TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Assembléia Legislativa MS

ALEMS homenageia câmaras pioneiras na implantação de Escolas do Legislativo

Publicado em

Em um gesto de reconhecimento à visão e ao pioneirismo, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) prestará homenagem especial às câmaras municipais que já implementaram suas próprias Escolas do Legislativo. Conforme a deputada Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice-presidente da Casa de Leis, a iniciativa visa celebrar o compromisso dos parlamentos com a educação cidadã, a qualificação de servidores e o fortalecimento da democracia.

Representantes de cinco câmaras municipais receberão um troféu durante o 1º Encontro das Escolas do Legislativo de Mato Grosso do Sul, que acontecerá na próxima sexta-feira (27), em Campo Grande. “É uma forma de valorizar os esforços empreendidos para a criação e manutenção desses importantes centros de formação e de debate no âmbito municipal”, afirmou Mara, presidente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet.

O evento também destacará a trajetória e contribuição de Marlene Figueira da Silva, responsável pela implementação da primeira Escola do Legislativo em Mato Grosso do Sul. “Sua dedicação foi fundamental para estabelecer as bases da educação legislativa no Estado, inspirando diversos parlamentos a seguirem o mesmo caminho. O trabalho iniciado por Marlene representa um legado inestimável para o fortalecimento institucional”, disse a deputada.

Natural de Paranaíba, Marlene foi secretária adjunta de Estado de Educação e criou o Estatuto Operacional Administrativo do Estado. Em 1990, ajudou a elaborar o Plano de Cargos e Carreiras e o Estatuto dos Servidores do Poder Legislativo. Três anos depois, assumiu a direção do RH da ALEMS, onde está até hoje.

Com olhar visionário, Marlene foi responsável pela criação do Coral dos Servidores da Assembleia Legislativa e da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet. Ela também ajudou na implantação da Associação Brasileira das Escolas dos Legislativos (Abel). Ao longo de sua carreira profissional, consolidou-se como uma gestora de perspectiva estratégica e inovadora, capaz de transformar ideias em instituições duradouras. 

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook

Assembléia Legislativa MS

Resolução oficializa honrarias em homenagem aos profissionais de rodeio de MS

Published

on

By

Os profissionais de rodeio de Mato Grosso do Sul serão homenageados, anualmente, no mês de outubro em solenidade a ser realizada na Assembleia Legislativa (ALEMS). Esse reconhecimento é previsto na Resolução 05/2025, publicada pela Mesa Diretora na edição desta quarta-feira (9) no Diário Oficial do Parlamento.

De autoria do deputado Caravina (PSDB), a Resolução 05/2025 institui a Medalha e o Diploma de Honra ao Mérito Legislativo em homenagem aos profissionais de rodeio. As honrarias serão entregues a profissionais que realizam atividades relacionadas diretamente a rodeio, em reconhecimento pela “contribuição esportiva e cultural para a preservação e valorização deste esporte tradicional em nosso Estado”.

A sessão solene será realizada, preferencialmente, na semana do dia 4 de outubro, quando se comemora o Dia Nacional do Rodeio, instituído pela Lei Federal 13.922/2019. Os homenageados serão notificados pela Mesa Diretora quanto à data e ao horário da solenidade.

“A instituição desta honraria é uma forma legítima de homenagear esses profissionais, reconhecendo seus esforços, dedicação e contribuição para o fortalecimento das tradições rurais do nosso Estado”, afirma o deputado na justificativa do projeto. “Os rodeios são, em sua essência, eventos esportivos e festivo, além de manifestações culturais que movimentam significativamente a economia do nosso Estado, fomentando o turismo, gerando empregos diretos e indiretos, além de manterem viva a cultura rural”, acrescenta.

A Resolução é assinada pelos deputados Geeson Claro (PP), presidente da ALEMS, Paulo Corrêa (PSDB), 1º secretário, e Pedro Kemp (PT), 2º secretário. 

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Assembléia Legislativa MS

Norma vigente é alterada para aumentar a segurança de quem frequenta o Parque dos Poderes

Published

on

By

De autoria do deputado Junior Mochi (MDB), tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 179/2025, que altera e acrescenta dispositivos à Lei 4.682, de 12 de junho de 2015, que institui o “Projeto Amigos do Parque”, no Parque dos Poderes do Estado de Mato Grosso do Sul/Parque Estadual do Prosa. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). 

Com a alteração, o artigo 4º da Lei 4.682/2015 terá a seguinte redação: “Fica proibido nas vias de acesso especificadas no artigo 3º desta norma, nos períodos mencionados no parágrafo único do artigo 2º, o trânsito de veículos autopropelidos, incluindo, mas não se limitando a veículos automotores, patinetes elétricos, bicicletas elétricas, motocicletas elétricas, ciclomotores e scooters elétricas, quadriciclos e triciclos elétricos, veículos híbridos (combinando propulsão elétrica e combustão) e quaisquer outros meios de transporte individuais ou coletivos que utilizem motor elétrico como forma de propulsão, independentemente da forma de recarga ou armazenamento da energia”. Essas proibições não se aplicam aos veículos utilizados exclusivamente por forças de segurança pública, fiscalização, socorro médico ou combate a incêndios, aos veículos utilizados em áreas privadas, zonas de segurança restrita ou em atividades de pesquisa tecnológica autorizadas por órgão competente.

Junior Mochi ressalta o objetivo da alteração da norma vigente. “O presente projeto de lei tem por finalidade aprimorar os objetivos da Lei Estadual 4.682, de 12 de junho de 2015, que instituiu o Projeto Amigos do Parque, assegurando maior segurança e harmonia no uso compartilhado das vias do Parque dos Poderes/Parque Estadual do Prosa por pedestres, ciclistas e demais frequentadores. Embora a norma original já proíba o trânsito de veículos automotores nos dias e horários estabelecidos, observa-se que a crescente popularização de novos meios de transporte individuais movidos a propulsão elétrica”, justificou o parlamentar. 

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana