Três Lagoas
Feirinha do JEPP acontece neste sábado em algumas escolas municipais de Três Lagoas
Acontece neste sábado, 26 de setembro, ações de Fortalecimento Família e Escola (FFE) em algumas Unidades Escolares de Três Lagoas. Junto a essa ação, algumas escolas estarão realizando a Feirinha do Projeto JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos).
Realizado pelo Programa de Educação Empreendedora SEBRAE, o JEPP tem como objetivo estimular a cultura empreendedora no ambiente escolar, por meio de práticas de aprendizagem que valorizam a autonomia e protagonismo dos estudantes.
Ao todo, 20 escolas do município estão realizando o projeto, sendo a culminância de 16 escolas neste sábado (26). A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), convida pais e responsáveis para prestigiarem a ação, como apoio e estímulo as crianças que farão parte da feira.
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
Campanha ‘Defesa Civil em Defesa da Vida’ alcança mais de 500 doações de sangue em Três Lagoas
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMDEC/TL), divulgou o balanço final da 2ª Edição da campanha ‘Defesa Civil em Defesa da Vida’. Realizada entre os dias 17 de agosto e 21 de setembro, a iniciativa registrou mais de 500 doações de sangue, o que ajudou o Hemonúcleo do município a alcançar recorde de comparecimento no mês de agosto e a manter os estoques abastecidos.
Considerando que cada bolsa de sangue total arrecadada pode beneficiar até quatro pacientes após o fracionamento em hemocomponentes, o volume total alcançado pela mobilização tem potencial para atender até 2 mil pessoas.
A ação foi coordenada pela agente Aline Ramos, em conjunto com a equipe da COMDEC/TL, e contou com a adesão massiva de servidores públicos, órgãos de segurança, entidades da sociedade civil e da população três-lagoense.
REDE DE SOLIDARIEDADE
Para alcançar o objetivo da campanha, a Defesa Civil articulou parcerias estratégicas em diversos segmentos do município:
• Segurança Pública: Corpo de Bombeiros Militar e 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM-PMMS);
• Saúde: SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Setor de Entomologia e Setor de Epidemiologia;
• Administração Municipal: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e Diretoria e Agentes de Trânsito;
• Entidades e Sociedade Civil: SEST SENAT, Legendários e Cunhadas & Família Três Lagoas – MS;
• Iniciativa Privada: Guachinim Moda Masculina e Unidas Segurança.
RECONHECIMENTO DO HEMONÚCLEO
Em mensagem enviada à Coordenadoria, a assistente social Jaqueline Amália, do Hemonúcleo de Três Lagoas, destacou o impacto positivo da mobilização em um momento de desabastecimento crítico em Mato Grosso do Sul.
“Primeiramente gostaríamos de agradecer imensamente a iniciativa da Defesa Civil em encabeçar uma campanha de doação de sangue em um momento em que todo Estado estava com falta de sangue. Tivemos no mês de Agosto um recorde de doadores e graças a ações como a de vocês conseguimos manter os estoques abastecidos. É de suma importância manter parcerias que podemos sempre contar em momentos de escassez”, destacou Amália.
AÇÕES CONTINUADAS
Diante dos resultados expressivos, a Defesa Civil e o Hemonúcleo recomendaram a inclusão permanente da campanha no calendário anual de ações do município, com foco nos períodos de maior baixa nos estoques de sangue. Além disso, novas parcerias com empresas do Distrito Industrial, instituições de ensino e imprensa devem ser integradas para ampliar ainda mais os atendimentos nas próximas edições.
| Texto por: | Da Redação | Foto por: | Prefeitura de Três Lagoas |
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
Semana Nacional de Trânsito reforça ações educativas em escolas de Três Lagoas
O Departamento Municipal de Trânsito (DEPTRAN), vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), segue promovendo ações alusivas à Semana Nacional de Trânsito em Três Lagoas, com foco na conscientização de motoristas, pedestres e estudantes.
Orientação a motoristas e pedestres no distrito de Arapuá
No distrito de Arapuá, agentes de trânsito realizaram, nesta quarta-feira, 24 de setembro de 2026, uma ação educativa com abordagem orientativa, reforçando junto a motoristas e pedestres a importância do respeito às normas de trânsito e da adoção de comportamentos mais seguros nas vias públicas.

Atividades na Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin
As atividades também chegaram, nesta quarta-feira, 24 de setembro de 2026, à Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, onde os estudantes participaram de ações educativas sobre segurança viária, com orientações voltadas à formação de hábitos responsáveis no trânsito desde a idade escolar.

Ações e palestra na Escola Estadual Fernando Corrêa
Na Escola Estadual Fernando Corrêa, o DEPTRAN promoveu, nesta quarta-feira, 24 de setembro de 2026, uma ação educativa com foco na conscientização da comunidade escolar, reforçando conceitos como a travessia segura, o respeito à sinalização e a convivência responsável entre pedestres, ciclistas e condutores.
Ainda na Escola Fernando Corrêa, foi realizada uma palestra voltada aos alunos, na qual agentes do DEPTRAN abordaram, de forma didática, os principais temas da Semana Nacional de Trânsito, estimulando a reflexão dos estudantes sobre a importância da prevenção de acidentes e da cultura de segurança viária.

Escola SESI recebe palestra sobre conscientização no trânsito
Nesta sexta-feira, dia 25 de setembro de 2026, a programação da Semana Nacional de Trânsito chegou à Escola SESI. Na ocasião, agentes do DEPTRAN ministraram uma palestra educativa voltada aos alunos, abordando, de forma dinâmica e interativa, a importância do comportamento seguro, do respeito às leis de trânsito e do papel dos jovens na construção de um trânsito mais humano e preventivo.

Parcerias e objetivo da campanha
As ações realizadas nas unidades estaduais integram um projeto de parceria entre a Coordenadoria Regional de Educação (CRE12) e o DEPTRAN. A iniciativa amplia o alcance da educação para o trânsito nas escolas estaduais de Três Lagoas, levando o tema à rotina pedagógica dos estudantes.
A Semana Nacional de Trânsito, celebrada este ano entre os dias 18 e 25 de setembro, tem como objetivo fortalecer a cultura de segurança viária e reduzir os índices de acidentes por meio da educação e da conscientização da população. Em Três Lagoas, a programação segue com novas atividades educativas em escolas, praças e vias públicas até o encerramento da campanha.
| Texto por: | Da Redação | Foto por: | Prefeitura de Três Lagoas |
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
-
Mato Grosso do Sul5 dias atrásSubiu para cinco o número de mortos em acidente com van da Saúde na BR-163
-
Três Lagoas5 dias atrásJovem escritora de Três Lagoas esgota edição de estreia em tarde de autógrafos
-
Água Clara5 dias atrásJovem confessa venda de drogas e é preso em flagrante em Água Clara
-
Suzano5 dias atrásSuzano tem 12 vagas abertas para atuação em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas (MS)






