TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Ação de retificação de nome e gênero transforma histórias e garante cidadania e justiça social

Publicado em

Sorrindo de orelha a orelha, a operadora de caixa Amanda Souza tinha em mãos, enfim, o começo de uma nova história. Depois de anos à espera, ela será quem é também nos documentos.

Nordestina do Rio Grande do Norte, Amanda está há oito anos em Campo Grande, e vinha tentando fazer a mudança de nome, mas sem conseguir. Um dos motivos é o alto custo com a emissão de certidões.

“Essa oportunidade que a gente está tendo hoje, para mim, é excelente. O que muda a partir do momento que eu pegar meu documento? É não ser mais confundida quando é solicitado o meu nome em algum lugar público, que não condiz com quem eu sou”, explica Amanda.

A espera até chegar este momento foi longa. Primeiro, Amanda explica que precisou aguardar o tempo mínimo para dar entrada no cartório em MS, para então começar o longo caminho de ir atrás da documentação em seu estado de origem.

Paralelo às burocracias, a operadora também precisou aprender a conviver com ansiedade e depressão que chegaram a afastar do trabalho.

Foi através da assistente social do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), onde Amanda faz acompanhamento, que ela soube da ação.

“Vou fazer sim, vou correr atrás, porque essa foto, e esse nome, não sou eu. Agora, a hora que eu pegar minha documentação, eu vou casar”, comemora.

TRANSformando Histórias

Realizado pela Defensoria Pública do Estado, em parceria com a Anoreg (Associação dos Notários e Registradores), Centro Estadual de Cidadania LGBTQIA+, Defensoria Pública da União e Ministério Público, a ação de retificação de nome para pessoas transsexuais devolve dignidade à pessoa e garante o direito dela ser chamada como ela se identifica.

A defensora pública, Thaisa Defante, fala que a ação transforma histórias ao dar dignidade à população

Defensora pública do Estado e coordenadora do Nudedh (Núcleo de Direitos Humanos), Thaisa Defante conta que houve toda uma organização, nos últimos 30 dias, para realizar a ação, incluindo a triagem de vulnerabilidade econômica, já que a mesma é destinada às pessoas que não têm recurso para fazer a retificação.

“As histórias dessas pessoas são emocionantes. O nome da ação foi muito propício, ‘transformando histórias’, porque a identidade, a identificação da pessoa, como ela se sente, como ela quer ser chamada, diz muito na vida dela. Toca muito a realidade dela, então são realmente histórias muito impactantes”, enfatiza a defensora.

Há mais de 20 anos, Sam é chamado pelo sobrenome Sandim, mas só agora ele terá o nome registrado nos documentos pessoais. Autônomo, ele relata que procurou a retificação por ser um processo gratuito dentro da ação. “Não me conformava com o meu nome. Sempre fui chamado pelo sobrenome, mas quando as pessoas pegavam a minha identidade, olhavam meio assim, é constrangedor”, comenta.

Ao longo dos anos, Sam Sandim foi testemunha dos avanços na legislação e políticas públicas para população LGBTQIA+, principalmente em MS. “Hoje está bem melhor, a conscientização do pessoal, a mídia, tudo. Estão sempre batalhando e falando, e vai melhorar mais ainda”, pontua.

Cidadania

Com varal solidário, orientações e acolhimento à população trans e travesti, o Centro Estadual de Cidadania LGBTQIA+ esteve presente na ação de retificação de nome e gênero, promovida pela Defensoria Pública de MS, e demais parceiros. Na oportunidade, a população pode também realizar testes rápidos para identificar IST’s, ser orientada quanto ao uso do PrEP (Profilaxia Pré-Exposição).

“Ofertamos alguns serviços fundamentais à população LGBTQIA +, com foco no atendimento à população trans de Corpo Grande. Trouxemos orientações e serviços sobre os canais de denúncia, e para quem deseja também a carteira de identidade de nome social, conhecer um pouco o serviço e o trabalho do CEC LGBT”, resume a coordenadora do Centro Estadual de Cidadania, Gaby Antonietta.

Os serviços oferecidos pelo CEC LGBTQIA+ são de orientação, atendimento à rede psicossocial e encaminhamentos, confecção de carteirinha de nome social, retificação de gênero e nome no registro civil, e coleta de denúncias.

O CEC LGBTQIA+ fica na Secretaria de Estado da Cidadania, na Avenida Mato Grosso, 5778, bloco 3, na entrada do Parque dos Poderes. Os contatos são (67) 99685-1081, 3323-7228, além do site: https://www.cidadanialgbt.ms.gov.br, e o e-mail: [email protected].

Para chegar até o Centro Estadual de Cidadania LGBTQIA+ de ônibus, a população pode pegar as linhas:

521 – Centro/Parque dos Poderes
206 – Centro/Estrela Dalva
050 – A. Praça/Avenida Mato Grosso.

Paula Maciulevicius, SEC (texto e fotos)

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

MS DAY: Governador finaliza semana em Nova Iorque e faz balanço sobre geração de oportunidades ao Estado

Published

on

By

O governador Eduardo Riedel avaliou como extremamente positiva a semana intensa de reuniões e eventos em Nova Iorque, por meio do MS Day Internacional. Neste período, empresas, bancos e grupos internacionais discutiram novos investimentos no Estado e até a participação em projetos de PPP (Parceria Público-Privada) e concessões, que Mato Grosso do Sul vai promover no segundo semestre.

“Foi uma semana extremamente positiva, com negócios sendo viabilizados e o mercado ansioso, aguardando os projetos do Estado para o segundo semestre, que desejam participar. A consequência de todo este movimento que fizemos fora do país é a atração de investimentos, para gerar crescimento, desenvolvimento, geração de empregos renda a população”.

Foi uma oportunidade de apresentar ao mercado nacional e internacional as boas condições de negócio que Mato Grosso do Sul apresenta, com índices positivos na segurança, emprego, PIB per capita, investimento público e ambiente propício para receber novas empresas. Somente em 2024 são esperados R$ 33 bilhões em investimento privado.

Durante a semana o governador participou em Nova Iorque de dois eventos sociais importantes, que tiveram a participação de empresários de todos os segmentos. O Seminário do Valor Econômico e o Lide (Grupo de Líderes Empresariais).

“Dois eventos importantes, um com mais de 200 empresários de todos os segmentos e outro com o pessoal da infraestrutura, que tem interesse em participar dos projetos do Estado em forma de PPP ou concessões. Entre elas, as rodovias BR-262, BR-267 e MS-040, assim como hospitais, parques, que somam mais de R$ 200 bilhões de projetos, que vamos colocar no mercado”.

Também foram realizadas reuniões individuais com empresas e instituições bancárias, como a BTG Pactual. “São empresas que conheceram melhor as potencialidades de Mato Grosso do Sul e podem aportar recursos e novos negócios no Estado, em todas as áreas da economia. Desta forma, construímos o caminho deste Estado que mais cresce no Brasil e gera resultados importantes para as pessoas”, concluiu Riedel.

Lá em Nova Iorque, inclusive, foi feito o anúncio da vinda de um empreendimento inovador na produção de colágeno orgânico. A empresa, focada no mercado dos EUA, já possui planta no interior paulista, mas agora vai apostar em Mato Grosso do Sul.

Novas oportunidades

Com um cenário positivo para atrair novos negócios, o Governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Fiems, realizou o MS Day Internacional, em Nova Iorque, entre os dias 12 e 17 de maio de 2024.

O evento fez parte da Brazilian Week, semana com discussões sobre desafios do cenário internacional e da economia brasileira. Foram quatro meses de preparação para a agenda formada por reuniões com instituições bancárias, fundos de investimento, empresários globais e câmaras de comércio. A apresentação de projetos foram em torno, principalmente, das áreas de meio ambiente e infraestrutura, incluindo, rodovias e ferrovias.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Foto: Divulgação

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Espetáculo ‘O Grandioso Mini Cirquin das Arábias’ encanta alunos de escolas da Capital e de Ribas

Published

on

By

O espetáculo circense ‘O Grandioso Mini Cirquin das Arábias’, do Circo do Mato, foi apresentado na Lona da 15ª Mostra Boca de Cena na tarde de= sexta-feira (17). Na plateia, além do público em geral, os alunos das escolas de Ribas do Rio Pardo, Escola Municipal Iraci da Silva Almeida, e de Campo Grande, da Escola Municipal Professora Oliva Enciso, prestigiaram o evento.

Um dos artistas do espetáculo, Iago Garcia, contou que fazer o espetáculo O Grandioso Mini Cirquin das Arábias dentro da Lona da Mostra foi muito bom porque representa um resgate do circo tradicional.

“A história do Mini Cirquin é essa, tem um circo onde os artistas fazem de tudo, este é o grandioso circo tradicional. Então para nós foi uma alegria. E o processo de criação é esse mesmo, nós queremos misturar um pouco de teatro junto com a linguagem do circo, a gente traz uma história, traz elementos desses países, das histórias das mil e uma noites, traz elementos, algumas palavras, os figurinos são pensados para que tenha essa referência das histórias das mil e uma noites e juntar com o circo tradicional”.

Iago fala que o Circo do Mato é um grupo que tem mais de 20 anos de história, que sempre procura fazer trabalhos que tenham essas duas linguagens se mesclando de forma que elas estejam unidas, tanto o circo quanto o teatro.

“Já tem mais de dez espetáculos, já viajou todo o país, fora do país também, já estivemos em espetáculos nos países da América do Sul, é um grupo que tem muita importância porque ele resgata a linguagem do palhaço tradicional, resgata o circo tradicional, e ao mesmo tempo não deixa de perder a qualidade teatral. Então a gente faz as peças de forma que não sejam números isolados, mas que conte uma história no decorrer do espetáculo”.

Para o artista, a importância da Mostra Boca de Cena é vital, é um festival que merece ser olhado sempre com muito carinho.

“É um festival que tem sido feito com unhas e dentes pela própria classe artística, que se envolveu de forma direta na produção, é um festival importante e quando a gente vê o público vindo, estando aqui, seja aqui na Lona, seja no Teatro Aracy Balabanian, seja nos espaços alternativos, a gente percebe o quanto é importante, o quanto é valioso e o quanto a comunidade precisa e gosta”.

Daniela Brito, coordenadora da Educação Infantil da Escola Municipal Iraci da Silva Almeida, de Ribas do Rio Pardo, acha importante que seus alunos tenham este momento de lazer, fora da cidade.

“Para eles terem esta noção de entretenimento, achei muito importante estar aqui com eles. A Mostra é muito interessante, gostei bastante, seria até interessante eles irem para as cidades do interior também, como Ribas, seria um prazer pra nossa cidade receber a Mostra lá para outros alunos poderem participar também. Este semestre a nossa apostila do Aprende Brasil fala sobre magia, sobre mágicas, é uma coisa que vai completar para eles, eu achei muito importante para eles fazerem parte desta realidade”.

Cláudia Aparecida Galvão, supervisora da Escola Municipal Professora Oliva Enciso, interessante trazer as crianças para participar da cultura, do teatro.

“É muito importante participar presencialmente, vivenciar a cultura. A importância da expressão, da oralidade, da criatividade, da imaginação, tudo isso favorece dentro da própria alfabetização. Eu achei muito interessante a Mostra, principalmente pela gratuidade, que as crianças puderam vir, então isso aí foi muito bom para a gente poder trazer as nossas crianças, e eles curtiram muito”.

Leandro Alves da Anunciação, acadêmico do curso de Licenciatura em Teatro da UEMS, também esteve presente para prestigiar a Mostra e o espetáculo de circo.

“O espetáculo é incrível, todo esse movimento com os artistas, interação ao público é muito mágico, ter esta troca com a Rede Estadual com o público aberto, o Boca de Cena deste ano está maravilhoso. A Mostra está fantástica, estes vários eventos que vêm acontecendo nestes horários divididos, tanto para teatro infantil ou apresentação envolvendo truque de mágica favorece toda essa troca de cultura que está ocorrendo atualmente”.

Karina Lima, Comunicação Setesc
Foto: Divulgação

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas17/05/2024

Confira a agenda esportiva de Três Lagoas para este final de semana

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEJUVEL), divulga os eventos esportivos deste...

Três Lagoas17/05/2024

PARTICIPE – formulário online referente ao Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias de 2025 (LDO) ainda está aberto.

A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle (SEFIRC), está promovendo uma consulta de...

Três Lagoas17/05/2024

SEJUVEL – Mais Tintas e Tudo Nóis FC decidem neste sábado (18) o título do Campeonato Sênior 45+

Neste sábado, 18 de maio, será definido o grande campeão do Campeonato Municipal Sênior 45+, promovido pela Prefeitura de Três...

Três Lagoas17/05/2024

SMS promove campanha de vacinação contra Influenza/Gripe no Shopping Três Lagoas, neste sábado (18)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai realizar neste sábado, dia 18 de...

Três Lagoas17/05/2024

VIDA NA PRAÇA – acontece neste sábado (18) no Bairro Jardim dos Ipês

O projeto “Vida na Praça” estará neste sábado, 18 de maio, no bairro Jardim dos Ipês, proporcionando lazer com atividades...

Três Lagoas17/05/2024

TARDEZINHA BALNEÁRIO – com praça de alimentação e vários shows será no domingo (19)

Neste domingo, 19 de maio, acontecerá o retorno do “Tardezinha no Balneário”, um evento gratuito organizado pela Prefeitura de Três...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana