Câmara Municipal de Três Lagoas
Vereadores de Três Lagoas aprovam mudanças no processo seletivo de conselheiros tutelares
Na manhã desta terça-feira (02), os vereadores realizaram a 8ª sessão ordinária, na qual, aprovaram alterações na Lei nº 2.588, de 17 de abril de 2012, que dispõe sobre o processo de escolha dos conselheiros tutelares do Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente. O projeto elaborado pelo Poder Executivo recebeu 11 emendas por parte dos vereadores. Elas foram aprovadas e passarão a constar na redação da lei.
As principais alterações dizem respeito aos turnos e ao processo seletivo, que terá avaliação psicológica como última etapa. O exame de aptidão mental terá caráter eliminatório e busca selecionar os candidatos que possuam características intelectuais, motivacionais e de personalidade compatíveis com a multiplicidade, periculosidade e sociabilidade inerentes às atribuições das diversas funções institucionais desempenhadas pelo conselheiro.
A avaliação psicológica será aplicada de forma coletiva e simultânea para todos os candidatos, com testes psicológicos e dinâmicas de grupo, que serão aplicados por profissionais de instituições ou empresas especializadas nesse fim.
Além desse projeto, que atraiu membros do CMDCA para assistirem à sessão e acompanharem as votações, os vereadores analisaram e encaminharam outras 10 matérias:
Veto integral ao autógrafo de lei nº 3.488 de 26 de fevereiro de 2019: “institui a Lei “Professor Bira”, que dispõe sobre a obrigatoriedade de a rede pública municipal e particular de ensino de Três Lagoas/MS concederem treinamento para primeiros socorros aos seus professores”.
- Projeto de lei nº 138, de 15 de setembro de 2017: “institui o “Banco de Ideias Legislativas” no município de Três Lagoas/MS”.
- Projeto de lei nº 185, de 09 de novembro de 2017: “torna de utilidade pública a Associação de Piscicultores Aliança”.
- Projeto de lei nº 093, de 10 de outubro de 2018: “dispõe sobre a criação de faixas exclusivas de retenção e proteção para motociclista nas vias dotadas de semáforos”.
- Projeto de lei nº 37, de 29 de março de 2019: “passa a denominar a Avenida Júlio Ferreira Xavier a Avenida Ponta Porã”.
- Projeto de lei nº 38, de 29 de março de 2019: “altera dispositivo da Lei nº 3.247, de 23 de dezembro de 2016”.
- Projeto de lei nº_39, de 29 de março de 2019: “dispõe sobre a gratuidade de passagem intermunicipal para crianças portadoras de câncer, bem como seu acompanhante”.
- Projeto de lei nº 40, de 28_de março de 2019: “dispõe sobre a realização do teste de acuidade visual nas crianças matriculadas no ensino fundamental das escolas situadas na cidade de Três Lagoas/MS”.
- Projeto de Decreto Legislativo nº 01, de 29 de março de 2019: “dispõe sobre a autorização de doação/devolução de veículos de propriedade da Câmara para a Prefeitura Municipal de Três Lagoas/MS”.
- Projeto de Decreto Legislativo nº 02, de 01 de abril de 2019: “regulamenta a concessão de férias dos servidores do Poder Legislativo Municipal de Três Lagoas/MS”.
Requerimentos foram votados e aprovados em bloco.
Falas na tribuna
Professor Flodoaldo questionou a conduta da Sejuvel em não valorizar as pratas da casa. “Temos uma atleta de karatê que é campeã e está indo para a Bolívia representar o Brasil no sub 14, mas a Sejuvel nada”, criticou. Flodoaldo também fez um convite para a audiência pública sobre o transtorno do aspecto autista, que será realizada nesta terça-feira (02), às 19h, no plenário, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Renée Venâncio e Sargento Rodrigues reclamaram que um dos perfis oficiais da prefeitura na rede social Facebook, chamado Gabi Net, culpou os vereadores em uma resposta dada a um internauta. De acordo com os vereadores, o perfil insinuou que não existia Guarda Municipal em Três Lagoas porque os vereadores estavam barrando um projeto de lei.
Porém, tal projeto que autoriza a criação de uma Guarda Municipal já foi aprovado em 2012 e depende apenas da Poder Executivo para ser regulamentado e implantado. O vereador Realino, líder do prefeito na Câmara, apresentou no final da sessão uma retratação da Gabi Net.
Câmara Municipal de Três Lagoas
Vereadores reforçam apoio à rede de proteção social durante inauguração do CREAS Vila Verde
A Câmara Municipal de Três Lagoas esteve representada na solenidade de inauguração da nova unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Vila Verde, realizada na manhã desta quarta-feira (16). A entrega do espaço amplia e descentraliza a infraestrutura da rede de proteção social do município, garantindo atendimento especializado a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e violação de direitos.
O ato solene contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Tonhão, acompanhado dos vereadores Mário Grespan, Mi do Santa Luzia e professor Pedrinho Júnior. Também estiveram presentes o chefe de gabinete Paulo Correia (representando o vereador Sargento Rodrigues) e Caio (representando a vereadora Maria Diogo).
A cerimônia reuniu o prefeito Dr. Cassiano Maia, a secretária municipal de Assistência Social, Meire Cardoso, a diretora do CREAS, Cecília, a coordenadora da nova unidade, Fernanda da Silva Gomes, e o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Ronaldo Moreira de Araújo.
A escolha estratégica do bairro Vila Verde visa aproximar o atendimento das regiões com maior demanda por assistência especializada, atuando de forma integrada aos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município e à unidade do CREAS no bairro Santo André.
Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara, vereador Tonhão, destacou a relevância do trabalho dos servidores municipais e reafirmou o compromisso do Poder Legislativo em apoiar iniciativas que promovam a dignidade humana. “Cada cidadão que busca o CREAS traz consigo uma história e a necessidade de apoio em momentos delicados. Confiamos plenamente na capacidade dos nossos servidores em oferecer um atendimento pautado pela dignidade, respeito e acolhimento. O CREAS desempenha um papel essencial no desenvolvimento social da nossa cidade, e a Câmara de Vereadores permanece firme no apoio a políticas públicas que priorizam o bem-estar e a proteção da nossa população”, enfatizou o parlamentar.
A secretária de Assistência Social, Meire Cardoso, enfatizou que a nova sede concretiza um planejamento focado no cuidado humanizado e na garantia de direitos.
Em seguida, o prefeito Dr. Cassiano Maia agradeceu a parceria constante da Câmara Municipal no respaldo às ações que fortalecem a segurança social e o amparo a crianças, mulheres e idosos no município.
O evento foi encerrado com o descerramento da placa inaugural pelas autoridades presentes, oficializando o início das atividades da unidade no Vila Verde.
Câmara Municipal de Três Lagoas
Vereadores de Três Lagoas aprovam emenda à Lei Orgânica do município
Durante a manhã desta terça-feira (15), os vereadores se reuniram para realizar a 30ª sessão ordinária de 2026, aprovando duas das três matérias em pauta. A primeira trata-se de um projeto de emenda à Lei Orgânica e a segunda de um decreto legislativo. Os vereadores também aprovaram oito requerimentos e apresentaram 24 indicações, que são solicitações de melhorias para a cidade como um todo.
O projeto de emenda à Lei Orgânica nº01/2026, de autoria do prefeito Doutor Cassiano Maia, altera o §8º e acresce os §§ 11,12 e 13 ao art. 58 da Lei Orgânica do município de Três Lagoas/MS, para adequá-la à legislação complementar federal e estabelecer prazos para o processo legislativo orçamentário. Como manda o regimento, a referida lei precisa passar por duas votações. Nesta segunda votação, a emenda foi aprovada.
Na justificativa, o poder executivo ressaltou que “a nova redação do §8º, do artigo 58, harmoniza a disciplina a legislação municipal com a federal, aplicável às finanças públicas, especialmente com a Lei Complementar Federal nº101, de 4 de maio de 2000, e organiza as matérias em enumeração uniforme e gramaticalmente paralela”. Além disso, “restaura a referência aos prazos, elemento indispensável à adequada disciplina do processo orçamentário.
Os parágrafos 11 a 13, que foram acrescentados ao mesmo artigo, conferem objetividade ao calendário orçamentário municipal. O projeto de lei do Plano Plurianual (PP) deverá ser encaminhado até 15 de outubro do primeiro ano do mandato do prefeito; e o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), até o 15 de outubro de cada exercício financeiro.
O decreto legislativo aprovado (nº135/2026), de autoria do vereador Fernando Jurado, concede o diploma de Professor Comprometido à Catarina Correa Souza. Aproveitando a aprovação deste decreto, o presidente da Câmara, Tonhão, já anunciou que será feita uma solenidade em alusão ao dia dos professores, no dia 15 de outubro, a ser realizado no anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Por fim, foi encaminhado para as comissões permanentes emitirem parecer, o projeto de lei nº123, de 30 de julho de 2026, que “institui no município o programa Empresa Amiga do Esporte e o selo de reconhecimento institucional para pessoas jurídicas apoiadoras de atletas e paradesportistas locais.
Período eleitoral
A Câmara está, temporariamente, com algumas alterações na divulgação das sessões por causa do período eleitoral. Para acessar a pauta das sessões, as matérias deliberadas, basta acessa o FaciLegis ou http://cmtls.ms.gov.br/noticias/geral/acesse-a-pauta-das-sessoes-realizadas-durante-o-periodo-eleitoral
-
Trânsito6 dias atrásRotatória da BR-262 será interditada em Três Lagoas para obras de novo posto fiscal
-
Suzano6 dias atrásSuzano amplia o acesso ao banco de talentos por meio da assistente virtual Flora
-
Eldorado7 dias atrásEldorado Brasil realiza processo seletivo em Água Clara, Bataguassu, Selvíria e Três Lagoas entre 14 e 18 de setembro
-
Três Lagoas6 dias atrásTrês Lagoas abriga cinco tatus-canastra monitorados e nova “moradora” pesa 26 quilos



