TRÊS LAGOAS

Câmara Municipal de Três Lagoas

Câmara de Três Lagoas limpa pauta e aprova importantes projetos antes do recesso parlamentar

Publicado em

Cessão de área para construção da Delegacia da Mulher, recurso para o Moto Show e LDO estão entre as aprovações

Na 22ª sessão do ano, realizada nesta terça-feira (12), os vereadores analisaram 16 projetos de lei, um projeto de resolução e uma emenda à Lei Orgânica, de forma a limpar a pauta apresentada no primeiro semestre, antes do recesso parlamentar de julho, legalmente estabelecido entre os dias 18 a 31 de agosto. Neste período, as sessões ficam suspensas, porém o atendimento nos gabinetes e no setor administrativo da Câmara permanece normal.

Entre as matérias aprovadas, em regime de urgência, estão dois projetos de lei, o nº 90 e o nº 91, o que vai possibilitar que a prefeitura faça a cessão de uma área para o governo do Estado construir a sede da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), nas proximidades do Detran. Para fazer a cessão, por 30 anos, foi necessário permutar uma área verde em área institucional do mesmo tamanho. Assim, de acordo com os vereadores, a parceira entre administração municipal e governo estadual vai atender a uma demanda antiga e promover políticas públicas adequadas à proteção das mulheres.

A Câmara aprovou ainda o PL nº 88, o qual autoriza a prefeitura a fazer repasse de R$ 130 mil para a realização do 22º Moto Show, que será conduzido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Regional da Costa Leste/MS (Abrasel). Com membros da associação presentes no plenário, os vereadores usaram a tribuna para expressar o apoio da Câmara ao Moto Show, lembrando que o evento, suspenso por dois anos, devido à pandemia, é um dos que mais atrai turistas e alavanca o setor hoteleiro e de alimentação na cidade, ou seja, incentiva a economia local.

Outro projeto aprovado, em regime de urgência foi o de nº 83, que “dispõe sobre a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Juventude e dá outras providências”.

A Câmara também aprovou, em primeiro turno, o projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal nº 2, proposta subscrita por 14 vereadores e pelo presidente, Dr Cassiano Maia. Segundo o vereador Tonhão, a medida visa atender a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Para atender ao mesmo propósito, a Casa aprovou, ainda o  Projeto de Resolução nº 6, promovendo alteração no Regimento Interno da Câmara Municipal.

O projeto de lei nº. 84, que “altera o artigo 52 da lei nº 2.120, de 19 de dezembro de 2006, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Civis da Administração Municipal de Três Lagoas”, passando a possibilitar o pagamento de diárias para custeio de viagens ao exterior, também tramitou em regime de urgência e foi aprovado pelos vereadores.

Após aprovação do parecer da Comissão de Finanças e Orçamento, foi aprovado também o PL nº. 56, o qual “dispõe sobre a revogação da lei que menciona.”

Outro PL aprovado foi o nº. 64, que “acresce o artigo 1º-A à lei nº 2.467, de 08 de outubro de 2010, e dá outras providências”.

A Câmara ainda aprovou, em regime de urgência, o PL nº. 80, autorizando alteração no “inciso I do art. 97 da lei nº 1.067, de 05 de dezembro de 1991 – Código Tributário Municipal – e a tabela constante do anexo I da lei nº 3.344 de 10 de outubro de 2017, da forma que especifica, e dá outras providências”. Este projeto trata da adequação do valor de multas e taxas de roçada e limpeza de terrenos baldios sem edificação, a serem cobradas pela prefeitura.

Três projetos de lei passaram por adequações de seus autores e foram encaminhados para parecer da Comissão de Finanças e Orçamento. São eles:

Projeto de Lei Nº. 31: “Institui a campanha permanente de orientação e conscientização sobre o descarte adequado do lixo no município de Três Lagoas-MS”.

Projeto de Lei Nº. 46: “Institui a Semana e o Dia Municipal do Pescador Esportivo no Município de Três Lagoas-MS

Projeto de Lei Nº. 49: “Determina a inclusão nos sites da prefeitura do município e da Câmara Municipal de Três Lagoas, da relação de todas as pessoas que receberam moções, títulos e honrarias

Ainda começaram a tramitar outros cinco projetos de lei, os quais foram encaminhados para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final:

Projeto de lei nº. 82: “altera a ementa e o artigo 1º da lei nº 3.293 de 27 de junho de 2017”.

Projeto de lei nº. 85: “dispõe sobre a divulgação da listagem de todos os medicamentos disponíveis e em falta na rede municipal de saúde do município de Três Lagoas/MS e dá outras providências”.

Projeto de lei nº. 86: “institui o uso do colar de girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas, no município de Três Lagoas”.

Projeto de lei nº. 87: “dispõe sobre triagem precoce para diagnóstico do transtorno do espectro do autismo (TEA) nas unidades de saúde e creches municipais de Três Lagoas-MS, através da aplicação do questionário M-Chat”.

Projeto de lei nº. 89: “inclui no calendário oficial de eventos do município de Três Lagoas os eventos “Cavalgada Municipal de Três Lagoas” e “Cavalgada do Distrito de Arapuá” e dá outras providências”.

Extraordinária

Após a sessão ordinária, a Câmara ainda realizou uma sessão extraordinária com objetivo de fazer a segunda votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que vai reger o orçamento municipal para 2023.

