TRÊS LAGOAS-MS
  Últimas
Doutor Cassiano Maia pede pronto atendimento odontológico 24 horas
PMA de Bonito prende e autua em R$ 2,36 mil pescador por pesca predatória ao capturar pescado acima da cota e apreende 18 kg de pescado
PM encaminha ao DP autor de perturbação do sossego e apreende equipamento de som
Polícia Militar apreende em Paranaíba motocicleta adulterada e conduz mulher de 25 anos à delegacia
Professor Negu Breno sugere sinalização de trilha da Cascalheira
Vice-prefeito Paulo Salomão participa de abertura de curso gastronômico em Três Lagoas
Doutor Paulo Veron encaminha pedidos de melhorias viárias
Sayuri Baez requisita lista de médicos plantonistas nas unidades de saúde
Vereadora Evalda Reis solicita implantação de energia fotovoltaica em prédios públicos
Britão do Povão solicita serviços em ruas
Polícia Militar apreende aparelhagem de som em São Gabriel do Oeste após denúncia de perturbação.
Três pessoas são presas em cumprimento de mandados de prisão neste final de semana, na área de atuação do 7º BPM
América domina o Santos e vence fora de casa
Fortaleza vence Athletico e assume vice-liderança do Brasileirão
São Paulo é derrotado pelo Red Bull Bragantino no Brasileirão
De virada, Galo vence Cuiabá e amplia vantagem na liderança
Corinthians empata com Internacional no Brasileirão
Flamengo perde para o Fluminense por 3 a 1 no Maracanã
Polícia Militar em Nova Andradina prende homem por dano e violência doméstica
|| Em Miranda, Polícia Militar cumpre mandado de prisão e apreende arma de fogo ||
|| Em Aquidauana, Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas ||
Em quatro anos, índice de roubos cai pela metade em Campo Grande
Funtrab/MS oferece 2.009 vagas de emprego em todo o Estado
Prefeito de Três Lagoas assina autorização para início da obra de restauração asfáltica de ruas do Interlagos
Programa Vida Saudável fala sobre técnica que melhora concentração e memória
Em entrevista à Caçula FM de Três Lagoas, Bolsonaro fala sobre importância de MS para o Brasil
Em Três Lagoas| Jovem fica ferido em acidente próximo da 2º lagoa
Polícia Militar Ambiental de Campo Grande resgata filhotes de tucano após queda de árvores em virtude de tempestade
Em Naviraí, Polícia Militar prende homem por porte ilegal de arma de fogo
Polícia Militar prende homem por prática de direção perigosa e adulteração de sinal identificador de veículo em Nova Andradina
Next
Prev

Câmara Municipal de Três Lagoas

Câmara de Três Lagoas busca inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência visual

Publicado


Na manhã desta sexta-feira (24), na sala de reunião da presidência da Casa do Povo, local amplo com uma grande mesa retangular de madeira, com capacidade para umas 18 pessoas, com cadeiras de rodinha na cor preta, Paula Silva Neres, mulher, branca, jovem de 21 anos, cega, cabelos cacheados, usando blusa branca com estampa floral, calça e máscara rosa, deu uma aula sobre inclusão e acessibilidade para o presidente da Câmara, Dr. Cassiano Maia, homem, branco, 45 anos, cabelo curto, usando máscara branca, óculos com armação preta, camisa xadrez e calça cinza.

Paula, que é autora do perfil @papodecego, no qual fala sobre inclusão e acessibilidade, compartilha dificuldades, angústias e faz desabafos, aceitou o convite do vereador Cassiano para uma conversa com ele e a equipe de comunicação do Poder Legislativo para nortear ações mais inclusivas, que estão em fase de teste, como a descrição de imagens e fotos nas mídias digitais da instituição. Pâmela da Silva Neres, irmã mais velha, acompanhou a reunião: “sou o cão-guia bravo dela”, brincou.

Quando se fala em acessibilidade, segundo Paula, a primeira coisa que se pensa é nas coisas físicas, em soluções materiais, como um livro em braile, uma rampa de acesso, “mas ter ajuda humana é fundamental. Na minha escola não tinha acessibilidade, mas tinha professores que estavam dispostos a ler o conteúdo para mim. E isso é uma questão cultural, por isso, é importante ter uma educação de acessibilidade”, defendeu.

“Inclusão é potencializar a pessoa com deficiência”, explicou Paula que, apesar das várias dificuldades encontradas, de todo o bullying que sofreu, demonstrou muito otimismo: “já ouvi dizer que não iriam tornar algo acessível por causa de apenas uma pessoa, já fui expulsa da aula por não acreditarem que tenho deficiência. Mas, eu prefiro falar mais das coisas positivas, pois as coisas negativas sempre vão existir”.

A possibilidade de sempre existir o negativo gera insegurança e é isso que a Paula deseja combater assim que se formar como psicóloga. “Penso em ajudar pessoas com deficiência visual, prestar um serviço de apoio, pois quem perde a visão, perde também a identidade. Eu era a ‘menina cega da psicologia’, por exemplo. Quero lutar pela causa. Pois sei que cada detalhe faz a diferença”.

Transformar em palavras

A Câmara Municipal de Três Lagoas pretende tornar sua comunicação um pouco mais acessível para pessoas com deficiência visual, por meio de um projeto que já existe nacionalmente e pode ser encontrado nas redes sociais por meio das hashtags #PraCegoVer ou #PraTodosVerem, por exemplo.

O projeto consiste em descrever as imagens para que possam ser lidas pelos aplicativos de celular que fazem a leitura de textos da tela para Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs). “A maioria dos smartphones possui a função de acessibilidade, que altera configurações do aparelho para facilitar o seu uso para pessoas com diversos tipos de deficiência, como visual, auditiva e até motora. Porém, esses aplicativos não conseguem ler imagens e precisamos da ajuda humana para descrever, transformar as imagens em palavras”, explicou Paula.

Sobre como fazer a descrição, Paula orientou: “primeiramente, escrever qual o tipo de imagem (se é foto, desenho, gráfico); depois, cores de fundo e das letras e a informação principal. E como algumas descrições podem ficam grandes, nesses casos podem ser priorizadas algumas informações. No caso de pessoas, sempre começar pelo gênero e depois descrição física”.

Nada sobre nós sem nós

O lema das pessoas com deficiência é “Nada sobre nós sem nós”. Por isso, a Câmara busca se integrar com elas para poder entender a melhor forma de se tornar mais acessível. Por exemplo, no dia 02 de setembro, a instituição recepcionou funcionários e alunos da Apae.

“Inserir a descrição pode ser um detalhe tão pequeno, mas que faz muita diferença. E esse processo de adaptação nunca termina, é um aprendizado constante”, disse Paula que aceitou o convite em auxiliar a instituição nesse processo de inclusão. Ela encerrou parabenizando a Câmara pela iniciativa.

#PraCegoVer
Foto do vereador Cassiano Maia e da autora do perfil “Papo de Cego” sentados na sala de reunião.

Comentários Facebook

Câmara Municipal de Três Lagoas

Doutor Cassiano Maia pede pronto atendimento odontológico 24 horas

Publicado

por


Na sessão desta segunda-feira (25), a 49ª do ano, o vereador Doutor Cassiano Maia encaminhou ofício à secretária Municipal de Saúde Pública, Elaine Fúrio, solicitando que verifique a possibilidade de disponibilizar, no município, o serviço de pronto-atendimento odontológico 24 horas, com a finalidade de garantir atendimento aos munícipes.

Doutor Cassiano também fez indicação para a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, solicitando que verifique a possibilidade de fazer avaliação por observação para melhor intervenção no cruzamento da rua Plinio Alarcon com rua João Arinos e Quinze de Junho, para tornar esse cruzamento mais seguro.

Outra indicação foi enviada ao gerente regional da Sanesul, Adilson Bahia, requisitando avaliação da obra no esgotamento sanitário da rua B, esquina com a rua Marcílio Dias, bairro Nova Três Lagoas, quando, ao tapar os buracos produzidos, a empresa executante deixou em péssimas condições, sendo necessário refazer o serviço. O vereador aproveitou e solicitou fiscalização em todos os pontos onde existe o corte e posteriormente o tapa-buraco do asfalto, haja vista continuas reclamações sobre estes serviços, executados em vários pontos da cidade.

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Três Lagoas

Professor Negu Breno sugere sinalização de trilha da Cascalheira

Publicado

por


Entre as indicações apresentadas ao Executivo, nesta semana, o vereador Professor Negu Breno solicitou que seja encaminhado ofício ao secretário Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio, Celso Yamaguti, com cópia ao prefeito Ângelo Guerreiro, sugerindo que viabilizem um estudo para implantação de placas para sinalização de trilha, no ponto turístico de Três Lagoas denominado Cascalheira.

Ainda visando incremento ao turismo local, o vereador indicou que o , nos termos regimentais, que seja encaminhado expediente ao diretor do Departamento de Turismo, Rodrigo Pedrozo Fernandes, com cópia ao prefeito Ângelo Guerreiro, solicitando que seja feito estudo para a implantação de letreiros gigantes, com nome da nossa cidade na Lagoa Maior, afim de fomentar o turismo local.

Negu Breno também solicitou que a prefeitura viabilize, em caráter de urgência, a revitalização da iluminação das quadras esportiva localizada no Ginásio Municipal Cacilda Acre Rocha e no Poliesportivo Prof. Eduardo Milanez.

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana