TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Após vitória fora de casa, Sesc MS Vôlei/AECGV recebe o Fluminense neste sábado pela Superliga B

Publicado em

A equipe do Sesc MS Vôlei/AECGV, que representa Mato Grosso do Sul na Superliga B 2025/2026 de voleibol masculino, volta à quadra diante da torcida sul-mato-grossense neste sábado (17), quando enfrenta o Fluminense (RJ), em partida válida pela fase classificatória da competição nacional. O confronto será realizado às 18h30, no ginásio da Funlec – Colégio Oswaldo Tognini, em Campo Grande.

Além do patrocínio da Fecomércio/MS e do Sesc/MS, o time conta com o suporte do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, destaca que o projeto vai além dos resultados em quadra. “O apoio do Governo do Estado integra uma política contínua de valorização do esporte de alto rendimento, aliada à formação de atletas e à representatividade de Mato Grosso do Sul no cenário nacional. Estar na Superliga B é resultado de planejamento, investimento responsável e parcerias institucionais sólidas”.

Já o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, ressalta o impacto da competição no desenvolvimento esportivo estadual. “A Superliga B proporciona aos atletas sul-mato-grossenses uma vivência competitiva de alto nível, essencial para a evolução técnica e profissional. Nosso apoio busca assegurar condições para que o estado siga formando talentos e ampliando sua presença no voleibol brasileiro”.

Dentro de quadra, o Sesc MS Vôlei/AECGV vive um momento positivo na competição. A equipe vem de uma vitória fora de casa sobre a Apade, de Belém (PA), atual quinta colocada da tabela. Em sua primeira participação na Superliga B, o time iniciou a temporada pontuando, com dois jogos decididos no tie-break: derrota na estreia para a Aprov/Chapecó (SC) e vitória na rodada seguinte, ambos por 3 sets a 2.

O adversário deste sábado (17) também chega embalado. O Fluminense venceu a Aprov/Chapecó por 3 sets a 0 na última terça-feira (13), o que promete um confronto equilibrado diante da torcida em Campo Grande.

A Superliga B masculina reúne 14 equipes de diferentes estados do país, que disputam duas vagas de acesso à Superliga A, principal competição do voleibol nacional. Ao final da primeira fase, os oito melhores avançam para os playoffs, enquanto quatro equipes são rebaixadas para a Superliga C. Confira aqui todos os jogos e classificação completa da Superliga B 2025/2026.

O projeto do Sesc MS Vôlei/AECGV é resultado de um trabalho construído ao longo das últimas temporadas. Em 2025, a equipe conquistou o terceiro lugar na fase nacional da Superliga C, resultado que garantiu o acesso à Superliga B e marcou um novo momento para o voleibol masculino de Mato Grosso do Sul no cenário nacional.

A partida deste sábado (17) terá entrada solidária, com a doação de dois quilos de alimento não perecível, que serão destinados a um projeto social. O acesso do público será pela rua Dr. Eduardo Machado Metelo, lateral do ginásio.

Serviço

Sesc MS Vôlei/AECGV x Fluminense (RJ) – rodada 7 da Superliga B masculina de voleibol 2025/2026
Data: sábado, 17 de janeiro de 2026
Horário: 18h30
Local: ginásio da Funlec – Colégio Oswaldo Tognini – entrada pela rua Dr. Eduardo Machado Metelo
Entrada: 2 kg de alimento não parecível

Lucas Castro, Comunicação Setesc
*com informações da assessoria de imprensa do Sesc MS Vôlei/AECGV
Foto: divulgação/Sesc MS Vôlei/AECGV

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Gás do Povo atende mais de 142 mil famílias em Mato Grosso do Sul em setembro

Published

on

Em setembro, o Programa Gás do Povo chega a 142.056 famílias em Mato Grosso do Sul, alcançando um total de 461.268 pessoas. Para o atendimento às famílias beneficiárias, o estado conta atualmente com 409 revendas credenciadas ao Programa.

COBERTURA NACIONAL – O Gás do Povo assegura a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha de GLP de 13 kg às famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal per capita de até meio salário-mínimo, priorizando, neste momento, para a concessão do benefício, as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família compostas por duas ou mais pessoas no mesmo código familiar. Lançado em novembro de 2025 em dez capitais, o Programa passou a atender todas as capitais em janeiro de 2026 e, a partir de março, foi ampliado para outros municípios, alcançando cobertura nacional.

Desde abril de 2026, os vales são disponibilizados no dia 10 de cada mês. Com a definição de uma data fixa, as famílias podem consultar a disponibilidade do vale e se organizar para utilizá-lo dentro do prazo de validade de dois ou três meses, conforme a quantidade de pessoas da família registradas no Cadastro Único.

A quantidade de recargas varia conforme o número de pessoas da família registradas no Cadastro Único. Famílias com duas a três pessoas têm direito a um vale a cada 3 meses, e famílias com quatro ou mais integrantes recebem um vale a cada 2 meses.

O vale pode ser usado em qualquer revenda credenciada de três formas. Em todas elas, o valor da recarga é pago diretamente pelo Programa ao revendedor, sem custo adicional para a família:

  • Cartão do Bolsa Família (com chip): passado na maquininha Azulzinha ou no aplicativo Azulzinha Aproxima no celular do revendedor, com digitação da senha.
  • Cartão de débito da CAIXA: mesmo procedimento do cartão do Bolsa Família.
  • CPF da pessoa Responsável Familiar: a família informa o CPF na maquininha Azulzinha e digita o código de validação enviado ao celular cadastrado na CAIXA.

APP MEU SOCIAL – As famílias podem consultar no Meu Social se são beneficiárias do Programa Gás do Povo, acompanhar a situação do benefício e acessar outras informações relacionadas ao vale. Pelo aplicativo, é possível verificar a disponibilidade, o período de vigência e o histórico de uso, localizar revendas credenciadas e conferir orientações sobre como utilizar o benefício.

O Meu Social também conta com notificações sobre novos vales disponíveis, alertas relacionados à atualização do Cadastro Único e mensagens que explicam a situação da família e orientam sobre os procedimentos necessários em cada caso.

NACIONAL – Em setembro, o Gás do Povo disponibilizou 4.230.776 vales em todo o país. Atualmente, o Programa conta com 26.920 revendas credenciadas em todas as unidades da Federação e 2.246 planos de atendimento alternativos para localidades com menor disponibilidade de pontos de venda.

ATENDIMENTO SEGUE NORMALMENTE – O Gás do Povo continua funcionando normalmente em todo o país. Durante o período de defeso eleitoral, a identidade visual utilizada na comunicação do Programa precisou ser modificada. A alteração pode fazer com que algumas pessoas tenham dúvidas.

O Gás do Povo, no entanto, não foi interrompido. O atendimento nas revendas credenciadas segue normalmente, e as famílias beneficiárias continuam podendo utilizar o benefício conforme as regras do Programa – confira no App Meu Social as revendas credenciadas.

ORIENTAÇÃO A ESTADOS E MUNICÍPIOS – O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) mantém canais de orientação para gestores estaduais e municipais sobre a operacionalização do Gás do Povo.

Entre os canais disponíveis estão os informes técnicos, o portal institucional, o Disque Social 121.

SERVIÇO

Como consultar o benefício

Para saber se sua família foi selecionada para receber o vale do Programa Gás do Povo, a pessoa Responsável Familiar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) poderá verificar em:

Em caso de dúvidas sobre o Programa, também estão disponíveis:

  • Disque Social 121, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
  • FalaBR
    SAC da CAIXA: 0800 726 0101

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Brasil e Alemanha trocam experiências sobre biomassa e tecnologias para indústria de baixo carbono

Published

on

O Brasil tem biomassa em abundância. A Alemanha, experiência no desenvolvimento de tecnologias para aproveitar resíduos e fontes renováveis. Os pesquisadores dos dois países discutiram como essa combinação pode abrir novos caminhos para uma indústria de baixo carbono durante o 4º Workshop Internacional de Inovação em Biomassa, evento realizado na sede do Instituto Senai de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa), em Três Lagoas.

Duas palestras magnas no primeiro dia de evento trouxeram experiências dos institutos alemães Fraunhofer IGB e Fraunhofer UMSICHT. Ambos são institutos de pesquisa aplicada pertencentes à rede alemã Fraunhofer-Gesellschaft, mas diferem em seus focos científicos e áreas de atuação.

A brasileira Luciana Vieira, líder de grupo do Instituto Fraunhofer de Engenharia de Interfaces e Biotecnologia (IGB), na Alemanha, apresentou trabalhos que integram processos eletroquímicos, energia renovável, biotecnologia e outras áreas para desenvolver alternativas mais sustentáveis e ampliar a valorização da biomassa.

“Não acho que haverá uma tecnologia que vai salvar tudo. Precisamos de interdisciplinaridade, de pessoas de várias áreas trabalhando juntas para chegar a soluções inovadoras. O básico e o de sempre já não funcionam mais. Precisamos de novas ideias, novas possibilidades e diferentes expertises”, argumentou.

A pesquisadora também destacou a colaboração entre o Fraunhofer e o ISI Biomassa. Para ela, a relação entre os centros de pesquisa brasileiros e alemães não deve ser entendida apenas como transferência de conhecimento da Europa para o Brasil.

“Muitas vezes, quando se fala de colaboração com a Alemanha, fala-se em transferência de tecnologia. Eu não estou falando de transferência, mas de troca. O que é desenvolvido aqui no ISI Biomassa nos coloca em um nível de troca de tecnologias. Estou aprendendo muito e trocando muito”, ressaltou.

O potencial brasileiro em biomassa

O pesquisador alemão Robert Daschner, chefe de departamento do Instituto Fraunhofer de Tecnologia Ambiental, de Segurança e Energética (UMSICHT), atua há cerca de 20 anos em pesquisas na área. Ele apresentou experiências relacionadas ao aproveitamento de resíduos biogênicos, conversão termoquímica e desenvolvimento de tecnologias voltadas à redução de emissões.

“Na Alemanha, trabalhamos muito com resíduos da agricultura e do setor florestal porque temos uma área menor e menos biomassa disponível. Quando olhamos para o Brasil, a disponibilidade é muito maior. Por isso, acredito que o papel da biomassa pode ser ainda maior do que na Europa”, afirmou.

Parceiro do ISI Biomassa há três anos, esta foi a primeira vez do pesquisador em Três Lagoas. Para Daschner, a cooperação entre os países abre oportunidades para transformar o potencial brasileiro.

“A parceria entre a Alemanha e o Fraunhofer com o Brasil, especialmente com o Senai e o ISI Biomassa, representa uma grande oportunidade para avançarmos no setor de biomassa. Temos muita experiência para compartilhar e, trabalhando juntos, podemos desenvolver boas tecnologias para o mercado brasileiro”, destacou.

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana