Três Lagoas
Meio Ambiente de Três Lagoas retira 54 sacos de lixo com resíduos no entorno da Segunda Lagoa
Mais de 50 sacos de lixos de 100 litros foram retirados do entorno da Segunda Lagoa na manhã desta segunda-feira (28) em Três Lagoas. Entre os resíduos coletados estavam plásticos em geral e garrafas pets, além de latinhas, bituca de cigarro, sachês de ketchup e maionese e marmitex.
A ação fez parte do mutirão com 12 pessoas, entre contratados e reeducandos do Semiaberto de Três Lagoas, coordenado pelo encarregado geral das manutenções das áreas verdes, Francisco Paulo Rios.
Segundo a secretária de Meio Ambiente, Maysa Costa, “em razão da estiagem a limpeza periódica com maquinário acontece sempre, principalmente na borda do reservatório da Segunda Lagoa. Já a limpeza de resíduos é realizada ao menos uma vez por mês com mutirões como o que aconteceu nesta manhã”, disse.
A secretária explicou ainda que o entorno da Lagoa do meio, infelizmente, sempre foi conhecido como área de descarte irregular de todo tipo de resíduo, desde lixo comum, com características domiciliares, até os volumosos como sofás e entulhos, além das queimadas irregulares de vegetação invasora que aconteciam no local.
“As pessoas tinham aquela área como abandonada. Para mudar isso, entramos com uma limpeza pesada do entorno das lagoas com movimentação de terra, tanto para remoção de entulho e lixo, quanto para vegetação invasora que acaba deteriorando o local e depois entramos com o plantio compensatório e a instalação de cestos coletores de lixo nas entradas de água pluvial”, disse.
Para Maysa, “ações como estas são importantes para que a população do entorno e futuras gerações possam ter o anseio de desfrutar do ambiente que está preservado”, finalizou.
Três Lagoas
RETOMADA HISTÓRICA – Prefeito Cassiano Maia e Presidente Lula assinam reinício das obras da UFN-3 em Três Lagoas
Em um ato que simboliza o fim de um hiato de mais de uma década, o canteiro de obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-3) foi palco, nesta quinta-feira, 25 de junho, da cerimônia oficial de retomada daquela que é considerada uma das maiores obras industriais do país. O evento contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, além do vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa (Barbosinha) — representando o governador Eduardo Riedel — , marcando um novo capítulo para a soberania nacional e a economia local.
Durante a solenidade, que reuniu a cúpula da Petrobras, representada pela sua presidente Magda Chambriard e lideranças políticas como a ex-ministra Simone Tebet, o Dr. Cassiano Maia destacou a importância da união de esforços para o sucesso do projeto. “Esta conquista é fruto de muitas mãos, de governos e de partidos diferentes. A obra que parou, finalmente voltou a andar e isso representa crescimento econômico para a nossa cidade e, principalmente, geração de empregos”, afirmou o prefeito em seu discurso.
IMPULSO ECONÔMICO E GERAÇÃO DE EMPREGOS
A retomada da UFN-3 é vista como o principal motor de desenvolvimento para Três Lagoas nos próximos anos. Com cerca de 81% das obras concluídas e mais de R$ 3 bilhões já investidos, a Petrobras prevê um aporte adicional de aproximadamente US$ 1 bilhão (R$ 5 bilhões) para finalizar a unidade.
O impacto social será imediato:
Empregos: Estima-se a geração de mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos, durante a fase de conclusão.
Capacitação: Estão previstos quase 4 mil vagas de treinamento para a mão de obra local.
Produção: Quando entrar em operação, prevista para 2029, a fábrica produzirá 3.600 toneladas/dia de ureia e 2.200 toneladas/dia de amônia, suprindo até 15% da demanda nacional de fertilizantes nitrogenados.
SOBERANIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
A retomada ocorre no momento em que Três Lagoas celebra 111 anos de emancipação, consolidando sua transição de um polo industrial para uma cidade focada na qualidade de vida e diversificação econômica. “O emprego aqui tem rosto, nome e endereço. Três Lagoas esperou, resistiu e hoje recomeça”, concluiu Maia.
O ato encerrou-se com a assinatura de 11 contratos estratégicos para a continuidade das obras, reafirmando o compromisso do Governo Federal e da Petrobras com a conclusão definitiva da fábrica.


| Texto por: | Henrique Alves | Foto por: | Ruan Canavarro e Assessoria da Presidência |
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
Larvitrampas reforçam combate ao mosquito da dengue e ajudam na prevenção de surtos em Três Lagoas
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), utiliza as larvitrampas como uma importante ferramenta de monitoramento e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
As larvitrampas são armadilhas instaladas em pontos estratégicos da cidade para atrair a fêmea do mosquito e permitir a identificação da presença de larvas. Com elas, a equipe do setor de entomologia consegue acompanhar a circulação do vetor, identificar áreas com maior risco de infestação e direcionar as ações de combate de forma mais rápida e eficiente.
O monitoramento realizado por meio dessas armadilhas fornece informações importantes sobre a distribuição e a densidade do mosquito na 1, 2, 3 lagoa, balneário, jupia e vila zuque( aquele córrego ou esgoto a céu aberto não sei bem como falar), auxiliando na tomada de decisões e no planejamento das estratégias de controle. A vigilância entomológica é uma das principais ferramentas recomendadas pelo Ministério da Saúde para prevenir surtos e reduzir os riscos de transmissão das arboviroses.
Além do trabalho realizado pelas equipes de saúde, a participação da população continua sendo fundamental. A eliminação de recipientes que acumulam água, a limpeza periódica de quintais e terrenos e a vistoria semanal dos imóveis são medidas essenciais para interromper o ciclo de vida do mosquito.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as larvitrampas são aliadas no monitoramento da infestação, mas o combate efetivo ao Aedes aegypti depende do compromisso de toda a comunidade na eliminação dos criadouros e na adoção de medidas preventivas dentro de casa e nos espaços públicos.
| Texto por: | Moacyr Rogerio | Foto por: | Arquivo próprio |
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
-
Policial4 dias atrásEm Três Lagoas| Homem morre em confronto com a Força Tática
-
Policial4 dias atrásEm Três Lagoas| Corpo de jovem é encontrado enterrado e Polícia Civil investiga possível execução
-
Suzano7 dias atrásOperações da Suzano em MS geram R$ 3,7 bilhões para 824 fornecedores locais em 2025
-
Água Clara7 dias atrásÁgua Clara promove evento “TEAcolher em Rede” para fortalecer inclusão e acolhimento





