Três Lagoas
Três Lagoas realiza 10ª Conferência Municipal de Saúde com foco na democracia e no fortalecimento do SUS
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, convida toda a população a participar da 10ª Conferência Municipal de Saúde, um importante espaço de diálogo e construção coletiva de propostas para o fortalecimento da saúde pública no município.
Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, o evento promoverá debates fundamentais sobre o presente e o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco nos seguintes eixos:
• Democracia, saúde como direito e soberania nacional;
• Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social;
• Desafios para o SUS na agenda nacional de defesa da vida e da saúde, incluindo emergências climáticas e justiça socioambiental;
• Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.
A conferência será realizada no dia 2 de junho de 2026 (terça-feira), às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Três Lagoas, localizado na Rua Sunao Miura, nº 71, bairro Santos Dumont.
PRÉ-CONFERÊNCIAS
Como etapa preparatória, serão realizadas quatro pré-conferências com o objetivo de ampliar a participação da população e levantar propostas que serão discutidas na conferência principal:
18 de maio (segunda-feira)
Horário: 19h
Endereço: Salão Paroquial da Igreja Dom Bosco (Rua José Gonçalves Filho, 1312 – Interlagos)
19 de maio (terça-feira)
Horário: 19h
Endereço: Salão Paroquial da Igreja Santa Luzia (Av. Angelina Tebet, 530 – Santa Luzia)
20 de maio (quarta-feira)
Horário: 18h
Endereço: Sindicato Rural de Três Lagoas – Parque de Exposição (Av. Ranulpho Marques Leal, 1850 – Jardim Alvorada)
21 de maio (quinta-feira)
Horário: 19h
Endereço: Salão Paroquial da Igreja São Judas Tadeu (Rua Antônio Estevam Leal, nº 800 – Paranapungá)
A participação da população é essencial para fortalecer o SUS e garantir uma saúde pública mais justa, acessível e eficiente para todos, participe e contribua para a construção de uma saúde melhor em Três Lagoas.
| Texto por: | Moacyr Rogerio | Foto por: | Arquivo próprio |
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
Assistência Social realiza ações da campanha “Faça Bonito” em Três Lagoas
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realiza durante o mês de maio ações da campanha nacional “Faça Bonito”, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio.
A iniciativa tem como foco a conscientização, prevenção e enfrentamento da violência, com palestras em escolas e empresas, além da distribuição de materiais informativos. As atividades buscam orientar crianças, adolescentes e adultos sobre como identificar situações de risco e a importância da denúncia.
AGENDA DE ATIVIDADES
• 11 de maio (segunda-feira)
Palestras para 8º e 9º anos – Escola SESC
Manhã: 09h30 | Tarde: 13h30
• 12 de maio (terça-feira)
Palestras para 5º, 6º e 7º anos – Escola SESC
Manhã: 09h30 | Tarde: 13h30
• 13 de maio (quarta-feira)
Organização de cenário na escola
• 14 de maio (quinta-feira)
Palestras para 3º e 4º anos – Escola SESC
Manhã: 09h30 | Tarde: 13h30
• 20 de maio (quarta-feira)
Palestra em empresa do município (Projeto Motoristas em Foco no SUAS)
• 22 de maio (sexta-feira)
Ação de conscientização com motoristas do SUAS
A campanha reforça a importância da mobilização coletiva na proteção de crianças e adolescentes, incentivando o diálogo, o cuidado e a responsabilidade de toda a sociedade.
| Texto por: | Moacyr Rogerio | Foto por: | Arquivo próprio |
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
Biblioteca de Três Lagoas promove exposição de crochê e programação especial voltada aos estudantes
A Biblioteca Municipal “Rosário Congro” está com uma programação cultural diversificada que une arte, educação e valorização do trabalho artesanal. Desde o dia 28 de abril, o espaço recebe a exposição de crochê “Fios em Movimento”, iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), que segue aberta ao público até o dia 1º de junho.
A mostra reúne peças produzidas manualmente em crochê e tecelagem, destacando a delicadeza, a criatividade e a tradição das técnicas artesanais. Entre os itens expostos estão peças decorativas, utilitárias, brinquedos e vestuário, evidenciando o valor do trabalho feito à mão e sua conexão com saberes transmitidos entre gerações.
Participam da exposição as artesãs Ana Lucia Marques Graciano, Leniza Silva, Márcia Nakamura, Marta Rodrigues Martins, Simone Rodrigues Martins e Sylvia Nakamura, que apresentam trabalhos que refletem talento, dedicação e identidade cultural.
A exposição vem atraindo visitantes interessados em conhecer os produtos artesanais. Segundo uma das idealizadoras da exposição, a artesã Ana Lucia Marques Graciano, a proposta é inédita no município e busca valorizar o talento local, incentivando a economia criativa e o reconhecimento dos artesãos.
A exposição segue aberta para visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na sede da Biblioteca Municipal “Rosário Congro”, localizada na Rua Alexandre Costa, nº 241, no Centro.
MÊS DO LIVRO
Além da exposição, a Biblioteca disponibiliza um espaço dinâmico de aprendizado e interação. De acordo com a coordenadora da Biblioteca, Fabiana Carla Cândido Gomes, as primeiras agendas foram pensadas especialmente para o mês dedicado ao livro, celebrado em abril. Durante esse período, o local recebeu a visita de alunos da Escola Estadual Presidente Médici e também de crianças do berçário “Sossego da Mamãe”.
As atividades proporcionaram aos visitantes não apenas o contato com o universo literário, mas também a reflexão sobre a importância da preservação cultural e dos trabalhos manuais. “É a Biblioteca em Movimento”, aproximando a comunidade do conhecimento, da cultura e das nossas tradições”, destacou a coordenadora.
A agenda também contou com a apresentação do projeto “Entre Páginas e Descobertas: A Leitura como Ponte para o Mundo”, desenvolvido pela professora Rozana Santos e pelo educador Matheus Reis, com estudantes do 5º ano do período vespertino da Escola Presidente Médici. A iniciativa reforça o papel da leitura como ferramenta essencial na formação educacional.
Outro destaque foi o lançamento dos livros “O Eu Perdido” e “Ninguém Sabe”, do escritor Cadu Xavier. O evento reuniu leitores para uma sessão de autógrafos e um bate-papo com o autor, promovendo o diálogo entre público e literatura contemporânea.
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
-
Arapuá1 dia atrásLUTO NO ESPORTE | Morre Valdemir Machado Leonel, o “Lona”, ex-jogador do Arapuá, aos 53 anos
-
Agronegócios6 dias atrásEmbarques de soja superam 3,4 milhões de toneladas e ritmo deve acelerar
-
Policial2 dias atrásEm Três Lagoas| Jovem de 19 anos é assassinada e namorado fica ferido na Lagoa Maior
-
Policial7 dias atrásPOLÍCIA CIVIL, POLÍCIA MILITAR E PREFEITURA REALIZAM OPERAÇÃO CONTRA RECEPTAÇÃO E APREENDEM COBRE E DROGAS EM TRÊS LAGOAS/MS

















