TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Celulose em Destaque

Equipamento melhora produtividade de viveiro de eucalipto

Publicado em

Diego Oliveira é um dos responsáveis pela iniciativa - Acervo Bracell

A constante busca por melhoria de processos para promover o aumento de eficiência, a atualização tecnológica, segurança e, principalmente, a evolução nas condições de trabalho resultou na implantação de uma máquina que, de forma automatizada, preenche as bandejas com tubetes onde são produzidas as mudas de eucalipto no viveiro da Bracell BA, no município de Entre Rios. A mecanização acelerou a produção, melhorando a produtividade geral. O projeto foi desenvolvido numa parceria entre o Viveiro e a Eficiência Florestal.

A entubetadora tem capacidade para preencher até 92 bandejas por hora. Cada bandeja acomoda 176 tubetes. Manualmente, cada pessoa preenche, em média, 17 bandejas por hora. “Com a máquina, os operadores apenas colocam as bandejas e os tubetes no reservatório e realizam eventuais correções no seu preenchimento com tubetes”, explica Diego Oliveira, estagiário da área de Eficiência Florestal e um dos responsáveis pela iniciativa.

A inovação foi positiva para a Bracell e também para os profissionais do viveiro. Damião Correia dos Santos diz que “a máquina veio para somar e está dando resultado”.

Fabricada por uma empresa do Rio Grande do Sul, a entubetadora já é adotada no viveiro da Bracell SP e passou por adaptações para utilização na Bahia. O Viveiro Quatis tem capacidade para produção anual de 24 milhões de mudas clonais de eucalipto destinadas aos plantios próprios da empresa na Bahia e também em São Paulo e no Mato Grosso Sul. Além deste viveiro, a Bracell BA possui outra estrutura de produção de mudas, no município de Inhambupe, com capacidade anual para 18 milhões de unidades.

Sobre a Bracell

A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. www.bracell.com

Comentários Facebook

Celulose em Destaque

Programa de Estágio do Governo de MS e Suzano se reúnem para fortalecer parceria no Conectando Talentos

Published

on

By

Os estagiários do Governo de Mato Grosso do Sul tiveram a oportunidade de conhecer a equipe de Recursos Humanos da Suzano, a maior fabricante de celulose do mundo, instalada no município de Ribas do Pardo.

O encontro aconteceu na terça-feira (14), de modo remoto e reuniu integrantes do Programa de Estágio do Governo de MS, das equipes da Fundação do Trabalho de MS (Funtrab), da Segem (Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo) e da Suzano.

A inciativa é uma parceria entre os participantes que visa fomentar o “Conectando Talentos”, ação do Governo do Estado que encaminha os egressos do Programa de Estágio ao mercado de trabalho, uma cooperação entre a Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) e a Funtrab.

Na abertura da reunião, o gerente de produção da Suzano, Rafael Marçal enfatizou o seu entusiasmo na parceria do “Conectando Talentos” como uma grande oportunidade de oferecer vagas de trabalho aos egressos do Programa de Estágio do Governo de MS.

“Para a Suzano é muito importante ter essa parceria com a Funtrab. A empresa está com um olhar muito atento para as pessoas de Ribas do Rio Pardo e região e quer atrair os melhores talentos do Mato Grosso do Sul para fazer parte de um universo de possibilidades que a Suzano oferece por meio das oportunidades de trabalho”, disse.

O intuito da reunião foi apresentar o Projeto Cerrado, como foi batizada a obra de construção da nova fábrica da Suzano em MS, compartilhar as iniciativas que a Suzano realiza, mostrar as plataformas e programas que oferece para as vagas de trabalho, falar sobre o programa de aprendizagem e informar como os egressos do Programa de Estágio podem se inscrever para participar do processo seletivo da empresa. A Suzano está com vagas abertas para Ribas do Rio Pardo e Campo Grande.

A diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi participou do encontro e disse que a fundação está à disposição para fazer os encaminhamentos e toda a intermediação necessária para que as vagas de trabalhos sejam preenchidas e enalteceu a parceria com a Suzano por oportunizar essa conexão que beneficia todos os lados envolvidos.

“O Programa de Estágio está sempre na minha lâmpada de ideias, eu sempre vou exalta-lo e contribuir para que ele cresça, porque eu acredito muito na formação das lideranças e gestores através do programa, e também na formação de profissionais técnicos para trabalhar na governança, tanto na inciativa privada, como nos serviços públicos. O Conectando Talentos é uma ação que realmente vai agregar muito para as empresas e grandes conglomerados que estão se instalando no Estado como a Suzano e entre outras de grande porte que oferecem muitas oportunidades de trabalho aos sul-mato-grossense”, comentou.

Secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Nogueira

O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Nogueira ponderou que essa conexão com a Suzano é um momento interessante e oportuno, considerando que uma das metas do Programa do Estágio é viabilizar a inclusão dos recém-graduados no mercado de trabalho.

“A Segem está indo para o terceiro ano de gestão do Programa de Estágio, a parceria com a Funtrab veio coroar esse esforço que a gente vem fazendo de estruturar uma política de estágio dentro do Governo do Estado. A nossa preocupação é com a qualidade do serviço público e nisso os estagiários colaboram bastante. Mas tem o olhar da outra parte também, de procurar fazer com o que essas pessoas que passam pelo o estágio na gestão pública saiam melhores do que quando entraram, com oportunidades de iniciarem efetivamente uma carreira profissional, a partir do conhecimento gerado na universidade e também das experiências que foram adquiridas ao longo da carreira aqui no Estado”, evidenciou.

Os programas de trabalho da Suzano são voltados para formar profissionais. O interesse da empresa é que seus colaboradores sejam especialistas nas áreas em que atuam e por isso existe todo um esforço para que essas pessoas sejam engajadas proporcionando um ambiente de trabalho sustentável. A política da Suzano é promover práticas de cultura organizacional baseadas na diversidade, equidade e inclusão.

Programa de Estágio

O ‘Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica’ é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect e Segov, em parceria com a UFMS, UEMS e Fapec, coordenado pela Segem. Acadêmicos da UFMS, UEMS, UCDB, IFMS, Uniderp e UFGD, participam do programa.

O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.

A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades, com uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.

Renata Brum, Comunicação Segem

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Celulose em Destaque

Arauco lança programa em parceria com Sebrae/MS e Prefeitura de Inocência

Published

on

Referência global nos setores de celulose, produtos de madeira, reservas florestais e bioenergia, a Arauco lança, em parceria com o Sebrae/MS e a Prefeitura de Inocência, nesta quarta-feira (15), o Programa Conexão Arauco, que visa preparar empreendedores locais para atendimento das demandas que irão surgir com o desenvolvimento do Projeto Sucuriú. Durante o evento, que acontece no Espaço Conviver, em Inocência, será assinado o termo de cooperação técnica entre as instituições para fomentar o encadeamento produtivo da região.

A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae. Uma das principais ações do Conexão Arauco é o mapeamento da cadeia produtiva e identificação de pequenos negócios locais para que possam se preparar e se tornarem fornecedores das empresas contratadas para desenvolvimento do Projeto Sucuriú, bem como para grandes em empresas em geral. O programa vai selecionar 40 empresas para receber consultoria e qualificação, de forma a estarem aptas a atender os requisitos da indústria.

“Queremos construir um legado positivo em Inocência e no Mato Grosso do Sul, por isso, é fundamental que a população faça parte do Projeto Sucuriú. Desenvolvemos o Conexão Arauco com o objetivo de auxiliar os empreendedores locais, de forma que estejam preparados para atender as demandas que certamente surgirão. Para isso, a parceria com o Sebrae e a Prefeitura é muito importante. Estamos comprometidos com o desenvolvimento sustentável da região e ficamos felizes por poder contribuir com a construção de um futuro melhor a todos”, ressalta Theófilo Militão, Gerente de Relações Institucionais e ESG da Arauco.

