TRÊS LAGOAS-MS
  Últimas
Atenção doadores: Neste sábado Hemosul abre em período integral para receber doações
No Dia do Fusca, Detran aponta 21,5 mil registrados em Mato Grosso do Sul     
Controladoria-Geral do Estado participa de oficinas sobre o PPA
Tesouro Nacional classifica MS entre as melhores gestões do País
Goias vence jogo treino no CT
Flamengo treina em período integral nesta quarta-feira (19), no Ninho do Urubu
Castração de cães e gatos machos e outros serviços voltam a partir de segunda-feira (24)
Saúde alerta que cuidados para prevenir a contaminação por Covid-19 e Influenza A são os mesmos
Oportunidade: Funtrab ainda tem vagas para indígenas trabalharem nas lavouras de maçãs
Detran-MS alerta sobre golpes para extrair documentos em nome do CNH Social
Polícia Militar prende homem por receptação em Batayporã
Corinthians vence jogo-treino diante do Audax
Com golaço de Ângelo, Santos FC vence São Caetano por 4 a 3 em jogo-treino no CT Rei Pelé
Covid-19: Pequim aumenta vigilância com alta de casos antes dos Jogos
Palmeiras é eleito o melhor do mundo, título inédito para o país
Fiscalização “De Olho no Coronavírus” volta à ativa e abre ações com panfletagem na área central de Três Lagoas
Polícia Militar Ambiental de Campo Grande resgata filhotes de maritaca que caíram do ninho
Polícia Militar prende jovem por direção perigosa em Nova Andradina
Polícia Militar conduz para a delegacia três pessoas por violência doméstica no Vale do Ivinhema
Desfile das Escolas de Samba de Campo Grande é adiado para abril
Com golaço de bicicleta Verdão goleia o Oeste e avança as semis da copinha
Tricolor elimina Cruzeiro e agora tem Choque-Rei nas semifinais da Copinha
TV ALEMS estreia Restrospectiva 2021 na programação
Detran/MS alerta: Ainda dá tempo de quitar o seu IPVA com desconto de 15%
SAD divulga inscrições deferidas e indeferidas em processo seletivo da SES/Agepen
Primeira capacitação do ano sobre Lei de Proteção de Dados Pessoais atende servidores da MSGÁS
POLÍCIA MILITAR, ATRAVÉS DA 10ª CIPM, PRENDE HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO
Com aumento de casos, 56 das 79 cidades do Estado tiveram novos registros de covid-19
Polícia Militar, em ação conjunta com a PRF, realiza a prisão, em Paranaíba, de um homem de 26 anos que se encontrava foragido do sistema prisional
Polícia Militar prende autor de violação de domicílio em Paranaíba
Next
Prev

Três Lagoas

Campanha da SMS leva conscientização e prevenção sobre descarte correto de materiais perfurocortantes

Publicado


Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador em conjunto com setor de Promoção da Saúde, Programa IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e farmacêuticos da rede municipal desenvolveram a Campanha “Consciência Tranquila Não Machuca Ninguém”, com objetivo de combater os casos de Acidente com Exposição à Material Biológico-ATMB com coletores de lixo, profissionais de limpeza, zeladores, entre outros trabalhadores do serviço de limpeza e conservação.

Responsável pela campanha, Darlene Heloisa Ferrari Ruiz, que é profissional de Educação Física e Técnica do setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador, disse que a ação foi direcionada a pacientes em uso de medicamentos injetáveis e a população em geral que precisa reconhecer a importância de descartar o lixo corretamente para que trabalhadores que atuam na limpeza e conservação parem de sofrer com acidentes de trabalho.

A coordenadora do setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador, enfermeira Neide Hiroko Yuki da Silva, explicou que foram utilizados materiais informativos como cartazes e folders para orientação e distribuídas caixas específicas para coleta de materiais perfurocortantes a pacientes em uso de medicamentos injetáveis.

“Na primeira etapa da campanha foram realizadas reuniões com 21 farmacêuticos da rede que iniciaram as orientações e a distribuição das caixas em todas as Unidades de Saúde do município. Já na segunda etapa, foi feito a distribuição dos materiais informativos e orientações para 43 farmácias e drogarias privadas”, explicou Neide.

ACIDENTE DE TRABALHO

Se caracterizam como ATMB todo caso de acidente de trabalho ocorrido com quaisquer categorias profissionais, envolvendo exposição direta ou indireta do trabalhador a material biológico (orgânico) potencialmente contaminado por patógenos (vírus, bactérias, fungos, príons e protozoários), por meio de material perfurocortante ou não.

Vemos na tabela acima que no município prevalecem casos de ATMB com profissionais de enfermagem, onde Técnico de Enfermagem e Enfermeiro ocupam a 1ª e 2ª posição, respectivamente. “O fato de os profissionais da área da saúde serem um grupo que presta assistência ininterrupta a pacientes, entrando em contato direto com doenças, manuseando materiais biológicos e desenvolvendo procedimentos relacionados ao cuidado da saúde, os torna mais suscetíveis a esses acidentes”, comentou Neide.

Já o número de casos com coletor de lixo e faxineiro trazem grande preocupação, uma vez que, normalmente, esses trabalhadores sofrem esse tipo de acidente devido descarte inadequado de material perfurocortante. “Além disso, devemos considerar que muitas vezes profissionais sem risco presumido, como ambas ocupações citadas, não identificam que foram submetidos a ATMB e, portanto, não procuram os serviços de saúde, o que aumenta os índices de subnotificação e apresenta-se como um sério problema para a saúde pública”, finalizou Darlene.

Comentários Facebook

Três Lagoas

Castração de cães e gatos machos e outros serviços voltam a partir de segunda-feira (24)

Publicado

por


O Castramóvel, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), operado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) retorna a partir de segunda-feira (24) a castração de cães e gatos machos e outros serviços na USF São Carlos”, em Três Lagoas. Essa é a 39ª etapa do serviço que ficará instalado no local até o dia 25 de fevereiro.

Além da castração, o Castramóvel oferece vacina antirrábica, vermífugo, orientação de posse responsável, prevenção de acidente com animais peçonhentos, profilaxia de leishmaniose.

O atendimento é das 7h30 às 12h30 e o proprietário do animal deve fazer o agendamento no próprio local onde a Unidade Móvel está instalada.

A Unidade de Saúde da Família São Carlos fica localizada à Rua Pelopedes Gouveia s/n– Bairro São Carlos. Mais informações pelo telefone (67) 3929-1803.

Comentários Facebook
Continue lendo

Três Lagoas

Saúde alerta que cuidados para prevenir a contaminação por Covid-19 e Influenza A são os mesmos

Publicado

por


Ao menor sintoma gripal, procure um médico e mantenha o isolamento social, a recomendação é de especialistas em saúde pública como uma das principais formas de conter o avanço das contaminações pelo vírus da Covid-19 e da Influenza A H3N2 – ou mesmo H1N1 – que já circula em Três Lagoas.

Os cuidados para se precaver das duas doenças são os mesmos: manter o distanciamento social, uso de máscara, higienização das mãos com álcool em gel 70%, além, é claro, de procurar atendimento médico ao surgirem os primeiros sintomas de gripe.

O médico da Família e Comunidade e da equipe de Vigilância Epidemiológica da SMS, Vinícius de Jesus Rodrigues Neves, alerta a população sobre a importância de continuar mantendo os cuidados de biossegurança adotados desde o início da pandemia covid-19, para que os números de contaminação voltem a diminuir e atingir a estabilidade.

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul20 de janeiro de 2022, 15:21

Atenção doadores: Neste sábado Hemosul abre em período integral para receber doações

http://www.ms.gov.br/wp-content/uploads/sites/150/2022/01/20.01.22-HEMOSUL-SABADO-PORTAL.mp3 Com baixos estoques das tipagens sanguíneas O+, O-, A- e B-, o Hemosul Coordenador abrirá nesta próximo sábado, dia...

Mato Grosso do Sul20 de janeiro de 2022, 15:21

No Dia do Fusca, Detran aponta 21,5 mil registrados em Mato Grosso do Sul     

Levantamento feito pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) neste dia 20 de janeiro, data em...

Mato Grosso do Sul20 de janeiro de 2022, 15:21

Controladoria-Geral do Estado participa de oficinas sobre o PPA

No ano passado foram realizadas diversas reuniões dos integrantes do Grupo de Trabalho Multidisciplinar e Interinstitucional (GTMI) que propõe normas...

Mato Grosso do Sul20 de janeiro de 2022, 15:21

Tesouro Nacional classifica MS entre as melhores gestões do País

Ajustes, equilíbrio financeiro e solidez fiscal permitiram ao Estado recuperar capacidade plena de pagamento e investimentos Mato Grosso do Sul...

Mato Grosso do Sul20 de janeiro de 2022, 13:51

Oportunidade: Funtrab ainda tem vagas para indígenas trabalharem nas lavouras de maçãs

http://www.ms.gov.br/wp-content/uploads/sites/150/2022/01/20.01.22-VAGAS-FUNTRAB-PORTAL.mp3 Trabalhadores indígenas, interessados em trabalhar na colheita de maçã, nos estados do de Santa Catarina (SC) e Rio Grande...

POLICIAL

Mais Lidas da Semana