TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

AGEMS determina melhorias da operadora no atendimento do transporte em Anaurilândia

Publicado em

Atenta às necessidades de melhoria constante no sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) recebeu, por meio de vereadores, demandas sobre o atendimento em Anaurilândia, no leste do estado. As questões apontadas estão sendo avaliadas pela Diretoria de Transportes para a definição dos ajustes que garantam a boa prestação do serviço aos passageiros. As primeiras providências já foram tomadas.

“Recebemos em Campo Grande representantes da Câmara Municipal, e nossa equipe foi in loco entender os problemas apontados. Essas informações serão importantes para definirmos o que é preciso para corrigir problemas e melhorar o atendimento dos operadores”, explica o diretor Matias Gonsales. “Ao mesmo tempo, já estamos tratando com a principal empresa dessa linha, a Viação Mota, sobre ajustes necessários, como a readequação do esquema operacional, que foi alterado durante a pandemia”.

Nesta semana, técnicos da Câmara Técnica de Fiscalização de Transportes participaram de reuniões com os vereadores do município Jorge Santana, presidente da Câmara, Maria Aparecida Silva, Robinson Ferraz, Daniel Silva e Rafael Gusmão. Colheram detalhes a respeito das dificuldades enfrentadas por passageiros, especialmente dos moradores do distrito de Quebracho, visitaram o terminal rodoviário e checaram o atendimento da transportadora.

“Todos os dados levantados estão sendo informados à Diretoria para a tomada de decisão que beneficie os usuários”, assegurou o coordenador do núcleo de fiscalização, Hélio Leite da Silva Junior.

De acordo com o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, ações como essa são importantes, especialmente agora que a Agência e o Governo do Estado estão finalizando o projeto do Marco Regulatório do transporte de passageiros.

“Com essa norma geral definida, será essencial nós conhecermos em detalhe a realidade de cada região, as dificuldades, o que funciona bem e o que precisa melhorar. Pretendemos construir um novo sistema de transporte realmente alinhado com o que o cidadão de Mato Grosso do Sul precisa.

Gizele Oliveira

Foto: Divulgação

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Projeto Troca Book da Biblioteca Isaias Paim é oportunidade de circulação de obras literárias entre os leitores

Published

on

By

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim está realizando o projeto Troca Book. Trata-se da oportunidade de trocar um livro por outro e manter vivo o hábito da leitura.

A proposta é disponibilizar dois expositores com acervo de livros dos mais variados gêneros, para que as pessoas possam ter acesso por meio da troca de forma gratuita. O projeto iniciou-se no dia 15 de abril e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min e aos sábados das 8h às 13h.

Promover um acesso democrático ao livro e ao mesmo tempo, fomentar e incentivar o gosto pela leitura, através da disseminação de uma rede que possibilite a circulação de obras literárias, alcançando um público diverso que, em sua maioria, não tem o hábito da leitura, mas que por meio desta ação pode ser provocado a essa nova experiência, é o principal objetivo do projeto.

A Troca

O leitor deverá efetuar uma troca deixando um livro, de qualquer gênero literário, no expositor e poderá levar qualquer outro livro que esteja no expositor. Isso pode ser feito quantas vezes o leitor quiser.

Segundo o coordenador da Biblioteca Isaias Paim, Aparecido Melchíades, a ideia surgiu porque a Biblioteca tem em seu acervo muitos livros repetidos e que decidiu disponibilizar para a população.

“Por exemplo, mês passado, nós recebemos da turma de Direito da UCDB quase 300 livros de uma qualidade muito boa. Aí nós observamos que muitos deles a gente já tinha três, quatro exemplares no acervo. E tem alguns tipos de livros que a gente não tem, então surgiu essa ideia de fazer permuta de livros. E além disso é uma maneira de expandir a biblioteca. Porque muitas vezes a gente fica restrito a Campo Grande e principalmente ao Centro. Porque às vezes a pessoa mora lá nas Moreninhas, ela vem aqui uma vez e depois fica difícil ela voltar, ou mora no interior, e para levar livro vai ter que fazer cadastro. Com essa permuta, é mais uma opção que a pessoa tem de pegar um livro que ela queira e ler”.

“Este projeto proporciona a interação entre a Biblioteca e a população leitora, estimula mais leitores e a Biblioteca cumprir o papel social dela, porque na minha visão, a Biblioteca é o espaço mais democrático que existe, em termo de instrumento cultural e social. Nós temos um acervo de mais de 30 mil livros, você tem toda a área do conhecimento. A ideia é que o projeto seja permanente, e hoje oferece livros infantis, revistas, livros de poesias, didáticos, enciclopédias, e alguns CDs e DVDs”.

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim fica no térreo do Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30 e aos sábados das 8 às 13 horas. Mais informações pelo telefone: (67) 316-9161.

Karina Lima, Comunicação FCMS
Foto: Karina Lima

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Governos de MS e MT e Ministério do Meio Ambiente assinam termo de cooperação para proteção do Pantanal

Published

on

By

O Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e os governos de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso vão assinar um termo de cooperação visando a união de esforços na defesa, proteção e desenvolvimento sustentável do Pantanal. O ato será no Auditório do Bioparque Pantanal, a partir das 8h30, com as presenças da ministra Marina Silva e dos governadores Mauro Mendes (MT) e Eduardo Riedel (MS).

Os dois Estados se comprometem a envidar esforços no sentido de uniformizar e compatibilizar a legislação sobre o uso dos recursos naturais do Pantanal; elaborar o Plano Integrado de Prevenção, Preparação, Resposta e Responsabilização a Incêndios Florestais para o bioma Pantanal brasileiro, monitor a fauna silvestre e promover o fomento da produção sustentável do bioma.

Os secretários de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, e de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti; e de Segurança Pública dos dois Estados (Antonio Carlos Videira, de MS, e César Augusto de Camargo Roveri, de MT) também assinam o Termo de Acordo e suas pastas também integram o escopo de organismos envolvidos no esforço conjunto em defesa do bioma.

O Termo terá vigência de cinco anos e será gerido por um Grupo de Trabalho integrado por representantes dos dois Estados, em número paritário.

Evento

A assinatura do Termo de Cooperação MS e MT será feita durante o Seminário sobre as Causas e Consequências do Desmatamento no Pantanal, evento realizado pelo Governo Federal por meio do Ministério do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas.

João Prestes, Semadesc

Foto: Saul Schramm

Obs: O atendimento à imprensa pelos governadores e pela ministra será feito somente no final do evento.

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana