Saúde
Anvisa suspende creme dental da Colgate após relatos de reações

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quinta-feira (27) uma resolução que suspende todos os lotes do Creme Dental Colgate Total Clean Mint, produto da empresa que substitui a linha Total 12 da marca. Segundo a agência, a medida é preventiva e temporária, com o intuito de proteger a saúde da população.
A suspensão tem duração de 90 dias, período no qual ocorrem as investigações sobre as reações adversas notificadas sobre o produto. Não existe determinação de recolhimento, no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.
A resolução recomenda a suspensão da comercialização e do consumo até que seja comprovada a segurança. Uma das possibilidades é que a inclusão da substância fluoreto de estanho na fórmula possa ser a causadora das reações, que incluem:
- Lesões bucais
- Sensações dolorosas
- Sensação de queimação/ardência
- Inflamação gengival
- Edema labial
“Estes sintomas têm impactado significativamente a qualidade de vida dos consumidores, resultando, em alguns casos, em custos médicos, afastamento do trabalho, dificuldades para se alimentar e se comunicar, e sofrimento emocional”, informa a Anvisa.
Orientações
Caso o consumidor tenha o produto com a embalagem secundária (cartucho de cartolina), deve procurar no rótulo o número do processo, na Anvisa, que é 25351.159395/2024-82, e caso tenha somente a bisnaga verifique se na composição há “fluoreto estanoso”.
Segundo a Agência, consumidores que sofreram eventos indesejados relacionados ao uso do produto devem comunicar imediatamente a Anvisa por meio dos canais de notificação Limesurvey e e-Notivisa.
A Agência Brasil procurou a Colgate para esclarecimentos, mas não teve sucesso no contato. A empresa não se manifestou em redes sociais até a conclusão desta reportagem.
Procon
O Procon-SP notificou a Colgate para esclarecer sobre as providências que a empresa está adotando em função da suspensão. O órgão de defesa do consumidor questiona a multinacional sobre como o consumidor pode identificar os produtos interditados, quais os lotes envolvidos e quais as orientações prévias.
Reações
Segundo nota do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), todos os ingredientes usados em dentifrícios (pasta, creme ou géis dentais) para a escovação dos dentes são aprovados pela Anvisa como seguros à saúde geral dos consumidores e reações são raras. Pesquisas da área atribuem essa sensibilidade aos agentes flavorizantes usados (essências de óleos) e ao detergente aniônico lauril sulfato de sódio.
“Tem havido relato de pessoas que tiveram reações bucais de sensibilidade a dentifrícios. Algumas marcas modificaram suas fórmulas e retiraram o fluoreto de sódio (NaF) e substituíram por fluoreto estanhoso (SnF2). Porém, as reações adversas bucais que têm sido relatadas não podem ser atribuídas ao íon flúor (fluoreto) porque este é comum nas duas formulações”, explica o cirurgião-dentista Jaime Aparecido Cury, da Unicamp.
O uso do estanho na formulação tem o objetivo de melhorar a prevenção de doenças da gengiva, por conta de sua eficácia antibacteriana. Reações como a observada nestes casos em geral param logo após ser interrompido o uso do produto, e o conselho recomenda a interrupção caso haja reações.
Saúde
Desafio Fatal – Um Alerta Para os Pais!

Nos últimos anos, desafios virais nas redes sociais têm resultado em tragédias envolvendo adolescentes. Um exemplo é o “Desafio Benadryl”, que incentiva a ingestão de grandes quantidades de um antialérgico para provocar efeitos alucinógenos. Em maio de 2023, Jacob Stevens, de 13 anos, de Ohio, EUA, faleceu após participar desse desafio, ingerindo 12 comprimidos do medicamento.
Esra Haynes, uma adolescente de 13 anos de Melbourne, Austrália, faleceu após participar de uma prática perigosa conhecida como “chroming”, que envolve a inalação de produtos químicos de aerossóis para obter efeitos psicoativos. O incidente ocorreu durante uma festa do pijama em 31 de março de 2023, quando Esra inalou vapores de um desodorante em spray, resultando em parada cardíaca e danos cerebrais irreversíveis. Após oito dias em suporte de vida, sua família tomou a difícil decisão de desligar os aparelhos.
“Chroming”, também conhecido como “huffing”, é uma prática perigosa que consiste em inalar substâncias químicas voláteis, como as encontradas em tintas metálicas, solventes e aerossóis, para alcançar um efeito de euforia. Essa atividade pode causar sérios danos à saúde, incluindo lesões cerebrais permanentes e morte súbita.
A família de Esra agora se dedica a conscientizar outros pais e jovens sobre os riscos mortais associados a essa tendência. Eles enfatizam a importância de educar os adolescentes sobre os perigos do “chroming” e de monitorar o uso de produtos domésticos que podem ser abusados dessa maneira.
Outro caso alarmante é o “Desafio do Apagão”, que consiste em induzir desmaios por asfixia. Em janeiro de 2023, Milagros Soto, de 12 anos, da Argentina, perdeu a vida ao tentar realizar esse desafio.
Além desses, o “Desafio do Desodorante” também tem causado preocupação. Em setembro de 2023, um adolescente de 13 anos, identificado como Pedro, de Imbituba, Santa Catarina, morreu após participar dessa atividade perigosa, que envolve a inalação de aerossóis.
Esses incidentes destacam a necessidade de os pais monitorarem as atividades online de seus filhos e dialogarem sobre os riscos associados a desafios virais. É fundamental promover a conscientização sobre os perigos dessas práticas e incentivar comportamentos seguros no ambiente digital.
Saúde
Por que você deve lavar sua garrafa de água todos os dias?

A garrafa se tornou uma aliada para ajudar no consumo de água diária, nos treinos e no ambiente de trabalho. Embora seja um objeto pessoal e usada somente com esse objetivo, ela precisa ser higienizada diariamente. Sabe aquele cheiro esquisito que fica com o tempo ou aquele gosto estranho? Então, pode ser falta de uma boa lavagem.
Quando a garrafa não é lavada, acontece a proliferação de bactérias e fungos, que podem se desenvolver devido à umidade e ao calor. Já aqueles pequenos resíduos, como poeira, saliva e minerais presentes na água, podem se acumular ao longo do tempo, favorecendo a contaminação e podendo até causar problemas de saúde, é o que explica Priscila Castro, especialista em limpeza da Ecoville Rio de Janeiro.
“A limpeza diária evita odores e sabores desagradáveis. O ideal é lavar com água e detergente neutro, enxaguando bem para não deixar resíduos de sabão e deixar secar naturalmente. Pelo menos uma vez na semana é necessário fazer uma desinfecção da garrafa com produto que mate as bactérias e microorganismos como um cloro gel, água sanitária ou produto com peróxido de hidrogênio em sua formulação”, diz.
Para garantir que sua garrafa de água fique livre de bactérias, fungos e odores desagradáveis, confira essas dicas de limpeza:
Higienização diária
Esvazie a garrafa e enxágue com água corrente. Em seguida, adicione água, detergente neutro e use uma escova ou esponja para esfregar bem o interior, especialmente o fundo e as laterais. Lave bem a tampa e o bico, pois essa é uma das áreas que mais acumula bactérias. Deixe secar com a boca da garrafa virada para baixo em um local arejado.
Limpeza profunda
Se a garrafa estiver com odor, resíduos acumulados ou sem limpeza há mais tempo, faça essa higienização de uma a duas vezes por semana. “Dilua uma colher de chá de água sanitária em 500 ml de água, deixe agir de 10 a 15 minutos e enxágue muito bem para remover qualquer vestígio de produto. Evite deixar água parada por muito tempo e lave suas garrafas todos os dias”, diz a especialista de Ecoville.
Sobre a Ecoville
Fundada em 2007, a Ecoville é a maior rede de franquias de produtos de limpeza do Brasil. Com mais de 300 operações pelo país, a marca se posiciona como um centro de soluções de limpeza com especialistas no assunto para atender o consumidor final. A franquia comercializa um mix com mais de 800 SKu’s entre produtos, acessórios e equipamentos para limpeza residencial e profissional de alta qualidade. Para 2025, a marca planeja um crescimento de 25% na rede e 100 novas unidades.
-
Câmara Municipal de Três Lagoas7 dias atrás
Em Três Lagoas| Semana Municipal de Trânsito é lançada durante a 11ª sessão da Câmara de Vereadores
-
Mato Grosso do Sul7 dias atrás
No MS| Período reprodutivo ou falta de comida podem ter motivado ataque de onça no Pantanal
-
Suzano7 dias atrás
Suzano abre inscrições para Programa de Estágio Superior com 18 vagas em Mato Grosso do Sul
-
Policial5 dias atrás
Cinturão Verde em Três Lagoas| Família é rendida, amarrada e tem T-cross levado em assalto violento