TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul sedia Reunião Estratégica Regional sobre infraestrutura com especialistas nacionais

Publicado em

Com uma economia que cresce a taxas superiores à média nacional, apoiada principalmente na expansão das indústrias e na alta produtividade agropecuária, Mato Grosso do Sul sediará a Reunião Estratégica Regional P3C, evento que reunirá no dia 16 de junho, no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, especialistas da área de infraestrutura de todo o país.

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema das Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões, a Reunião Estratégica Regional promoverá discussões entre profissionais, gestores públicos, investidores e lideranças do setor privado, ampliando o debate para além dos grandes centros financeiros do país.

Entre os estados que registraram crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos anos, Mato Grosso do Sul tem se destacado pela adoção de modelos de parceria entre o setor público e a iniciativa privada. Projetos estruturados pelo Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE) têm contribuído para o desenvolvimento regional, a modernização da infraestrutura e a ampliação dos serviços prestados à população.

O estado consolidou experiências relevantes em áreas como saneamento, energia e gás, logística, infraestrutura urbana e turismo sustentável, fortalecendo um ambiente institucional favorável à atração de investimentos e à estruturação de novos projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões.

Segundo a secretária de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, “Mato Grosso do Sul consolida-se como ambiente regulatório seguro e positivo para PPPs e concessões, ao sediar a reunião, com especialistas de alto nível. Este evento é fundamental para ampliar o debate além dos grandes centros, conectando gestores e investidores a soluções que geram impacto direto na competitividade, no desenvolvimento regional e na melhoria dos serviços à população”.

O encontro será realizado pela plataforma P3C e pelo Governo do Estado, por meio do EPE, e tem o apoio da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) e promete analisar desafios, identificar oportunidades e apresentar caminhos para ampliar projetos estruturantes que contribuam para uma infraestrutura mais eficiente, moderna e sustentável.

O evento contará com quatro painéis temáticos sobre infraestrutura social, governança pública, infraestrutura logística e reforma tributária.

Entre os participantes confirmados estão Luciene Machado, superintendente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Guilherme Theo Sampaio, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Viviane Esse, secretária nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes.

Serviço

A Reunião Estratégica Regional de Mato Grosso do Sul será realizada no dia 16 de junho, das 9h às 17h, no Bioparque Pantanal, localizado na Avenida Afonso Pena, 6001, Chácara Cachoeira, em Campo Grande.

Para conferir a programação completa e realizar sua inscrição gratuita, acesse o link.

Laine Breda, Comunicação EPE

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Ladrão furta carro e móveis de residência, sofre acidente durante fuga e abandona veículo em MS

Published

on

Um homem ainda não identificado furtou móveis e um veículo de uma residência e acabou sofrendo um acidente durante a fuga, na noite desta terça-feira (8), na rodovia MS-427, em Rio Verde de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul.

Segundo o boletim de ocorrência, o suspeito teria arrombado a porta dos fundos do imóvel, localizado na Rua Duque de Caxias, no bairro Vila Carmem, utilizando um machado.

Em seguida, ele teria furtado diversos objetos e o veículo que estava estacionado na garagem.O homem utilizou o carro para fugir, mas, durante o trajeto, perdeu o controle da direção e saiu da pista.

O veículo parou aproximadamente dois quilômetros após o fim do trecho pavimentado da MS-427, já em uma estrada de terra.Conforme apurado pelo portal Rio Verde News, equipes policiais conseguiram localizar o veículo com auxílio de imagens de câmeras de segurança.

O carro apresentava danos na lataria provocados pelo acidente.O suspeito, porém, havia fugido do local antes da chegada dos policiais e ainda não foi localizado.O caso segue em investigação para identificar e localizar o responsável pelo furto.

Tatiane Linhares Vicente, com informações de Top Mídia News

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Operação identifica desmatamento ilegal equivalente a quase 350 campos de futebol em MS

Published

on

MS tem área desmatada equivalente a quase 350 campos de futebol — Foto: MPMS

Operação Mata Atlântica em Pé identificou 348,67 hectares de desmatamento ilegal em Mato Grosso do Sul em 2026. Para ter uma ideia do tamanho da área, o total equivale, em uma comparação aproximada de 1 hectare por campo de futebol, a quase 350 campos.

As irregularidades foram encontradas a partir da análise de 18 alertas de desmatamento distribuídos por 15 municípios do estado. Segundo o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), houve uma redução expressiva na extensão das áreas desmatadas em relação à edição do ano passado.

Os alertas foram analisados pelo Núcleo de Geotecnologias (Nugeo) do MPMS, que utilizou imagens de satélite e outras ferramentas para verificar se as áreas indicadas realmente tinham sofrido desmatamento ilegal.

Após a confirmação das ocorrências, os dados foram encaminhados ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), responsável pela fiscalização e aplicação das medidas administrativas.

A partir das informações recebidas, o órgão realizou as autuações de forma remota. Ao todo, foram aplicados R$ 1.521.044 em multas aos responsáveis pelas áreas identificadas.

Fiscalização com imagens de satélite

De acordo com o MPMS, a operação utiliza alertas de satélite cruzados com informações de mapas e registros das propriedades para identificar possíveis áreas de vegetação nativa derrubadas sem autorização.

O coordenador do Nugeo/MPMS, promotor de Justiça Luciano Loubet, destacou que o uso da tecnologia permite identificar e confirmar as áreas com mais rapidez.

“O uso de geotecnologias avançadas transformou a fiscalização ambiental em Mato Grosso do Sul. A validação rápida e precisa dos alertas pelo Nugeo permite que o Imasul atue de forma remota e imediata, garantindo que a infração não passe despercebida”, afirmou.

Segundo ele, a integração entre os órgãos de fiscalização e o uso de dados e imagens de satélite têm ajudado a combater o desmatamento ilegal no estado.

Operação nacional

A mobilização ocorreu entre os dias 17 e 27 de agosto, simultaneamente em 17 estados que possuem áreas do bioma Mata Atlântica.

A força-tarefa reúne Ministérios Públicos, órgãos de fiscalização ambiental e forças policiais. Entre as ferramentas utilizadas estão imagens de satélite e plataformas de monitoramento, como o MapBiomas Alerta.

Participaram da operação Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul.

A Operação Mata Atlântica em Pé é coordenada nacionalmente pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com apoio da Fundação SOS Mata Atlântica.

O que acontece após a identificação do desmatamento

Quando a fiscalização confirma uma área desmatada de forma irregular, os responsáveis podem sofrer diferentes tipos de medidas.

Entre elas estão:

  • Multas e autos de infração: os responsáveis podem ser multados e a área pode ser embargada, impedindo novas atividades no local.
  • Recuperação da área: são adotadas medidas para que a vegetação degradada seja recuperada.
  • Responsabilização na Justiça: o caso também pode gerar procedimentos nas áreas cível e criminal.
  • Restrições no cadastro ambiental: propriedades podem sofrer bloqueios no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
  • Restrição de crédito: os responsáveis podem ter o acesso a crédito rural e outros recursos financeiros suspenso.

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana