Três Lagoas
DEPTRAN leva ações educativas a escolas e vias de Três Lagoas durante Semana Nacional de Trânsito
A Semana Nacional de Trânsito teve sua abertura oficial terça-feira, 22 de setembro de 2026, na Câmara Municipal de Três Lagoas. O evento foi conduzido pelo diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DEPTRAN), José Aparecido de Moraes, que destacou a importância da programação para o fortalecimento da educação e da segurança no trânsito do município.
Vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), o DEPTRAN deu sequência à programação com uma série de ações educativas voltadas à conscientização de motoristas, pedestres e estudantes.
Uma das atividades foi uma palestra realizada com alunos da Escola Municipal Joaquim Marques de Souza, na qual agentes de trânsito do DEPTRAN explicaram, de forma didática, o papel da fiscalização e as principais regras de convivência no trânsito. Durante o encontro, os estudantes aprenderam sobre a travessia correta na faixa de pedestres e sobre condutas permitidas e proibidas nas vias públicas.
Além da palestra, o DEPTRAN promoveu uma blitz educativa no cruzamento da Avenida Rosário Congro com a Rua João Silva. Diferentemente de uma fiscalização convencional, a ação teve caráter orientativo, com agentes abordando condutores e pedestres para reforçar boas práticas de segurança e o respeito às normas de trânsito.
As atividades também contemplaram o Centro de Educação Infantil (CEI) Clarinda Dias Conceição, levando às crianças, de forma lúdica e adequada à faixa etária, os primeiros ensinamentos sobre trânsito seguro.
As ações fazem parte da programação alusiva à Semana Nacional de Trânsito, celebrada anualmente com o objetivo de fortalecer a cultura de segurança viária e reduzir os índices de acidentes por meio da educação e da conscientização da população.
| Texto por: | Da Redação | Foto por: | Prefeitura de Três Lagoas |
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
Coautora três-lagoense promove tarde de autógrafos do livro “Respire em Meio ao Caos”
Acontece neste sábado, 26 de setembro, a partir das 14h, no Salão de Vidro da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), uma tarde de autógrafos da coautora do livro Respire em Meio ao Caos, a três-lagoense Marciele Alves.
O encontro será destinado aos leitores que adquiriram seus exemplares e também às pessoas que desejam conhecer mais da obra, conversar com a coautora e saber mais sobre a história compartilhada em seu capítulo. O evento será um momento de acolhimento, proximidade e troca com o público, além de celebrar a participação de uma autora de Três Lagoas em uma obra de grande significado.
SOBRE O LIVRO
Publicado pela Editora Ourah, Respire em Meio ao Caos reúne vozes femininas e experiências reais relacionadas à ansiedade, ao medo, à insegurança, ao cansaço, à fé, à força e à coragem de recomeçar.
A proposta da obra é acolher mulheres que enfrentam momentos difíceis e mostrar que pedir ajuda, respeitar os próprios limites e cuidar da saúde emocional também são atitudes de coragem.
SOBRE O CAPÍTULO
Marciele Alves é coautora do capítulo “Quando a ansiedade pede cuidado”. Nele, compartilha parte de sua trajetória marcada pelo luto após a perda da mãe, pelas crises de ansiedade e pelo processo de reconstrução emocional.
O capítulo aborda a importância de pedir ajuda, estabelecer limites, cuidar da saúde emocional e encontrar na fé, forças para continuar. Sua principal mensagem é mostrar que a dor não precisa definir o final de uma história e que é possível reconstruir a vida com mais consciência, cuidado e esperança.
SOBRE A COAUTORA
Marciele Alves é estudante de Psicologia, mentora de mulheres empreendedoras, esposa e mãe de dois filhos. A partir da própria história, encontrou um caminho de reconstrução emocional e decidiu transformar suas experiências em uma mensagem de acolhimento para outras mulheres.
Autora do capítulo “Quando a ansiedade pede cuidado”, Marciele compartilha uma trajetória de luto, ansiedade, fé, limites e reconstrução emocional, levando aos leitores uma mensagem de acolhimento e esperança.
| Texto por: | Raquel Tozi | Foto por: | Arquivo pessoal |
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
Comitê de Arboviroses incentiva ações de prevenção em unidades educacionais e instituições de Três Lagoas
O Comitê de Mobilização e Combate às Arboviroses de Três Lagoas está incentivando unidades educacionais e demais instituições do Município a desenvolverem ações de prevenção e conscientização contra as arboviroses, como dengue, chikungunya e zika.
A iniciativa busca fortalecer o trabalho de prevenção dentro das próprias unidades, envolvendo alunos, servidores e toda a comunidade. As instituições que realizarem atividades poderão apresentar as ações desenvolvidas durante as reuniões mensais do Comitê, contribuindo para a troca de experiências e servindo de modelo para outras unidades.
Como forma de reconhecimento, o Comitê realizará a entrega de certificados às instituições participantes das ações de mobilização e prevenção.
Além disso, as unidades educacionais e instituições estão sendo convidadas a participar de blitzes educativas, realizadas em parceria com o setor de Promoção da Saúde da Diretoria de Vigilância. As atividades poderão incluir distribuição de materiais informativos, orientações e outras ações de conscientização sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
De acordo com o Comitê, o objetivo é ampliar as ações preventivas no Município, especialmente diante das condições climáticas que podem favorecer a proliferação do mosquito e contribuir para o aumento da circulação das arboviroses.
A participação das instituições é considerada uma importante ferramenta para levar informação à população e reforçar a importância de manter os ambientes livres de possíveis criadouros do mosquito, além de incentivar a adoção de medidas preventivas no dia a dia.
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
-
Suzano7 dias atrásCorrida Suzano Faz Bem ganha edição inédita dentro da unidade industrial de Ribas do Rio Pardo (MS)
-
Câmara Municipal de Três Lagoas7 dias atrásVereadores reforçam apoio à rede de proteção social durante inauguração do CREAS Vila Verde
-
Campo Grande6 dias atrásMaior parque inflável do mundo e arena de diversões dos Transformers chegam a Campo Grande neste fim de semana
-
Mato Grosso do Sul4 dias atrásSubiu para cinco o número de mortos em acidente com van da Saúde na BR-163
