Após a assinatura, os empreendedores participarão de uma sessão de negócios, voltada para conectar a Arauco com os pequenos negócios locais. Durante o evento, o Sebrae fará a entrega de um branding book municipal, com estratégias para posicionar Inocência como a cidade “onde o romance sai do papel”. O conceito une o fato de o nome do município ter sido título de um livro de Visconde Taunay com o produto papel, em alusão à celulose, atividade econômica em ascensão na região. O documento foi produzido pelo Sebrae/MS em conjunto com lideranças locais e representantes da sociedade. Além de conceituar a marca territorial, o Guia de Marca (em tradução livre) aponta um planejamento com ferramentas para promoção do novo conceito a partir de ações voltadas ao encantamento, experiência e comunicação.

“Tenho certeza de que essa iniciativa vai ajudar a transformar a vida da nossa população. Queremos que os cidadãos de Inocência se desenvolvam e acompanhem o crescimento da cidade de forma ativa. Vamos transformar a Princesinha da Costa Leste em uma Rainha Majestosa”, afirma o prefeito de Inocência, Antônio Ângelo Garcia dos Santos.

Empreendedorismo e novos negócios

Voltado para promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é realizado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, desde 2021 em Inocência. O resultado é que, segundo dados da Receita Federal, somente entre 2023 e 2024, houve um aumento de 29% do número de abertura de novas empresas em Inocência, com 215 novos negócios, além de crescimento de 9% do número de empresas ativas na cidade, que chega agora em 1.063 negócios. Outro reflexo é o aumento de 14% no número de Microempreendedores individuais (MEI), totalizando 360 MEIs ativos no município. A partir de 2023, a Arauco anunciou a parceria com o Sebrae no Cidade Empreendedora para ações conjuntas focadas no empreendedorismo, com promoção de maior competitividade e transformação da economia.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o desenvolvimento do projeto “Conexão Arauco” é mais uma iniciativa realizada no município para tornar os pequenos empresários locais mais competitivos. “Ao fomentarmos o encadeamento produtivo na região, a gente traz para o pequeno empreendedor a possibilidade de se qualificar e aproveitar as oportunidades trazidas pelas grandes empresas. Esse é o nosso papel, fomentar o desenvolvimento local a partir da inclusão do pequeno negócio”, destacou Mendonça.

Projeto Sucuriú

O Projeto Sucuriú, primeira fábrica de celulose da Arauco no Brasil, recebeu no dia 10 de maio a Licença de Instalação (LI), concedida pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). Com a Licença, a Arauco deve iniciar, já no segundo semestre de 2024, o preparo (terraplanagem) da área onde a fábrica será construída. Localizado a 50km do centro urbano de Inocência, o projeto prevê um investimento industrial de aproximadamente R$ 15 bilhões, e terá capacidade de produzir 2,5 milhões de toneladas de celulose branqueada ao ano.

 

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas17/05/2024

Confira a agenda esportiva de Três Lagoas para este final de semana

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEJUVEL), divulga os eventos esportivos deste...

Três Lagoas17/05/2024

PARTICIPE – formulário online referente ao Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias de 2025 (LDO) ainda está aberto.

A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle (SEFIRC), está promovendo uma consulta de...

Três Lagoas17/05/2024

SEJUVEL – Mais Tintas e Tudo Nóis FC decidem neste sábado (18) o título do Campeonato Sênior 45+

Neste sábado, 18 de maio, será definido o grande campeão do Campeonato Municipal Sênior 45+, promovido pela Prefeitura de Três...

Três Lagoas17/05/2024

SMS promove campanha de vacinação contra Influenza/Gripe no Shopping Três Lagoas, neste sábado (18)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai realizar neste sábado, dia 18 de...

Três Lagoas17/05/2024

VIDA NA PRAÇA – acontece neste sábado (18) no Bairro Jardim dos Ipês

O projeto “Vida na Praça” estará neste sábado, 18 de maio, no bairro Jardim dos Ipês, proporcionando lazer com atividades...

Três Lagoas17/05/2024

TARDEZINHA BALNEÁRIO – com praça de alimentação e vários shows será no domingo (19)

Neste domingo, 19 de maio, acontecerá o retorno do “Tardezinha no Balneário”, um evento gratuito organizado pela Prefeitura de Três...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana