Assembléia Legislativa MS
Ancestralidade e identidade cultural de MS marcam noite de homenagem aos artesãos

“Quando tô fazendo meus bugrinhos, eu vejo a imagem da minha vó. Parece que ela tá me olhando. Aí que eu fico mais alegre e faço com mais vontade”. O sentimento, expresso em misto de emoção e espontaneidade por Mariano Antunes Cabral Silva, o Mariano Neto, ao falar de sua arte, herdada de sua avó, Conceição dos Bugres, remete à ancestralidade e à identidade cultural sul-mato-grossense, aspectos marcantes em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (20) no plenário da Assembleia Legislativa (ALEMS).
Proposta pela deputada Mara Caseiro (PSDB), a solenidade homenageou 27 artesãos e entidades, que receberam a Medalha Conceição dos Bugres, instituída pela Resolução 04/2013. A honraria é entregue neste mês em alusão ao Dia do Estadual do Artesão, comemorado em 19 de março, e a Semana Estadual do Artesanato, celebrada de 19 a 26 de março, ambos criados pela Lei 4.098/2011.
“Essa solenidade é um reconhecimento do trabalho desses artistas que transformam matérias-primas em grandes obras, com toda identidade de Mato Grosso do Sul. São artes que refletem a cultura indígena, nossa cultura pantaneira, que refletem nossa tão rica diversidade cultural”, ressaltou a deputada Mara Caseiro. “Então, esta noite é exatamente pra isso: pra gente valorizar nossa identidade e mostrar todo o potencial cultural e artesanal que temos no nosso estado”, acrescentou a parlamentar.
A riqueza cultural sul-mato-grossense, manifestada em cada peça esculpida pelos artesãos, também é feita de preservação das tradições e ligação com os antepassados. Essa ancestralidade se fez presente na sessão de diversas formas, seja na força resistente ao tempo de artesãos indígenas que foram homenegeados, seja em homenagem a uma artista já falecida (Maria do Carmo Schuffner), seja na alegria espontânea de Mariano Neto, que preserva a arte peculiar iniciada há três gerações, por sua avó.

Ele, que integrou a mesa de autoridades, contou que começou a fazer os bugrinhos quando tinha oito anos, ajudando sua avó. Depois que ela faleceu, o trabalho foi continuado por seu avô, que lhe incumbiu da responsabilidade de tornar viva, na arte dos bugrinhos, uma das maiores artistas que Mato Grosso do Sul já conheceu. “Eu tô aqui trabalhando até hoje. Minha mãe ajuda fazer também quando pego muita encomenda. Quando tô fazendo meus bugres, fico pensando na minha vó e vejo a imagem dela me vendo fazer”, contou.
Além da deputada Mara Caseiro e de Mariano Neto, compuseram a mesa de autoridades Eduardo Mendes Pinto, diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS); Katienka Klain, gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS; Beatriz de Fátima Soares, presidente da Federação das Associações, Cooperativas e Núcleos de Artesãos de MS; Valdir João Gomes de Oliveira, secretario municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande; e João Henrique dos Santos, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Conceição dos Bugres
Nascida em Santiago (RS) em 1914 e falecida em Campo Grande (MS) em 1984, Conceição Freitas da Silva, a Conceição dos Bugres, chegou ao então Mato Grosso uno aos seis anos, em uma carroça conduzida por sua família. A longa
viagem começou no Rio Grande do Sul, atravessou Argentina e Paraguai, até Ponta Porã, onde a jovem Conceição cresceu.
Em 1957, Conceição mudou-se para Campo Grande, onde começou a esculpir os famosos bugres. Inspirados em uma cepa de mandioca que “tinha cara de gente”, os bugrinhos ganharam forma e “vida”. A cera de mel de abelha, introduzida após um sonho, tornou-se uma assinatura estética e funcional de suas peças. Ao longo das décadas de 1970 e 1980, os bugres de Conceição ganharam destaque em exposições nacionais e internacionais.
A medalha, que tem o seu nome, é um reconhecimento da ALEMS aos artesãos sul-mato-grossenses, que contribuem para a difusão da riqueza cultural do estado. São mais de 8 mil profissionais com registro de artesão e, no total, a estimativa é de 30 mil pessoas que, em Mato Grosso do Sul, exercem a arte como alternativa de renda
Serviço
A sessão solene contou com a cobertura da Comunicação Institucional da ALEMS. Confira abaixo o evento na íntegra. E, na sequência, veja a relação dos homenageados.
Veja a relação de artesãos e de entidades homenageados na sessão solene:
Homenageados indicados pela deputada Mara Caseiro
Adma Candida Da Silva Dos Santos
Andre Kevin Constantino / Natasha
Angelita Da Costa Cacho
Antônia Rocha Furtado
Ariane De Araujo Rodrigues
Associação Cultural de Empreendedores Arte em Ação (Assocearte) – Presidente Ana Claudia Pelissari Cornejo
Associação de Artesanato, Gastronomia e Economia Criativa de Aparecida do Taboado – MS – (Arvorecer) – Presidente: Camila Mascarenhas Ferreira
Beatriz do Valle Corregaro de Almeida
Beatriz Lombardi
Carla Nivia dos Santos Ortiz Spadoni
Cleber Ferreira
Erenice Pedro da Silva Alencar
Erika Moraes
Feira Bosque da Paz
Luzia Lopes da Luz
Maria Auxiliadora Bezerra
Maria Emília da Silva França
Rosangela Garcez de Oliveira
Valéria Cardoso Ferreira
Valéria Da Silva
Homenageada indicada pelo deputado Paulo Corrêa
Maria do Carmo Schuffner
Homenageada indicada pelo deputado Caravina
Nita Dutra
Homenageada indicada pela deputada Gleice Jane
Alice Salatini
Homenageada indicada pela deputada Lia Nogueira
Édia Lazzarini
Entidade indicada pelo deputado Paulo Duarte
Associação dos Artesãos Mãos Unidas – Célia Maria Leonel Alves
Entidade indicada pelo deputado Pedro Kemp
Federação das Associações, Cooperativas, Núcleo dos Artesãos do Mato Grosso do Sul
Homenageada indicada pelo deputado Roberto Hashioka
Mauro Mitsuo Yanaze
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
Assembléia Legislativa MS
Deputados apreciarão cinco propostas nesta quarta-feira

Os deputados devem votar na manhã desta quarta-feira (23), durante a sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), cinco propostas pautadas conforme a Ordem do Dia. A redação final de dois projetos será apreciada pelos deputados. O Projeto de Lei Complementar 01/2025, de autoria do TCE-MS, altera a Lei Complementar 160/2012, que dispõe sobre o órgão. O texto proposto apresenta modificações em diversos dispositivos da lei. Já o Projeto de Resolução 2/2020, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), acrescenta, altera as redações do art. 42 e do art. 46, ambos da Resolução nº 65, de 17 de dezembro de 2008, com a finalidade de criar a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude.
Em discussão única os parlamentares apreciarão duas propostas. De autoria da Mesa Diretora (2025-2026), o Projeto de Decreto Legislativo 3/2025 aprova a indicação de membros para integrarem o Fórum Deliberativo do MS-Indústria para mandato de dois anos, correspondente ao período de 2025 a 2027. E o Projeto de Lei 51/2025, de autoria do deputado Caravina (PSDB), declara de Utilidade Pública Estadual a Associação Comunitária Cultural Itapoã, com sede e foro no Município de Ivinhema.
A matéria pautada para primeira discussão é o Projeto de Lei 45/2025, do Poder Judiciário, que altera dispositivo da Lei nº 1.511, de 5 de julho de 1994. A alteração na noma vigente tem o objetivo de ampliar o quadro de juízes auxiliares da capital de oito para nove magistrados. A Lei 6.365, de 11 de dezembro de 2024, modificou o parágrafo 2º do artigo 21 da Lei 1.511, de 5 de julho de 1994, aumentando o quantitativo de juízes auxiliares da Corregedoria-Geral de Justiça de dois para três. Tal alteração não foi acompanhada pela atualização correspondente do número de juízes auxiliares da Capital, que permaneceu fixado em oito.
Serviço
As sessões plenárias podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis: TV ALEMS canal 7.2 no sinal aberto e canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link TV ALEMS; Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS; Facebook e Youtube.
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
Assembléia Legislativa MS
Assembleia e Você traz o Abril Azul na programação da TV Assembleia

O Abril Azul, campanha de conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é o tema do próximo Assembleia e Você, que estreia essa semana na grade de programação da TV do Legislativo Estadual. Os entrevistados desta edição são o educador físico Gerson Jacobina e a secretária da Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal Geraldo Castelo, Michelle Dibo. Os participantes falaram sobre suas experiências profissionais e de vida envolvendo o TEA e também avaliaram a movimentação legislativa produzida no estado acerca do tema.
Apresentado por Aretha Muritiba e Paulo Radamés, o “Assembleia e Você” tem exibições às segundas (7h), quartas (17h45), sextas-feiras (13h30), sábados (18h) e domingos (17h) na TV Assembleia, canal aberto 7.2, ou canal 9 da Claro TV, aos sábados (17h30) e domingos (22h30), podendo também ser assistido a qualquer momento pelo canal do ALEMS no Youtube.
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
-
Três Lagoas7 dias atrás
Bocha Paralímpica – Três Lagoas garante pódio no Open em Campo Grande
-
Três Lagoas7 dias atrás
Prefeito Cassiano Maia participa de entrega de ovos para crianças em acolhimento, com apoio de parceiros locais
-
Três Lagoas7 dias atrás
Três Lagoas realiza 10ª edição da Feira do Peixe amanhã, 17
-
Arapuá5 dias atrás
7ª Cavalgada dos Amigos movimenta Arapuá com grande público