Câmara Municipal de Três Lagoas
Câmara aprova recursos para Apae de Três Lagoas

Durante a manhã desta terça-feira (11), os vereadores se reuniram no plenário para realizar a primeira sessão ordinária da legislatura. Na pauta do dia, cinco projetos foram analisados, sendo quatro aprovados e um encaminhado para comissão permanente emitir parecer. Os projetos aprovados são de autoria do Poder Executivo e foram aprovados em regime de urgência.
Ganhou destaque na fala dos vereadores, durante o uso da tribuna, o Projeto de Lei (PL) nº03, de autoria do poder executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional especial de pouco mais de dois milhões de reais para inclusão de um novo elemento de despesa, em atividade já existente, para despesas que não foram previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA). Esta autorização será para atividades na área da educação junto à Associação de Pais e Mestres de Três Lagoas (Apae-TL).
O PL nº04, também de autoria do executivo e aprovado em regime de urgência, atualiza os valores do auxílio-moradia e auxílio-alimentação dos profissionais participantes do Programa Mais Médicos, que desempenham um papel fundamental para a comunidade, garantindo o acesso à saúde pública de qualidade e contribuindo para a redução de desigualdades regionais. Com a aprovação, os auxílios moradia e alimentação passam a ser de R$2.750 e R$770, respectivamente.
Os outros dois projetos do executivo dispõem sobre alterações e readequações na administração municipal, agora com a gestão do novo prefeito Doutor Cassiano Maia. Por exemplo, fica revogada a criação da Secretaria de Governo e Políticas Públicas.

Vereador Robson do Alinhamento
O PL nº01, de autoria do vereador Robson do Alinhamento, que “dispõe sobre autorização de disponibilização de exemplares da bíblia sagrada nas unidades de ensino municipais”, foi encaminhado para a comissão de constituição, justiça e redação final emitir parecer. Esta comissão é formada pelos vereadores Mário Grespan, presidente, e Fernando Jurado e Profª Maria Diogo, membros.
Robson trouxe a seguinte justificativa na apresentação do PL: “o objetivo é deixar autorizado as nossas instituições municipais de ensino a fornecer aos alunos exemplares da Bíblia Sagrada. Esse projeto não obriga nenhum usuário das redes de ensino a sua leitura, assim como, não onera a prefeitura com a aquisição, pois terá como fonte de arrecadação: doações de pessoas físicas ou jurídicas de terceiros. Acreditamos que as disponibilizações não influenciarão e nem impactarão outras religiões por ser um livro universal, que carrega histórias de bons relacionamentos, boas práticas, ética, conteúdo histórico, geográfico e podem contribuir para o conhecimento dos alunos e usuários da rede de ensino”.
INDICAÇÕES E REQUERIMENTOS
Tonhão indica recursos para construção de poliesportivo e clínica de reabilitação. Mário Grespan indica limpeza de bueiro, pavimentação e drenagem. Robson do Alinhamento indica bueiro, quebra-molas e faixa de pedestres. Silverado indica manutenção de ponto de ônibus, drenagem e pavimentação. Mi do Santa Luzia indica reforma de praça e faixa de pedestres.
Professor Pedrinho Junior pede flexibilização da carga horária de 6h na educação. Marco Silva indica espaço para motoboys e faixa elevada. Professora Maria Diogo indica UBS, iluminação e ações no TL Prev. Sargento Rodrigues indica pavimentação asfáltica e redutor de velocidade. Evalda Reis indica mais vagas prioritárias na Feira e Bueiro Inteligente.
Sirlene dos Santos indica recapeamento no distrito de Arapuá. Daniel da Farmácia indica sinalização e regularização de fios soltos nas vias públicas. Fernando Jurado propõe alterações no Código de Obras e fiscalização de ITBI. Marcus Bazé indica faixa de pedestre, iluminação e limpeza de terreno.
Confira as indicações na íntegra acessando a “PÁGINA DOS VEREADORES” em linktr.ee/camara.treslagoas.
Câmara Municipal de Três Lagoas
Vereadores de Três Lagoas aprovam crédito para Assistência Farmacêutica e subsídio tarifário ao transporte coletivo

Durante a manhã desta terça-feira (18) os vereadores se reuniram no plenário para a realizar a 6ª sessão ordinária. Na pauta do dia, os parlamentares debateram cinco projetos de lei (PLs), aprovando três de autoria do executivo, que tramitaram em regime de urgência. São eles:
> Projeto de lei nº16, que “autoriza a abertura de crédito adicional especial por anulação”. A autorização visa atender as despesas da “Assistência Farmacêutica” do Fundo Municipal de Saúde.
> Projeto de lei nº17, que “revoga o inciso IV do §3 e o inciso III do §6 ambos do art. 134 da lei nº698, de l4 de março de 1985”. A proposta legislativa é para adequação da legislação atual, haja vista a dificuldade gerada pela construção de “playground” de uso comum em habitações multifamiliares de casas em série, conforme previsão no Código de Obras do Município, que torna obrigatória a instalação de um “playground” para a construção acima de cinco residências.
> Projeto de lei nº18, que “autoriza a concessão de subsídio tarifário mensal ao transporte coletivo urbano de passageiros no município”. Com essa aprovação, os três-lagoenses ganham em melhorias no serviço de transporte coletivo.
Os outros dois PLs que tramitaram: nº14, de 14 de março de 2025: “institui Programa de Incentivo à contratação de mulheres em situação de violência doméstica” e o nº15, de 14 de março de 2025: “dispõe sobre a criação do Programa de Certificação de Qualidade dos Produtos Alimentícios Artesanais Urbanos e Rurais do Município de Três Lagoas/MS”, ambos de autoria do vereador Fernando Jurado.
Requerimentos e indicações
Os parlamentares apresentaram coletivamente uma indicação ao senhor Alessandro Antônio Stefanutto, presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com cópia a Bancada Federal do Mato Grosso do Sul, solicitando que disponibilize mais profissionais para oferecer atendimento presencial do INSS em Três Lagoas, dado a falta de profissionais para agilização dos serviços oferecidos naquele órgão à população.
Sargento Rodrigues apresentou pedidos para Moção de Reconhecimento. Fernando Jurado indicou iluminação, faixa, pavimentação e estacionamento. Tonhão indicou em prol da APAE, PM e trânsito. Sirlene dos Santos indicou sinalização de trânsito e manutenção de parquinho. Professor Pedrinho Junior indicou projeto para natação e hidroginástica.
Daniel da Farmácia indicou adesão ao programa Casa da Mulher Brasileira. Robson do Alinhamento indicou fiscalização de serviços de internet. Professora Maria Diogo indicou instalação de academia ao ar livre. Silverado indicou melhorias em calçada, semáforo e redutor de velocidade.
Evalda Reis indicou tapa buraco e limpeza de terreno. Marco Silva indicou iluminação, limpeza de terreno e informações sobre transporte coletivo. Mi do Santa Luzia indicou limpeza, tapa buracos e patrolamento.
Confira as indicações completas na PÁGINA DE VEREADORES em: linktr.ee/camara.treslagoas.
Câmara Municipal de Três Lagoas
Câmara aprova solenidade para homenagem a artesãos de Três Lagoas

A Câmara de Vereadores de Três Lagoas realizou sua 5ª sessão ordinária, nesta terça-feira (11/3), tendo aprovado a realização de sessão solene para entrega do “Diploma Artesão de Excelência”, previsto no decreto legislativo n°4, de 12 de setembro de 2023, o qual regulamenta a concessão de honrarias e dá outras providências. A solenidade será realizada no dia 19 de março de 2025, às 18h30. A concessão da honraria foi uma proposta do vereador Marcus Bazé.
Após a aprovação da solenidade, foram aprovados decretos legislativos para definir os nomes dos homenageados, que serão os seguintes: Clair de Moraes Arruda ( Marcus Bazé), Sônia Maria Costa (Daniel da Farmácia) , Joana de Almeida Rocha (Mi do Santa Luzia), Gilsely Duarte Pimenta Ferreira (Mário Grespan), Ana Patricia Sobral dos Santos (Evalda Reis), Maria de Lourdes Soares de Freitas (Fernando Jurado), Dalgisa de Souza (Maria Diogo), Keller Cristina Fachine de Almeida (Sargento Rodrigues), Dagmar Soares Alencar (Robson do Alinhamento), Cássia Mara Martins Gregório (Pedrinho Júnior) e Aline Santos Araújo (Tonhão).
Na mesma sessão, os vereadores encaminharam para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, para parecer, o projeto de decreto legislativo nº 14, o qual concede o Diploma de Honra ao Mérito “Antônio Trajano dos Santos” ao senhor Manoel Fernandes Negrão, por propositura do vereador Mário Grespan.
-
Bataguassu4 dias atrás
Acidente na MS-338 entre Bataguassu e Santa Rita do Pardo deixa uma mulher morta
-
Cassilândia4 dias atrás
Adolescente de 16 anos é obrigado a realizar atos obscenos com cavalo em propriedade rural
-
Brasil4 dias atrás
Onde vai ter chuva? Confira na previsão do tempo para hoje
-
Notícias da Região4 dias atrás
Grave Acidente na PR-239 deixa um Morto em Campina da Lagoa/PR

