Mato Grosso do Sul
Imasul participa do maior evento sobre gerenciamento de áreas contaminadas da América Latina
O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) marcou presença na III Conferência AESAS – Gerenciamento de Áreas Contaminadas, considerada o maior evento da América Latina voltado ao tema. Representando o instituto, a fiscal ambiental Larissa Nantes, do Núcleo Técnico de Áreas Impactadas por Atividades Potencialmente Poluidoras (NTAI-GLA-Gerencia de Licenciamento Ambiental/Imasul), participou da programação, que reúne os principais especialistas do setor ambiental no Brasil e no exterior.
Idealizada pela AESAS (Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental), a conferência reúne mais de 1 mil profissionais de diversas áreas, incluindo órgãos estaduais e federais de meio ambiente, centros de pesquisa, empresas de consultoria, laboratórios especializados, companhias de remediação, incorporadoras e indústrias de diferentes setores.
“A participação na III Conferência de Gerenciamento de Áreas Contaminadas da AESAS representou uma oportunidade valiosa de atualização técnica e troca de experiências com especialistas de referência nacional no tema da gestão ambiental de passivos ambientais, especialmente relacionados à contaminação do solo e das águas subterrâneas”, comentou Larissa Nantes.
Eventos dessa proporção são fundamentais para o aprimoramento contínuo da atuação dos órgãos ambientais, pois permitem o acesso a estudos de caso, inovações tecnológicas, diretrizes normativas e debates interinstitucionais que contribuem para o fortalecimento das políticas públicas de controle e remediação ambiental.
Com quatro anos de atuação no Imasul, Larissa Nantes No último ano, passou a direcionar sua atuação para o tema das áreas contaminadas, reconhecendo a importância do tema diante do cenário atual de crescimento industrial no Estado.
Referência técnica e espaço para inovação
O evento, que acontece em São Paulo, destaca-se por sua ampla programação com palestras técnicas, apresentação de pôsteres científicos, mesas-redondas com especialistas e uma Feira de Negócios. A feira abre espaço para a participação de patrocinadores e expositores que atuam em toda a cadeia de Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC).
A presença do Imasul reforça o compromisso do Estado de Mato Grosso do Sul com as melhores práticas e tecnologias aplicadas à gestão ambiental, especialmente no que se refere à identificação, avaliação e remediação de áreas impactadas por atividades potencialmente poluidoras.
Cooperação e fortalecimento institucional
Para Larissa Nantes, a participação na conferência representa uma oportunidade estratégica de atualização técnica e de fortalecimento da atuação institucional. “É um espaço de troca de experiências valiosas, onde conseguimos absorver soluções inovadoras e estabelecer conexões com instituições que também enfrentam os desafios da gestão ambiental”, afirma a servidora.
O diretor-presidente do Imasul, André Borges, destacou a relevância da iniciativa. “É fundamental que o Imasul esteja presente em espaços de alto nível técnico como esse, pois são oportunidades que fortalecem a nossa capacidade institucional e nos mantêm atualizados com o que há de mais moderno no campo da remediação ambiental. A qualificação contínua das equipes é uma prioridade da gestão ambiental em Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Comunicação Imasul
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
MS Ativo: Paranaíba vai receber nova etapa de recapeamento em diversas ruas da cidade
Com foco em uma gestão municipalista, que leva resultados efetivos à população, o governador Eduardo Riedel recebeu nesta terça-feira (9) as lideranças de Paranaíba. Durante a reunião foram definidos novos investimentos na cidade. Entre eles a nova etapa de recapeamento de diversas ruas, no valor de R4 12 milhões.
Os novos investimentos foram firmados por meio do programa MS Ativo. “Momento de ouvir as novas demandas de Paranaíba. Avançamos em muitas obras e agora é hora de combinar os investimentos de 2026. Nós fazemos um esforço máximo para promover entregas nos municípios”, descreveu o governador.

O prefeito de Paranaíba, Maycol Queiroz, agradeceu o apoio e a parceria com o Estado e apresentou os novos projetos. Foi firmada nova etapa de recapeamento para diversas ruas da cidade no ano que vem e as demais propostas vão ficar para análise.
Um dos pedidos é a implantação de um túnel no Parque Industrial da cidade. O assunto será tratado pela Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) diretamente com a concessionária responsável pela rodovia para buscar uma solução conjunta.
