Assembléia Legislativa MS
Assembleia Legislativa celebra cultura e história do povo nordestino

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizará na noite de quarta-feira (22), no Plenário Deputado Júlio Maia, sessão solene para entrega da Comenda Asa Branca, destinada a homenagear pessoas nascidas na região nordeste do Brasil e que contribuíram para o desenvolvimento do Estado. O presidente da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), e o deputado Amarildo Cruz (PT) são os proponentes da solenidade.
“O nordestino é originário das adversidades do tempo e da terra. Ele cultua costumes, tradições e histórias através do artesanato, artes plásticas, arquitetura, música, preservação de monumentos e folclore. A capacidade de trabalho é ilimitada, pois homens e mulheres migraram para os Estados do Sul, a procura de uma vida melhor, à custa de muito trabalho e suor. Sua importância é inquestionável para o crescimento de regiões como Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país. Com certeza, tem grande parcela de contribuição para o crescimento de Mato Grosso do Sul”, destacou Amarildo.
Descendente de nordestinos, Paulo Corrêa fez questão de ressaltar a admiração por este povo. “Vários municípios sul-mato-grossenses têm comunidades nordestinas, e a nossa Casa de Leis não poderia deixar de prestar essa importante homenagem àqueles que ajudaram a construir o sucesso desse Estado. Como descendente de nordestinos, é uma alegria imensa para mim ter a honra de propor, ao lado do deputado Amarildo, essa honraria a esse povo realmente diferenciado, trabalhador, afetuoso e de uma riqueza cultural extraordinária”, disse.
A sessão solene será transmitida ao vivo pelo Canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, Youtube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS).
Assembléia Legislativa MS
Direto ao Assunto: Eduardo Ramirez fala da violência contra a pessoa idosa

O programa Direto ao Assunto da Rádio ALEMS entrevista Eduardo Ramirez Meza, um dos fundadores da Universidade Aberta à Pessoa Idosa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que fala sobre o tema do Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, encerrando as atividades do Junho Prata, campanha criada pelo deputado estadual Renato Câmara (MDB), autor da Lei 5.215/2018, que trata do tema.
Ramirez fala dos tipos de violência, que vão desde a física à psicológica, envolvendo pessoas da relação de confiança do idoso. “A violência psicológica é a mais comum, que é você tratar a pessoa idosa não com a dignidade que ela é merecedora como pessoa humana, mas como uma pessoa menor por ser idoso. Expressões depreciativas da velhice, por exemplo, e até mesmo a violência sexual, que muita gente pensa que ela não existe, mas acontece”, declarou.
Para Ramirez existe ainda uma série de preconceitos que a sociedade estabelece, tais como determinar o lugar de idoso ou não, lugares que se supõe que ele não possa frequentar, como uma boate, uma festa. “O mesmo pode acontecer no mercado de trabalho, a sociedade espera que o idoso saia para dar lugar ao jovem. A pessoa idosa é uma pessoa adulta e plena e pode estar em qualquer lugar, costumo dizer lugar de idoso é onde ele quiser”, enfatizou.
Outra questão abordada na entrevista é o idadismo, termo que define o preconceito por idade, que pode ser com qualquer idade, porém mais comum contra os idosos e adolescentes. Esse será o tema da mesa de debates coordenada por Ramirez no Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, que acontece no dia 30 de Junho, no auditório do CREA/MS, em Campo Grande, a partir das 8h.
Confira a entrevista completa no portal da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Assembléia Legislativa MS
ALEMS recebe visita de ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Na semana em que se comemora o Dia Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) receberá a visita do ícone da santa católica. A imagem estará no Parlamento na próxima terça-feira (28), às 15h, como parte da programação de visitas a órgãos públicos da Arquidiocese de Campo Grande – Missionários Redentoristas.
Conforme informação do Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a iniciativa da peregrinação do ícone teve início em 2018, após a santa ter sido instituída a Padroeira de Mato Grosso do Sul. Ainda segundo o Santuário, a intenção é espalhar a devoção por Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em todo o Estado. Essa não é a primeira vez que o ícone passa pelo Legislativo Estadual. Em 2019, a imagem esteve na ALEMS, relembre aqui.
A santa foi declarada Padroeira de Mato Grosso do Sul por meio da Lei 5.121, de 27 de dezembro de 2017, após aprovação dos parlamentares da ALEMS. Os deputados estaduais também foram responsáveis pela aprovação da Lei 4.360, de 12 de junho de 2013, que instituiu 27 de junho como o Dia Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
“Este é um ano muito especial para o nosso Santuário Estadual, pois celebramos o centenário da instituição das novenas”, afirmou o padre Reginaldo Nascimento Padilha. Segundo o pároco e reitor, em Campo Grande o Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro celebra o maior número de novenas no mundo, com cerca de 25 mil devotos passando toda quarta-feira pelo templo. Até o dia 11 de julho é comemorado o Ano Jubilar do Perpétuo Socorro.
“Diante dessa importante motivação religiosa e social, levamos o ícone da Padroeira de Mato Grosso do Sul aos órgãos públicos onde homens e mulheres da nossa cidade se dedicam ao trabalho diário, servindo ao povo com muita dedicação, buscando a qualidade de vida e o bem-estar para suas famílias”, enfatizou o padre Padilha.
Mais informações sobre a peregrinação do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro podem ser obtidas pelo telefone: 67 99923-9104 (Selmo Casimiro).
-
Suzano21 de junho de 2022, 13:36
Suzano está com vagas abertas para a área de Tecnologia e Inovação florestal em Três Lagoas
-
Água Clara21 de junho de 2022, 23:29
Homem acusado de matar ex-companheira com tiro na testa em Água Clara será julgado em Três Lagoas
-
Três Lagoas21 de junho de 2022, 15:20
Prefeitura de Três Lagoas entregará primeiras matrículas do Programa Regularização Fundiária
-
Arapuá20 de junho de 2022, 14:08
Terezinha Trannin completa 93 anos
-
Água Clara19 de junho de 2022, 14:35
PRF apreende 102,6 Kg de cocaína em Água Clara (MS)
-
Três Lagoas20 de junho de 2022, 09:35
Três Lagoas inicia a aplicação da 4ª dose contra Covid-19 para pessoas acima de 40 anos
-
Três Lagoas18 de junho de 2022, 11:12
Em Três Lagoas| Furto de cabos elétricos deixa vários bairros sem água
-
Policial22 de junho de 2022, 08:05
Polícia Militar recupera objetos furtados e apreende adolescente infrator em Bonito
-
Policial21 de junho de 2022, 09:50
Polícia Militar prende dois condutores por crimes de trânsito em menos de quatros horas em Bonito
-
Mato Grosso do Sul22 de junho de 2022, 17:35
Grupo chileno vai investir R$ 15 bilhões para construir a quinta fábrica de celulose de MS
-
Policial18 de junho de 2022, 13:35
Polícia Militar Rodoviária apreende 3,2 toneladas de maconha, na MS 270, durante Operação Corpus Christi 2022
-
Água Clara22 de junho de 2022, 00:53
Peões de Água Clara conquistaram resultados importantes na última semana