Este projeto, por lei, deve ser votado antes de iniciar o recesso parlamentar. A LDO foi aprovada.

Fonte: Câmara Municipal Três Lagoas

Comentários Facebook

Câmara Municipal de Três Lagoas

Alunos da Luloca participam de visita guiada na Câmara de Três Lagoas

Published

on

Alunos da Escola Estadual Lopes de Carvalho participam de uma visita guiada, na sede da Câmara, na manhã desta quinta-feira (18). Os estudantes são dos 1º, 2º e 3º ano, do ensino médio, que tem aulas sobre Cidadania, Direito e Deveres, dentro de uma eletiva (disciplina). Os temas são abordados em sala de aula, por vários professores, dentro do Intinerário Formativo de Ciências Humanas.

A professora Nathália Esteves vem a Câmara pela segunda vez e destaca que as visitas guiadas são muito importantes, pois propiciam uma experiência, fora de sala de aula, conhecendo a estrutura do poder legislativo, entender as funções dos vereadores. “Eles saem de sala e tem a oportunidade de vivenciar e entender melhor conceitos que vemos, durante a rotina escolar”, enfatiza a professora.

Também acompanharam os estudantes os professores Angélica Lima, Diego Filó e José Antônio.

No total, 25 alunos terão uma palestra sobre a Câmara, os  três poderes, também conhecerão os setores administrativo e gabinetes e farão um lanche.

A iniciativa faz parte do projeto “Visita Guiada”, coordenado pela Escola do Legislativo. O objetivo é promover a aproximação da Câmara com a comunidade escolar e auxiliar no processo de esclarecimento sobre as funções dos vereadores. Para isso, é realizada uma palestra na linguagem própria à faixa etária, explicando os poderes da República e as atribuições de cada um, quais são os seus representantes, assim como a constituição do Legislativo Municipal. Algumas atividades interativas foram desenvolvidas para auxiliar na fixação dos conteúdos e os alunos foram premiados pela participação.

Ao final, os estudantes receberam certificado pela participação na visita guiada.

Comentários Facebook
Continue Reading

Câmara Municipal de Três Lagoas

Câmara de Três Lagoas autoriza prefeitura a dar apoio financeiro para realização de campeonato de karatê

Published

on

Na 25ª sessão ordinária de 2022, realizada na manhã desta terça-feira (16), a Câmara de Três Lagoas aprovou o PL nº 99, apresentado pelo Executivo, em regime de urgência. Com isso, a prefeitura fica autorizada a repassar R$ 39.350,00 para a Associação Zanon de Karatê (AZK), entidade sem fins lucrativos que usará o recurso para realizar o III Open Nacional de Karatê 2022, em Três Lagoas, no dia 10 de setembro, com a presença de dezenas de outros municípios. A prefeitura justificou que o evento se destina à promoção do esporte e atrai, além do público local, esportistas e apreciadores de várias cidades, fomentando a rede hoteleira, restaurantes e mercados municipais, bem como a atividade de cultura e lazer em município.

Os vereadores ainda aprovaram o projeto de lei nº 45, o qual “institui a campanha permanente de orientação e conscientização sobre o descarte adequado do lixo no município de Três Lagoas-MS”.

A terceira matéria aprovada, durante a sessão, foi o projeto de lei nº 46, passando a instituir a Semana e o Dia Municipal do Pescador Esportivo no Município de Três Lagoas-MS.

A Câmara também aprovou o Projeto de Lei nº 49 o qual “determina a inclusão nos sites da Prefeitura do município e da Câmara Municipal de Três Lagoas, da relação de todas as pessoas que receberam moções, títulos e honrarias”.

Tramitações

O projeto de lei nº 89, o qual “inclui no calendário oficial de eventos do município de Três Lagoas os eventos “Cavalgada Municipal de Três Lagoas” e “Cavalgada do Distrito de Arapuá” teve parecer da Comissão de Finanças aprovado e foi encaminhado para avaliação da Comissão de Defesa do Bem-Estar e Direito dos Animais, antes de ser votado em sua totalidade.

Com parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final aprovado em plenário, o projeto de lei nº 93, que autoriza o Poder Executivo a afetar a área que identifica e dá outras providências, foi encaminhado para parecer da Comissão de Finanças e Orçamento.

Pauta

Ainda entraram na pauta de tramitações, quatro projetos de lei, os quais foram encaminhados para análise e parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final. São eles:

PL Nº 95: “autoriza a prefeitura a fornecer, cesta básica ou cartão alimentação durante o período de férias e recesso escolar aos alunos da rede pública municipal e dá outras providências”.

PL Nº 96: “dispõe sobre a criação de áreas de embarque e desembarque (“drive thru”) em frente às escolas, universidades, academias e estabelecimentos de ensino no município de Três Lagoas/MS e dá outras providências”.

 PL Nº 97: “dispõe sobre medidas de transparência nas listagens de espera por vagas nos centros de educação infantil (CEI’S) e creches públicas do município de Três Lagoas-MS”.

PL Nº 98: “institui a Semana de Conscientização e Prevenção da Doença de Alzheimer, dos dias 19 a 25 de setembro, no município de Três Lagoas e dá outras providências”.

Pesar

Também foi aprovada pelo plenária a entrega de moção de pesar pelo falecimento do senhor José Ivaldo Soarez.

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana