TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

“Campão Cultural” promove 1ª Feira de Música com foco em networking e negócios

Publicado em

Campo Grande (MS) – O festival “Campão Cultural”, que acontece entre 22 de novembro e 05 de dezembro, abre espaço na segunda semana de sua programação para a “1ª Feira de Música de Campão”. O evento, dedicado ao segmento musical, vai ser realizado de 29/11 a 4/12 no Armazém Cultural, na Esplanada Ferroviária, região histórica do centro de Campo Grande. A feira terá palestras, workshops, painéis, estandes, DJs e shows musicais. O objetivo é incluir Mato Grosso do Sul entre os Estados brasileiros que contam com uma feira dedicada à música e, mais especificamente, à música como negócio.

“O intuito é fomentar o mercado da música independente de MS. Fortalecer os laços de músicos e produtores do Estado entre si e criar redes com produtores de outras regiões do País”, reforça Vitor Maia, coordenador do Núcleo de Música da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Com 14 convidados, as palestras e workshops abordarão temas relacionados à gestão e desenvolvimento de carreira, direção artística, distribuição musical e lançamento, novas tecnologias, importância de uma boa comunicação, além de questões técnicas, históricas e culturais, como a influência paraguaia na música sul-mato-grossense.

Segundo o produtor-geral e curador Demetrius Hernandes, a “1ª Feira de Música de Campão” abre espaço para que artistas de Mato Grosso do Sul se aproximem de produtores, managers e outros profissionais do business musical. “Existe um circuito de feiras no Brasil com uma rede de contatos e de troca profissional. Queremos que o músico sul-mato-grossense participe disso também. É a oportunidade para artistas regionais serem vistos por quem já está inserido no mercado nacional. Uma porta que se abre”, afirma.

Networking e circuito

Entre os convidados da feira está Barral Lima, que irá ministrar um workshop de direção artística para carreiras musicais. Este mineiro construiu uma carreira de destaque na música brasileira. Sua experiência vai da composição à produção artística e musical, com um hall de artistas que incluem Lô Borges, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Fernanda Takai, Sá & Guarabira, entre outros. Barral também é um dos agitadores do cenário como realizador de festivais como MARTE, BH Rock Week e Palco Ultra.

Barral também ocupou um papel estratégico na realização da feira de música no festival em Campo Grande. “Recebi o convite de auxiliar na curadoria com o maior prazer. Eu acompanho de perto esse circuito, tenho muitos contatos e convidei profissionais que acredito que farão diferença no cenário da região”, ressalta. Para ele, o mais importante é que os músicos, profissionais e interessados participem. “É um espaço para fazer networking, conhecer e se relacionar profissionais de outros lugares”, explica.

Em seu workshop, o produtor assistirá apresentação de cinco artistas ao vivo e tecerá comentários a partir da observação de elementos como performance, arranjos, produção, etc. “É um jeito de ajudar o artista a se encontrar e se alinhar em direção ao que ele busca. Minha opinião não é absoluta, mas acredito que minha experiência possa ajudar o músico ou a banda a se alinhar em direção ao seu objetivo”, detalha.

Esclarecendo funções

Fazer a gestão de carreira de um artista é um trabalho que, segundo Letz Spindola, é pouco compreendido mas, essencial, para garantir o crescimento do artista dentro do negócio. “Eu trabalho com gestão 360º. Isso significa que sou manager, booker, produtora de estrada”, explica a artist manager e produtora, que saiu de Campo Grande para desbravar mercados em São Paulo e já trabalhou com artistas como Jaloo e Molho Negro. Atualmente, Letz é manager da MC Thá.

Ela participa da “Feira de Música de Campão” com a palestra “De Campo Grande a São Paulo: Construção e Gerenciamento de Carreiras”. “É mais um bate-papo. Vou falar sobre minha experiência e sobre meu trabalho, sobre mercado e todas as áreas envolvidas na gestão de uma carreira”, adianta. O encontro com Letz é uma oportunidade para ter contato com uma área ainda pouco conhecida. “Existe um déficit nesse mercado. Os artistas precisam disputar manager e, por vezes, o profissional precisa acumular funções”, explica.

Para participar

As inscrições para as palestras poderão ser feitas por meio do e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (67) 99959-6056. Além disso, os organizadores reservarão 50% das vagas a serem distribuídas por ordem de chegada. Algumas palestras ocorrerão de forma digital, mas a maioria será presencial, no Armazém Cultural, na Esplanada Ferroviária.

Para garantir a segurança, serão seguidas medidas de segurança sanitária como o espaçamento de 1,5 metro entre os participantes, uso de máscara obrigatório e disponibilização de álcool em gel. O espaço dos estandes e shows terá um limite de público de acordo com as normas em vigor para definir o número máximo de pessoas no local. 

Confira a programação clicando aqui.

CAMPÃO CULTURAL  

1ª FEIRA DE MÚSICA DE CAMPÃO  

ARMAZÉM CULTURAL

ESPLANADA FERROVIÁRIA

CAMPO GRANDE – MS

 

INSCRIÇÕES

e-mail: fcmsmusica@gmailcom

WhatsApp: (67) 99959-6056

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Projeto Troca Book da Biblioteca Isaias Paim é oportunidade de circulação de obras literárias entre os leitores

Published

on

By

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim está realizando o projeto Troca Book. Trata-se da oportunidade de trocar um livro por outro e manter vivo o hábito da leitura.

A proposta é disponibilizar dois expositores com acervo de livros dos mais variados gêneros, para que as pessoas possam ter acesso por meio da troca de forma gratuita. O projeto iniciou-se no dia 15 de abril e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min e aos sábados das 8h às 13h.

Promover um acesso democrático ao livro e ao mesmo tempo, fomentar e incentivar o gosto pela leitura, através da disseminação de uma rede que possibilite a circulação de obras literárias, alcançando um público diverso que, em sua maioria, não tem o hábito da leitura, mas que por meio desta ação pode ser provocado a essa nova experiência, é o principal objetivo do projeto.

A Troca

O leitor deverá efetuar uma troca deixando um livro, de qualquer gênero literário, no expositor e poderá levar qualquer outro livro que esteja no expositor. Isso pode ser feito quantas vezes o leitor quiser.

Segundo o coordenador da Biblioteca Isaias Paim, Aparecido Melchíades, a ideia surgiu porque a Biblioteca tem em seu acervo muitos livros repetidos e que decidiu disponibilizar para a população.

“Por exemplo, mês passado, nós recebemos da turma de Direito da UCDB quase 300 livros de uma qualidade muito boa. Aí nós observamos que muitos deles a gente já tinha três, quatro exemplares no acervo. E tem alguns tipos de livros que a gente não tem, então surgiu essa ideia de fazer permuta de livros. E além disso é uma maneira de expandir a biblioteca. Porque muitas vezes a gente fica restrito a Campo Grande e principalmente ao Centro. Porque às vezes a pessoa mora lá nas Moreninhas, ela vem aqui uma vez e depois fica difícil ela voltar, ou mora no interior, e para levar livro vai ter que fazer cadastro. Com essa permuta, é mais uma opção que a pessoa tem de pegar um livro que ela queira e ler”.

“Este projeto proporciona a interação entre a Biblioteca e a população leitora, estimula mais leitores e a Biblioteca cumprir o papel social dela, porque na minha visão, a Biblioteca é o espaço mais democrático que existe, em termo de instrumento cultural e social. Nós temos um acervo de mais de 30 mil livros, você tem toda a área do conhecimento. A ideia é que o projeto seja permanente, e hoje oferece livros infantis, revistas, livros de poesias, didáticos, enciclopédias, e alguns CDs e DVDs”.

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim fica no térreo do Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30 e aos sábados das 8 às 13 horas. Mais informações pelo telefone: (67) 316-9161.

Karina Lima, Comunicação FCMS
Foto: Karina Lima

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Governos de MS e MT e Ministério do Meio Ambiente assinam termo de cooperação para proteção do Pantanal

Published

on

By

O Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e os governos de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso vão assinar um termo de cooperação visando a união de esforços na defesa, proteção e desenvolvimento sustentável do Pantanal. O ato será no Auditório do Bioparque Pantanal, a partir das 8h30, com as presenças da ministra Marina Silva e dos governadores Mauro Mendes (MT) e Eduardo Riedel (MS).

Os dois Estados se comprometem a envidar esforços no sentido de uniformizar e compatibilizar a legislação sobre o uso dos recursos naturais do Pantanal; elaborar o Plano Integrado de Prevenção, Preparação, Resposta e Responsabilização a Incêndios Florestais para o bioma Pantanal brasileiro, monitor a fauna silvestre e promover o fomento da produção sustentável do bioma.

Os secretários de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, e de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti; e de Segurança Pública dos dois Estados (Antonio Carlos Videira, de MS, e César Augusto de Camargo Roveri, de MT) também assinam o Termo de Acordo e suas pastas também integram o escopo de organismos envolvidos no esforço conjunto em defesa do bioma.

O Termo terá vigência de cinco anos e será gerido por um Grupo de Trabalho integrado por representantes dos dois Estados, em número paritário.

Evento

A assinatura do Termo de Cooperação MS e MT será feita durante o Seminário sobre as Causas e Consequências do Desmatamento no Pantanal, evento realizado pelo Governo Federal por meio do Ministério do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas.

João Prestes, Semadesc

Foto: Saul Schramm

Obs: O atendimento à imprensa pelos governadores e pela ministra será feito somente no final do evento.

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana