Arapuá
Chuva de 60 mm e rajadas de vento são registradas no Arapuá neste domingo (01) e previsão de mais chuva, veja a previsão até 05 de fevereiro
Início da noite deste domingo (01) de fevereiro é registrado com uma chuva de 60mm, acompanhado de uma rajada de vento, deixando arvores derrubadas e um moinho de vento destruído numa chácara situada na área urbana do Distrito de Arapuá/MS.
A chuva e o vento causaram transtornos há alguns moradores que tiveram o fornecimento de internet interrompido. Na manhã desta segunda (02), a equipe do diretor Marco Antônio Dantas da Prefeitura do Departamento de Serviços Públicos (DSP) da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), com funcionários do Distrito de Arapuá, foram ágeis nas podas dos galhos e arvores caída pelo Arapuá.

PREVISÃO DO CEMTEC PARA A SEMANA
Segunda (02/02) a Quarta-Feira (04/02): O início do mês de fevereiro de 2026 será de tempo instável, com chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Alguns locais do estado já superaram os 100 mm de chuva nas últimas 24 horas e, os modelos de previsão, continuam indicando para mais acumulados significativos de chuva, acima de 40 mm/24h. Essa condição eleva significativamente o risco de alagamentos, enxurradas e elevação rápida do nível de rios, especialmente em áreas urbanas, regiões rebaixadas e locais com drenagem deficiente. Diante desse cenário, recomenda-se atenção redobrada no trânsito, evitar áreas alagadas, não atravessar vias inundadas e monitorar áreas suscetíveis, mantendo acompanhamento contínuo das atualizações meteorológicas e dos avisos dos órgãos oficiais.
Essa instabilidade atmosférica ocorre devido ao intenso transporte de ar úmido, configurando um corredor de umidade aliado a passagem de cavados e a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica.
Os ventos atuam do quadrante norte (noroeste) com velocidades que variam entre 40 e 60 km/h, com possibilidade de rajadas pontuais superiores a 60 km/h.
Em relação a previsão de temperaturas por regiões:
Regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados: Mínimas entre 20-22°C e máximas entre 25-34°C.
Regiões Pantaneira e Sudoeste: Mínimas entre 22-25°C e máximas entre 27-34°C.
Regiões Bolsão, Norte e Leste: Mínimas entre 20-23°C e máximas entre 26-31°C.
Campo Grande (Capital): Mínimas entre 20-22°C e máximas entre 25-27°C.

Quinta-Feira (05/02): A previsão indica uma desintensificação das instabilidades atmosféricas, com aberturas de sol e variação de nebulosidade. As temperaturas estarão em elevação, podendo atingir valores entre 33-36°C, principalmente nas regiões sudoeste e pantaneira. Por outro lado, em pontos isolados do estado, podem ocorrer chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento devido ao deslocamento de cavados, aliado a disponibilidade de umidade.
Os ventos atuam do quadrante norte (noroeste) com velocidades que variam entre 40 e 60 km/h, com possibilidade de rajadas pontuais superiores a 60 km/h.
Em relação a previsão de temperaturas por regiões:
Regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados: Mínimas entre 20-22°C e máximas entre 30-35°C.
Regiões Pantaneira e Sudoeste: Mínimas entre 24-26°C e máximas entre 33-36°C.
Regiões Bolsão, Norte e Leste: Mínimas entre 21-23°C e máximas entre 29-33°C.
Campo Grande (Capital): Mínimas entre 21-23°C e máximas entre 29-31°C.

Arapuá
Arapuá perde um de seus ilustres ex-moradores e Diácono: Alberto Cabral Tranin
Na manhã desta segunda-feira, 5 de janeiro, os moradores do Distrito de Arapuá/MS e a família Trannin receberam com profunda tristeza a notícia do falecimento de Alberto Cabral Tranin, aos 85 anos, ocorrido em Londrina (PR), onde residia atualmente. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.
Alberto é irmão de Altair Trannin e construiu sua família em Arapuá ao lado da esposa Eurides, deixando os filhos Carlos, Roberto, Zeca e Elizabeth. O sepultamento ocorreu no final da tarde desta segunda-feira (05), no Cemitério Parque Alamedas, em Londrina/PR.
História e legado em Arapuá
Diácono da Diocese de Três Lagoas, Alberto Cabral Tranin realizou inúmeras celebrações religiosas, com atuação marcante no Distrito de Arapuá, especialmente nas Capelas São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, onde deixou um legado de fé, dedicação e compromisso com a ação evangelizadora e missionária.
Morador do distrito por muitos anos, Alberto construiu fortes laços de amizade e participou ativamente da história local, com presença no centro rural, no esporte, por meio da Sociedade Esportiva Recreativa Arapuá (SERA), na Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, além de diversos eventos comunitários.
Nós, do ArapuáNews, agradecemos por sua contribuição à história do distrito e pelo aprendizado deixado à população. Que descanse ao lado do Pai. Nossos sentimentos aos familiares e amigos.
Nota de pesar da Diocese de Três Lagoas/MS
“Nele brilhou para nós a esperança da feliz ressurreição. E,
aos que a certeza da morte entristece, a promessa da
imortalidade consola. Senhor, para os que creem em vós,
a vida não é tirada, mas transformada.”
A Diocese de Três Lagoas manifesta o seu imenso pesar pelo falecimento, aos 85 anos, do Diácono Permanente Alberto Cabral Tranin, ocorrido no dia 5 de janeiro, em Londrina/PR.
O Diác. Alberto Tranin exerceu seu ministério com grande afinco e dedicação na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Três Lagoas, especialmente no Distrito de Arapuá, onde residiu por muitos anos, com enorme empenho na ação evangelizadora e missionária, tendo retornado para Londrina em 2014.
Enfim, expressamos nossa dor, mas também nossas preces, de maneira especial aos seus familiares e à comunidade do Distrito de Arapuá (Capelas São João Batista, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora Aparecida de Serraria), hoje pertencente à Área Pastoral Santa Dulce dos Pobres, que acompanhou a vida deste nosso irmão. Somos agradecidos a Deus pelo dom da vida e do ministério do Diácono Alberto Tranin, na firme esperança da Vida Eterna conquistada por Cristo Crucificado-Ressuscitado.
Três Lagoas, 6 de janeiro de 2026.
Dom Luiz Gonçalves Knupp
Bispo Diocesano de Três Lagoas
Diác. Roberto Rabelati
Chanceler da Cúria Diocesana de Três Lagoas

Carta ao meu pai
(Texto na íntegra, assinado por Zeca Tranin – 05/01/26)
Vivo um momento embaraçoso. O de receber a notícia que não te tenho mais fisicamente. São várias lembranças de momentos que passamos juntos, suas artes e sua risada “sacana”, disfarçada. Mas quero agradecer a Deus pelo pai que o senhor foi para mim, pelo amigo, pelos exemplos de homem e tantas outras qualidades.
O senhor foi exemplo de fé, de religiosidade, de amor e de temência a Ele. O senhor me passou o DNA para escrever textos e poesias, e isso me oportunizou homenagear pessoas e lugares, mas nunca havia pensado ou me preparado para homenageá-lo por sua partida.
Pela fé, creio que o senhor já está no reino celestial. Pela sua virtude humana, tenho certeza disso. O senhor batalhou muito, criou seus filhos, evangelizou pela sua vocação diaconal, fez muitos amigos e deixou sua marca. Foi o companheiro fiel de minha mãe por 65 anos — e esse número não é para qualquer um.
Guardarei para sempre todas as lembranças que tenho do senhor em Arapuá. Foi lá que tive minha formação humana, onde recebi inúmeros exemplos seus.
Sei que às vezes vou chorar, mas será sempre de saudade. Siga em paz, meu pai. Aqui cuidaremos de sua esposa amada e seguiremos nossa jornada juntos. Nunca deixe de olhar por nós. Obrigado, meu pai. Tenho muito orgulho do senhor.
Arapuá
Casamento de Márcia Maria dos Santos de Souza e José Carlos Vitamé é celebrado em Arapuá
Na tarde do dia 22 de novembro, a Rua Carlos Alberto, no Distrito de Arapuá/MS, foi palco de um momento especial: o casamento civil de Márcia Maria dos Santos de Souza e José Carlos Vitamé.
A cerimônia, marcada pela simplicidade e emoção, reuniu amigos, familiares e pessoas queridas que fizeram questão de prestigiar a união do casal. Entre sorrisos, abraços e registros fotográficos, o clima era de felicidade e celebração.
Que esta nova etapa da vida de vocês seja repleta de união, respeito e companheirismo. Que cada dia juntos fortaleça ainda mais o amor que os trouxe até aqui, e que os desafios da caminhada sejam sempre superados com sabedoria, paciência e parceria.
Que a felicidade celebrada neste momento especial se renove diariamente no lar que estão construindo.
Desejo a vocês uma vida inteira de paz, harmonia e muitas conquistas.
Parabéns pelo casamento e que Deus abençoe esta união! 💍✨
O ArapuáNews acompanhou o evento e registrou cada detalhe desse dia inesquecível.
Confira abaixo as fotos desse momento tão especial.
-
Celulose em Destaque7 dias atrásCiclo do Conhecimento, promovido pela Arauco, fortalece instituições sociais de Inocência-MS
-
Três Lagoas7 dias atrásPrefeito acompanha atendimento odontológico com sedação para pessoas com deficiência em Três Lagoas
-
Mato Grosso do Sul7 dias atrásFim do exame de baliza no pátio do Detran marca mudança no processo de habilitação
-
Policial7 dias atrásPolícia Militar em Três Lagoas realiza prisão de autor de tráfico de drogas e apreende entorpecentes


























































