Três Lagoas-MS

  Últimas
Copa do Brasil: São Paulo vence nos pênaltis e está nas quartas
Sitiante de Arapuá morre e três ficam feridos em acidente na estrada vicinal de Garcias
Nos acréscimos, Flamengo empata com Internacional no Beira-Rio
Brasileiro: Coritiba anuncia saída do técnico Jorginho
Polícia Militar Ambiental de Anastácio autua quatro pessoas por transporte ilegal de pescado e apreende pescado e veículo
Série B: Em Recife, Cruzeiro apenas empata com Náutico
Brasileiro Feminino: Corinthians vence Grêmio em Porto Alegre
Fluminense vence Santos e assume quarta posição do Brasileiro
PRF apreende cerca de 1,5 tonelada de agrotóxicos em Rio Brilhante (MS)
Brasil fecha Grand Slam de Judô de Budapeste com mais 2 bronzes
Polícia Militar Ambiental de Miranda socorre filhote de cervo-do-pantanal ferido à margem de rodovia depois de atropelamento
Após derrota para Real, Barça confirma lesão de Philippe Coutinho
Em Três Lagoas| PM apreende exemplares de jornais com difamações contra candidatos
Ronaldinho Gaúcho testa positivo para coronavírus
Liga Nacional de Futsal: Joinville e Foz Cataratas empatam no sul
Polícia Militar Ambiental autua em R$ 10 mil mulher de 32 anos detida pela PRF por tráfico de filhotes de papagaios
Morre aos 67 anos Benedito Faustino Filho, produtor do Assentamento 20 de Março
Lewis Hamilton se torna maior vencedor da Fórmula 1
Com novos testes positivos, casos de Covid-19 continuam crescendo em todo o MS
Os corpos da família Baravelli são velados no Memorial Vid Prev de Dracena
PRF apreende 908,9 Kg de maconha em Guia Lopes da Laguna (MS)
Polícia Militar Ambiental de Mundo Novo localiza e autua um pescador e autuará outro que divulgaram vídeo e fotos nas redes sociais praticando pesca predatória
Acidente na BR 262 tira a vida da família Baravelli
Polícia Militar Ambiental de Campo Grande prende ladrão pouco depois de pedido de socorro de vítima desesperada por ter sido assalta por homem com pistola
Polícia Militar prende autores de furto, receptação e tráfico de drogas em Coxim
Com retrospecto favorável, Internacional encara Flamengo no Beira-Rio
LNF: em meio a maratona, Joinville recebe esperançoso Foz Cataratas
Domingo de céu encoberto e chuva para Mato Grosso do Sul
Interface Pesquisa, Ciência e Comunicação é tema de quarto episódio do Biotacast
Com desempenho recorde em setembro, Mato Grosso do Sul abriu quase 6 mil empresas em 2020
Next
Prev

Política

Bolsonaro continua apresentando ótima evolução clínica

Publicado

O presidente Jair Bolsonaro continua apresentando ótima evolução clínica, sem complicações cirúrgicas, segundo boletim divulgado hoje (26). Os médicos também retiraram a sonda vesicular para que ele urine de forma espontânea.

Presidente Jair Bolsonaro após cirurgia de retirada de cálculo na bexiga
Presidente Jair Bolsonaro após cirurgia de retirada de cálculo na bexiga – Michelle Bolsonaro/Instagram

Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia para retirada de cálculo na bexiga, na manhã de ontem (25), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

O boletim, assinado por três médicos que acompanham o presidente, foi divulgado agora de manhã pela Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações.

Comentários Facebook

Política

Gilmar pede destaque e retira do plenário virtual julgamento sobre universidades

Publicado

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu destaque e mandou para julgamento presencial na Corte a ação que pode obrigar o presidente Jair Bolsonaro a seguir a lista tríplice das universidades federais nas nomeações para reitorias. O processo estava em votação no plenário virtual, plataforma na qual os ministros depositam os votos durante a semana, até ter o pedido de destaque feito por Gilmar, na última quinta, 15.

Agora, o caso será avaliado presencialmente pelos ministros, que realizam as sessões das turmas e do plenário por videoconferência. Não há data para quando isso irá acontecer.

A ação movida pelo Partido Verde acusa o governo Bolsonaro de promover uma ‘intervenção branca’ nas universidades federais ao descumprir a ordem da lista tríplice das instituições, nomeando candidatos que não tiveram o apoio nas votações internas da categoria.

No mês passado, por exemplo, Bolsonaro indicou o professor Carlos André Bilhões Mendes para comandar a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – ele era o terceiro colocado da lista elaborada pela instituição em julho, tendo obtido somente três votos. O primeiro lugar venceu a eleição com 45, mas não foi escolhido pelo presidente.

As nomeações do governo também foram contestadas pelo Conselho da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Desde o início da gestão presidencial, a associação contabilizou 14 indicações que desprezaram os primeiros colocados nas listas tríplices.

Em junho, o presidente Jair Bolsonaro chegou a editar uma medida provisória que dava ao ministro da Educação o poder de escolher livremente reitores de universidades federais durante a pandemia de covid-19. Após críticas, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), devolveu o texto, o que levou Bolsonaro a recuar e desistir do dispositivo.

O relator, ministro Edson Fachin, votou para obrigar Bolsonaro a seguir uma série de normais legais ao nomear reitores e vice-reitores de universidades federais. O ministro destacou a ‘imensa gravidade’ da matéria e fez uma ampla defesa da autonomia universitária, que ganhou status de princípio constitucional a partir da Carta de 1988.

Na visão de Fachin, a prerrogativa conferida ao Presidente da República não é um instrumento de gestão e, portanto, não deve servir como um meio de ingerência ou controle das instituições de ensino.

“O uso de poder discricionário para, sem justificativa razoável, romper com a ordem de indicações, representa ingerência que afeta a universidade em sua capacidade de se autorregular enquanto autarquia especial”, escreveu o ministro. “O peso político e administrativo de possíveis violações à autonomia universitária revela-se preocupante para os destinos dos mais do que nunca necessários ensino, pesquisa e extensão”, completou.

Segundo o entendimento de Fachin, a indicação deve:

– Se ater aos nomes que figurem na respectiva lista tríplice;

– Respeitar integralmente o procedimento e a forma da organização da lista pela instituição universitária;

– Recair sobre o docente indicado em primeiro lugar na lista.

Por Estado Conteúdo

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Em Três Lagoas| Coronel David visita irmãos de farda, apoia candidato e concede entrevista a rádios

Publicado

Parlamentar tem apoiado efetivamente vários candidatos a prefeito e vereador de cada município

O deputado estadual Coronel David (sem partido) encerrou sua visita a região do Bolsão na tarde desta sexta-feira (16), em Três Lagoas. Ele visitou os irmãos de farda da Polícia Militar do 2º Batalhão do município, concedeu entrevista a rádios da cidade e participou de reunião com o candidato a vereador Sargento Rodrigues (DEM).

As visitas do deputado estadual a região do Bolsão começaram na quarta-feira (14), quando ele chegou em Paranaíba e se reuniu com eleitores na casa do candidato à reeleição para o cargo de vereador, Bodinho (PSDB). Na ocasião, ele aproveitou para fazer uma visita de cortesia ao 13º Batalhão da Polícia Militar.

O parlamentar também passou por Aparecida do Taboado, onde se reuniu com o candidato a prefeito Vieira (DEM) e Selvíria, em demonstração de apoio ao candidato a vereador Subtenente Ruis (PSDB).

Em Três Lagoas, Coronel David foi até o prédio do 2º BPM onde conversou com os irmãos de farda e participou das homenagens ao sargento Monteiro, pelos 30 anos de serviços prestados à instituição, e ao cabo Otacílio (in memorian), que dá nome à sede do batalhão.

O deputado estadual também concedeu entrevistas a rádios. Ele respondeu perguntas sobre seu mandato, amizade com o presidente Jair Bolsonaro e lembrou das emendas parlamentares que destinou ao município, incluindo a verba liberada para a realização de ações de combate ao novo coronavírus.

Durante uma das entrevistas, o jornalista leu mensagem do presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Mato Grosso do Sul direcionada ao deputado em agradecimento a atuação dele em prol da categoria.

Coronel David também comentou sobre seus projetos para qualificar policiais, em defesa da mulheres e sua atuação em favor dos servidores públicos

“Se tem algo que nos deixa feliz como parlamentar e como representante da população é quando a gente tem a oportunidade de realmente ver de forma efetiva as ações em prol da população como a gente vê aqui em Três Lagoas”, finalizou o deputado.

O parlamentar tem apoiado efetivamente vários candidatos a prefeito e vereador de cada município. No interior já são 23 candidatos a prefeito que contam com a ajuda e experiência do deputado. Em Três Lagoas, Coronel David demonstrou apoio ao candidato a vereador Sargento Rodrigues (DEM).

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

BRASILÂNDIA

POLICIAL

Mais Lidas da Semana