“Todas as obras do MS Ativo 1 foram entregues ou executadas, com muitas entregas na nossa cidade. Estes investimentos chegaram na porta da casa do cidadão. Agora apresentamos os novos projetos para que a parceria com o Estado continue de forma benéfica à população”, disse o prefeito.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende
ATENÇÃO: confira aqui o pack imprensa com as imagens de apoio e sonoras do leilão
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Estado fortalece o MS Multiplica com certificação, novas parcerias e lançamento de e-book
Com a conclusão do primeiro ciclo formativo e a certificação de 52 estagiários, o Governo de Mato Grosso do Sul está fortalecendo o MS Multiplica, programa de estágio que consolida a política pública voltada à formação profissional, ao desenvolvimento institucional e à incorporação de práticas alinhadas às diretrizes ESG, que visam o equilíbrio dos aspectos ambiental, social e de governança.
A iniciativa de formação dos estudantes está conectada à adoção e disseminação de boas práticas na administração pública, e inclui a entrega de um e-book institucional com os pré-projetos desenvolvidos pelos estudantes ao longo do ano. A publicação, que reúne diagnósticos e propostas criativas voltadas à melhoria de processos, ao uso eficiente de recursos e à ampliação de práticas sustentáveis na gestão, será direcionada aos órgãos que compõem o governo estadual.
As soluções apresentadas na manhã desta terça-feira (9), no auditório da Coordenadoria de Tecnologia da Informação, incluem projetos selecionados pela aderência temática, consistência metodológica e potencial de contribuição para o aperfeiçoamento de políticas públicas.
Destaque para a produção sabão ecológico com reutilização de óleo de cozinha, o desenvolvimento de um programa de ergonomia preventiva e qualidade de vida, e o “MS bem-estar e saúde” que mapeia desafios, expectativas e necessidades dos servidores na área. Se somam aos projetos, a iniciativa “TI Circular”, que organiza, padroniza e reaproveita componentes eletrônicos e o programa de Saúde Mental dos Policiais Civis, que abarca a qualidade vida no ambiente de trabalho.
Para o secretário-adjunto da Secretaria de Administração, Roberto Gurgel Filho, o encerramento do primeiro ciclo formativo representa um momento de avaliação e reconhecimento do impacto do MS Multiplica na trajetória dos jovens participantes.
“Encerrar um ciclo é sempre um convite à reflexão. Ver o quanto o MS Multiplica transforma vidas e entrega à sociedade pessoas mais preparadas mostra que estamos no caminho certo e alinhados ao compromisso do governador: não deixar ninguém para trás. Eu mesmo só entendi meu propósito durante um estágio, foi ali que percebi que o conhecimento muda histórias. Programas como este fazem exatamente isso, abrem portas, despertam potencial e ajudam cada jovem a encontrar sua trajetória.”
O evento marcou ainda a assinatura simbólica dos convênios com instituições de ensino superior, formalizando a continuidade das parcerias para 2026/2027. O ato reafirma a aproximação entre academia e administração pública, garantindo base institucional para a oferta de estágios e para o desenvolvimento de práticas formativas orientadas ao serviço público.
O MS Multiplica é estruturado pela atuação conjunta da SAD, Segov, SED, Escolagov e Fundect, que asseguram o alinhamento administrativo, pedagógico e metodológico do programa. A integração entre essas pastas possibilita aprimorar o modelo de formação, ampliar a participação de instituições parceiras e fortalecer práticas de inovação, sustentabilidade e gestão orientada a resultados.
Com o encerramento do ciclo e a formalização das parcerias para os próximos anos, o MS Multiplica reafirma seu caráter de política pública permanente voltada à qualificação de jovens profissionais e à promoção de práticas administrativas sustentáveis e inovadoras, ampliando sua contribuição para a administração estadual.
Participaram do evento: o superintendente de Programas Educacionais da SED, Davi de Oliveira Santos; Vinicius Soares de Oliveira, reitor da Unigran Capital; Renato de Aguiar Lima Pereira, reitor da Unigran Dourados; Edilson José Zafalon, pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFMS; Cássia Batista dos Santos Schmitt, Gerente Operacional a Uniderp; Alessandra Beker, diretora da Educação Continuada e Ensino Superior da Escolagov e Márcio Rogério Faria Custódio, Delegado-Geral Adjunto da Polícia Civil.
Elaine Paes, Comunicação Segov
Fonte: Governo MS
-
Três Lagoas5 dias atrásTrês Lagoas celebra vitória na internação humanizada de morador de rua
-
Eldorado5 dias atrásEldorado Run: retirada dos kits de corrida e entrega dos donativos ocorrem neste sábado (6)
-
Três Lagoas5 dias atrásAcademia Panobianco inaugura unidade no Centro de Três Lagoas com evento especial
-
Três Lagoas5 dias atrásMcDonald’s de Três Lagoas celebra um ano com expansão, impacto econômico e novas vagas de emprego


















