TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Campão Cultural: festival fortalece artistas locais e leva atrações aos bairros de Campo Grande neste ano

Publicado em

O Campão Cultural – III Festival de Arte, Diversidade e Cidadania acontece na Capital sul-mato-grossense entre os dias 27 e 30 de março e entre 4 e 6 de abril, contando com intensa programação em diversos locais e atrações artísticas espalhadas pela cidade. A programação do evento foi divulgada nesta terça-feira (11), em entrevista coletiva.

Realizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura) e FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), o festival tem ainda apoio da Prefeitura de Campo Grande, e das universidades Estadual e Federal de Mato Grosso do Sul (respectivamente, UEMS e UFMS).

Espaço para todos, onde a arte, a expressão, a coragem e o espírito coletivo ganham forma e sentido, o Campão Cultural é a celebração da criatividade que nasce, cresce, se reproduz nas ruas, e não morre. Ela se transforma em resistência, em inclusão e em liberdade.

O diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes, explicou que a ideia agora foi fazer um festival mais de rua, mais urbano. “A nossa ideia foi que nós invadíssemos alguns espaços públicos e utilizássemos isso de forma mais presente nas comunidades, que nós fôssemos nos bairros, que a gente pudesse fortalecer a cultura de rua e as atividades culturais nesses lugares”.

A programação começa dia 27 deste mês, uma quinta-feira, com mural de graffiti do paulistano Dicesarlove em um prédio da região central de Campo Grande, além da exposição Urban Skechers no MIS (Museu da Imagem e do Som), da exposição coletiva Elos na galeria Wega Nery do Centro Cultural José Octávio Guizzo, e da intervenção de grafite na Vila Almeida, com Diego Zori.

No período da tarde ainda haverá o Pantanal Film Festival no MIS e o Vivências Artísticas, com artistas visuais, no Circuito Universidade UEMS.

Entre as atrações nacionais estão: Banda Black Rio convida Thulla Melo; Isabel Fillardis convida Sandra de Sá; Dani Black; Mental Bastrato; Os Garotin; e Marina Peralta convida Bia Ferreira.

Toda a programação vai trazer espetáculos de circo, de dança de teatro, shows musicais, tenda de comercialização de artes visuais, Circuito Comunidades em bairros da Capital, performances de hip hop, Catedral Erudita, Batalha Ballroom Kiki Ball, batalha de Breaking, oficinas, Circuito Universidades, Vivências Artísticas com artistas visuais, campeonato de skate, exibição de filmes, concurso de Cosplay, de Just Dance, de K-Pop, Campeonato de Video Game e Quadrinhos, blocos de carnaval e desfile de marcas autorais de MS.

Para o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, houve uma mudança de formato significativa em relação ao Campão, uma questão conceitual.

“Nós estamos utilizando praticamente todo o recurso para valorizar os artistas de Mato Grosso do Sul. Diferente de edições anteriores, que foram um sucesso, mas hoje nós temos duas atrações nacionais e os demais são de Mato Grosso do Sul, atendendo a uma reivindicação da classe, do Conselho, discutido amplamente na Fundação de Cultura, a gente precisa criar oportunidades de circulação para os nossos artistas”.

Completando a programação, também será realizada a Feira da Música do Campão, no Centro Cultural José Octávio Guizzo com painéis, palestras e shows.

Entre os participantes estão Oscar Mosqueira, Felipe Gonzalez, Hernan Halak, Eder Rubens da Silva, Fabi Fernandes, Willy Suchar, Afonso Rodrigues, Aly Ladislau, Armanda Souza, Sara Loiola, Lillian Soares, Marina Amano, Dani Pepper, Larissa Conforto, Molho Negro, Julia Aissa, Larissa Sossai, Alessandro Veludo, Thays Nogueira, Demetrius Hernandes, Dagata, Maringá Borgert, Ivan Torres, Bruna Campos, David Dines, Nicole Patrício, Ed Guerreiro, Dani Ribas, Michelly Mury, Dovalle, SoulRa, Octavio Cardozzo, Dinho Souza, entre outros.

Diretor-adjunto da Fundação de Cultura e diretor-geral do Campão Cultura, Carlos Heitor disse que esse novo formato que a Fundação junto com a Setesc pensou do Campão Cultural exige montar uma logística um tanto quanto complexa, mas que também é um desafio novo para a equipe.

“Nós teremos quatro parques, o Jacques da Luz, nas Moreninhas, o Ayrton Sena, no Aero Rancho, o Tarsila do Amaral no Centro de Múltiplas Atividades, e na Vila Almeida também no Centro de Múltiplas Atividades. Nós teremos o palco na Orla Morena com as batalhas, a Concha Acústica Helena Meirelles, a Praça do Rádio, o Centro Cultural José Octavio Guizzo, o Museu da Imagem e do Som e na rua 14 de Julho nós usaremos nos dias 4, 5 e 6 de abril”.

Já o secretário-executivo de Cultura da prefeitura de Campo Grande, Valdir Gomes, afirmou que a cultura da Capital, junto com o Estado, está tendo um novo gás e respirando bastante.

“Eu tenho certeza que o Campão Cultural não vai ser um desafio difícil não, a gente vai estar empenhado porque quando a gente faz querendo fazer, não tem porque não dar certo. É uma responsabilidade, é um trabalho grande, é um trabalho bonito que tem que ser feito, eu acho que a cultura de Campo Grande, juntamente agora com o estado, está respirando bastante e nós estamos lutando por isso”.

A programação completa está no site MS cultural no endereço: https://mscultural.ms.gov.br/festival/campao-cultural/

Karina Lima, Comunicação Setesc
Foto de capa: Arquivo/Setesc/Vaca Azul
Internas: Ricardo Gomes/Setesc

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Brasil e Alemanha trocam experiências sobre biomassa e tecnologias para indústria de baixo carbono

Published

on

O Brasil tem biomassa em abundância. A Alemanha, experiência no desenvolvimento de tecnologias para aproveitar resíduos e fontes renováveis. Os pesquisadores dos dois países discutiram como essa combinação pode abrir novos caminhos para uma indústria de baixo carbono durante o 4º Workshop Internacional de Inovação em Biomassa, evento realizado na sede do Instituto Senai de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa), em Três Lagoas.

Duas palestras magnas no primeiro dia de evento trouxeram experiências dos institutos alemães Fraunhofer IGB e Fraunhofer UMSICHT. Ambos são institutos de pesquisa aplicada pertencentes à rede alemã Fraunhofer-Gesellschaft, mas diferem em seus focos científicos e áreas de atuação.

A brasileira Luciana Vieira, líder de grupo do Instituto Fraunhofer de Engenharia de Interfaces e Biotecnologia (IGB), na Alemanha, apresentou trabalhos que integram processos eletroquímicos, energia renovável, biotecnologia e outras áreas para desenvolver alternativas mais sustentáveis e ampliar a valorização da biomassa.

“Não acho que haverá uma tecnologia que vai salvar tudo. Precisamos de interdisciplinaridade, de pessoas de várias áreas trabalhando juntas para chegar a soluções inovadoras. O básico e o de sempre já não funcionam mais. Precisamos de novas ideias, novas possibilidades e diferentes expertises”, argumentou.

A pesquisadora também destacou a colaboração entre o Fraunhofer e o ISI Biomassa. Para ela, a relação entre os centros de pesquisa brasileiros e alemães não deve ser entendida apenas como transferência de conhecimento da Europa para o Brasil.

“Muitas vezes, quando se fala de colaboração com a Alemanha, fala-se em transferência de tecnologia. Eu não estou falando de transferência, mas de troca. O que é desenvolvido aqui no ISI Biomassa nos coloca em um nível de troca de tecnologias. Estou aprendendo muito e trocando muito”, ressaltou.

O potencial brasileiro em biomassa

O pesquisador alemão Robert Daschner, chefe de departamento do Instituto Fraunhofer de Tecnologia Ambiental, de Segurança e Energética (UMSICHT), atua há cerca de 20 anos em pesquisas na área. Ele apresentou experiências relacionadas ao aproveitamento de resíduos biogênicos, conversão termoquímica e desenvolvimento de tecnologias voltadas à redução de emissões.

“Na Alemanha, trabalhamos muito com resíduos da agricultura e do setor florestal porque temos uma área menor e menos biomassa disponível. Quando olhamos para o Brasil, a disponibilidade é muito maior. Por isso, acredito que o papel da biomassa pode ser ainda maior do que na Europa”, afirmou.

Parceiro do ISI Biomassa há três anos, esta foi a primeira vez do pesquisador em Três Lagoas. Para Daschner, a cooperação entre os países abre oportunidades para transformar o potencial brasileiro.

“A parceria entre a Alemanha e o Fraunhofer com o Brasil, especialmente com o Senai e o ISI Biomassa, representa uma grande oportunidade para avançarmos no setor de biomassa. Temos muita experiência para compartilhar e, trabalhando juntos, podemos desenvolver boas tecnologias para o mercado brasileiro”, destacou.

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Final de semana no MS com calor intenso entre 40 a 43 graus, veja as informações aqui

Published

on

O CEMTEC (Centro de Monitoramento do Temo e do Clima de Mato Grosso do Sul)  divulgou a a previsão do tempo para sexta-feira (25/09) a Segunda-feira (28/09), em grande parte de Mato Grosso do Sul, a previsão indica tempo firme, com sol e variação de nebulosidade, associado à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que favorece a estabilidade do tempo, a redução da nebulosidade e a manutenção de condições mais quentes e secas.

O principal destaque será o calor intenso, com rápido aquecimento das temperaturas ao longo do dia. As temperaturas já estarão elevadas nas primeiras horas da manhã e, durante a tarde poderão atingir 40°C a 43°C em algumas localidades, principalmente nas regiões Pantaneira e Sudoeste. A persistência desse padrão ao longo do fim de semana caracteriza um período de temperaturas acima da média, podendo configurar onda de calor em algumas regiões, marcando o primeiro episódio de calor intenso da primavera.

Mais importante do que a classificação meteorológica são os impactos sobre a população. A combinação de temperaturas muito elevadas e baixa umidade do ar pode favorecer desidratação, mal-estar e agravamento de problemas respiratórios, especialmente entre crianças, idosos e pessoas expostas ao calor. Recomenda-se reforçar a hidratação, evitar exposição prolongada ao sol e atividades físicas nos horários de maior aquecimento, além de manter atenção especial com os grupos mais vulneráveis.

As condições de calor persistente e baixa umidade também aumentam significativamente o risco de ocorrência e rápida propagação de incêndios florestais, devido ao ressecamento da vegetação e à maior disponibilidade de material combustível. Ventos, mesmo que pontuais, podem favorecer a dispersão das chamas, aumentar a velocidade de propagação dos incêndios e dificultar as ações de controle e combate.

Diante desse cenário, é fundamental não utilizar o fogo para limpeza de terrenos, manejo da vegetação, queima de resíduos ou outras finalidades, além de seguir rigorosamente as medidas vigentes de suspensão da queima controlada em Mato Grosso do Sul.

Embora os modelos indiquem baixa probabilidade de chuva, o forte aquecimento diurno poderá favorecer, de forma muito pontual e isolada, a ocorrência de pancadas de chuva e eventuais tempestades. A probabilidade é baixa e não altera o cenário predominante de tempo quente e seco.

Os ventos atuam predominantemente do quadrante norte, com velocidades entre 30 e 50 km/h e, pontualmente, rajadas superiores a 50 km/h.

Em relação às temperaturas previstas

Regiões Sul, Cone-Sul, Leste e Grande Dourados: Mínimas entre 17-24°C e máximas entre 29-38°C;

Regiões Pantaneira e Sudoeste: Mínimas entre 21-28°C e máximas entre 35-43°C;

Regiões Bolsão e Norte: Mínimas entre 20-27°C e máximas entre 34-40°C; Campo Grande: Mínimas entre 20-25°C e máximas entre 32-36°C.

EM TRÊS LAGOAS

A previsão aponta calor cada vez mais intenso a partir de sábado, justamente quando começa a primeira onda de calor da primavera de 2026, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O aviso vermelho de grande perigo vale de sábado (26) até quarta-feira (30).

SEXTA-FEIRA: AINDA PODE TER CHUVA

A sexta-feira (25) deve começar com temperaturas mais amenas, mas o calor aumenta ao longo do dia.

As previsões consultadas apontam máxima na casa dos 32°C, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas. Quem pretende sair na sexta precisa ficar atento às mudanças durante o dia.

SÁBADO: O CALOR COMEÇA A APERTAR

No sábado (26), a temperatura sobe bastante. A previsão indica máxima entre 35°C e 37°C em Três Lagoas, com tempo predominantemente aberto.

É também o dia em que começa oficialmente o período de onda de calor destacado pelo INMET. O instituto prevê temperaturas pelo menos 5°C acima da média climatológica por vários dias consecutivos.

DOMINGO: TERMÔMETROS PODEM ENCOSTAR NOS 40°C

O domingo (27) promete ser o dia mais quente do fim de semana.

As projeções consultadas apontam máxima entre 37°C e 39°C, enquanto outra atualização chega a indicar até 42°C para a cidade. Como a previsão pode sofrer alterações, o cenário mais seguro é esperar calor extremo, próximo dos 40°C.

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas28/09/2026

Coyotes conquistam o título do Campeonato Municipal de Basquetebol 2026 e final é marcada por homenagem ao atleta Luiz Henrique

A decisão do Campeonato Municipal de Basquetebol Masculino 2026 aconteceu no domingo, 27 de setembro, no Ginásio Cacilda Acre Rocha,...

Três Lagoas28/09/2026

Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio passa a funcionar ao lado do Centro de Educação Tecnológica ‘Cubo Mágico’

A Prefeitura de Três Lagoas informa que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio mudou de endereço e passou...

Três Lagoas28/09/2026

Quanto o calor pode chegar em Três Lagoas nesta segunda-feira (28)?

Três Lagoas enfrentou um domingo (27) de calor intenso. Os termômetros chegaram a 38,9°C, enquanto a sensação térmica alcançou 43°C,...

Três Lagoas28/09/2026

Cirurgia robótica será realidade no Hospital Auxiliadora e marca novo avanço da saúde em Três Lagoas

O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora prepara-se para um importante avanço na assistência à saúde em Três Lagoas e em toda...

Três Lagoas28/09/2026

Prefeitura de Três Lagoas divulga data para solicitar isenção do IPTU 2027

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), informa que, a partir do dia 1º...

Três Lagoas26/09/2026

Um dos principais parques itinerantes do Brasil chega ao Shopping Três Lagoas

Diversão para todas as idades acaba de ganhar um novo endereço. O Shopping Três Lagoas recebe, em seu estacionamento, o...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana