo com o tema, de 2 minutos a 2 horas!

Para Daniel Abrão, “Trabalhamos com dois nichos bastante específicos: o público acadêmico e os leitores de quadrinhos. Na união dos dois públicos, pesquisadores de quadrinhos ainda é menor, mas, para nossa surpresa, já temos mais de 2 mil seguidores, o que mostra o potencial das pesquisas acadêmicas sobre quadrinhos e a nossa tentativa de levar a universidade ao público geral.”

O canal do NuPeQ está no YouTube e pode ser acessado no seguinte endereço: https://www.youtube.com/channel/UCQbvHsIZXoYnYwptUlkWtcQ. Alguns dos livros produzidos pelo grupo podem ser acessados em: http://www.dialogarts.uerj.br/php/exibe_tfc_lingua.php

Comentários Facebook

Educação

USP oferece gratuitamente videoaulas com matérias do ensino médio

Publicado

A Universidade de São Paulo (USP) está disponibilizando gratuitamente videoaulas com conteúdo de  matérias do ensino médio por meio da plataforma A USP te Espera. Originalmente pensado para auxiliar na adaptação dos alunos ingressantes nos cursos de graduação da instituição, o material está disponível para qualquer pessoa que se interesse pelo conteúdo, como estudantes do ensino médio.

 “A ideia é oferecer aos alunos ingressantes a possibilidade de rever e reforçar alguns assuntos que serão muito utilizados nos cursos de graduação, antes mesmo que eles comecem as frequentar as aulas”, disse o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

“Embora o projeto faça parte do Programa de Acolhimento da Pró-Reitoria, direcionado ao aluno ingressante, é importante destacar que o conteúdo é aberto e as videoaulas podem ser muito úteis e interessantes para os alunos veteranos e também para os estudantes do ensino médio”, acrescentou.

O conteúdo foi desenvolvido por professores da USP, em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). No momento, a plataforma oferece apenas videoaulas das disciplinas de matemática, física, química, e biologia.

Quando estiver completa, serão oferecidas videoaulas das oito disciplinas que compõem a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC): matemática, física, química, biologia, português, histórica, geografia e inglês.

Por Agência Brasil

Comentários Facebook
Continue lendo

Educação

Estão abertas as inscrições para, Seleção Poesia Brasileira, Sarau Brasil 2021

Publicado

O mundo passa por grandes mudanças. Historicamente, nos momentos mais obscuros da humanidade, a poesia sempre desempenhou um papel importante de arte e questionamento. 

Estão abertas as inscrições para, Seleção Poesia Brasileira, Sarau Brasil 2021. Podem participar da seleção, todos os brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 16 anos. Cada candidato pode inscrever-se com até dois poemas de sua autoria, com texto em língua portuguesa. O tema é livre, assim como o gênero lírico escolhido. Serão 250 poemas classificados. A classificação dos poemas resultará no livro, Sarau Brasil 2021, Antologia Poética.

O certame está entre as mais destacadas seleções literárias da língua portuguesa. A licença poética em pleno exercício, através do ineditismo da nova poesia em sua forma e conteúdo. A poesia contemporânea egressa do cotidiano, merecedora das condições de permanência entre o que há de melhor no patrimônio literário brasileiro. A seleção literária é uma importante iniciativa de produção e distribuição cultural, alcançando o grande público, escolas e faculdades.

Inscrições gratuitas.

De 05 de abril a 05 de agosto de 2021 pelo site, www.concursonovospoetas.com.br

 

Para o esclarecimento de dúvidas, escreva para o endereço da Vivara Editora Nacional, [email protected]

 

Realização: Vivara Editora Nacional

Apoio cultural: Revista Universidade

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

BRASILÂNDIA

POLICIAL

Mais Lidas da Semana